Duas narrativas fantásticas

Duas narrativas fantásticas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Duas Narrativas Fantásticas

paloma519 05/10/2020

incrível!
assim que terminei esse livro, senti que deveria lê-lo novamente. assim como em muitos livros de Dostô, em ambas as novelas, ele vai abordar e refletir sobre a moral, sentimentos e a humanidade. recomendo essa leitura para todos!

Eliza.Beth 17/10/2022

Dostô, o louco mais lúcido que conheço
Eu ainda me impressiono com a capacidade do Dostoiévski de dizer várias coisas loucas, aleatórias, mas que se você parar para internalizar, fazem MUITO sentido!

Aqui temos duas narrativas sensacionais:

A dócil, que me arrebatou de uma forma peculiar, pois aborda temas como o orgulho e como as vezes afastamos as pessoas ou tomamos-as como ?garantidas?.
Um texto confuso, mas fluido. Com uma pegada melancólica e final triste.
Gostei muito.
Nota: 4,5 estrelas

?Mas onde eu mesmo tinha estado durante todo o inverno? tinha eu estado junto da minha alma??
(Essa frase me pegou demais)

O sonho de um homem ridículo, um texto bem mais ?vida louca?, meio surreal visto que o narrador vai narrar parte de um sonho, mas que sonho! Ele narra uma espécie de paraíso, para depois destruí-lo.
Eu diria que é bem real?. Ou melhor seria dizer que é bem humano?
Um final esperançoso (?)
Maravilhoso. Nota: 4,5 estrelas

?Não quero e não posso acreditar que o mal seja o estado normal dos homens?
Carolina.Gomes 17/10/2022minha estante
To aguardando chegar. O taqbook intinerante é esse.

Eliza.Beth 19/10/2022minha estante
Acho q vc vai gostar? mais um livro do nosso doidinho favorito ?

Roneide.Braga 17/03/2020

[DUAS NARRATIVAS FANTÁSTICAS - F. Dostoiévski]
O livro é sensacional. Eu AMEI a segunda narrativa "O Sonho De Um Homem Ridículo".

Joao 21/11/2021minha estante
Dostoievsk é sempre forte e contundente, não tem jeito hehehe.
Parabéns pela resenha :D

pdr 22/12/2021minha estante
o livro não envelheceu em nada

Cintia295 27/05/2023

Que livro incrível, maravilhoso.
O segundo conto O Sonho De Um Homem Ridículo é simplesmente perfeito no 5 favorito que vou precisar reler, reler e reler.

Mr. Brownstone 06/12/2021

Gostei muitas das duas histórias, principalmente de "A dócil". Além de serem bem fáceis de ler, são bem curtas e rápidas.

Manu5 12/10/2022

Gostei muito
Não é o melhor dele, a primeira parte não é tão boa, a segunda é fantástico com muitas questões sobre a vida, é incrível como esse homem tinha um olhar tão dele sobre a sociedade e tudo mais, é o que mais me encanta nos livros dele essa parte mais filosófica, é importante falar do gatilho de suicídi0 nesse livro.

Franciele143 27/09/2021

Uma história, subdivida em duas novelas com a pitada ácida e altentica da personalidade do querido Dosto por entre linhas, ele narra o sonho de uma vida utópica de um homem ridículo.

Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski nasceu em Moscou em 1821, e estreou na literatura com o romance Gente pobre, em 1846, ao qual se seguiram O duplo (1846) e Noites brancas (1847), entre outros. Após ser preso e condenado à morte pelo regime tsarista em 1849, teve sua pena comutada para quatro anos de trabalhos forçados na Sibéria, experiência retratada em Escritos da casa morta, livro que começou a ser publicado em 1860, um ano antes de Humilhados e ofendidos. Após esse período, escreve Memórias do subsolo (1864), Um jogador (1867), O eterno marido (1870) e uma sequência de grandes romances, Crime e castigo (1866), O idiota (1869), Os demônios (1872) e O adolescente (1875), culminando com a publicação de Os irmãos Karamázov em 1880. De 1873 até o ano de sua morte publicou ainda o Diário de um escritor, reunindo peças jornalísticas e de ficção. Reconhecido como um dos maiores autores de todos os tempos, Dostoiévski morreu em São Petersburgo, em 1881.

Amo o Dostoiévisk, se eu pudesse conhecer um escritor além do Machadão esse seria o Dosto, ambos tem uma personalidade muito própria e donos de humor ácido eles desmarcaram seus personagens, outra parte que gosto muito na leitura é quando eles dialogam com o leitor, não poderia ser melhor ??.

