A doutrina do choque

A doutrina do choque Naomi Klein

Resenhas - A doutrina do choque

Leg.day.enthusiast 15/11/2023

A filosofia do capitalismo de desastre
O livro em si é bem completo por questão de possuir inúmeras fontes de conteúdos diferentes como documentários, estudos, documentos. A capacidade da autora de manter a atenção sobre um assunto "chato" é incrível com ele se tratando dos desastres causados pela CIA e Washington além da escola de Chicago.
Principalmente falando sobre os desastres causados a força para a imposição do neoliberalismo tanto no Chile no Brasil na Argentina e vários outros.
Logo esse é um livro muito importante para quem deseja entender o pq o capitalismo deu tanto certo para os países "imperialistas" e tão errado para os demais

Vida em Série 08/06/2014

A doutrina do choque
Resumi-lo seria difícil, dado o seu tamanho e sua complexidade, mas o básico é: existe uma ideologia econômica conhecida por vários nomes (vou chamá-la de neoliberalismo). O neoliberalismo, por vários motivos em potencial, acredita em uma série de medidas econômicas que visam deixar os “mercados” funcionarem sozinhos, por si mesmos, sem intervenção do Estado, o que, segundo eles, levaria a um “equilíbrio”, a uma “harmonia” e ao desenvolvimento econômico, o que seria bom para todos os envolvidos. Os problemas são dois: a consequência historicamente verificada desses tipos de medida é que os (poucos) ricos ficam mais ricos e a maioria da população fica mais pobre. O segundo problema é que, justamente porque esses programas econômicos são impopulares, eles precisam de “choques” para serem facilitados. Guerras, ditaduras, suspensões temporárias de direitos democráticos, imposições não reguladas por debates legislativos que seriam em outras situações procedimento padrão, desastres naturais, entre outros.

site: http://pormaisuma.com/2014/06/a-doutrina-do-choque/

mluisad 28/01/2024

Resenha bem média pq ngm consegue resumir esse livro divo
Estou pensando a tempos como iria começar essa resenha tentando abordar todos os fatos que ocorrem no livro mas é impossível. também pelo falo de ter bastante páginas então ele fala sobre muitos assuntos mas todos eles são voltados ao capitalismo do desastre, aonde aborda países que foram implantados um meio de sistema que suga.
por mais que tento procurar palavras para explicar meio que não consigo, ele é muito mais tenso e profundo do que qualquer palavra que eu vá falar aqui. fui um grande achado desse periodo que tive da universidade.

ele aborda questões políticas, aonde foi aplicado em países que muitos deles estavam ou tentando ser mais revolucionários em questões dos direitos e outros que somente foram pensados em que podiam ser usados para ser lucrativos. é falado no livro sobre tudo isso e utilizado o nome da escola de Chicago ou os garotos de Chicago, e eu ficaria horas falando sobre esse livro e tentando explicar ele mais não dá.

em todas essas palavras idiotas que eu tentei resumir não consegue chegar aos pés desse livro. foi um dos melhores livros que eu li na minha vida, foi muito aprendizado e me mostrou um lado muito triste do que parece que a gente tinha superado mais ainda não superou, principalmente nós países latinos americanos. eu simplesmente falo leiam, leiam e aprendam sobre a terapia e choque!

