Guerra do Velho

Guerra do Velho John Scalzi

Resenhas - Guerra do Velho

Ella | @booksaquarius 05/07/2020

gostei mas com ressalvas;
esse ano estou tentando me aventurar mais por scifi para perder o medo e esse foi um dos livros mais recomendados, e posso dizer que entendo o porquê disso, ele é um livro bem "redondinho", bem estruturado e escrito, também não é difícil de entender se você é não entende nada de física como eu, mas a minha maior questão foi esse final que não gostei NADA e também dos comentários péssimos sobre corpos gordos no começo.

Saulo Gervásio 04/07/2020

Bom livro, mas...
Acho que o principal "problema" do livro não está nele em si. O próprio autor já declarou que se inspirou em "tropas estelares". A semelhança entre os dois livros é tamanha que me incomodou bastante, em algumas partes tive a impressão de estar lendo uma fanfic.

Yasmin.Latchuc 29/06/2020

Inovador e surpreendente
O livro a Guerra do Velho trás um tema que já foi muito abordado em várias obras, as viagens intergalácticas e o ser humano como explorador do universo. Entretanto o livro trás coisas únicas.

Trata de ciência a dilemas morais, com um desenvolvimento incrível dos personagens.

Michael.Santos 26/06/2020

Me surpreendeu!
Simplesmente um romance sci-fi de alto nível completo. Se você gosta de ficção científica este livro é leitura obrigatória!

Mayara Tocantins 21/06/2020

Para quem quer começar a ler ficção científica.
Guerra do Velho é um bom livro para quem quer começar a se aventurar pela ficção científica, o autor não perde muito tempo explicando a física das coisas, a gente entende tanto quanto o personagem principal (que narra a história) e como ele não é nenhum expert em física acabamos aceitando que as coisas são como são e ponto. É claro que existem alguns momentos que o autor explica uma ou outra coisa mas não é nada muito mirabolante.

Acabei dando três estrelas porque duas coisas me incomodaram bastante: a primeira foi que senti falta de um propósito maior para a história, algo que fizesse as 300 poucas páginas valerem a pena, mas pra mim esse momento nunca chegou. Como esse é o primeiro livro de uma série que (até agora) tem seis livros publicados, esse acaba sendo um livro apenas para nos apresentar o universo e desenhar um plot que aparentemente vai se arrastar pelos outros livros.

A segunda coisa que me incomodou foi o personagem principal, o John Perry, ser o estilo de personagem "duro de matar", não importa o que acontecer ele sempre vai se dar bem no final. Achei que essa escolha do autor tornou meio difícil de me importar com o Perry, porque no fim eu sabia que ele ia se safar e ainda ia ganhar uma promoção. Achei que desde o início as coisas acabaram sendo "fáceis" demais para ele.

Enfim, como eu disse é um livro muito bom para quem quer começar a ler ficção científica, o livro oferece um universo muito rico e por isso vou continuar com a série, mas espero que os personagens sejam mais bem desenvolvidos no próximo.

André Pimenta 21/06/2020

Uma boa história
Simples, objetiva e direta.
Um ótimo enredo para um filme.
Gostei desta história.

Israel.Berbigier 21/06/2020

Apaixonante
Pense em um livro de ficção cientifica extremamente bem escrito, objetivo e com um conteúdo riquíssimo.
Este livro é uma porta de entrada pra um universo cheio de possibilidades. Além de ser muito agradável e fluído de ler, é recheado de assuntos importantes e que são extremamente atuais, e que feliz ou infelizmente n vão deixar de ser atuais por muitos anos, é um livro que te diverte e que te toca, tem tiro porrada e bomba, mas tem ciência e reflexões. Além de tudo isso é entupido de referências, a literatura, cultura pop, quadrinhos, ciências e muito mais. Recomendo demais para quem ama ficção científica, fãs de tropas estelares e principalmente para quem quer um livro para ser sua porta de entrada na ficção cientifica.

Agnaldo Alexandre 21/06/2020

Ficção científica de primeira
Sou leitor de ficção científica a mais de 20 anos, e esse foi o primeiro dessa nova leva que me aventurei. O livro émuitp bem escrito, a leitura flui rapidamente, e gera curiosidade para os capítulos seguintes.

Gostei muito de como a história se desenrolou, porém, me incomodei um pouco como os senhores e senhoras de 75 anos se comportavam de forma adolescente lá pelos 20% do livro. Entendi como uma felicidade, até mesmo um estado de frenesi pela aventura, mas não me pareciam idosos em muitos momentos.

Mas muita coisa me agradou. A aventura de Perry pelos confins do universo segue com um misto de glórias, perdas e uma boa dose de risco. O que me desagradou foram os clichês batidos, talvez para agradar uma gama maior de leitores, o que não estraga a experiência.

Como sou físico, fico de olho nas explicações e justificativas científicas, claro, sempre relevando que em sua maioria é especulativo. Em algumas partes em que Scalzi tenta dar explicações das tecnologias, foi muito bem, aproveitando o que há de velho e novo nas teorias científicas, e até mesmo comprovações.

