Canto Geral

Canto Geral Pablo Neruda

Resenhas - Canto Geral

Negres 22/09/2023

A História da America do Sul detalhada de forma literária riquíssima através de um canto.
Esta obra prima de Neruda me abriu novos horizontes de conhecimentos da história da América do Sul, este lindo canto traz mostra conquistas de territórios na América do Sul por espanhóis e como foi o banho de sangue por conquistadores, cruéis, nefastos, covardes e sanguinários.

Neruda tem uma cultura de conhecimento de todo o território da América do Sul que impressiona, da natureza a personagens principais que compõe a história do continente, ele nos narra neste canto com informações importantíssimas.

Pablo Neruda neste livro também narra como foi sua fuga da Ditadura do Chile obtendo ajuda de pessoas que nem conhecia.

Gostei do livro, uma leitura que acresce conhecimento

Boa Leitura!!
Sinopse por Ricardo Maia 19/09/2023

fumarncama 27/04/2023

?Eu sou errante filho do que amo.?
A sensação que tive é que, entre as que eu li, essa é a obra mais profunda de Pablo Neruda. Aqui, ele parece ter conseguido colocar em ordem tudo o que tinha guardado na própria cabeça. Desde passeios aleatórios e boatos que havia ouvido, cartas saudosas, às vezes mórbidas, poemas calorosos de amor, as já conhecidas homenagens às paisagens naturais do continente americano e até linhas irônicas ou cheias de raiva motivadas por acontecimentos políticos. Pode não ser a obra mais fluída e de fácil leitura de Pablo Neruda, mas, pelo menos para mim, é uma das mais importantes.

Julhaodobem 09/02/2022

Um Poeta Político
Quando olhei um livro de 600 páginas de poemas o primeiro pensamento que tive foi "vou conseguir chegar até o final?". E logo depois de 40 páginas lidas percebi que Canto Geral era mais do que uma obra cheia de poemas, é uma carta de amor e um manifesto para um povo que sofreu décadas de violência por conta de países imperialistas que querem a todo custo serem os líderes do mundo. Escrito pelo poeta, diplomático e político Pablo Neruda, um homem chileno que viveu o pós Segunda Guerra Mundial na época onde o fascismo começou a ser implementado na América Latina contra o Comunismo. Canto geral provavelmente nunca chegaria em minhas mãos se fosse por vontade própria então ainda bem que ganhei este livro de um velho amigo e agradeço aqui para você meu velho por ter me dado este exemplar. Os poemas seguem uma linha Marginal da poesia, um tom dignamente chileno que me fez conhecer mais a palavra latino-americano e dando mais importância a esta palavra sem as críticas que até hoje tantas pessoas fazem, até a própria população Latina que nega ser Latino como a maioria dos brasileiros atualmente.

O contexto da época que Canto Geral foca com os poemas é mais longo do que se imagina, com o nascimento do Chile até a sua modernidade, mas o principal teor Poético em todo o livro são os povos Latino-americanos e suas ditaduras implementadas nos anos de 1960 com o auge da guerra fria e o famoso Plano Marshal, uma forma de negar e destruir qualquer influência socialista da União Soviética na época, por baixo da burocracia os Estados Unidos promoveu esse método para se tornar o país mais poderoso da América. Os exemplos estão claros, o golpe de 64 aqui no Brasil, a era Pinochet no Chile e várias outras crises políticas que existem até hoje por conta dos Estados Unidos aqui na América Latina como dar armas ou treinamento para grupos extremistas para derrubar o governo do país Latino. Canto geral sintetiza o povo latino-americano em poemas amorosos e militantes sem medo de citar empresas ou políticos da oposição, criticando diretamente o sistema Liberal da época que era comandado por países imperialistas e colocando o povo Latino em Foco enquanto crítica com coragem capitalistas amargamente, algo que nunca tinha lido em nenhum poema ou um poeta criticar sem receio diante das consequências tirando suas máscaras e mostrando a verdadeira face.

