Senhorita Mackenzie

Senhorita Mackenzie Anthony Trollope

Resenhas - A Senhorita Mackenzie

Dri 14/11/2022

Surpreendentemente bom
Esse estava na meta anual do Skoob e eu queria muito conhecer a escrita de Anthony Trollope, um dos escritores abordados no curso de Romance Vitoriano que fiz. Foi uma grata surpresa, uma boa trama, que li rapidamente. O início é triste, porque mostra toda a solidão e falta de perspectivas de Miss Mackenzie. A partir do momento em que ela recebe a herança vamos acompanhando sua verdadeira personalidade aparecer. Não é uma heroína perfeita, mas muito humana, com erros e acertos. A história tem crítica social, humor e um excelente retrato da fútil sociedade inglesa da época. Miss Mackenzie me cativou quando foi irredutível nos momentos cruciais da trama. Ali ela mostrou toda a sua força. Amei. Ansiosa por mais livros do escritor.

Aline221 10/09/2022

Dê uma chance!!
AMEI, adorei o desfecho, adorei absolutamente esse final ?????? do jeito que falaram nas resenhas, me deixou sem vontade de ler, ainda bem que insisti, não acreditem qdo falam mal desse livro, dê uma chance ao leão e a ovelha!!

? + ? = ?

Milena Alves 22/03/2021

O velho clássico da história: não julgue o livro pela capa. O livro é até bem escrito, mas os personagens...

Simone de Cássia 11/01/2021

Quem gosta do estilo vai achar fantástico(eu, por exemplo), quem não gosta nem vai entender o nosso interesse na leitura... É gosto! E eu adoro esses personagens londrinos , essa cultura épica. Até os problemas deles são divertidos... rs rs Enfim, o livro cumpre o que promete e me encantou.

Juh Lira 30/12/2020

Muito bom, mas não gostei do final...
Senhorita Mackenzie foi o meu segundo Trollope do ano e no geral eu gostei muito da história, principalmente da protagonista que é um verdadeiro modelo de virtude, bondade e coragem. Como sempre, a high society londrina é retratada em um tom afiado pelo autor como em The Way We Live Now. O enredo com reviravoltas e caminhos incomuns é a marca registrada do autor. O dinheiro vira um grande obstáculo para o amor para a doce Miss Mackenzie. A herança que recebe repentinamente se torna uma maldição quando ela deseja encontrar a felicidade no casamento.

Porém, eu realmente não gostei tanto do final. Os pretendentes de Miss Mackenzie de fato não eram homens à altura da personagem - ou eram egoístas, mesquinhos, interesseiros ou covardes. O menos pior deles eu diria que era o Mr. Rubb, mas o próprio narrador não concorda com essa opinião. Agora, Sir John Ball é tão irritante, me fez passar tanta raiva que definitivamente eu não teria dado esse final para a pobre Margaret...

Anyway, Trollope, I'm still think you were wrong lol
Daniele 14/01/2022minha estante
Obrigada pelo spoiler

Liandra Schug 31/08/2020

Escrita deliciosa
Gostei de ter lido esse romance, a escrita do autor é muito fluída e envolvente. O narrador conversa com o leitor e dá seus pitacos cheios de ironia sobre os acontecimentos do enredo, tornando a leitura divertida e agradável.

Alguns acontecimentos mais para o final do livro me pareceram um pouco arrastados (mais especificamente, um certo processo jurídico - quase me senti relendo O processo, do Kafka rs), ainda assim a narrativa não foi cansativa em momento algum.

Sobre a edição da Pedrazul: fiquei puta com a sinopse super romântica que fizeram, esse não é um livro romântico! Não esperem por isso. Até certo ponto tive expectativas erradas em relação ao enredo, nada de demérito ao livro, mas a editora não deu um resumo adequado ao conteúdo dele. Há vários erros de revisão textual, mas a tradução está excelente.

Futuramente pretendo ler outros livros do autor.

Mrs. Helena Hawthorn 27/08/2019

Que novelão delicioso, divertido carismático!
Ameeeeeeeei! Mega recomendo para quem gosta de literatura vitoriana! Eu simplesmente amei esse livro. Há momentos muito engraçados. Trollope conversa com o leitor enquanto narra a história de sua personagem e isso me deu a sensação de estar acompanhando a história com ele!

A Miss Mackenzie é uma das personagens mais fortes que eu vi! Ela não se abaixa a ninguém! Isso não a torna metida em nenhum momento, muito pelo contrário, ela é uma personagem que coloca a justiça em primeiro lugar! O que mais gostei dela é que ela coloca as rixas familiares de lado. Ela odeia a tia dela, mas mesmo assim ela conversa e dialoga com o restante da família da tia sem medo algum!