No geral, pretendo sim me aventurar nas continuações, pois descobri que além dos 3 livros já editadas pela Aleph, a saga segue com 6 livros. Não gosto desse tipo de saga, nas sendo de ficção científica bem escrita, vou embarcar nesta nave.

Robim 19/06/2020

Guerra do Velho
Que viagem meus amigos, livro sensacional, já me sinto órfão dele e pronto para a continuação. Favoritado!

Phelip 17/06/2020

Um livro de ficção militar. É visível a influência do Joe Hadelman na história, o protagonista se alista na força militar e perde todo o contato com o mundo. O autor até tenta trazer alguns questionamentos éticos e morais sobre a guerra, porém sem a devida profundidade. Como um livro para lazer é uma história excelente, fluida e interessante.

Mello 14/06/2020

São três em um
São três histórias da mesma pessoa. É ficção bem legal de humanos alterados na defesa pelo espaço. A primeira parte do livro é sobre o antes dessa luta, a segunda sobre as lutas e a terceira sobre as relações após entrar para a nova vida do exército intergaláctico.
Confesso que esperava um pouco mais do final, mas é uma história que vale a pena ler.

Blur @13lurmore 10/06/2020

Guerra espacial
O livro é muito bom para quem gosta de uma aventura espacial. Tem ação, ficção-científica e até mesmo um pouco de romance.
O autor tem uma escrita leve e um jeito descontraído de contar a história, o que ajuda muito a deixar a leitura rápida e agradável.
Gostei bastante desse livro e vou continuar a leitura da trilogia (Brigadas Fantasma e A Última Colônia). Recomendo!

Domenica Mendes 08/06/2020

Um bom começo pra uma ótima saga
Guerra do Velho é o primeiro livro de uma saga grande de livros ainda não totalmente traduzidos para o português e publicados no Brasil. A sinopse é o começo do próprio romance e mostra o móvel de intensidade da obra. John Perry nos compartilha sobre suas três vidas diferentes e coloca a guerra contra alienígenas (sim, a história de passa quando a raça humana já conhece outras formas de vida e pode viajar para além-Terra) com tamanha intensidade que dá pra sentir a força dos conflitos.
Foi uma deliciosa surpresa ler esse livro.
Quando encerrei, faltavam 105 páginas pra terminar e cheguei a dizer que demoraria alguns dias. Demorou 3 horas.
Ótimo livro! Me falaram que era bom, ele é ótimo! Recomendo :)

Bárbara Vitoriano 05/06/2020

Guerra do Velho - As Brigadas Fantasma - A Última Colônia
Ler a trilogia Guerra do Velho, por indicação de um amigo, foi sair maravilhosamente da zona de conforto. Não que eu não goste de ficção científica. Curto muito, principalmente filmes, mas não é bem meu gênero preferido, normalmente, acabo indo por outros caminhos.
Mas John Scalzi me conquistou tão rapidamente com sua escrita leve e sua narração com um brilhante senso de humor, que mesmo se tratando de uma história que eu sabia que poderia me levar para caminhos complicados, seria divertido. E foi muito além disso, foi extremamente emocionante também.

A história se passa em um futuro próximo, no qual os humanos são capazes de realizar viagens interestelares. O universo, entretanto, não é um ambiente amigável, pois diversas formas de vida disputam por meio das guerras os poucos planetas habitáveis. O peso de proteger a humanidade concentra-se nas mãos das Forças Coloniais de Defesa (FCD). Os membros desse exército são os únicos que conhecem o que acontece no espaço porém é preciso ter pelo menos 75 anos para se alistar e claro, é um caminho sem volta. O que acontece lá jamais chega ao conhecimento de quem ficou na Terra.

E conhecemos tudo isso por aos poucos. Scalzi encontra o timing certo de entregar cada valiosa informação. Cada mundo, cada máquina, viagem e espécie é descrita com uma precisão incrível.

Mesmo assim, mesmo falando de algo tão amplo, é na individualidade o foco do autor: Quem de fato somos? O que fazemos com as experiências que temos? E se fôssemos imortais, o que isso mudaria em nossas vidas? O que é ética quando se trata de proteger a raça humana? Prepare-se para muitas perguntas e excelentes reflexões.
Na sequência temos As Brigadas Fantasma, um assunto pouco esclarecido no primeiro livro e que nos é apresentado de um modo surpreendente no segundo. E para finalizar temos A última Colônia, título que me deu vários tipos de medo por tudo que eu já tinha lido nos primeiros, mas que me surpreendeu e até arrancou algumas lágrimas no final.

site: https://amzn.to/2XBAENT

Moises.Menezes 01/06/2020

Leitura Leve e Divertida
Guerra do Velho é um daqueles livros leves, para quem quer ler algo mais casual, o enredo em si é bem simples e direto ao ponto, mas não se deixe enganar, pois é um livro instigante e divertido do início ao fim, o protagonista John Perry é um daqueles personagens carismáticos que te fazem torcer por ele, nas diversas situações em que se envolve, e não são poucas as vezes em que ele precisa enfrentar diversas raças e sair em batalhas junto com seu esquadrão, as cenas de ação são bem descritas e te fazem ficar apreensivo o tempo todo, e isso foi o que mais gostei do livro. Recomendo muito a leitura!