Neruda não esconde as suas raízes com o Partido Comunista em Canto Geral, em vários poemas fala abertamente da sua relação com o partido e seus pontos positivos e negativos em relação as pessoas dentro da casa. Também existe a sua admiração com a união das repúblicas socialistas soviéticas que é colocada da mesma forma que o lado capitalista coloca os Estados Unidos, como o Santo graal da era moderna e salvador do mundo derrotando os Nazistas. Percebe-se este teor romântico e político graças a linguagem de Pablo Neruda em conseguir poetizar com qualquer coisa que escreve como devagar sobre uma mulher ou jogar praga em um inimigo por meio de um poema de oito páginas poéticas tornando suas palavras Profundas e fáceis de compreender, o autor sabe como manusear a língua a seu favor tanto em discursos políticos como no papel, uma habilidade que conseguiu pois era um poeta e um político socialista.

É de se esperar que Canto Geral possua tantas características políticas em cada poema escrito por Pablo Neruda porque todo manuscrito foi feito durante seu exílio e fuga do Chile pós Segunda Guerra Mundial onde o Partido Comunista foi colocado na ilegalidade e todos os seus presentes cassados e presos pela polícia e o Exército. Assim Canto Geral se tornou para mim não apenas mais um livro de poemas mas na verdade uma grande carta do autor pelo seu amor pela arte e pela política que ele tanto lutava para combater para dar ao o povo uma melhoria de vida. Claro que por trás da arte o verdadeiro Pablo Neruda era um homem viciado em ler violência, amava ler e não tinha nenhum limite para fazer relações sexuais com qualquer mulher que encontrava mesmo casado mas a maneira que ele via a arte era tão desconexa da realidade vigente na época que acabei gostando da forma que ele pensava como seus admiradores em ver um homem que se jogava na arte de uma maneira tão livre e mortal que virava algo quase divino aos olhos do público. Desta forma mesmo que eu não concorde com algumas ideias do autor é inegável que como poeta ele é uma das maiores marcas que a América Latina construiu na história e Canto Geral é a síntese de quem foi o artista Pablo Neruda aos olhos dele mesmo.

david andriotto 20/11/2021

um grito, um canto
a princípio me assustei com a empreitada de ler as centenas de páginas deste livro épico, mas embarquei. não me arrependi em momento algum. a leitura prende no começo e te leva a observar o desenrolar até o fim.

para aqueles que não são especialistas em história da america espanhola (assim como eu), pode ser uma leitura cansativa.

algumas estrofes são marcantes, arrepiam.

Agnaldo 29/09/2021

A fuga trilhou seu caminho
Uma obra excepcional, gostei da forma poética como Neruda narrou suas viagens, do jeito como retratou um período tão conturbado da nossa história e foi muito interessante ver que mesmo em momentos ruins, tem pessoas dispostas a ajudar os que estão lutando por direitos ou ideais contrários ao imposto pelos militares autoritários. Foi uma leitura muito fluída e fascinante de se viver.

Siegfrito 15/04/2021

A memória das agonias da América Latina
?Entre os seres, como o ar vivo,
e da solidão acurralada
saio para a multidão dos combates
livre porque em minha mão vai a tua mão,
conquistando alegrias indomáveis.?

De todos os livros de poesia que me recordo de ter lido, nenhum foi tão profundo e tão cansativo quando esse. Não o classifico como cansativo por ser moroso ou chato, mas por que o ritmo dos poemas e a agonia do poeta, podem ser sentidas em cada verso de fuga, em cada declaração de amor ao Chile e aos outros países de América do Sul e em cada saudade declarada nas linhas de Canto Geral.

Escrito enquanto Neruda fugia do regime autoritário que vigorava em sua terra natal e do qual o poeta era ferrenho opositor, o livro é de uma dimensão quase indescritível. Pode-se tanto emocionar com os poemas numa leitura corrida, quando ouvir o som do mar e sentir o cheiro do deserto nas descrições detalhadas que os versos dão dos lugares por onde o escritor passou.

Os poemas e cartas versificadas dedicados aos amigos queridos de Neruda também são um show à parte, sem falar em sua convicção e seu ideal tão bem retratados e desenvolvidos ao longo da obra.

Completamente revolucionário, eu diria que Canto Geral é um livro perigoso. Se você ler a obra de cabeça aberta e quiser mesmo compreender sua mensagem, corre o risco profundo de ser arrebatado pelo ideal revolucionário de Neruda e também sofrerá de uma saudade profunda, mesmo que nunca tenha visitado o Chile.

Leia sem moderação.