Luciano Luíz 02/12/2020

A DOUTRINA DO CHOQUE - A ASCENSÃO DO CAPITALISMO DE DESASTRE da jornalista NAOMI KLEIN é uma boa viagem por períodos e lugares onde desastres naturais e atos de guerra serviram de estopim para ações econômicas brutais. Ou de uma forma mais resumida: governos aproveitando-se de tsunamis, furacões e o que mais a natureza proporciona para em seguida botar em prática ações como a privatização de serviços essenciais. Tudo em nome do lucro. Ou após guerras trazer empresas privadas para que estas possam transformar ruínas (ou parte delas) em lucro que não fica no país devastado pela guerra, mas sim, levar o dinheiro para fora. Enfim, há muitas maneiras de proporcionar o choque. Um delas é apoiar ditaduras e forçar explosões econômicas com a lenda de que é possível fazer todo mundo ter uma vida melhor através de um evento catastrófico.
É um livro grande, denso, com muitas repetições, principalmente até a metade onde cansa ler tanto sobre A Escola de Chicago (ou Os Garotos de Chicago), responsáveis por atos que prometiam milagres econômicos.
Outra coisa que tem em grande conteúdo, é sobre tortura física e psicológica. Não apenas relacionada a regimes ditatoriais, mas como um meio de obter e ocultar informações em lugares de guerra e até desastres naturais.
Apesar dos esforços em privatizar, há umas coisas curiosas como o 11 de Setembro onde o privado não se saiu tão bem em meio ao caos e as unidades públicas (bombeiros, polícia, etc.) se revelaram como um serviço que não estava tão deteriorado como sugeria uns e outros.
A leitura às vezes vai bem e outras anda a passos lerdos. Tem muita coisa ali que dá a impressão de ser mera ficção. Há também absurdos reais que ficam prensados na mente. Toda a doutrina para se alavancar economias, a imersão de grandes empresas, tanto para auxiliar em recentes democracias quanto em ditaduras mostra que em verdade pouco importa o sistema e governo quando alguém de fora quer lucrar fazendo ou se aproveitando de tragédias.
FMI, Banco Mundial, Estados Unidos, enfim a tríade (e outros mais) sempre fazendo o possível para ter alguma relação e poder sugar o máximo possível. É a guerra do dinheiro, coisa que existe desde que alguém decidiu que era preciso algo mais além do escambo (troca de mercadorias por outras).
Entre os lugares que a doutrina mais se deu bem, foi na América do Sul, apoiando regimes militares e claro, dando um jeito na extinta União Soviética.
É de se pensar em como é ter seu litoral destruído por um tsunami e em seguida o governo lhe deslocar para outra área alegando que ali é perigoso, mas em seguida começa a negociar o lugar e então belos hotéis de altíssimo custo são erguidos e os morados tem de ficar em outra área distante como se jamais tivessem existido e turistas com grande poder econômico se deliciam com as lindas águas transparentes onde antes havia pescadores e esta era sua única fonte de renda... é uma maneira de se livrar de pessoas que antes não podiam ser removidas à força...
Aliás, uma coisa comum é a questão da corrupção, como a invasão do Iraque e Afeganistão. Boa parte dos bilhões e dólares investidos, seja na forma da guerra física ou possíveis auxílios e investimentos para a população simplesmente desapareceu. Afinal, em meio a todo o caos e um montante assustador de dinheiro fica aparentemente fácil de desviar entre políticos e militares.
A obra é composta por 22 capítulos que demonstram o quanto foi preciso pesquisar. Boa parte do conteúdo é de viagens da própria Naomi. Apesar de todo o aspecto negativo, há também algumas fases positivas, mas estas são realmente raras. Há também toda aquela disputa de esquerda e direita. Sem contar que as páginas finais viajam um tanto demais achando que na América do Sul a situação (lá por 2006) dava sinais de que tudo se encaminhava para uma bela era de positividade.
Fora isso é uma obra que vale o investimento. Mescla história, tragédia, economia. Funciona tão bem que mais parece um romance distópico.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/
SanderleyAlves 23/07/2023minha estante
"funciona tão bem que parece um romance distópico"
Essa é uma brilhante definição para essa obra, os termos empregados por Klein e seu arcabouço histórico são conectados na realidade. É assustador que seja real.

allanpatrick 13/08/2017

Vendo o mundo com outros olhos
Depois que a gente termina de ler A Doutrina do Choque, de Naomi Klein, passamos a "ler" o noticiário sobre crises internacionais com outros olhos. Aprendemos como certas crises e suas consequências não são frutos do acaso, mas meticulosamente planejadas ou aproveitadas com ideias e projetos pré-concebidos. Ajuda a compreender a agenda política do "governo" Temer, que não tem nenhuma relação com a solução da crise econômica, mas apenas com aproveitar uma oportunidade para saquear a população brasileira.

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Doutrina do Choque: A Ascensão do Capitalismo de Desastre" é um livro escrito por Naomi Klein, publicado em 2008 pela editora Nova Fronteira. A obra aborda a forma como os desastres naturais, políticos e econômicos têm sido utilizados para impor mudanças radicais na política e na economia global.