O que menos me agradou na história foi o romance. O casal não ficou muito bom, achei bem fraquinho, mas sinceramente acho que nem foi tanto o foco do livro. Eu diria que é um romance sobre fortunas, família e sobre regras sociais. Nossa personagem acaba de receber uma grande fortuna e todos parecem que só querem casar com ela por causa do seu dinheiro. Sua tia, que sempre odiou sua família, passa a bancar a boazinha apenas por causa da herança da sobrinha. Ao mesmo tempo, vemos Miss Mackenzie ignorando tudo isso e pensando apenas em utilizar seu dinheiro para ajudar seus sobrinhos, dando dinheiro para comida e colocando sua sobrinha Suzanne numa excelente escola. Vemos como a sociedade é pífia! Como as pessoas só sabem fazer mexericos sobre as outras e como isso acaba atrapalhando e deturpando a imagem dos expostos.

Eu amei e recomendo demais! O livro é muuuuuuuito fluido. Os capítulos são muito bem conectados e com um ótimo ritmo, não dando vontande de parar de ler! Mas como sempre, a Pedrazul tem muuuuitos erros gramaticais e de pontuação. Não achei a tradução ruim, mas a revisão está bem ruim mesmo!
Marta Skoober 27/08/2019minha estante
Manda email para a PedraAzul, Helena, talvez ajude a melhorar nas futuras publicações.

Amanda 27/08/2019minha estante
A Pedrazul realmente peca na revisão dos livros. Os Misterios de Udolpho tem vários também!

Amanda 27/08/2019minha estante
A Pedrazul realmente peca na revisão dos livros. Os Misterios de Udolpho tem vários erros também!

Mrs. Helena Hawthorn 28/08/2019minha estante
Marta, eu já vi muita gente reclamando e eles não fazem nada. Eu sinceramente acho que é por causa daquele problema financeiro que eles anunciaram. Eles falaram que os livros não estão pagando a publicação.

Marta Skoober 28/08/2019minha estante
Não sabia, mas fazer trabalho ruim acho que não vai ajudar a sair da crise.

Mrs. Helena Hawthorn 28/08/2019minha estante
kkkkk olha isso é verdade. Mas os preços seriam mais altos ainda e ninguém iria querer pagar mais também. O mercado editorial brasileiro é algo muito complicado...aiai.

Leila 23/05/2019

Uma delícia de livro!
Sinopse: O livro conta a história de Margaret Mackenzie, uma mulher nos seus 35 anos, a mais nova de três irmãos, que herda a fortuna de seu segundo irmão, Walter. Margaret passou praticamente toda a vida cuidando do pai e de Walter, agora que está rica resolve mudar-se para a cidade de Littlebath e viver um pouco por ela e para ela.

Chegando lá, miss Mackenzie encontra uma sociedade dividida em: os Stumfoldianos, seguidores do clérigo Mr. Stumfold; e os frequentadores dos salões da assembleia, local de jogos, danças, diversão, tudo que vai contra o que Mr. Stumfold prega. A pobre Margaret, que não sabe muito sobre essas coisas, precisa ter jogo de cintura para lidar com as regras da sociedade, e, além disso, lidar com três propostas de casamento, a do clérigo Mr. Maguire, a de Mr Rubb, sócio do outro irmão de Margaret, Tom, e de Mr. John Ball, primo dela. A pergunta é: propuseram casamento a miss Mackenzie pelo dinheiro ou por amor?

No livro o autor mostra como era o cotidiano daquelas pessoas na época vitoriana, a rigidez das regras sociais, e, meu Deus, tinha regra para tudo. Regras para visitas sociais, regras para entrar na sala de jantar, quem entra com quem e por aí vai.

Anthony Trollope também mostra a vida da mulher na sociedade, que não era brincadeira, casamento por interesse, religião, de uma forma irônica e com humor. O que me deu essa sensação foi o narrador da história que durante a trama conversa com o leitor sobre as atitudes dos personagens, as situações em que eles se encontram, esclarecendo pontos aqui e ali, dando alfinetadas.

Tudo isso só me faz pensar que, embora estejamos atravessando tempos sombrios, ainda assim, nasci no século certo. Hooray! E quanto a miss Mackenzie? Gente, eu quase chamo Margaret Mackenzie de Santa hahaha. Minha nossa, em alguma situações em que ela tratou tudo com muita paciência, eu queria mesmo era que ela tivesse dado um chega pra lá, na verdade, uns tapas em quem merecia. Porém, miss Mackenzie não é dessas que aguentam tudo e pronto. Quando ela precisava ser firme, ela era, batia o pé e não mudava de ideia.Torci muito para que ela tivesse um final feliz e se tem uma personagem que merece ter um desfecho feliz e digno é Margaret Mackenzie.