Zuca 06/04/2021

Muito mais do que uma coleção antológica de poemas, Canto Geral é um épico enciclopédico; ou ainda mais, um tratado histórico-político sobre América Latina.

Neruda abusa da liberdade poética para ampliar ou diminuir o escopo do trabalho de forma a servir sua curadoria: desde a narração de um passado mítico coletivo imemorial (inclusive em escala geológica) até a de seu próprio testamento (inerentemente pessoal e comparativamente limitado temporalmente) – passando pelo registro meticuloso de personagens e fatos do seu tempo – o autor controla ponderadamente o que merece figurar como conteúdo de seu compêndio.

Lido em tempos atuais, Canto geral é um testemunho de uma época violenta, de incertezas quanto ao futuro, mas surpreendentemente mais simples: um tempo em que inimigos e aliados, opressores e oprimidos, santos e demônios ainda podiam ser retratados em filme preto-e-branco com a confiança romântica na solidez das ideologias – e também, de certa forma, com a inocência de uma esperança inquebrantável que chega a ser comovente.

site: https://sucintandoresenhas.blogspot.com/

Emanuell K. 11/12/2020

Livro interessante para conhecer a faceta política do poeta!

Delei Tonoli 28/11/2020

A política, o homem sensível em seu célebre clássico denuncia o sofrimento dos trabalhadores das minas

Mrs. Brócolis 04/02/2020

null
Canto Geral é um livro de poemas escrito por Pablo Neruda e publicado primeiramente no México, em 1950.

O Canto Geral consiste em quinze seções, 231 poemas e mais de quinze mil versos.

Biblioteca Álvaro Guerra 06/02/2019

Canto Geral é um livro de poemas escrito por Pablo Neruda e publicado primeiramente no México, em 1950. O Canto Geral consiste em quinze seções, 231 poemas e mais de quinze mil versos

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788528603958

Carlos 29/01/2019

Uma aventura em versos
O estilo em que o livro é escrito não é o meu preferido, pois tenho dificuldade com poemas, mas sou forçado a dizer que Neruda é incrível.
Ele consegue fazer com que voltemos a ler o mesmo poema diversas vezes e se emocionar em todas elas.
Nessa obra foi possível sentir a história da América, pude perceber o sangue e a morte que formaram o continente.
É o tipo de obra que desconstrói toda a porcaria que é ensinada nas escolas, pelos opressores.
A América foi saqueada, estuprada, espancada, torturada e quase morta e o livro conseguiu retratar tudo isso com perfeição.
Mas ele também consegue surpreender com as descrições do continente, de suas belezas.
No geral o livro é ótimo, além de leitura obrigatória.

Isotilia 20/12/2016

Leitura obrigatória
Leitura obrigatória para todo latino(a)-americano(a). Nos últimos anos, já produziram dois filmes sobre Neruda escrevendo este livro. O mais recente concorre ao Oscar de 2017. Para saber mais consulte o blog 500 livros.

site: http://500livros.blogspot.com/2016/12/recomendacao-de-leitura-para-as-ferias.html

Fran.Andrighetti 25/07/2016

Canto Geral - Pablo Neruda
É mais um belíssimo trabalho do Neruda.
O modo como e abordado e descrito o sofrimento e luta dos povos é denso, é complexo, é de chorar.
É aquele livro para a vida.
A escrita do Pablo Neruda é muito clara, impactante e emocionante.
Esse livro, em especial, ele me tocou de uma forma muito unica, eu me envolvi mesmo com a história, com cada verso escrito. Foi uma experiência maravilhosa!
Figueira de Meireles 12/06/2017minha estante
Adorei a resenha, cheia de paixão. Faço minha as suas palavras, demorei um pouco para começar a lê-lo, cheguei a começar e parei. Agora já estou terminando e nunca pensei que seria impactado desta maneira através deste livro!

Pinta 24/06/2015

O LIVRO DA AMERICA LATINA
É o melhor livro que já li na minha vida, denso, profundo, resgata o sofrimento histórico dos povos, a geologia das américas, os efeitos diversos da colonização, da vida, cor e aroma nessa nossa grande américa tudo em uma linguagem completamente geográfica e instintiva, em que só o grande Neruda desenvolveu ao longo da sua vida. (Sua poesia começou a destrinchar para esse caminho depois da trilogia de residencia na terra 1 e 2 e terceira residencia.)