Duas narrativas fantásticas

Duas narrativas fantásticas Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Duas Narrativas Fantásticas

tomatinho 15/01/2022

Duas Narrativas Fantásticas
O primeiro conto, A Dócil, foi a princípio tedioso, mas com o passar da leitura, acabei me apegando aos personagens. É incrível como Dostoiévski consegue passar o sentimento de todos personagens mesmo sem usar todos eles de narrador. Foi um conto que me fez sentir muito, realmente apaixonante. 5 ?
Já o segundo conto, O Sonho de um Homem Ridículo, me decepcionou um pouco, mas admito que foi culpa minha, criei muita expectativa sobre ele, tanto que comecei a ler a narrativa por ele. Mas sobre o conto, me surpreendeu, não esperava que ele tomasse tal rumo. A visão que o personagem tem no final do livro não me agradou muito, mas é compreensível o porque de ele ter ela. De resto, é um bom conto, e obviamente, muito reflexivo. 3,5 ?

Emerz 30/03/2023

Apesar de ser um gênio da escrita tem algo nas obras do Dostoiévski que pra mim funciona assim: começa suas obras de um modo meio tedioso, uma narrativa lenta mas de uma hora pra outra sem mais nem menos já estou imerso em sua obra.

Não existe essa linha onde "a partir daqui a obra fica boa" é agora homogêneo, sem mais nem menos me vejo envolto na obra. Aqui não é diferente, nas duas narrativas me gerou o mesmo sentimento.

Alana.Leitao 24/06/2023

Introspectivo
Deve ser o livro perfeito pra começar a ler Dostoievski, já que nas duas novelas há uma narrativa perturbada e afetada pela própria consciência dos narradores. Apesar de serem novelas curtas, passam uma riqueza de sentimentos e profundidades dos sentimentos dos narradores. Gostei muito.

SamuellVilarr 13/01/2021

A Dócil e O Sonho de um homem ridículo, Dostoiévski.
Duas Narrativas que são consideradas pelo próprio autor, fantásticas.
São histórias que passam pelas partes mais vagas e melancólicas da consciência humana. Dostoiévski propõe personagens em situações que provocam a consciência humana, e com isso prossegue com a história, fazendo passagens e mais situações que envolve toda essa atmosfera. Mas isso em linhas de uma forma literal e extremamente bem escrita.
Diria que essas histórias são um resultado de uma consciência intensa sobre as questões da vida, juntamente com uma forma de transmitir esse conteúdo buscando as inóspitas e complexas dimensões do Psicológico humano. Fala sobre o suicídio e muitas outras questões nas narrativas. Também diria para encerrar, que vale a pena ler não só isso por isso, mas por que as histórias em si são muito boas. E você pensar como é possível todas essas questões podem ser transferidas para um texto literal e ficcional, é admirável e uma das formas mais interessantes que o ser humano conseguiu desenvolver para expressar e retribuir em uma folha a sua compreensão e a sua imaginação sobre todas as questões.

Gabi 05/02/2022

A dócil: 4,5
O Sonho de um homem ridículo: 4
Resolvi deixar a nota como 4,5 porque o primeiro conto foi realmente muito bom, o segundo tem uma ideia muito boa, mas não me fascinou tanto.

biancaaguiarrl 05/08/2021

Dostoiévski sempre genial
Eu amei os dois contos, principalmente ?O sonho de um homem ridículo?. Dostoiévski trata da temática do suicidio nas duas estórias de uma forma singular, adentrando no âmago dos personagens. Perfeito!

Lilian 15/04/2021

Sou suspeita em falar de Dostoiévski, amei as novelas...a forma que ele demonstra a mente humana em temas tão complicados, é incrível ...amei...

Eduardo 17/12/2023

Impossível não fazer um paralelo com a bíblia ao ler o sonho de um homem ridículo, pois tal utopia seria o éden, mas a serpente, ou o diabo, aqui é o homem, que com sua ganância e egoísmo, criam o pecado original.

camilaxxx 28/04/2021

Duas narrativas extraordinárias
Minha primeira leitura de livros russos e da escrita de Fiodor Dostoiévski. Fui com baixas expectativas mas realmente me surpreendeu, ambas as histórias interessantes e de extrema reflexão.
A primeira novela, A Dócil, retrata completamente um relacionamento abusivo, contado e relembrado a partir de um marido que perdeu a esposa por um suicido, este mesmo homem completamente louco, narcisista,orgulhoso e a procura de louvor dos outros, achando que a garota deveria se ajoelhar diante a "caridade" de ajudar ela e de lamentar pelos seus pesares, e ela, impulsiva em alguma partes, um relacionamento completamente lunático e vindo de um noivado de "favor".
Já a segunda, não cabe comentários além da reflexão, nos fazem analisar cada linha e em 32 páginas, foi uma mas histórias que me fez pensar sobre a sociedade e humanidade.

Bruno.Amaral 13/06/2022

Incrível
Simplesmente Fíodor Dostoievski!
Minha primeira leitura da obra do Dostô! A primeira de muitas, já que me apaixonei pela sua maneira de construir seus personagens

Ni 28/03/2022

Perfeito
Dostoiévski tem o dom de nós confrontar com a realidade. É de uma maestria como ele quebra degrau por degrau a dúvida existencial. Seus personagens nesses dois contos possuem espinhos profundos que atormentam suas almas. O debate interno entre eles, seus traumas, sombras e suas consciências são de uma profundidade magnífica. Que resultam em uma leitura deliciosa.

Helder 05/05/2020

Descoberta
Eu nunca havia lido Dostoiévski e confesso que tinha receio em iniciar uma leitura do autor. Busquei no Google as melhores maneiras de iniciar a obra e tive a graça de encontrar a indicação deste livro. Que livro! Que autor! Que descoberta! Ávido por dar sequência na obra, eu indico para todos que mergulhem nas palavras desse homem.