Schopenhauer Educador

Schopenhauer Educador Friedrich Nietzsche

Resenhas - Schopenhauer Educador

Itallo Nardi 05/09/2023

Um prólogo à urgência de seu próprio sistema filosófico
Obra anterior ao desenvolvimento da maturidade filosófica de Nietzsche. Escancara a forte influência de Schopenhauer até então, em seu pensamento, ao mesmo tempo que defende um modelo de educação mais centrada nas potencialidades individuais.

Apesar do mérito da crítica, a obra parece pouco amadurecida e idealizada, ausente de um sistema de pensamento próprio, o que talvez justifique o fato deste livro ser tão pouco conhecido em comparação aos outros escritos por ele.

Pimentel 02/09/2021

Uma convocação para todos os educadores.
Nietzsche é sem dúvida um dos filósofos mais influentes em nossos tempos. Em Schopenhauer como educador, texto de juventude, o pensador expressa toda sua inconformação com a cultura alemã de sua época. Através da figura de Schopenhauer, Nietzsche traça o perfil daquilo que ele considera ser o verdadeiro educador: aquele que identifica os absurdos de sua época e que não se deixa levar pela mediocridade dos seus contemporâneos.

Schopenhauer como educador representa os primeiros movimentos de ataques que o filósofo direcionará as valores de sua época.

Fogaça 27/07/2021

Não sei fazer resenha de livro de filosofia, então vou deixar mais um comentário da impressão que tive ao longo da leitura. O livro é bem interessante pra se repensar como indivíduo e como a educação nós modificar de diferentes formas, eu gostei da leitura porque me fez sentir raiva por me ver descrita ali como um indivíduo meio merda, essa raiva me deu a vontade de mudar isso. Então acho que em parte o objetivo do livro teve resultado.

Alex 05/03/2021

O que é realmente a cultura para você?
Embora considere a escrita complicada demais para meu gosto pessoal, devo admitir que as críticas de Nietzsche me fizeram refletir sobre muitos aspectos da vida. Sempre me considerei um não-admirador da filosofia, mas, depois dessa leitura, isso com certeza mudou. A leitura acompanhada das aulas de Filosofia Geral de meu professor da universidade, Thiago Tranjan (que, aliás, é um dos tradutores do livro), tornou os conceitos mais compreensíveis e até mesmo mais prazerosos.

Luciano Luíz 21/02/2016

SCHOPENHAUER EDUCADOR de NIETZSCHE é um mergulho na mente obscura de um dos mais pessimistas filósofos alemães. Porém, seu pessimismo filosófico era a realidade. Aqui Nietzsche faz uma análise do caráter de Schopenhauer. E dessa forma vai além mais uma vez (assim como em outros livros) dissecando do quanto a faculdade não tem condições de formar filósofos. Pois a filosofia simplesmente não se ensina. E o que seus professores formam não passam de reles pessoas que pensam ser filósofas. Esse livreto é quase uma biografia filosofal acerca do alemão por outro alemão. Nietzsche vai destrinchando com profundidade o pensamento de Schop enquanto dá exemplos claros da verdadeira filosofia e seu papel na sociedade. Todo o orgulho que tantos possuem, e as diferenças entre filósofos e gênios além dos formados na vã filosofia acadêmica que beira ao ridículo. O texto nietzschiniano em alguns pontos se torna repetitivo, mas digestivo quando Niet se deixa levar e começa a amolar as estruturas de ensino. É uma leitura breve, mas que exige um bom pensar. Para quem curte filosofia é muito bom. E se já leu qualquer outro livro do autor, vai gostar.

Nota: 10

L. L. Santos