Reis & Imperadores

Reis & Imperadores Selene Blanchard (organizador)

Resenhas - Reis & Imperadores

Arca Literária 29/01/2016

Em parceria com a Darda Editora

site: http://www.arcaliteraria.com.br/reis-e-imperadores-org-selene-blanchard/

Quel 30/01/2016

Entre o amor e o poder...
Nessa obra encontramos uma coletânea de contos com uma temática diferente e bem interessante: grandes nomes da história mundial retratados de uma forma singular. Embora o livro apresente uma releitura dessas personalidades de um modo o qual nunca imaginado, o tema central de todos os quatro contos é o amor, seja ele vivido ou apenas desejado, um sentimento arrebatador que pode levar a glória ou a ruína daqueles que se permitem senti-lo.

Achei muito interessante a ideia da organizadora da coletânea em expor um pouco da sua envolvimento para com a temática, ela revela ser uma grande admiradora desses personagens históricos, reis e imperadores que ficaram conhecidos por seus feitos, e cujo a grande maioria das pessoas aprendera um pouco mais nas aulas de HISTÓRIA.

A obra ressalta acontecimentos fictícios envolvendo três diferentes personalidades: o imperador romano Júlio Cesar, nos contos 'Sobre os olhos de Júlio Cesar' e 'Baile de máscaras', o rei Nabucodonosor da Babilônia em 'O rei que virou bicho' e o rei da Inglaterra Henrique VIII em 'Sagaz, Sagacidade'.

Nos primeiros dois contos envolvendo é possível conhecermos um pouco da personalidade do imperador Júlio Cesar pela ótica de duas mulheres diferentes, sua esposa, a qual se sente rejeitada pelo poderoso marido que a humilha constantemente ao sair na companhia de prostitutas estrangeiras, e uma escrava que deseja intensamente estar nos braços do imperador e vê em um baile de máscaras a oportunidade de realizar seu sonho e cumprir seu destino.
Em ambos os contos o imperador é tratado como uma pessoa fria, perante afeto familiar, arrogante e egoísta.

"Julius. Por Marcus Julius Brutus, eu morreria mil vezes. E Caius Julius Cezar eu mataria. E todos conheceriam sua traição. Mil anos passarão e todos se lembrarão deles.Um Julius que levará o amor; o outro, minha maldição."
- Sobre os olhos de Júlio Cesar [Selene Blanchard]

Nos contos seguintes conhecemos a historia de Nabucodonosor, o rei que vivenciou uma provação terrível para tornar-se mais humilde e perceber que por mais poderoso que um rei possa ser, ninguém jamais se comparará ao imenso poder de Deus.
Assim como, as terríveis crueldades de um rei, Henrique VIII, que passou por cima da vontade do povo e da igreja para poder viver seus amores carnais e sofrer as consequências de seus atos e suas escolhas.

***

Todos os quatro contos presentes nessa obra possuem uma narrativa fluente e de simples entendimento, tornando-os perfeitos para uma leitura rápida.
A diagramação contribui para que a leitura siga esse ritmo mais dinâmico e prazeroso., mesmo eu não gostando muito de páginas com coloração branca, tal característica não prejudica o bom andamento da leitura.
A capa é outro fator que chama atenção do leitor, ou melhor...das leitoras, kkkkk, e se adéqua perfeitamente ao tema.

site: http://literaleitura2013.blogspot.com.br/2016/01/resenha-reis-imperadores.html

Neyara 11/02/2016

Capsula de Banca - capsuladebanca.blogspot.com.br
Antes de iniciar a resenha fiquei me questionando qual a figura histórica que me fascinava, podia responder o nome de alguma figurinha que lutou pela paz e pela igualdade, mas confesso que as histórias que sempre atiçaram a minha curiosidade são as relacionadas a golpes políticos, aqueles grupos que se articulavam para conseguir conquistar o poder, custe o que custar. Claro, tais atos não são louváveis, mas entender como tudo aconteceu e conhecer o seu desfecho é no mínimo fascinante.

