As lições do mestre

As lições do mestre Confúcio

Resenhas - As lições do mestre

Syuslyo 17/03/2024

O utópico Confúcio
Adorei a estética dessa edição, mesmo tendo lido com sono (eram 4 da manhã) não perdi uma palavra sequer dos ensinamentos, seja pode conta da forma dinâmica da tradução ou as letras em fontes garrafais que facilitaram minha leitura. Nunca li aforismos tão utópicos em relação à humanidade, mas Confúcio mostra ter sido provavelmente a pessoa mais amável e compreensiva de seu tempo.

legolas_ 31/10/2023

Historicamente falando, o confucionismo funciona perfeitamente bem; porém, hoje em dia algumas ideias podem ser vistas como ultrapassadas ou contraditórias.

Jessikelly0 13/06/2023

As lições do Mestre
Esse livro trata-se de um compilado de frases de Confúcio. O texto foi traduzido diretamente do mandarim. Como esses escritos possuem mais de 2 mil anos, eles foram ?sofrendo? algumas modificações com o passar do tempo e a compreensão também pode mudar de um tradutor para o outro.
Gostei da seleção que escolheram para incluir neste livro, embora seja uma leitura rápida, foi bastante reflexivo.

Mateus 27/12/2022

Confúcio é um filósofo chinês que influenciou absurdamente a filosofia e ética chinesa, durante um tempo ele foi perseguido por disponibilizar estudo aos mais pobres sem cobrar absolutamente nada, ou seja, foi perseguido simplesmente por ter boas ações (por ter atitudes verdadeiramente honoráveis). Este livro é um compilado de vários diálogos de Confúcio com seus discípulos, muitos deles não são de difícil interpretação, mas oq realmente vale nesse livro é sua moralidade, sua ética e sua filosofia que é realmente impressionante. Muitos diálogos são edificantes e algumas lições você pode usar diariamente, um livro muito bom para quem quer pegar algumas lições e conhecer a história desse grande filósofo chinês que foi Confúcio, uma pessoa simples, sábia e bastante sincera de sua época.

Giovanni.Ariel 30/05/2022

Nada demais
O livro é só um grande compilado de frases creditadas a Confúcio.
Algumas são interessantes, outras nada demais.
Não vale o tempo gasto pra se ler inteiro.

Porsani 21/03/2022

Reflexivo
Compilado de textos e pensamentos antigos de Confúcio. Ainda atuais, válidos e importantes para a sociedade. Pensamento humanístico, etico, moral que acredita que só e apenas por meio da educação e ensino, se consegue evoluir a sociedade e a qualidade de vida.

Orlando.Rodrigues 17/01/2022

Inspirador
Foi muito interessante saber mais sobre quem foi Confúcio e sobre sua filosofia. O estilo do livro torna mais agradável a leitura quando feita aos poucos e com espaçamentos de dias, nunca se sabe se a próxima passagem pode trazer algo que voce precise refletir.

Louro 27/12/2021

Filosofia Oriental
A grandeza das passagens de Confúcio, ao meu ver, encontra-se em 03 pilares: a visão oriental do pensamento ( estranha a leitores acostumados apenas a nossa visão ocidentalizada), a importância de Confúcio na sua estrutura social/política (assim como Aristóteles, possuía importância no desenvolvimento político da sua época através da sua função/trabalho) e a estranha familiaridade com a atualidade ( problemas e soluções que parecem ser recentes, mesmo tendo sido escrito a milhares de anos). Nesse panorama Confúcio traz ensinamentos e pensamentos que com certeza possibilitam uma visão diferente ao nosso dia-a-dia, assim como na resolução de problemas políticos que ainda nos assolam.

Ton 22/02/2021

Ensinamentos
As ideias de Confúcio não são as mais difíceis de se absorver. Mas, dependendo do período em que você está vivendo a interpretação pode ser diferente. É o tipo de livro que deve ser lido mais de uma vez.

ThamYasha 04/02/2021

Uma leitura rapidinha, tranquila mas ainda sim bem rica.
Além de diversão citações e ensinamentos do mestre, também conhecemos um pouco de sua história.

Leonardo 15/07/2020

Surpreendentemente agradável !
Confúcio que era filósofo e professor, dava muito valor a educação e a moral, suas obras hoje formam a base da sociedade e mentalidade Chinesa.
Esta obra é formada pelos analectos das principais lições passadas do pelo mestre a seus alunos.
Suas lições são em grande maioria sobre moral, ética e honestidade, ele dá um foco muito grande na importância do estudo para evolução do homem.
Indico fortemente este livro, pelas grandes lições e pela leitura leve e fluída que possui.

