O Outro Lado

O Outro Lado Flávio Assunção

Resenhas - O Outro Lado

duda ð¤ 12/04/2024

"Por isso, nunca libertou uma criança."
Ok, vamos lá. Na trama, acompanhamos um serial killer que mata pessoas alegando que está mandando elas, que devem ser almas boas, para um plano espiritual onde apenas essas pessoas boas que ele "libertou" estão, lugar que ele chama de O Outro Lado. Com isso, acompanhamos Allan, o assassino, nessa jornada de "libertação", onde ele vai fazendo vítimas por todos os lugares que ele passa.

Na história, por mais que o protagonista seja o Allan, conhecemos também a vida de outras pessoas (que futuramente teriam alguma ligação com o Allan. Sim, é isso mesmo que está pensando). A cada capítulo, o ponto de vista muda para um dos personagens da história, e a forma como o autor faz isso é tão harmonioso. Além disso, a escrita dele é tão gostosa e satisfatória de ler que eu simplesmente queria mais, sabe? Talvez por isso eu não de 5 estrelas, porque eu senti que ele poderia desenvolver mais a trama que já é muito boa mesmo, mesmo que isso significasse tornar o livro maior do que ele já é. Mesmo assim, o livro é muito bom, e eu ficava fascinada a cada página que lia, e também bastante assustada com o quanto o livro é explícito em nos mostrar a mente do assassino. É realmente muito bom.

Sobre o assassino, eu queria destacar alguns pontos. O jeito que o autor escreve os pensamentos do Allan é brilhante. Ele é um assassino, logo, a forma de pensar dele é estranha, e ele tenta justificar que as pessoas que ele mata são almas boas demais para o mundo humano, e que isso que ele faz é um bem maior (por mais que isso signifique matar pessoas bemm próximas a ele #traumatizada ???). Achei brilhante a forma que tentamos entender o Allan, porque a lábia dele é muito boa, convence qualquer um que aquilo que ele faz é o certo. Confesso que fiquei chateada comigo porque eu estava quase do lado do assassino. Resumindo, o autor consegue escrever muito bem a mente de um psicopata, e percebemos que é ele quando começa um capítulo apenas pelo seu jeito egocêntrico e esquisito de ser.

Dito isso, encerro enaltecendo a escrita perfeita, a trama muito bem pensada e trabalhada que lemos aqui, com cenas realmente marcantes e angustiantes, como também uma leitura rápida e fácil, sendo um dos pontos altos desse obra. Recomendo, e muito!

Telma 27/03/2016

SENSACIONAL!!!!!
Queridos surtadinhos,

Esse foi o brasileirinho que mais gostei, até aqui, no ano de 2016!

O livro é espetacular!

Quem aqui sabe que um dos meus gêneros favoritos é o suspense psicológico, com serial killers? (quase todo mundo, né?)

Pois então... é realmente difícil encontrar uma história desse específico gênero que seja bem escrita e não exagere em clichês. Esse livro é a exceção! Merece ser lido!

Os personagens são extremamente bem construídos, como se estivéssemos mesmo fazendo uma viagem à mente de cada uma deles... e pudéssemos acessar sua personalidade, com tudo que a envolve.

O livro é dividido em três partes e cada uma delas tem capítulos curtinhos, que deixam a trama ritmada e acende cada vez mais o desejo de ver o que há nas próximas páginas.

Na sinopse vocês viram nosso personagem principal, Allan (the psycho - se não viram, please... leiam lá em cima, urgentemente.). É incrível ter raiva e pena de Allan ao mesmo tempo. Num primeiro momento, pensamos em alguém que mata, inclusive aos que ama, de maneira fria (aparentemente) e o condenamos. Pois bem... o personagem de Allan é tão bem construído que tem horas que sentimos vontade de colocá-lo no colo e ajudá-lo e, em outras tantas, mataríamos com requintes de crueldade (eu o matei várias vezes e sadicamente!).

Com determinação tal qual a de Allan, encontramos Melissa. A força dessa mulher e a maneira com que nos apegamos a ela, é incrível. Obstinada, teimosa, traumatizada, introspectiva e com vida social "zero"... apaixonante.

Outra construção que achei magnífica foi a de Derek, que vive aprisionado em sua cadeira de rodas esperando a morte chegar e revoltado com tudo e com todos. Além de termos a mente de Derek descortinada por Flávio, o que nos possibilita criar uma super empatia, esse personagem tem papel fundamental em toda a trama.