Rafaelle 12/07/2018

Apaixonante
Que delícia de livro!
Quem me dera todos os livros que eu lesse fossem assim, eu não consegui largá-lo enquanto não cheguei ao final! Estou completamente apaixonada!

Vamos falar sobre a história: Margaret Mackenzie é uma solteirona e já velha para os padrões ingleses. Após passar os últimos anos cuidando de seu irmão, ela se vê herdeira de uma fortuna e decidi aproveitar a vida. Porém ela não contava com as consequências que ser uma herdeira trariam em sua vida. Em pouco tempo ela já tem 3 pretendentes e cabe a ela saber se algum deles a ama ou se todos só querem colocar as mãos em seu dinheiro.

Anthony Trollope tem uma escrita deliciosa de ler. Ele nos envolve na história, conta o que é necessário e nos coloca em dúvida sobre o caráter de todos os personagens. A ironia e alfinetadas à sociedade da época se fazem presentes o livro todo. A forma como ele construiu o caráter de Margaret é delicada e consistente. Margaret é uma pessoa verdadeiramente boa. Ela é forte, mas se desmancha em lágrimas quando sozinha e a carga é pesada demais. Nunca faz dramas desnecessários. Não se curva às vontades dos outros se não concordar inteiramente.

Nossa mocinha é inteligente apesar de inocente e se vê obrigada a lidar com a ganância, a vaidade, o orgulho e a maldade humana por diversas vezes. E como ela sofre! As vezes eu só queria adentrar as páginas e dar um abraço nela... A solidão na qual ela se encontra e a força com a qual ela lida com todos as decepções que encontra fizeram com que ela se tornasse uma de minhas mocinhas preferidas.

Eu indico esse livro para todos os fãs de romances clássicos! E espero, do fundo do meu coração, que a Pedrazul nos traga mais livros de Anthony Trollope porque somente com este romance já coloquei ele entre os autores favoritos da vida.

ademircarneiro.prof 09/08/2017

Resenha: Senhorita Mackenzie
Olá, boa noite! Terminei recentemente a leitura do livro "Senhorita Mackenzie" de Anthony Trollope, um clássico da literatura inglesa, publicado pela @pedrazuleditora, o romance é ambientado numa Londres do século XIX. Uma leitura prazerosa e que rememora uma sociedade de festas e costumes a rigor.

Tendo como personagem principal da narrativa Margaret Mackenzie, uma mulher que já passava dos trintas anos, mas que já era considerada pela sociedade londrina do século XIX como uma solteirona. A senhorita Mackenzie se tonou herdeira de uma fortuna muito grande, legada a ela pelo seu irmão. Como todas, ou quase todas as mulheres, Margaret, carregava consigo o sonho de contrair matrimônio, mas ela decidiu que se fosse pra casar seria com um homem por quem ela também conservasse não só admiração e respeito, mas amor.

A senhorita Mackenzie, agora uma mulher rica, que está se inserido na sociedade elitizada, sabe que sua posição atual despertará interesses de muitos homens para cortejá-la, e aconteceu mais cedo do que ela imagina, três homens, ambos interessados em desposá-la como esposa se laçam em investidas para conquistar o coração da nossa heroína. Em sua nova vida Margaret irá descobrir muitas coisas, uma delas te que as pessoas só tem valor por aquilo que possui.

Levando em consideração que esse clássico é ambientado numa sociedade do século XIX, onde as relações e casamentos eram mediados por interesses econômicos e numa sociedade totalmente patriarcal, onde as mulheres eram subordinadas a submissão, nossa heroína Margaret Mackenzie se destacará como uma personalidade que busca sim constituir família e casamento, mas que se impõe e tomará decisões que não vão de encontro com que a sociedade espera. Super indico a leitura.

Fonte: @academicoliterario

Peregrina 02/06/2017

Uma surpresa muito mais do que positiva!
Senhorita Mackenzie é um romance de Anthony Trollope, famoso autor inglês vitoriano, que decidiu escrever algo um pouco diferente do que estava acostumado, concebendo, assim, a personagem que dá nome ao livro e sua história.

O objetivo do Trollope, na verdade, era de provar que um romance podia ser escrito sem que houvesse um enlace amoroso entre os protagonistas ("a novel may be produced without any love") e, embora tenha falhado no final das contas, o autor, a fim de que conseguisse cumprir sua meta, criou uma solteirona que estava se aproximando dos quarenta anos e passara a vida sendo enfermeira para entes queridos que adoeciam, enclausurada e sem muitas perspectivas de ascenção social.

Um belo dia, porém, Miss Mackenzie (ou Margaret para os íntimos) vê sua sorte mudar e torna-se herdeira de uma grande fortuna, que logo passa a ser objeto de desejo de todos ao seu redor.

