História e Cultura Afro-Brasileira

História e Cultura Afro-Brasileira Regiane Augusto de Mattos

Resenhas - História e Cultura Afro-Brasileira

Aime 16/11/2022

Salvação
Precisava para uma pesquisa de última hora. Eu sei o que deve pensar, não é mais fácil pesquisar na Internet, com toda a certeza, mas a leitura de algo que tem dados e a reunião de tudo que era necessário é muito melhor.

GIZ 16/09/2022

Ótimo livro para docentes. Ele traz um panorama sobre a cultura afro brasileira, assim como diversos pormenores que não encontramos por aí. Ótima base para dar início a.esse tipo de estudo e também ideias do que podemos trabalhar com os alunos em sala de aula.

Bina 20/06/2022

Li, mas não sei se recomendo.
Cada um sabe o que quer ler. Iniciei esse livro super empolgada. Ele é uma leitura técnica, nem um pouco empolgante.
Agora sei de informações e histórias que não sabia, porém poderia ter tido acesso a elas de formas mais prazerosa.
Acredito que todo livro vale a pena, há de se tirar proveito de tudo.
Se for ler ele, te desejo perseverança!

Danny 01/03/2022

- O livro apresenta os reinos africanos antigos, como se organizavam, as maiores potências e suas tradições. Fala sobre como foi a chegada dos portugueses na África Ocidental, Oriental e Centro-Ocidental, como eles faziam negócios com os chefes e reis, como se deu o processo de invasão e busca por materiais preciosos, o envio de padres para a catequização dos nativos e o processo do intenso tráfico de escravos, tanto quanto para Portugal como também para América. E vem traçando uma linha até os tempos mais atuais; após apresentar a África, foca na escravidão e na rotina e condição de vida dos escravos trazidos para o Brasil, como eles eram classificados, como se davam as vendas e os meios que os escravos usavam para resistir ou tentar escapar das opressões e violências, apresenta também informações sobre alguns quilombos espalhados ao longo do país. E como a religiosidade e a música de origem africanas foram sendo incorporadas com o passar do tempo e passou a fazer parte da nossa cultura, falando um pouco sobre o samba e do movimento Hip-Hop.
- O livro traz mapas, citações de jornais da época, ou até mesmo recortes dos jornais. Tem a indicações de alguns filmes, se quiser assistir; no final de cada capítulo tem uma lista com as referências, caso queira se aprofundar mais sobre alguma parte do assunto, já que o livro é bem curto e fala sobre uma grande quantidade de assuntos, tudo acaba sendo bem breve, mas vale a pena a leitura.

@pricabral_br 21/01/2021

Organizado e conciso
Apesar de resumido, o livro traz exercícios e ricos dados bibliográficos que certamente me ajudarão em pesquisas futuras. Super recomendo!

Camila1856 10/08/2018

Didático
O livro é muito bom para iniciar os estudos sobre história da África e sobre a cultura afro-brasileira, pois é bem didático, explicando de forma resumida e clara uma região que é bastante complexa. Ainda traz exercícios e dicas de filmes, documentários etc. Recomendo para quem deseja iniciar os estudos no tema; até porque ele deixa mesmo esse "gostinho de quero mais", uma vontade de se aprofundar no assunto.

Camila1856 10/08/2018

Didático