Veja alguns trechos que nos mostram como Allan pensa:

Allan acreditava que a vida neste mundo era uma espécia de prisão para os bons de espírito e de coração, mas que a liberdade e a felicidade plenas poderiam ser alcançadas através dele. Essa era a missão para a qual fora destinado. Se por Deus ou por alguma outra força, ainda não havia compreendido, embora aceitasse firmemente essa convicção sem questionar. p.22

(...) Quando a olhou nos olhos, ele viu a dor. Tocou a dor. Quase recebeu a dor. E também viu o medo. Medo dele. Aquilo, mais do que qualquer outra coisa, o decepcionou e o intrigou instantaneamente. p.87

Percebem?

A leitura é contagiante (não há vontade de parar) . Vilão e herói se revezam numa mesma pessoa. Só lendo pra saber o que digo.

Tô tão encantada que é difícil exprimir adequadamente em palavras (eu precisaria gritar muito pra traduzir o que sinto. #louca). Gostei tanto que "favoritei" no Skoob (tenho poucos livros em favoritos).

A maioria de vocês sabe que sou fã de Stephen King, Dean Koontz, Clive Barker, Richard Matheson e agora sou também fã de Flávio Assunção.

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/

Marselle Urman 29/02/2016

O outro lado é negro...
Esse é um suspense que segue os passos de um assassino muito bem intencionado. Numa idéia bastante original, o que motiva esse psicopata não são as comuns características físicas das vítimas, e sim seu próprio juízo de valor sobre a bondade dessas pessoas. Sendo polícia, juiz e executor, ele dá a suas vítimas a chance de conhecer o paraíso mais cedo, ou " o outro lado".
E o melhor de tudo, sem presunções metafísicas além dos sonhos de grandeza desse assassino sentimental.
Concentrado num pequeno núcleo de personagens de uma cidadezinha, o autor consegue dar o aprofundamento necessário a cada um dos personagens apesar de ser um livro tão curto.
E apesar de a ambientação realmente lembrar muito algumas obras do Dean Koontz ( como o próprio autor revela) e de se tratar de um suspense sem elementos sobrenaturais...devo dizer que esse livro é melhor que uma boa parte dos Koontz que já li.

SP, 29/02/2016

Andréa Bistafa 12/07/2016

O Outro Lado é um livro suspense/triller, que trás um serial killer perturbado psicologicamente (como normalmente são).

Allan acredita, desde criança, ser especial. Ele acredita ter o dom de selecionar as pessoas boas o suficiente para entrarem no céu, que ele chama de "o outro lado". Acreditando nisso, pensa que a terra é um local ruim e que sua missão é fazer a passagens dessas pessoas de bem o quanto antes, por isso ele viaja cidade após cidade tirando a vida de suas vítimas, previamente selecionadas.

Ao mesmo ritmo que conhecemos o íntimo de Allan temos a narrativa de Melissa, personagem que possui uma irmã muito querida em coma no hospital a seis anos. Um AVC tirou da vida de Melissa a essência da felicidade e ela carrega sozinha a esperança de ver a irmã acordar.

Como terceiro narrador, temos Derek, um jovem rapaz que perdeu as pernas e um dos braços em um terrível acidente de carro quando tinha apenas quatorze anos. Carrega uma amargura e um rancor egoísta que lhe roubou o prazer de viver, e espera, dia após dia, sua morte sem ter coragem de tirar a própria vida.

A vida desses três personagens irão se cruzar quando Allan chega a cidade de Melissa e Derek, descobrindo que a moça é uma pessoas de bem, e não merece passar por esse sofrimento.

Esse livro é muito mais do que eu esperava encontrar. Existe pontos de reflexão nele, que não foram usados de forma explícita, tornando a obra um daqueles livros que você fica ruminando quando termina. O autor escreve muito bem, de forma mais formal, da uma atmosfera sombria ao livro que já carrega uma trama densa, afinal, Allan não enxerga o mal que faz.

"Allan acredita que a vida neste mundo é uma especie de prisão para os bons de espirito e de coração, mas que a liberdade e a felicidade plenas poderiam ser alcançadas através dele."

Com a narrativa em terceira pessoa, focando diretamente em cada personagem em capítulos distintos, conseguimos ter visão clara da mente confusa e doentia do serial killer. Se por um momento você se concentrar na visão de Allan sobre sua crença e se esquecer que ele é um assassino frio, consegue até sentir compaixão, ele chega a transmitir uma aura de paz, chega a ser doce a forma como fala e como vive. Ele tem sutileza na maldade, ele sente prazer em sentir o coração de sua vítima parar de bater, pois no íntimo acredita que essa pessoa estará muito melhor do outro lado.
Contudo, não posso deixar de notar que existe uma redundância na narrativa de Allan, afirmando em demasia sua crença, porém como as demais personagens não são dessa forma, acredito que o autor quis mostrar com esse reforço continuo, a mente realmente doentia do mesmo.

"A questão é que amava aquela missão, e o amor o movia. Sabia que fora escolhido a dedo por uma força maior, aquem não devia decepcionar."

