Antologia Poética

Resenhas - Antologia Poética

1 | 2 | 3 | 4

J. Silva 05/08/2023

Autorretrato
Esta Antologia Poética publicada em 1963, apresenta a primeira e única coletânea de poesias selecionadas pela própria autora. Compõe a obra poemas extraídos de 14 livros, sendo alguns desses famosos, outros inéditos e alguns não tão mencionados.

Ler uma antologia é a oportunidade de mergulhar no universo pessoal do artista, já que os textos são aqueles que o autor mais prestigia e, por certo, que melhor representam a emoção pretendida nas palavras.

????

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
Assim calmo, assim triste, assim magro,
Nem estes olhos tão vazios,
Nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
Tão paradas e frias e mortas;
Eu não tinha este coração
Que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
Tão simples, tão certa, tão fácil:
? Em que espelho ficou perdida
a minha face?

Interlúdio

As palavras estão muito ditas
e o mundo muito pensado.
Fico ao teu lado.

Não me digas que há futuro
nem passado.
Deixa o presente ? claro muro
sem coisas escritas.

Deixa o presente. Não fales,
Não me expliques o presente,
pois é tudo demasiado.

Em águas de eternamente,
o cometa dos meus males
afunda, desarvorado.

Fico ao teu lado.

Por fim, um exemplar da poesia voltada para o público infantil.

Ou isto ou aquilo

Ou isto ou aquilo
Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo?
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Renata CCS 19/07/2013

A arte de amar é a mesma de ser poeta (CM)

"Tenho um vício terrível. Meu vício é gostar de gente. Você acha que isso tem cura? Tenho tal amor pela criatura humana, em profundidade, que deve ser doença." (Cecília Meireles em sua última entrevista)

Confesso que, vergonhosamente, este foi meu primeiro livro de Cecília Meireles. Conhecia um pouco de sua obra através de poemas dispersos, perdidos aqui e ali... re-passados por amigos ou encontrados na internet.

Escolhi o livro ANTOLOGIA POÉTICA por ser uma seleção feita pela própria autora, uma espécie de auto-retrato desta incrível poetisa.

Que bela escolha! Que sorte a minha!

Esta obra reflete sua poesia reflexiva, intimista, e nos mostra uma profunda sensibilidade feminina em seus versos, realçando a beleza, o amor, e também a melancolia e a tristeza. São verdadeiros sonhos em palavras, música para os olhos, recheados de lirismo e encantamento.

Os poemas reunidos neste livro nos apresentam diferentes fases de sua obra, assim, o considero uma ótima escolha para quem busca conhecer seus versos e não sabe por onde começar.

É um deleite para quem é amante de poesia!

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?
Arsenio Meira 02/10/2013minha estante

Opa Renata! Cecilia parece que não existe, mas existe! Foi, de fato, uma ótima escolha.

Belíssimo poema que você transcreveu. Eu mando este:

Guitarra
(Cecília Meireles)

Punhal de prata já eras,
punhal de prata!
nem foste tu que fizeste
a minha mão insensata.

Vi-te brilhar entre as pedras,
punhal de prata!
- no cabo flores abertas,
no gume, a medida exata,

exata, a medida certa,
punhal de prata,
para atravessar-me o peito
com uma letra e uma data.

A maior pena que eu tenho,
punhal de prata,
não é de me ver morrendo,
mas de saber quem me mata.

Renata CCS 03/10/2013minha estante
Cecília Meireles possui uma voz única na poesia brasileira. E obrigada pelo poema Arsenio. Abraços.

sonia 28/10/2013minha estante
Esta poetisa fala muito de solidão e superação:
'ando sozinha pela tarde,
mas a tarde é minha`
a gente fica com um gostinho de `quero mais`e sai procurando outros livros dela, não é?

Renata CCS 28/10/2013minha estante
Concordo com vc Sonia, terminamos a leitura com saudades e vontade de retornar ao início do livro e começar tudo de novo!

Beth 18/10/2014minha estante
Este livro me acompanha há 53 anos, e o mesmo exemplar. Está na mesa de cabeceira, como se fosse uma Bíblia, e toda noite releio uma ou outra poesia, como se fosse um bálsamo.

Lí­lian 01/03/2022

Já tinha ouvido falar da escrita com muita morbidez da Cecília, mas nunca tinha dado essa oportunidade, eis que chegou o momento! Gostei mto, porém não acho q eu estava bem o suficiente para encarar os textos, é pesado e me deixou mto introspectiva.
Vale a leitura.

Karla Marinelli 24/11/2021

Gostei
Nessa Antologia , temos mais de 14 partes , que são vários livros da autora ...

Gostei bastante de algumas frases ! Gosto da autora. É um livro de poemas bem OK !

Raffaello3 06/06/2023

"Navego pela memória sem margens."
Esta antologia é um mergulho lírico e transcendente na poesia intimista de Cecília Meireles.

