Feia

Feia Constance Briscoe

Resenhas - Feia

nathzeira 20/03/2024

Esse livro é sensacional! Apesar de triste também é de superação. Impossível terminar ele e não sentir vontade de mudar a si mesmo e o mundo.

wileninha 22/02/2024

Leitura muito agonizante em diversos momentos e, por isso, não consegui engatar na historia, por me sentir desconfortável lendo os relatos da autora. é um bom livro mas tive que ler aos poucos. (fiquei com muito odio da mae dela meu deus que absurdoooo!)

Juh 14/12/2023

Reviravolta
Esse livro é chocante, assustador e em alguns momentos faz a gente se questionar sobre as atitudes do ser humano. É a história de uma menina que sofreu sua vida inteira na mão de sua família, principalmente de sua mãe.

vitoria.hellen. 07/12/2023

Livro emocionante... Amei essa leitura
Li o livro a alguns anos atrás quando ainda estava no ensino médio. Um dos que me fizeram apaixonar pela leitura. História emocionante e de muita inspiração ??

Rita de Cássia 04/12/2023

Eu só li porque valia nota para a escola, eu sinceramente achei os diálogos um pouco falsos, não que o que aconteceu não seja verdade, mas o livro se baseia em ela ter uma mãe horrível e no final nem mostra ela realmente formada...

Elisa 20/09/2023

Esse livro dói. Tanto por ser uma história real, quanto por saber que Constance não foi a primeira nem a última criança a sofrer nas mãos de pais e mães narcisistas. Revistar essa história foi muito bom porque tenho mais maturidade pra entender mais fundo a problemática de tudo, em contra partida senti ainda mais ódio pela progenitora de Constance. Senti nó na garganta por todas as vezes que a Constance era humilhada e agredida e ainda assim tentava de todas as formas dar orgulho para a "mãe". Esse livro serve de aviso e como recado de que nem toda mulher nasceu para ser mãe, para as pessoas pararem de romantizar a maternidade. Infelizmente existem pessoas que por mais que se compareçam à situação, serão omissas. É extremamente gratificante saber que o final da Constance foi feliz, que ela conseguiu realizar seus sonhos e sair daquela casa de tanto sofrimento, mas quantas crianças não tem o mesmo final que ela?

Duda França 03/09/2023

Resumo do livro Feia, de Constance Briscoe
? Olá meus Guardiões da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro Feia, de Constance Briscoe. É uma indicação de uma Guardiã da Leitura.

? Clare vive com sua família numa casa simples, seus pais são separados e Carmen, a sua mãe, é perturbada e não demorou pra encontrar outro homem. O seu pai biológico manda uma quantia de dinheiro apenas por obrigação. A garotinha tem que lidar desde cedo com gente estranha ao redor da casa, teve até um homem, suposto amigo da sua mãe, que assediou-a, mas ninguém tomou uma atitude contra ele. A vida triste continuou.

? Como se não bastasse, Carmen acha que Clare é o motivo de todas as desgraças em sua vida. Ao invés de procurar uma ajuda psiquiátrica, resolve bater na filha, puxar seus mamilos, torcer seus seios que ainda estão desenvolvendo, agarrar suas partes íntimas brutalmente, socar a cabeça dela, cortar seus pulsos e xingar, ofender bastante a criança diariamente e, como uma forma de esclarecer suas atitudes de monstro, fala que é pra garota aprender a não fazer xixi na "cama", pois ela era colocada pra dormir em trapos e restos de pano, enquanto os demais filhos dormiam nas camas mais fofas possíveis.

? Os anos passaram e o corpo de Clare transbordava de sequelas e cicatrizes, ela também tentou se matar diversas vezes. Mas algo motivou-a a seguir em frente: a sua professora, que hospedou-a em sua casa por alguns dias, com muita bondade e amor, mas voltou pra casa logo depois. Foi abandonada pela mãe e passou a viver na casa, no auge da sua pré-adolescência e se virando sozinha. Bom, ter obrigações cedo demais era melhor do que viver com aquela bruaca que ela chamava de mãe.