Nesse contexto de confusão diante da recém adquirida fortuna e sem saber bem como agir perante os outros parentes que esperavam poder persuadi-la, de alguma forma, a entregar sua herança, Margaret acaba por "adotar", por assim dizer, a sobrinha e parte para Littlebath, uma cidade litorânea criada pelo autor, que em muito se assemelha com a Bath real.

Em Littlebath, contudo, as dificuldades de Margaret não são menores quando tem que lidar com os dois grupos em que a sociedade local era divida: os fervorosos religiosos stumfoldianos e os entregues aos prazeres mundanos tais como jogatinas.

Mas, como se ter que lidar com uma mudança inesperada em seus padrões de vida e com o julgamento de uma nova sociedade na qual se inserira não fosse o bastante, a Senhorita Mackenzie também teve que lidar com três pretendentes: Mr. Ball futuro baronete viúvo&quebrado e suposto-verdadeiro-herdeiro da sua herança; Mr. Maguire, vigário em Littlebath; e o afável parceiro de negócios do irmão mais velho de Margaret, Mr. Rubb Jr.

Cada um a seu modo, os pretendentes passam a cortejar nossa protagonista e a ela cabe a difícil tarefa de descobrir quem a ama de fato, quem é seu amigo e quem quer apenas o seu dinheiro. E já adianto que Trollope me enganou direitinho nessa questão. Jurava que o vilão era o mocinho, o mocinho era vilão e o outro estava lá só de enfeite.

Por causa disso e mais é que a leitura passou voando para mim, devorei cada página com prazer e, mesmo só tendo lido esta obra de Trollope, posso dizer que me tornei uma fã de sua prosa inteligente, repleta de críticas à sociedade de seu tempo e muitas ironias. Com certeza lerei mais de seus livros e espero de coração que a Pedrazul continue a publicá-lo. Aliás, esta edição está uma graça, a tradução de primeira foi feita pela Luana Musmano, que também traduziu Tess dos d'Urbervilles e realizou seu trabalho de forma brilhante, agraciando a nós leitores com várias notas de rodapé que ajudam a nos situar melhor na história. Senhorita Mackenzie foi, sem dúvidas, uma das melhores leituras deste primeiro semestre de 2017... incrível como este livro conseguiu prender minha atenção de modo a não permitir que eu o largasse em pleno período de avaliações da faculdade. Recomendo bastante.

Talita Oliveira 06/04/2017

Um Livro Envolvente - Resenha: Senhorita Mackenzie, de Anthony Tropolle
Pelos padrões da sociedade a Senhorita Margaret Mackenzie é considerada uma solteirona sem perspectivas reais de matrimônio, no entanto quando após a morte de seu irmão descobre-se herdeira de uma grande fortuna, tais perspectivas foram alteradas significativamente.

Quote: “Sentia em seu coração e sabia através de seu discernimento que era uma boa mulher, honesta, generosa, cheia de amor e inteligente a seu modo.”

Decidida a usufruir a nova vida da melhor forma possível, Margaret muda-se para Littebath, uma cidade charmosa repleta de festas e agradáveis companhias. Em pouco tempo, deteve a atenção de três pretendentes, e embora se sentisse um pouco lisonjeada com os cortejos que - por dedicar a vida aos irmãos que infortunadamente vieram a falecer - nunca teve, algo lhe incomodava.

Quote: “Desde a morte do irmão, recebera três propostas de casamento, e achava que poderia haver uma quarta a caminho. Considerava tudo isso um desalento.”

Dúvidas levantadas quanto as reais intenções dos cavalheiros passaram a lhe causar uma extrema preocupação. Até que ponto o afeto demonstrado era verdadeiro? Estariam apenas interessados em sua mais recente fortuna?

Com sua sagacidade e inteligência admirável se pôs determinada a descobrir qual dos pretendentes lhe daria o devido amor, respeito e carinho. Entretanto, essa missão, se mostrou complicada ao descobrir que alguns cavalheiros além de apresentarem uma delicada situação financeira, passaram a agir de forma indecorosa.

Quote: “Começava a detestar sua fortuna, trouxera-lhe nada além de tribulações e desapontamentos.”

Os desapontamentos sofridos por Margaret são dolorosos e por seguidas vezes me recusei a acreditar que tais situações de fato ocorreram. Mas, o importante é que em determinado momento o “afeto fraternal reaparece e os afastamentos da vida são deixados para trás em antigas memórias.”

Senhorita Mackenzie, é a primeira obra de Anthony Tropolle que leio e digo que as expectativas foram plenamente supridas. Uma estória de leitura fluida, envolvente e contagiante.

site: https://www.facebook.com/quotesemimagem/