Old Man

Old Man's War John Scalzi

Resenhas - Guerra do Velho

thaiqrz 19/04/2024

Legalzinho
Comecei lendo com muita expectativa, e eu gostei bastante da primeira parte da história, mas o meio acabou sendo um pouco lento, meio repetitivo e me deu uma preguiça de continuar, o final foi legal. Mas me irritava que sempre tudo dava certo pro personagem principal, parecia tudo meio óbvio, apesar de tudo isso, foi uma boa leitura, mas nada demais.

Gaby 08/04/2024

Ficção científica e muito sarcasmo
Guerra do Velho é um livro que estava na minha lista há tempos, mas que sempre postergava a leitura. Até que esse ano, por conta do Clube do Livro "de dois", o tema do mês escolhido foi anos 2000 e lá fomos nós nessa aventura.

Primeiramente, eu fui bastante surpreendida com o desenrolar da história. Fui sem expectativas nenhuma, mas também o que esperar de um idoso de 75 anos se alistando no exército?? Uma situação tão incomum na nossa sociedade. E o nosso protagonista é um idoso bem pra frente, viu? Isso torna a trama bem mais interessante (risos).

Guerra do velho é um livro de ficção científica que retrata muitas questões sociais, como por exemplo : o "descarte" de idosos ao atingirem certa idade e consequentemente a saúde mental deles; a constituição da personalidade e caráter do indivíduo; o que nos torna humanos; o que (hipoteticamente) nos diferencia de seres extraterrestres (caso eles existam), entre outras questões. Apesar da ficção, também há as relações interpessoais do protagonista, as quais são muito bonitas e despertam um acalento em nosso coração (assim como despertaram em Perry) em meio à toda esse cenário de guerra, mas eu ainda queria que não tivesse simplesmente matado alguns personagens que eu considerava importante e ter deixado outros não tão relevantes vivos.

Enfim, é leitura tranquila, divertida, com algumas explicações físicas e químicas não muito complexas. Recomendo para quem gosta de ação e muita ficção científica .

Breno289 07/04/2024

Uma inesperada ótima leitura
Sinceramente nem sabia do que se tratava Guerra Do Velho quando abri o livro (ou ebook) pela primeira vez, não tinha lido ficção científica até então e não esperava absolutamente NADA do livro, achei até certo ponto bem parado, mas em um momento a história se desenrola e entramos em um universo frio, perigoso e que está prestes a te matar. Personagens aqui simplesmente morrem, não importa se você gostava ou não deles, algo que ajuda a fortalecer a ideia de que o trabalho em que John Perry (nosso protagonista) se enfiou é de extremo perigo e que qualquer um está a mercê de morrer em um piscar de olhos. Na minha visão vale muito a pena a leitura, foi divertido, e trás questionamentos sobre o que é ser humano, ou o que torna alguém um monstro. Perry é colocado para fazer trabalhos sujos e em alguns casos cometer atos que faz ele questionar a própria humanidade.

Barb 05/04/2024

Minha terceira ficção científica do ano
E cá estou eu lendo mais ficção científica com alienígena. Eu queria comentar que achei o autor genial nas pesquisas dele pra escrever este livro, tem muita informação legal. Eu gostei bastante da escrita e da história, infelizmente só não consegui aproveitar tanto porque tive que intercalar com muitas outras leituras obrigatórias. Mas enfim, muito bom, leria as continuações.

coronetcity 04/04/2024

Uma ficção científica bem divertida, como uma sessão da tarde em forma de livro. Animada para continuar essa trilogia e descobrir como o John Scalzi vai desenvolver alguns aspectos da história que ele apresentou aqui.

jeffola 03/04/2024

O ok é bom.
Um livro legal pra passar o tempo, nada de muito "wooow it's him". De fácil leitura e pequeno. Poucos personagens são bem desenvolvidos e o protagonista do livro é uma espécie famosa de protagonista shonen. Enfim, recomendo pra pessoas entediadas e que gostam de bastante ação e ficção científica.
eduarda.2 03/04/2024minha estante
arrasou

Matheus656 31/03/2024

Uma leitura rápida e leve, sem pesar muito a mão na ficção científica. Tem um protagonista facilmente gostável, interessante e, por vezes, engraçado. Um romance também leve e que levanta certas questões sobre o ser humano e seu propósito.
Vale a pena a leitura.

Wolpim 20/03/2024

Definição de sci-fi ?feijão com arroz? maravilhoso! ???
Tem seus defeitos? Tem. Mas são poucos. Vão falar da falta de motivação - ele tem, mas pode ser vaga para muitos - do protagonista ou ausência - essa é talvez a que acho coerente explanar - de profundidade dos personagens, mas ainda assim, isso NÃO AFETA completamente o resultado final dessa leitura muito engraçada, que me remete a sensação de ?feijão com arroz? muito bem feito!

É aquela leitura gostosa, que vai te arrancar altas risadas devido o sarcasmo de velho rabugento do John Perry, junto com a ?Velharia?, que sim, você sente uma sinergia entre eles bem construída.

Para livro de estreia o John Scalzi entregou, sim, vou dar chances para Brigadas Fantasmas! ??

Elisio Rebouças 19/03/2024

Muitíssimo bom
Pra que gosta de sci-fi um prato cheio! A sinopse tá aí pra quem quiser ler. Mas o livro e muito bem escrito, explicações não hora certa, trama entrelaçada e te prende do início ao fim. Vale cada página lida, e claro, a gente quer mais! E tem mais! Então?

Próximo!

ffabriciooliveira 17/03/2024

Li pela primeira vez. Sem dúvida bem diferente de outros livros do gênero que já li. Gostei bastante, principalmente da segunda parte do livro, onde a história progride de uma forma mais acelerada. Esse primeiro livro me fez querer ler os demais dessa série, recomendo bastante a leitura.

Renata 17/03/2024

Incrível
Achei sensacional a premissa dos soldados terem 75 anos e o modo como solucionaram o problema da idade. Incrível! As batalhas e os alienígenas foram todos muito imersivos e descritivos? adoreiiiii