O livro é dividido em 13 capítulos e apresenta diversos exemplos de como crises foram utilizadas para implementar políticas neoliberais e impor medidas de austeridade em diversos países, como Chile, Argentina, Rússia, Iraque e Estados Unidos. A autora argumenta que essas políticas levaram a um aumento da desigualdade e da instabilidade econômica e social.

Klein explora a ideia da "doutrina do choque", que consiste na utilização de crises para impor mudanças políticas e econômicas de forma rápida e radical. A autora argumenta que essa estratégia foi utilizada em diversos momentos da história, desde a ditadura de Augusto Pinochet no Chile até a invasão do Iraque pelos Estados Unidos.

A autora também aborda a relação entre a doutrina do choque e o livre mercado, argumentando que o neoliberalismo e o capitalismo de desastre têm sido promovidos por meio de políticas de desregulamentação e privatização. Ela argumenta que essas políticas têm resultado em um aumento da desigualdade e da concentração de poder econômico.

Klein também apresenta exemplos de resistência a essa doutrina, como as manifestações antiglobalização e as mobilizações populares que surgiram em resposta às políticas neoliberais em diversos países. A autora argumenta que essas mobilizações são uma forma de resistência à doutrina do choque e uma tentativa de construir uma alternativa ao neoliberalismo.

Em resumo, "A Doutrina do Choque: A Ascensão do Capitalismo de Desastre" é uma obra que apresenta uma análise crítica da forma como as crises têm sido utilizadas para promover mudanças radicais na política e na economia global. O livro é uma importante fonte de informação para quem se interessa por economia política, globalização e resistência popular.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Pavani 10/01/2023

Livro aborda como a partir de certas situações trágicas, certas pessoas tiram vantagens econômicas sobre tudo.

É muito interessante a linha do tempo apresentada no livro, que mostra desde o estudo sobre tortura em situações de guerras e sua aplicação no mercado financeiro.

Me fez lembrar até em pequena escala uma chuva que destelhou e desabrigou muita gente e o pessoal empreendedor querendo lucrar mais de 300% no metrô de lona aqui numa cidade próxima.

O livro trata com muitos detalhes e referências várias ocasiões que influenciaram a vida de vários países, até por isso é um livro bem pesado para se ler, mas vale cada página lida.

Acredito que deveria ter uma atualização, ainda mais com mundo pós pandemia, guerra no Iraque, fim de governos de extrema direita...acredito que teria muito assunto a complementar neste livro.

SanderleyAlves 22/07/2023

A DOUTRINA NEOLIBERAL
Em um arcabouço histórico, com um trabalho investigativo, Naomi Klein descreve como se espalhou as ideias neoliberais da Escola de Chicago para o mundo, ou melhor: como foram impostas!

Estruturando seus argumentos em fatos históricos, ao relatar que em todas as sociedades essa ideologia precisou de um tratamento de choque, para silenciar a democracia. Klein estabelece a verdade e desmente a argumentação de que o livre mercado caminha passo a passo com a liberdade.

É um trabalho brilhante, que deve ser lido!

"Eu chamo esses ataques orquestrados à esfera pública, ocorridos no auge de acontecimentos catastróficos, e combinados ao fato de que os desastres são tratados como estimulantes oportunidades de mercado, de 'capitalismo de desastre'."

Juliara.Hoffmann 22/03/2024

Doutrina do Choque: para mudar nossa percepção de mundo! ?
Um livro para desmistificar uma mentira contada mil vezes: de que o capitalismo é o sistema econômico de melhor resultado e por isso adentrou naturalmente em diferentes países após a guerra fria.

"Após o choque (econômico, político, ambiental) tudo se torna tão instável que os líderes ficam liberados para fazer o que for necessário (ou tudo como necessário), como resposta a uma situação de emergência nacional".

Com base em manuais militares para interrogatório de inimigos (lê-se tortura) um grupo de economistas da Escola de Chicago desenvolvem para o governo norte americano uma forma de forçar a entrada do neoliberalismo em países que adotaram o welfare state.

Pra mim, o livro poderia chamar: como Friedman e os chicago boys destruíram sociedades inteiras!

Doutrina do choque, de Naomi Klein, um dos melhores livros que já li na vida ???? #recomendo