Niétotchka Niezvânova

Resenhas - Niétotchka Niezvânova

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Anthoni.Brunetto 21/03/2024

Niétotchka
Romance inacabado de Dostoiévski, pois antes de conseguir concluí-lo ele foi preso pelo Czar, tendo a pena de morte comutada para trabalhos forçados na Sibéria.

Me surpreendi com o texto, com as nuances psicanalíticas como a busca insconsciente pela repetição da nossa heroína, com seus gatilhos por traumas passados que desencadeiam atitudes futuras.

Apesar do romance não ter uma conclusão, não fiquei insatisfeito porque aproveitei a viagem sem esperar algum final épico ou plot twist.

Maria16417 10/03/2024

Um livro para refletir.
Eu simplesmente ameiii. Chorei muito em alguns pontos porque refletiu a minha infância, em outros tive muita raiva.

Este é um livro inacabado (dói o coração). Conta a história de uma mocinha e de todos os seus traumas e situações vividas durante o seu crescimento.

É incrível notar que após a publicação deste livro, o mesmo foi usando (até hoje) no estuda da psicologia e psicanálise.

Recomendo muito a leitura desse livrinho.

Aninha 27/02/2024

Como sempre, amo mais uma obra de Dostoiévski
Não esperava pela explosão de sentimentos que é esse livro incrível de Dostoiévski, vulgo um dos meus autores favoritos.
A forma como o leitor percebe um desenvolvimento emocional na personagem é único e o contexto também é impecável.
Recomendo.

haruurane 19/02/2024

Minha primeira leitura do autor. confesso que me surpreendi com a fluidez da narrativa, tudo o que é falado possui extrema importância no decorrer do livro. a relação entre nietotchka e katia me deixou severamente intrigada, gostaria de ver o desenrolar disso.
é uma pena que ele não tenha sido concluído.

"Aonde você vai Sam?" 26/01/2024

Voragem russa
Há algo inesperado nessa obra, algo que eu nunca vi numa obra russa, algo que destoa até mesmo do restante da obra do Dostoiévski: Luxúria!

debskii 12/01/2024

A história passa pela trajetória da protagonista que passou por muitos momentos difíceis, especialmente na infância, infelizmente o livro não foi concluído e é muito triste não saber o final da história. queria muito entender sobre a carta e ver ela com a kátia de novo :/

Lyvia 07/01/2024

Romance inacabado
Dostoiévski traz a história de Anna. Dividido em 3 momentos, onde mostra sua primeira infância triste e difícil de uma criança pobre e que sofre absusos psicológicos do padrasto, perda da mãe e também abandono. Enquanto órfã, é adotada por uma família aristocrata e passa a viver em boas condições, mas pela sua natureza traumatizada, se submete novamente à abusos psicológicos de sua "irmã de criação". E em terceiro momento, já na sua adolescência, morando com outra família, começa encontrar sua força e seus dons, e a se apropriar se sua essência. O livro fica com várias lacunas abertas pois Dostoiévski é preso antes de terminar a história. Mas ainda assim vale a leitura.
Reginaldo Pereira 07/01/2024minha estante
Peguei essa obra na mão agora há pouco, mas acabei optando por comprar ?A Aldeia de Stiepantchikov e Seus Habitantes?, do mesmo mestre Dostoievski! Mas a sua resenha me motivou para um próximo!!!

judeneuve 05/01/2024

O pior dos 5 primeiros livros de Dostoievski
O livro é uma bagunça, mas da metade pro final é uma tortura. Insuportavelmente chato. Que horror. A Senhoria consegue ser melhor.

Janzinha- 23/12/2023

Nini do Dostô
Apelidei a Niétotchka de Nini, por motivos óbvios.
Gostei da escrita de Dostô, gostei da história, mas o final do livro é o puro meme do John Travolta!
Conhecendo um pouquinho sobre a vida do autor fica claro o porquê de o livro terminar assim
...
Pra quem nunca leu nada do Dostô, recomendo que comece por outro título, como Noites Brancas e Gente Pobre.
Pra quem está lendo Dostô, digo que não precisa ter pressa de ler Nini, não.

myhtuck 11/12/2023

Sonífero
"Não podia separar-me das imagens torturantes que apareciam diante de mim a cada instante e não me davam sossego."

Me interessei pela leitura devido à temática "inovadora" para a época que foi escrito.
Achei o livro bem chato e, no final, quando começa a ficar legal, acaba...

Nota: 2/5

Karime 11/12/2023

Dostoiévski ?
Acompanhamos o crescimento e desenvolvimento de Niezvanova, uma menina órfã de diversas maneiras. Vendo os Pais em declínio em suas dores e fardos e ao perdê-los a mesma é levada a um novo ambiente e lá se vê descobrindo outros sentimentos por uma Princesinha e ela também e tira de sua vida de forma adrupta.

Niezvanova é levada a um novo lar e lá encontra carinho, atenção e um amor maternal que não recebeu, o casal vive em volta de dores passadas e sentimentos conflitantes entre eles a deixando ansiosa, nervosa e temerosa em meio a tantos sentimentos novos e desconhecidos para si.

Mel 25/11/2023

Dostô inacabado
Ah, que lástima!! Livro gostoso de ler, desperta reflexão e curiosidade, porém? não foi terminado. Ainda assim, foi uma ótima leitura!

Morgana.Paulino 20/11/2023

Na hora que ia começar, o livro acaba
Dos livros iniciais do autor, esse é o que tem uma escrita mais fluída e menos truncada.

Acompanhamos a infância de Nietotchka e seu núcleo familiar composto pela sua mãe e seu padastro. Padastro esse que tem uma relação disfuncional com nossa protagonista.

Avançamos para a segunda parte do livro, onde Nietotchka conhece Kátia, uma jovem de mesma idade, mas com personalidade diametralmente oposta, que desafia Nietotchka a todo momento.

A última parte do livro acompanhamos a adolescência até o início da vida adulta da personagem, quando ela vive com a irmã mais velha de Katia e seu esposo. Nos deparamos mais uma vez com uma relação nada simples.

Em síntese, é um livro que fala sobre o desenvolvimento de uma mulher, onde a psicanálise vai beber dessa fonte, pois fala de forma muito completa sobre os dilemas emocionais e formação de personalidade.

É uma pena ser um livro inacabado do Dostô. Nos deixa com vontade de continuar a história e de compartilhar da visão que o autor teve da obra.

Na minha visão, na hora que ia começar de fato o livro, ele acaba.

jackpveras 16/11/2023

Oh, céus... não terminaram de escrever o livro!?
Eu tenho certeza de que se não tivesse a sua prisão decretada quando ainda escrevia o seu inacabado Niétochka Niezvânova, Dostoiévski desbancaria facilmente os ícones supremos dos romances de formação: Wilhelm Meister (Goethe), Jane Eyre (Brönte) e David Cooperfeld (Dickens), pois a sua protagonista ainda tinha muita história para contar, não obstante o melodrama intenso no melhor estilo romântico alemão, concentrando com maestria todo o vigor do Sturm und Drang.
Pertencente ao período "Pré-Sibéria", Niétochka Niezvânova é um prólogo descarado do tipo ontologicamente perturbado de personagens que viriam a compor Crime e Castigo, O Idiota, Os Demônios, o Adolescente e Os Irmãos Karámazov.

Deeh 06/11/2023

Sei que é Dostô, mas...
Dizem que com esse livro Dostoiévski se antecipou à Freud, pode ser, mas isso não quer dizer muito pra mim.
Particularmente eu não gostei da história, dramática demais. ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6