?Com quatro empregos e vivendo sozinha, arranjou um jeito de desenvolver ainda mais seus estudos, conseguiu passar em provas e vai fazer faculdade pra se tornar advogada. E foi aí que descobriu, também, que seu nome nunca foi Clare, e sim Constance Briscoe. Mesmo que tenha vivido uma infância sem amor, nunca desistiu de ter uma vida melhor, persistiu até alcançar o seu objetivo e relatou tudo no livro.

Bianca1771 18/07/2023

Até aonde vai a maldade do ser humano?
Terminei essa leitura com o coração na mão e um nó na garganta, é sem dúvidas um dos livros mais difíceis que li este ano.
A história de Constance, uma criança que passou por inúmeras violências, nos causa revolta e nos faz pensar em quantas crianças são vítimas de país narcisistas, em como as pessoas se tornam omissas ao sofrimento alheio.
A cada página era uma angústia diferente, que me fazia parar a leitura e respirar fundo para conseguir continuar? terminei o livro me perguntando o motivo de tanto ódio, de Carmen ser uma mulher amarga, de ter colocado tantos filhos no mundo se ela não conseguia ser uma mãe decente.
Me deu conforto ver que a Constance nunca desistiu de se tornar o que ela queria, que apesar de tanta dor o amor que ela tinha dentro de si impediu que a ruindade da mãe a corrompesse. É um livro pesado, mas extremamente necessário.

Ramon 04/07/2023

Atemporal.
Eu li esse livro há alguns anos e revisita-lo me pareceu pouco saudável. Reviver aquele nó na garganta de uma história tão bruta... É um livro de leitura atenta e muito, muito bom.

Bibi 04/07/2023

Sem palavras
Eu realmente não tenho o que falar. Tive que parar de ler esse livro várias vezes pq é uma história extremamente pesada, incrível como todo mundo se compadece, mas ninguém ajuda. Gostaria de ler mais sobre o grande futuro que a pequena constance seguiu. 5 estrelas pra sempre.

Starlice 01/07/2023

A Clare Briscoe é uma verdadeira guerreira. Perdão, Constança Briscoe.
Depois de tudo que essa menina passou, cada dificuldade pior que a outra, ela ainda trabalhava muito bem e tinha excelentes notas na escola.
Não acredito que possa existir uma pessoa tão horrível quanto a "mãe" dessa menina, convenhamos, ela não merece ser chamada de mãe.
Em cada capítulo tem algo que esse mostro faz com a Constance que faz o leitor morrer de raiva, pelo menos esse foi o meu caso.
Se você não tem psicológico pra ler esse livro, não leia, ou leia se quiser, eu não tenho e li de teimosa.

adrievianna 28/06/2023

?A única coisa que eu queria era uma mãe que me amasse?
A história relatada no livro é muito, muito triste e pesada. Logo nas primeiras páginas os relatos da Constance me causaram uma grande tristeza e, acima de tudo, repulsa. É difícil saber que uma criança sofreu tanto na mão de quem deveria protegê-la e dá-la amor.
Passei o livro todo com raiva da mãe dela e de todo o resto também (com excessão das pessoas que realmente a ajudaram), acho que não tem como não ficar. Foram anos de agressão física e verbal, sem absolutamente nenhum motivo (e mesmo que houvesse motivo, nada justifica agressão), vindos do absoluto nada.
Uma criança/adolescente não deveria passar por tudo que a Constance passou, mas fico feliz de saber que ela conseguiu realizar o sonho de ser barrister? apesar de ter visto o que aconteceu depois do lançamento do livro.

Hellen.vidas 28/06/2023

Se um dia eu perder a memória, esse livro vai ser a única coisa que eu vou me lembrar, nunca esqueço o calafrio e o pavor que eu sentia enquanto lia cada palavra desse livro!

Claudinha Arakaki 27/06/2023

Triste ?
Esse livro traz uma história muito comovente e triste de uma pessoa que nunca desistiu. Cada página foi um sofrimento para ler.