Rebeca 19/09/2022

Uma narrativa fantástica
Nesse livro tem-se duas novelas A dócil e O sonho de um homem ridículo. Não tenho muito o que dizer sobre A dócil, não me prendeu ou não me chamou atenção. Em contrapartida, O Sonho do Homém Ridículo foi uma das melhores novelas que li na vida, é uma narrativa curta, porém, extremamente reflexiva, de uma genialidade intransponível. O Sonho do homem ridículo" me deixou em profunda perplexidade e reflexão. Eu marquei apenas uma citação, não consegui prosseguir nas marcações, depois que marquei essa citação, tudo que li nesse conto não consegui marcar mais nenhuma parte, eu apreciei o conto como um todo, me trouxe muitas reflexões sobre nossa sociedade corrompida pelo ódio e egoísmo. A idealização se trata de um sonho, um devaneio que é chamado de verdade, me lembrou bastante a essência do zenbudismo, o sentimento de vazio e contemplação ao presente, a realidade, a consciência, êxtase pela vida.

Citações favoritas:

"se é pra julgar um homem, então que o julguem com conhecimento de causa..."

"Os sonhos, como se sabe, são uma coisa extraordinariamente estranha: um se apresenta com assombrosa nitdez, com minuncioso acabamento de ouriversaria nos pomenores, e em outro, como que sem dar-se conta de nada, você salta por exemplo, por cima do espaço tempo."

Lau 05/11/2020

A narrativa que eu mais gostei foi a segunda: O sonho de um homem ridículo. Nesta, um homem, prestes a se matar, acaba dormindo e tem um sonho de uma sociedade utópica, em que todas as pessoas são felizes. Mas ele começa a fazer perguntas e, ante a presença dele, como se ele fosse a "serpente no Paraíso", a sociedade se desequilibra. É bem interessante essa narrativa, vale a pena até a leitura isolada dela. Ia comentar mais, mas acabaria dando o desfecho...

Ju 03/02/2023

Deus no céu e Dostoiévski na terra.
Me surpreendi positivamente demais com essa leitura. Ambas as narrativas falam sobre a morte, porém, de formas diferentes. Sinceramente não sei dizer qual gostei mais. As duas conseguiram me fazer ficar presa na leitura, e eu n consegui descansar até ter terminado de ler. Recomendo muito. Foi minha primeira leitura do autor, e que venham muito mais!

Dudu Menezes 20/01/2023

Sobre o suicídio e a natureza humana
Retomando meu contato com a obra de Dostoievski, li, nos últimos dias, Duas Narrativas Fantásticas.

Aqui, temos dois textos, do final do século XIX, que se enquadram no gênero literário conhecido como novela - uma narrativa que não é tão curta quanto o conto e nem tão extensa como um romance.

Nas duas narrativas fica marcada a discussão sobre o sentido da vida.

Em A dócil, acompanhamos as reflexões de um homem, que acaba de ficar viúvo, após a sua jovem esposa tirar a própria vida, jogando-se pela janela de casa, abraçada à uma estátua da Virgem Maria.

Acredito que, aqui, a temática do amor se revela de forma extremamente provocadora. O que é, de fato, amar? Amar a quem? Amor por quem? Paralelo à esse sentimento, por óbvio, também se vai nas entranhas do ser humano para se pensar no ódio, no desejo, no desprezo, na necessidade de tentar impor algum tipo de controle e poder sobre quem se diz amar; e, consequentemente, o fracasso. O total fracasso de se tentar exorcizar os próprios demônios em um "ícone " que se cria como que um alvo para expiar as nossas culpas.

Na segunda novela, O Sonho de um Homem Ridículo, novamente a temática do suicídio se faz presente. Refletindo sobre o absurdo da existência humana, o narrador também faz diversas considerações sobre a existência humana. Este homem pesa suas contradições e pecados - à exemplo do que ocorre na primeira narrativa -, mas é ele próprio - o narrador - que está decidido a tirar a própria vida

Até que um acontecimento inesperado o faz pensar no quanto egoísta essa decisão soava. Ao ser abordado por uma menina, perdida na rua, que pedia ajuda para encontrar sua mãe e se negar a fazer qualquer coisa por ela, ele acaba sendo tomado pela culpa e olhando sua decisão por uma outra perspectiva.

Daí por diante somos provocados a pensar uma série de questões, inclusive sobre se, de fato, isso teria se passado na realidade ou faria parte de um sonho. O fato é que ele já não podia mais seguir com seus planos antes de resolver esta "pendência".

Eu havia esquecido o dom desse autor em tocar no mais íntimo da natureza humana. Ele nos disseca e deixa tudo exposto, sem meias palavras...

Quem curtiu a resenha, convido a conhecer o meu canal no YouTube: Sujeito Literário e o site www.sujeitoliterario.com.br

Igor.Matias 06/06/2022

Duas histórias, mesma intensidade
Como já era de se esperar, Dostoiévski cria dois personagens aparentemente distintos com caracteristicas de intensidade existencial que tiram o fôlego. Tanto em A Dócil, como em O Sonho de Um Homem Ridículo, a morte é o fio condutor de profundas reflexões a cerca da vida. Particularmente gostei mais de O Sonho de Um Homem Ridículo pela sua narrativa e por trazer questões complexas tão cruamente.

Gabrielli 27/05/2023

Profundidade de Dostô
Dois textos maravilhosos tratando sobre um tema delicado. O sonho de um homem ridículo é um dos melhores textos do autor, imperdível!