A coletânea Reis & Imperadores tem a proposta de mostrar algumas personalidades históricas de forma singular, fugindo um pouco do que lemos nos livros de história e dando margem a nossa imaginação. São quatro contos regados de amor e ódio organizados pela blogueira Selene Blanchard - Blog Moda e Eu - que é apaixonada pelo imperador Júlio Cezar, o ditador romano que ficou conhecido pela transformação do Império e pela traição de Bruto.

O primeiro conto retrata o imperador como uma figura fria e narcisista, confiante de seu poder tem a certeza que todos estão em suas mãos, inclusive sua esposa que é humilhada constantemente por Júlio Cezar. Sobre os olhos de Júlio Cezar, de Selene Blanchard, mostra como algumas coisas passam desapercebidas por nossos olhos.

Baile de Máscaras, de S. S. Days, relata a paixão que uma das escravas de Júlio Cezar nutre pelo imperador, ser só mais um capricho dele não era o suficiente, ela queria mais e o baile iria ser o cenário ideal para colocar o seu plano em prática e ter o imperador em suas mãos.

O conto mais curtinho, mas que eu desejei que a Silvana Brito enchesse mil páginas com cada detalhe de O Rei Que Virou Bicho, a história fascinante do Rei Nabucodonosor que desafiou as leis de Deus e teve que se transformar, literalmente, para aprender a ser mais humilde e reconhecer a sua fragilidade. Só amor por esse conto, geeeente!

O último é da minha conterrânea [Fortaleza - CE] Tamires Branu - Blog INtocados - com o conto Sagaz, Sagacidade. Dessa vez nosso protagonista é o Imperador Henrique VIII que obcecado por um herdeiro corrompe a igreja em busca de apoio para trocar de esposa e assim continuar tentando ter um filho homem para sucede-lo, mas o inesperado acontece e as lágrimas lhe levam a loucura.

No geral os contos são bem interessantes, os enredos são redondinhos e de fácil leitura, o que me incomodou foi a diagramação, não existe um objeto gráfico que separe um conto do outro, se você só folhear parece que existe apenas um texto e não vários, senti falta dessa adequação ao estilo do livro e da foto da capa a época da temática, pelo menos eu busco fazer essa adequação quando diagramo os livros/fanzines. Apesar desse detalhe, os envolvidos estão de parabéns a qualidade do material está excelente e os textos envolventes.

site: http://capsuladebanca.blogspot.com.br/2016/02/livro-reis-imperadores-org-selene.html

