Guerra do Velho

Guerra do Velho John Scalzi

Resenhas - Guerra do Velho

John 05/06/2021

Nesse caso, eu me alistaria
Muito bom. O Scalzi escreve muito bem.
É fluido e os termos de ficção científica são facilmente explicados e ambientados.

Uma excelente porta de entrada para o gênero.
Cheio de ação e boa trama, apesar de algumas partes terem ficado com cara de "sessão da tarde".
A trama é muito bem construída, mas depende do livro seguinte para ser empolgante além de apenas um conflito espacial. A adição de tramas políticas envolvendo raças espaciais é bastante interessante e tem tudo para evoluir de maneira complexa nas sequências.

Recomendo. É um excelente alívio para se ler após livros mais "pesados".

Allan 07/07/2022

Começo espetacular, final mais ou menos.
Conceitos muito interessantes apresentados aqui. Começa de um jeito totalmente inesperado e vai só escalando.

Gosto bastante dos relacionamentos desenvolvidos entre os personagens, apesar de pouco tempo com todos juntos a irmandade criada por eles é bem bonitinha.

As batalhas são resolvidas de maneira bem rápida e mais com inteligência do que força. Mas não sei se o fim da história me puxou o suficiente para querer ler a sequência.

Luciano.Soares 17/08/2023

Que grata surpresa
Estava protelando a leitura deste livro faz quase 6 meses. Sempre achando que não seria uma boa experiência. Mas, felizmente, estava enganado.
Apesar do início ser um pouco lento, Scalzi desenvolve uma narrativa bem fluída e viciante.
Me lembrou um pouco de Tropas Estelares, mas sem tanto militarismo.
O futuro imaginado com seus detalhes tecnológicos é quase palpável.
E os personagens são construídos de maneira sólida onde há a preocupação genuína com o protagonista e seus semelhantes.
Ansioso para continuar essa aventura nos próximos livros.

Mariana - @escreve.mariana 29/02/2020

Sci-fi que discute questões éticas e morais, sem deixar de lado o humor [IG: @epifaniasliterarias_]
"No meu aniversário de 75 anos fiz duas coisas: visitei o túmulo da minha esposa, depois entrei para o exército. Visitar o túmulo de Kathy foi a menos dramática das duas".

Em uma era em que a humanidade já é capaz de realizar viagens interestelares, nos deparamos com a escassez de planetas habitáveis disponíveis e diversos alienígenas lutando por eles. Para se alistar nas Forças Coloniais de Defesa (FCD), defender a Terra e conquistar novos territórios, é necessário ter mais que 75 anos.

Assim tem início a trajetória de John Perry, um idoso que decide ingressar no exército. A partir da interação com outros recrutas, são expostos vários motivos que levam as pessoas a se alistarem, seja porque não estão prontas pra morrer; não querem envelhecer; ou a vida na Terra se tornou desinteressante após certa idade. Em sequência, entra uma das questões mais bem trabalhadas pelo autor, que é o etarismo, ou seja, a discriminação que consiste em tratar pessoas idosas como menos humanas. Isso porque são levantadas as razões para as FCD escolherem idosos para o alistamento, sendo a principal delas o fato de estarem no final de suas vidas e não terem nada a perder indo para uma guerra cujos propósitos, até então, são desconhecidos.

Outro ponto relevante é a maneira como os oficiais do exército justificam a guerra por colonização, como se fosse a única forma de sobrevivência da humanidade. No entanto, quando um dos soldados questiona se a diplomacia não seria uma melhor alternativa, lhe respondem que primeiramente é necessário ter poder para ser capaz de alterar o estado das coisas, o que explicita o condicionamento ao qual essas tropas são submetidas.

"Meu fuzil, sem mim, é inútil. Sem meu fuzil, eu sou inútil. Devo disparar meu fuzil com precisão. Devo atirar com mais firmeza que meu inimigo que está tentando me matar. Devo atirar antes que ele atire em mim. E vou".

Em relação às tecnologias de transporte e estratégias de defesa e batalha utilizadas pela União Colonial, estas são uma forma de demonstração de poder, uma vez que são escolhidas as mais caras, mais tecnologicamente complexas e mais politicamente intimidadoras. Porém, ao se depararem com uma raça alienígena que, ao mesmo tempo em que é adepta ao fanatismo religioso, possui uma tecnologia e um poder bélico anos-luz mais desenvolvidos, os seres humanos têm mais uma prova de que cada estratégia de batalha deve ser pensada de forma única.

Além disso, John Scalzi trouxe a discussão de que idade e experiência de vida não são sinônimos de sabedoria, como pode ser observado a partir das falas do recruta Leon Deak, as quais são permeadas por conceitos racistas, bem como este interpreta os escritos religiosos conforme lhe convém, de modo a justificar seu ponto de vista – o que é imediatamente contraposto pelos demais integrantes da conversa. Entretanto, embora o autor tenha realizado essa crítica de forma contundente, não me agradaram algumas passagens gordofóbicas da história, as quais poderiam ter sido evitadas.

