Diário de Um Policial

Diário de Um Policial Diógenes Lucca

Resenhas - Diário de Um Policial

Cibele 27/02/2022

É um livro interessante, retrata o cotidiano de um policial negociador do GATE, pelo olhar desse mesmo polícial.

Fabiana 05/02/2022

5 estrelas
Excelentes casos de alta gravidade e grande conhecimento em que o tenente coronel Diógenes Lucca esteve a frente como negociador e membro da primeira turma do GATE.
Conta como foram suas experiências em casos em que uma palavra usada erroneamente poderia levar tudo a várias e várias covas.
A seriedade do trabalho do GATE e da PMESP, como tudo funciona, toda a esquematização que é necessária para que um movimento mínimo seja dado. Um livro rico e bem estruturado.
Não são apenas casos e histórias, é a explicação de como foram conduzidos esses casos e de que forma o tenente coronel Diogenes Lucca junto com o GATE e outras instituições policiais deram um desfecho plausível e bem sucedido a cada um.

Mirele.Silva 08/09/2017

=)
Bom saber um pouco mais do dia a dia de im tenente da PM em formação. Para quem não é da Corporação é de fácil entendimento.

Livroseliteratura 22/04/2017

Leitura recomendada
Desde que aprendi a ler, sempre fui fascinada por investigação. Romances policiais /suspenses estão definitivamente no topo da minha lista de queridinhos.

Assim, todo livro que retrata os bastidores da polícia me conquista facilmente.
_
Diário de um Policial retrata, de forma bastante fluida e eloquente, o cotidiano de um policial militar especialista em negociações com reféns.

Diógenes Lucca abre as portas da sua vida profissional, como também se desarma e coloca o seu coração em cada palavra.

Casos famosos são narrados na obra: rebeliões do PCC, a invasão ao Carandiru, o sequestro de Patrícia Abravanel com a subsequente invasão da residência do apresentador Silvio Santos, o sequestro do empresário Abílio Diniz, entre outros.

Além da escrita em si e dos relatos, duas coisas me fizeram amar ainda mais esse livro: a perspicácia do autor enquanto policial e o fato de ele deixar bem claro que a ideologia de esquerda sempre buscou financiamento no crime (ainda que hoje vários brasileiros considerem muitos criminosos como heróis). É, também, uma leitura que indico para quem lida com qualquer tipo de negociação no dia a dia, pois o livro traz ensinamentos preciosos.

Super recomendado!

Léo Ferreira 25/01/2017

Excelente livro
Muito bom ler histórias reais do dia a dia de um policial.

leitorDedicado 29/09/2016

Um excelente livro com boas histórias reais.

Tamara 17/06/2016

Adorei
Um dos meus gêneros favoritos são os livros biográficos e de memórias, e assim que descobri o lançamento deste pela editora Planeta fiquei extremamente curiosa e logo o adquiri e ele supriu todas as minhas expectativas. Esse é um livro curto, mas que em suas 208 páginas nos insere nos bastidores da polícia e nos faz sentir todas as emoções que Diógenes sentiu em cada uma das ocorrências que atendeu. Os capítulos curto só servem para dar um tom ainda mais frenético e apesar de ser um livro de memórias, cada capítulo se assemelha a uma crônica, sendo breves e conseguindo conquistar seus objetivos, que é informar aos leitores um pouco sobre cada ocorrência. Não encontrei absolutamente nenhum ponto negativo a destacar nessa obra, somente coisas boas, como poder conhecer mais a fundo pelo ponto de vista de um policial casos famosos como as rebeliões nos presídios e o sequestro de Silvio Santos, e essa é uma visão diferenciada e assim podemos conhecer o que o policial sentiu e o que ele viu. Diógenes também nos informa um pouco sobre as táticas da polícia, o fato de ter que enfrentar autoridades que querem se envolver no trabalho feito por seus subordinados, e como é trabalhar em equipe, pensando na proteção de todos e o cuidado que tomam em cada caso para que tudo acabe da melhor maneira possível.
É óbvio que nem sempre a polícia está certa e o próprio autor admite isso. EM várias ocasiões sabemos que os policiais se exaltam no cumprimento das suas funções e fazem mais do que deveriam, não respeitando as pessoas com quem lidam por elas serem criminosas ou ainda tomando alguma atitude impensada que leva a grandes tragédias. Mas também esse livro deixou claro que a polícia quer fazer o seu melhor na maioria das vezes, e que não se deve criticá-la por causa de alguns indivíduos que não fazem o que é certo.
Minha leitura foi em ebook e os vinte capítulos passaram muito rápido. Li em poucas horas e não encontrei erros. Ao final da obra eu apenas queria saber mais sobre Diógenes, seu grupo, seus casos e sobre a polícia.
Considero esse um livro muito esclarecedor e que ajuda a qualquer um a entender mais sobre a polícia brasileira, sua falta de recursos, seus avanços e suas dificuldades, recomendo para todos que gostam de livros de memórias e de aprender um pouco mais sobre essa profissão que está tão presente no nosso dia a dia e que nem sempre conhecemos a fundo.