Fernanda | @psiuvemler 08/04/2016

Alguns são apaixonantes. Outros, nem tanto...
Reis & Imperadores Contos Grandes Amores é uma obra que reúne, de forma espetacular, quatro contos sobre grandes nomes da história de uma maneira ou seria um ponto de vista? totalmente diferente do que aprendemos na escola ou estamos acostumados a ouvir. Temos a oportunidade de conhecer imagens como Júlio Cezar, Nabucodonosor e Henrique VIII em seus mais íntimos pensamentos. São ficções diversas, porém todas elas possuem em comum o sentimento de amor ou, em alguns casos, a completa falta dele.
Alguns contos chamaram mais a minha atenção que outros, mas todos possuem características próprias capazes de prender o leitor. Eu sempre gostei de enredos que nos trouxessem algo sobre fatos ou personalidades históricas, então realizar essa leitura, por mais que ela tenha sido breve, foi uma ótima experiência. Adorei a proposta dada pela organizadora da coletânea, que se reuniu com outras autoras e nos mostrou a sua paixão pelos reis e imperadores conhecidos por sua coragem, amor ou momentos de insanidade.
Nos quatro contos, escritos por Selene Blanchard, S. S. Days, Silvana Brito e Tamires Branu, conhecemos o líder militar e ditador absoluto no período do Império Romano, Júlio Cezar, nos contos Sobre os Olhos de Júlio Cezar e O Baile de Máscaras; o distinto monarca, rei da Babilônia, Nabucodonosor, no conto O Rei Que Virou Bicho; o rei da Inglaterra que também se tornou lorde e, mais tarde, rei da Irlanda , Henrique VIII, no conto Sagaz, Sagacidade. Cada autora explora os sentimentos destes distintos homens e das pessoas que os cercavam, podendo causar a nossa surpresa ou nossa raiva.
Nos dois primeiros conhecemos diferentes fatos por trás do assassinato de Júlio Cezar. Sobre os Olhos de Júlio Cezar, de Selene Blanchard, conta com a narração da imperatriz de Roma e esposa de Júlio, que se sente completamente menosprezada quando o rei a troca por prostitutas, a deixando sozinha com seus próprios pensamentos. Juntando-se a Brutus, ela conseguiu a vingança que tanto ansiava e viveu um amor arrebatador ao lado do assassino do rei. Já em O Baile de Máscaras, de S. S. Days, conhecemos Isabely, criada pessoal do rei Júlio Cezar, dona de cabelos negros como a noite, pele morena e lindos olhos verdes. Todos os dias a mulher sonhava estar nos braços de Cezar, porém o rótulo que o castelo lhe dara a impedia de conseguir isso. No entanto ela viu sua oportunidade no Baile Anual das Máscaras e alcançou seu desejo com uma nova identidade e uma atitude inesperada. Em ambos os contos ele é retratado como uma pessoa fria, distante e egoísta, nos fazendo acreditar que o assassinato foi bem justificado.
Em O Rei Que Virou Bicho, de Silvana Brito, a autora nos mostra a história apresentada na Bíblia, no livro de Daniel, sobre Nabucodonosor, o rei da Babilônia, famoso por suas conquistas. Aquele que ordenou a construção de uma estátua de ouro para que todos a adorassem, de repente, foi expulso de seu próprio castelo após se transformar em uma besta literalmente. Depois que seus pelos e cabelos cresceram como as penas de uma águia e suas unhas foram substituídas por garras, todos temeram e enojaram o seu comportamento ele jogava-se contra as paredes na tentativa de acabar com tudo aquilo e assim foi chamado de louco. Foi sentenciado a viver entre os animais selvagens, a comer capim como os bois e ficar sob o orvalho. Foi quando, conformado com sua situação, percebeu tudo o que estava ao seu redor: a grama verde e a água fresca que permitiam a sua sobrevivência. De lá ele tirou o entendimento de que, perante Deus, o Criador, o mais poderoso rei não era ninguém.
O último conto, Sagaz, Sagacidade, de Tamires Branu, foi o que mais me impactou. Conforme ia lendo, me sentia completamente surpresa com os fatos apresentados e fiquei mais horrorizada quando vi que tudo era real. Depois de trair descaradamente a atual rainha com sua dama de honra, Henrique VIII anunciou seu divórcio e, após isto, se casou com Ana. Quando Ana ficou grávida e Henrique descobriu que não receberia seu tão esperado herdeiro já que o que estava por vir era a princesa Elizabeth , saiu cortejando todas as moças que encontrava, porque seu real desejo era ter um sucessor. Depois disso, ações radicais do rei e grande agitação do povo marcaram a reforma política e social da Inglaterra.
Eu confesso que demorei muito para iniciar essa resenha, pois é a primeira vez que recebo para resenhar uma obra de contos. O fato de o livro possuir apenas 32 páginas também cooperou para que eu me sentisse um pouco perdida quando pensei em escrever. Mas quando fiquei decidida a trazer essa experiência para vocês, coloquei uma música e deixei as palavras fluírem. Foi uma leitura tão agradável e me proporcionou ótimos momentos que eu só tenho a agradecer a editora pela oportunidade.
A edição do livro é bem simples, com letra média e folha branca. Apesar de eu não gostar muito de realizar leitura em um exemplar com coloração branca, deixei esse fato de lado por um momento, pois isso em nada atrapalhou o bom aproveitamento dos contos. O trabalho feito na capa é apaixonante e representa muito bem o que cada uma das histórias quer passar. Os contos se iniciam sem grandes detalhes, com seu título e autora no topo da página. Mas, para finalizar, é uma leitura que eu recomendo, com certeza, para quem gosta de histórias curtas e temas históricos.

site: http://imperioimaginario.blogspot.com.br/2016/02/resenha-reis-imperadores-darda-editora.html