Início: 15-07-2020.
Conclusão: 15-07-2020.

ViagensdePapel 16/11/2016

Em Confúcio - As lições do mestre, obra traduzida diretamente do Chinês por André Bueno, conhecemos um pouco mais sobre a biografia e ensinamentos de um dos pensadores mais importantes da filosofia mundial, Confúcio (551-479 a.C). O livro, basicamente, apresenta de forma bem didática e muito fácil de compreender a ideologia do filósofo acerca de questões sociais, políticas e econômicas.

Na contramão de teóricos e pensadores da época, que propunham soluções para resolução de problemas sociais, Confúcio destacou-se por suas ideias humanizadas, que não tinham como foco as instituições administrativas, mas sim a população em geral.

Dentre outros ensinamentos, a publicação destaca que as ideologias e ensinamentos de Confúcio baseavam-se no pilar da educação como sendo a única forma de combater os problemas sociais. Para ele, uma população bem educada academicamente e moralmente aprende a valorizar sua cultura e costumes e tem uma conduta ética e moral. De acordo com Confúcio, os problemas vividos pela população chinesa na época, eram causados justamente pela falta de educação. E é seguindo esta linha de pensamento que o livro As Lições do Mestre é apresentado. É uma seleção do Lunyu, o texto básico da doutrina Confucionista.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2016/05/25/confucio-as-licoes-do-mestre-por-andre-bueno/

Naty__ 26/06/2016

Qual é o valor da sua honestidade? Quanto você vende a sua honra? Qual é o preço que você está disposto a receber para entregar a sua mente tranquila? São perguntas que a gente responde sem titubear. No entanto, num país como o Brasil, em que estamos rodeados de políticos corruptos e cobertos de incompetentes, é estranho acreditar que as respostas dessas perguntas são levadas a sério e consideradas lindas de serem ouvidas. Na teoria, sim; na prática, jamais!

É difícil mensurar quem é mais corrupto, no final das contas, se é o político que compra votos ou se é o cidadão que se vende. Pode-se perceber que seja lá quem for, abandona o povo, muitas vezes; explora as classes, principalmente as mais pobres, sem contar que há um abuso de poder e desrespeito aos honestos que votaram, mas foram enganados com um péssimo governo.

Parece até coincidência, mas a obra não fala do Brasil do século XXI, trata da China, da dinastia Zhou – período esse em que um dos maiores filósofos da história viveu, estamos falando de Confúcio. Para ele, a causa dos males nada mais é do que o reflexo da falta de educação. O autor acreditava que, para resolver os problemas, o homem deveria ser educado em dois tipos de estudo: Xue e o Zhi.

Ler este livro, na atual conjuntura, é impossível não refletir e não comparar com o nosso Brasil, com a vergonha que o povo brasileiro está passando. O trabalho estético é belíssimo, assim como a lição trazida por ele.

A obra é dividida em duas partes: na primeira temos uma apresentação da vida e obra de Confúcio; a segunda trata de uma seleção de alguns ensinamentos do grande mestre. Com essa coletânea, é possível aprendermos, repensarmos e valorizarmos muitas coisas que nem sempre nos atentamos.

O trabalho da Geração Editorial foi muito bem feito, a capa chamativa, a diagramação belíssima e revisão bem feita proporcionam uma leitura agradável e inesquecível. É possível ler o livro em poucos minutos, mas que ficarão marcados para sempre.

Quotes:
“O educado busca virtude, o ignorante busca terra. O educado busca justiça, o ignorante busca vantagem.”

“Retribua o bem com o bem e o mal com justiça.”

“Para governar um Estado, seja digno e honesto nos negócios, seja moderado nos gastos, ame a todos e só convoque o povo se for necessário.”

“As pessoas acham que os filhos são bons porque sustentam os pais. Isso é obrigação, não bondade. O mesmo se faz com cachorros e cavalos. Sem respeito, qual é a diferença?”.
“Não receie ser desconhecido, receie ser incompetente.”

“Quando vir alguém de valor, inspire-se nele. Quando vir um incompetente, pense em si mesmo.”

site: http://revelandosentimentos.blogspot.com.br/2016/04/resenha-as-licoes-do-mestre.html
Eduarda Rozemberg 03/10/2016minha estante
Nossa, só de ouvir falar de religião já me dá estresse, tive que fazer um trabalho enorme sobre no semestre passado hahaha. Lembro direitinho do outro grupo apresentando sobre confúcio, pelo jeito eles não conheciam esse livro :P

Lana Wesley 07/01/2017minha estante
O que me chamou a atenção nesse livro foi o fato de o autor tratar a educação como foco principal de certas dinastias, e da corrupção, e como concordo plenamente com essa teoria, acabei por ficar curiosa para saber como ela ira retratar esse fator dentro da trama. Espero gostar dessa leitura, irei incluir o livro na minha lista de desejados.