Utilizando uma narrativa de tom sarcástico e descontraído, o autor decidiu inserir as informações e os elementos de ficção científica de forma sutil e natural, no decorrer da história, sem deixa-la maçante, de modo a prender o interesse do leitor nas diversas questões éticas, políticas e humanas, que possibilitam reflexões extremamente pertinentes, sendo a principal delas: o que nos torna humanos?

JoAo.Victor 23/05/2021

Muito bom esse livro tem uma história bem criativa e cheia de batalhas espaciais, daria um bom filme, Recomendo.

Thiago Araujo 13/01/2021

Uma vida, outra chance
Viver a vida e valorizar quem amamos, em suma é o que levamos daqui. Ao envelhecer a vida fica mais difícil, mas nem por isso podemos esquecer de quem esteve ao nosso lado. A verdadeira batalha sempre estará na cabeça.

Um Sci-fi raiz, sem enrolação, tudo que uma narrativa precisa pra te pegar pela mão e te levar pelas páginas.

Scalzi, já sou seu fã.

Que venha o próximo!

Mike Willian 06/10/2023

Uma boa saga de ficção cientifica
O problema da ficção cientifica as vezes, é criar um universo de fácil imersão para o leitor. É complicado explicar como funciona, porque, pra que, por quem, os nomes, entre outras questões. Sempre que começo um livro de ficção-cientifica (meu gênero favorito) eu tenho uma certa dificuldade de entender a proposta de inicio e sinto certa resistência em conseguir continuar, mas continuo mesmo assim.

Acontece que em guerra do velho eu não tive essa dificuldade. Além de ser muito bem narrado e construído, o autor não enche a cabeça do leitor com um monte de termos ou nomenclaturas absurdas... tem a parte teórica sim, tem algumas discussões e reflexões físicas e filosóficas que nem sempre é fácil de pegar, mas é um tipo de leitura que entrega dinamismo.

Além de tudo isso, a sucessão de acontecimentos é muito confortável e instigante. As informações são trazidas aos poucos, o que motiva a leitura, mas ao mesmo tempo no momento certo, o que não confunde o leitor ou deixa a história cheia de pontas soltas.

Eu não senti muito empenho na construção dos personagens. Não sei se só por causa de toda questão militar, mas todos parecem ter quase que as mesmas figuras, e isso me decepcionou um pouco. Mas ainda assim, me emocionei em alguns momentos com a maneira que o autor usou-as.

A Guerra do Velho é uma série de 6 livros, os outros 5 não estavam na minha meta de leitura, mas comecei o segundo hoje de qualquer forma. Super recomendo o trabalho do Scalzi e como observado anteriormente, lerei outras obras escritas por ele.
bardo 07/10/2023minha estante
Scalzi é um autor curioso, li vários dele e literalmente devorei, concordo com vc, ele sabe introduzir elementos sem entediar o leitor. A Aleph está publicando essa série aos poucos e pelo menos os três primeiros vale muito a pena ler. Eles publicaram tb dele Red Shirts que alguns torcem o nariz mas eu achei divertidíssimo, se vc curte Jornada na Estrelas vai sacar logo de cara a ironia do títtulo ;-)

Juan.Coelho 13/08/2023

A Guerra do Velho
Sempre me peguei contemplando a incerteza e vastidão do quão longe a humanidade poderia ir no futuro, e sempre me vislumbrei com livros que trazem esse enredo.
Eu me fascinei quando foram citadas outras raças, seres vivos, assim como nós humanos, que já viviam no espaço, já colonizavam planetas, lutavam guerra estelares, escravizaram outras raças, e algo que sempre me deixou pensativo sobre isso é onde a religião se encaixaria nisso tudo. O primeiro livro, claro, não é um universo estendido de forma detalhada, mas o autor passa características e conhecimentos sobre outros seres vivos estelares que buscam exatamente o que a humanidade busca no universo:
Sobrevivência.

O livro me entregou e me fez pensar mais a respeito de como ainda (infelizmente) estamos longe de alcançar as estrelas dessa forma (isso tudo em contraste da geopolítica atual). Mas é um livro completo, recomendo a leitura.
Silvia Cristina 13/08/2023minha estante
Adorei ler esse livro

Juan.Coelho 13/08/2023minha estante
Eu também gostei muito, recomendo para qualquer um que goste de ficção e leitura!

Poliana 29/06/2021

Uma grata surpresa
Comecei a ler o livro sem entender muito bem sobre o que ele seria e sem esperar a grata surpresa que ele foi.

Achei uma leitura muito fluída e muito tranquila de fazer.