"Tristes ainda seremos por muito tempo,
embora de uma nobre tristeza,
nós, os que o sol e a lua
todos os dias encontram
no espelho do silêncio refletidos,
neste longo exercício de alma."

fanny.Dyatlov 21/10/2022

"???? ????? ????, ???? ????? ????? ? ???? ????? ?????? ???????. ?? ?????? ??? ?????? ?? ????? ? ? ????? ?? ??????? ? ???????????. ????? ????? ???????????????, ?????-?? ???? ??????????: ???? ?????????, ?? ???????, ??? ???? ????????, ?? ????????. ??? ??? ?????????? ?? ??? ???????? ????? ?? ????? ???? ? ??????? ?????????? ?? ????? ? ?? ????, ??????? ?? ??? ? ??? ????????, ???????? ????? ???? ???????; ???????? ?????? ???????? ?????; ???????? ????? ??? ? ????? ?????? ??????????????.

? ????????? ????? ? ?????????: ?????? ?? ??????? ? ?? ????????; ? ??? ??????? ??? ??????? ???? ? ?????? ????? ????????????. ? ???? ?????? ?? ????? ???? ????? ???? ????? ?????? ? ????????

???????? ???. ??? ??, ???? ?????, ????? ???? ????????? ??????"

Um livro bem fluído e gostosinho de ler, recomendo muito.

Evy 24/05/2011

Confesso, com certa vergonha, que tinha me esquecido de como Cecília Meireles é maravilhosa. Há muitos anos não lia nada dela, e acabei por negligenciar uma leitura simplesmente encantadora. Conheci Cecília cedo, aos 14 anos e foi na mesma época em que me encantei por Vinícius de Moraes, Castro Alves, Carlos Drummond, Álvares de Azevedo, dentre tantos outros. Cecília se destacou e lembro de ter comprado o livro "Mar absoluto, Retrato Natural" ainda muito jovem, já com a necessidade de ter um registro de meus poemas favoritos onde pudesse buscar alento. Não o fiz tanto quanto imaginava e me arrependo. Por isso quando essa antologia caiu em minhas mãos, não tive dúvidas de que teria de lê-la. Muitas das poesias eu já conhecia, mas adorei reler e relembrar. Gostei ainda mais quando soube que esta foi a única coletânea de Cecília cujos textos foram escolhidos pela própria autora. Desta forma, não há como discutir a ótima seleção de seus trabalhos que desfilam uma linguagem musical, com temas abrangentes e diversos. Poderia destacar muitos favoritos, mas acredito ser mais fácil citar os únicos que menos me encantam, que é o caso do registro histórico de seu consagrado 'Romanceiro da Inconfidência'. Apesar de ser um texto extremamente valoroso e cultural, não toca o meu coração como muitos outros, dentre eles Elegia, que acredito ser um dos mais lindos textos da autora. Também destaco Sugestão, Explicação, e Canção Excêntrica do qual gostaria de compartilhar um trecho:

"Se volto sobre o meu passo,
é já distância perdida.

Meu coração, coisa de aço,
começa a achar um cansaço
esta procura de espaço
para o desenho da vida".

Leitura recomendada!
Epic 06/10/2021minha estante
opa, https://blogentreaspas.com/2018/03/07/resenha-antologia-poetica-cecilia-meireles/
aparentemente essa pessoa copiou o seu texto

Juliana Amaro 19/04/2021

Bom livro
Esta antologia foi publicada pela primeira vez em 1963 e revela valiosos autorretratos do autor. Além de ser sua primeira coleção, foi a única que escolheu sozinha todos os poemas, que se basearam em vários de seus livros e nas coleções inéditas de poemas da época.

Ashylem.Silva 05/08/2023

Cecília é simplesmente divina. Ao realizar essa antologia, apenas mostrou sua genialidade! Cada poema lá é uma facada no coração, depois um band id, é perfeito! apenas perfeito é a definição dessa obra de arte. Eu te amo, Cecília! Você é uma dádiva para a literatura.

Ladybug 30/03/2021

Acalentador
Os versos que me fizeram conhecer uma senhora muito querida por sua neta, que me fizeram vir de outro planeta para esse, que me levaram à Holanda e a Índia e que me relembraram uma parte do passado inconfidente.

Um livro muito interessante para se fazer contato com a autora!

kelly 28/02/2021

Amei
Foi muito melhor do que eu esperava.
Essa mulher é maravilhosa....
Definitivamente umas das minhas autoras favoritas, com certeza vou ler outros trabalhos dela.....

26/08/2023

Os primeiros poemas são os melhores, os finais não gostei tanto, mas acho que ainda assim valeu os 3 euros da compra

Cami Vitória 28/02/2024

Cecília!
Uma obra prima realmente, Cecília é incrível em suas palavras. Teve momentos do livro que me dispersei não consegui aproveitar bem, estava mais acostumada com livros de poesias mais curtos, mas acredito que essa tenha sido uma falha minha, a escrita de Cecília é poética, é encantador como a gente consegue ver traços de sua história, de suas viagens nas poesias...

1 | 2 | 3 | 4