Marta 15/01/2017minha estante
Não conhecia esse livro, mas achei ele bem interessante!! Simplesmente amei o tema do livro!!
"Quando vir alguém de valor, inspire-se nele. Quando vir um incompetente, pense em si mesmo."
Beijoss

Roberta 18/01/2017minha estante
Eu gosto muito de ler livros que envolvam política. É interessante ler para conhecer mais sobre a cultura de outros povos. Pelos quotes da pra perceber que o autor se aprofunda bastante e trás o leitor para conhecer realmente sobre todas essas lições.

Angela Cunha 19/05/2020minha estante
Mesmo não sendo um tipo de leitura que eu faça com frequência, é um gênero necessário, ainda mais nesse caos que andamos vivendo aqui no nosso país ;/
Parece que termina dia, começa dia e as coisas só pioram.
Não conhecia o livro, mas se puder, já vou querer conferir sim!!!
Beijo

Clã 28/05/2016

Clã dos Livros - As lições do Mestre Confúcio
Confúcio, as lições do Mestre é uma coletânea dos ensinamentos do filósofo chinês que viveu entre 552 a 479 a.C.

Muito bem estruturado, o livro é organizado e traduzido por André Bueno.
Os ensinamentos de Confúcio são a base do modelo ideal para a sociedade. Seu caráter humanístico constitui-se nas premissas: estudar, evoluir e crescer.

O Mestre disse: “ quando vir alguém de valor, inspire-se nele. Quando vir um incompetente, pense em si mesmo”.
Confúcio foi um excelente professor. Como não deixou registros escritos toda sua obra foi difundida por seus discípulos.

Seus pensamentos e citações defendem a importância do estudo e do desenvolvimento de uma consciência coletiva para o bem da civilização. Reforça a educação não como acúmulo de conhecimento, mas essencial para a formação do caráter.

Zigong perguntou sobre o governo.

O Mestre disse: “ Fartura, segurança e confiança do povo”. Zingong perguntou: “ Tire a segurança”. Zigong perguntou: “ E se tirarmos duas?” O Mestre disse: “ Fartura. Todos morrem um dia. Se um governo tem a confiança do povo, ele pode tudo. Mas, sem essa confiança, ele não se mantém mesmo com segurança ou fartura”.
Para Confúcio o combate de toda corrupção e qualquer outra dificuldade social só seria possível se o homem se tornasse educado. Confúcio compreendia como educado todo indivíduo que possuía instrução e princípios morais.
O Mestre disse: “ O educado come sem exagero, mora em lugar simples, dedica-se ao trabalho, fala com cuidado e busca boas companhias. Uma pessoa assim gosta mesmo de aprender.
O Mestre disse: “ um educado exige de si, o ignorante, dos outros.”
O Mestre disse: “ Ponha-me junto de duas pessoas escolhidas ao acaso e, com certeza, vou poder aprender algo com elas. Vou imitar suas qualidade e vou me precaver de não ter os mesmos defeitos.
Ainda que seus ensinamentos tenham mais de 2.600 anos todos continuam muito atuais tanto no oriente como no ocidente. A leitura desta coletânea de citações e trechos de conversas entre Confúcio e seus discípulos traz ao leitor a possibilidade de muitas reflexões existencialistas.

Mestre Zeng disse: “Examino-me três vezes por dia. Sou leal para com os outros? Sou sincero com meus amigos? Pratiquei o que aprendi?”

Recomendo que leiam.

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2016/02/resenha-confucio-as-licoes-do-mestre.html

Três Leitoras 18/04/2016

Resenha: Confúcio
Hoje faremos uma resenha de um livro que não trata de um romance como de costume aqui no blog, mas que é tão interessante quanto, justamente por nos proporcionar a possibilidade de reflexão e aprendizado pessoal. É um livro curto e tranquilo para leitura, mas como ele nos faz avaliar pontos de nossa vida, aconselho que ele se torne um livro de cabeceira (como se tornou para mim) e que todos os dias você possa ler alguns ensinamentos.

O livro é dividido em duas partes, na primeira temos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre quem foi Confúcio e na segunda é onde encontraremos a seleção de ensinamentos.

Confúcio foi um pensador e filósofo chinês do Período das Primaveras e Outonos que viveu no período de 27 de agosto de 551 a.C. 479 a.C.

Continue lendo no link

site: http://www.tresleitoras.com.br/2016/02/resenha-confucio.html