Mii Lima 16/03/2021

Ruim
Não gostei do livro, comprei por causa de uma recomendação de uma amiga, e depois vi várias pessoas falando bem dele, aí pensei: será que eu tô lendo errado?? Pq eu achei tão ruim a ponto de nem conseguir chegar ao final????
Eu já tentei ler esse livro umas 4 vezes mas não dá, simplesmente não gostei, achei a narrativa fraca e não me envolve de forma alguma... fiquei muito decepcionada mas não consigo nem chegar na metade! Muito tedioso.
Juuhh 17/03/2021minha estante
já li e não gostei tb, pensava q tinha sido só eu kkkk

Myzlen1 17/01/2022

Guerra americana padrão
Ambientação - 5

Livro muito bem ambientado, um universo inteiro a ser explorado boas descrições e vários detalhes são fornecidos com variações de espécies e culturas, apesar de que tudo tem uma lupa muito humana, não acho que isso seja um problema na história.

Escrita - 3

Livro bem escrito, não tem grandes problemas de execução e roteiro, a escolha de palavras é boa, porém não é nada fluido, tem muitos trechos do desenvolvimento da história que foram de ninar, (2 parágrafos e a mimir) tem pontos altos e pontos baixos, mas por ser curto não inviabiliza nem tira o brilho da história.

Protagonista - 3

Típico herói americano, o bonzão, o único que pensa e age direito, mas em alguns momentos parece que não saiu da quinta série (sério!) falta muito carisma e identidade eu realmente não consegui me conectar com o cidadão, mas não dá para negar que carrega nas costas a história toda

Coadjuvante - 0,5

Tudo muito solto, alguns absolutamente desnecessários, muitos estereótipos e um deles chega a ser até de mal gosto (mais um gordo que é ou nojento ou idiota ou os dois, sério tá chato já de ver isso nos livros) no geral apesar de quase todo mundo tecnicamente ter a mente de um idoso ninguém parece ter a mentalidade de alguém com mais de 20 e a maioria sequer parece ter saído da quinta série, vergonha alheia total.

História - 3

A história é bem original, tem um conceito muito bom, porém peca um pouco na execução por conta do carisma dos personagens, falta um pouco de coerência no desenrolar da trama. Tudo é simplesmente excessivamente americano, me senti assistindo um filme de guerra padrão Hollywood, exército de um homem só, porém é de ficar na dúvida até onde é crítica até onde é cultural. Fora isso temos um lugar futurista, com toda a tecnologia médica ao dispor, capaz de resolver quase tudo desde que não seja algo relativo a mente pelo que entendi, porém, acompanhamento psicológico pra que? Ninguém liga! No mais uma história com potencial infinito e que espero ser melhor desenvolvida nos próximos títulos

Nota - 3

Tempo de leitura

[ ] Miojo
[ x ] Um filme
[ ] Uma série
[ ] Infinito

Compreensão

[ ] Dá para ler dormindo e entender tudo quando acordar
[ ] Dá pra ler enquanto assiste TV
[ x ] Requer atenção
[ ] Requer material de apoio
[ ] Só o autor entendeu (se pá)

Personagens

[ ] É um monólogo
[ ] Meia dúzia
[ x ] Uma penca
[ ] Enche um trem
[ ] Thanos temos um problema

Originalidade

[ ] Pode copiar só não faz igual
[ ] Inspirado ou seria homenagem?
[ ] Eu entendi a referência
[ x ] Original
[ ] Pessoas irão copiar isso daqui para frente
Jooy 18/01/2022minha estante
Livro com muito potencial não tão bem explorado é o que mais doi, né não?

Myzlen1 18/01/2022minha estante
Demais!

Jooy 19/01/2022minha estante

Rodrigo Digão 12/09/2023

Muito , muito bom, minha releitura, com certeza foi a escolha acertada, livro dinâmico, conceitos inteligentes, ação, aventuras e uma bela space opera,kkkk

Fui revisitar este universo com a iminência de sair a próxima trilogia, queria refrescar a memória.

Leitura fácil, visitante, um vira páginas.

Com certeza já iniciarei sua sequência

Yasmin.Latchuc 29/06/2020

Inovador e surpreendente
O livro a Guerra do Velho trás um tema que já foi muito abordado em várias obras, as viagens intergalácticas e o ser humano como explorador do universo. Entretanto o livro trás coisas únicas.

Trata de ciência a dilemas morais, com um desenvolvimento incrível dos personagens.

Gabriel.Chiquito 24/03/2021

QUE LIVRO MARAVILHOSO
Meu deeeeus, esse livro tem de tudo. Guerra, mortes tristes, romance, reflexões sobre a vida e muita ficção científica. E tudo isso com uma escrita muito fluida e dinâmica, sem falar que é muito engraçado em certas partes também. Há tempos não lia um livro tão bom, recebe 5 estrelas fácil.