Como citei a cima, a narrativa é formal, as palavras são escritas de forma prazerosa, que particularmente aprecio muito, porém um vicio do escritor é a palavra jazia, e eu detesto essa palavra rs, por isso substituía em mente por outra durante a leitura, e precisei cometar com vocês, pq eu realmente implico com essa palavra rs

Quando toda a trama decorre para o desfecho, você consegue notar o que cada ação resultou no psicológico de cada personagem. E percebe que o egoismo existe até mesmo no ajudar o próximo. Esses detalhes me agradam muito, gosto de tramas que trabalham verdadeiramente esse lado das pessoas.
Esse livro trouxe uma grande reflexão para mim, principalmente pelo assassino ter um confiança tão grande no que fazia, e uma convicção que nós não temos naquilo que queremos, ele consegue sair ileso de todos os casos, pensando nos detalhes sem grande esforço, ressaltando momentos atrás de momento que possui sentidos aguçados, quando na verdade ele possui concentração e convicção suficiente para se sobressair.

"Dentre tantas qualidades, a persuasão era apenas mais uma que possuía"

Realmente, esse livro precisa ser lido, tem um potencial e uma escrita profissional de dar gosto.

"Ele sonhava com o dia que sua ida se concretizaria e encontraria todos aqueles que jaziam ansiosos pela sua chegada."

site: http://www.fundofalso.com/2016/07/resenha-o-outro-lado-flavio-assuncao.html

Cristiane 13/07/2016

Conhecemos Allan e Catarina, aparentemente um casal apaixonado curtindo seus momentos juntos como a maioria dos casais. Mas, Allan não é tão normal assim. Ele acredita que sua missão na terra é encontrar pessoas que tenham um bom coração e mandá-las para O Outro Lado.

E como Allan cumpre sua “missão”? Ele mata com as suas próprias mãos as pessoas que cruzam o seu caminho e que ele acredita serem os escolhidos para irem ao O Outro Lado, o que o torna um serial killer sem limites. Allan não gosta de usar armas, facas ou qualquer coisa do tipo e acredita um dia encontrar uma pessoa que vai compreender o que ele esta fazendo. Mas, esperto do jeito que é não dispensa andar com uma arma, para que equívocos não aconteçam.

Os dois namoram há mais ou menos um ano. Catarina é uma moça maravilhosa, com um coração bom, característica herdada dos pais que um tempo antes de os dois começarem a namorar, Allan fez a passagem dos dois para O Outro Lado. Foi a primeira vez que ele não conseguiu cumprir sua missão com rapidez. Amava demais a moça e só de pensar o que teria que fazer com ela, ficava um pouco triste, mas sabia que não podia se sentir assim. A voz que ele ouvia em sua cabeça, dizia que era o certo a se fazer, então seria feito.

“Era certo que planejara. Por muito tempo até, mas não imaginava que seria tão complicado e necessitaria tanta força. A vida de ambos melhoraria a partir dali, mas a ideia da concretização o enchia de pânico”

É então, que o momento mais esperado por ele enfim chega. Ele a pede em casamento e como Catarina o ama, ela aceita. Depois de aceitar o pedido, Allan faz a passagem da moça. Fiquei chocada! Mesmo depois de ter matado sua amada, ele sente como se tivesse feito a coisa certa, mas também se sente mal por ter que viver nessa existência sem a mulher da sua vida. Já havia passado por isso antes, quando fez a passagem de sua mãe para O Outro Lado. Allan não vê a hora de também deixar esse mundo para trás e reencontrar as pessoas maravilhosas que estão do Outro Lado.

Como recordação de sua amada, ele decide cortar a mão dela que em um dos dedos estava o anel que tinha acabado de dar a ela. E então para a minha surpresa, ele resolve levar a mão embora como se fosse um souvenir. Sua próxima parada seria Realejo, onde uma casa já o esperava. Allan é uma pessoa prevenida. Já havia planejado tudo antes, para que não houvesse problemas e seus planos dessem certo nessa nova cidade.

Conhecemos Melissa, uma moça que dedica sua vida para cuidar de sua irmã Eva que há seis anos está em coma, sem nenhuma melhora desde então. Mesmo depois de tanto tempo, Melissa não pensa de maneira nenhuma em desistir da vida da irmã, mesmo que sua mãe já tenha desistido, ela acredita que um dia sua irmã vai acordar e tirar essa oportunidade dela, não achava justo. Além de amar a irmã a ponto de abrir mão da sua vida, ela trabalha no Restaurante como chefe de cozinha, o que ajuda a pagar suas despesas e as da irmã. Seu chefe Washington, sempre tentava dar conselhos a ela, mas Melissa não dava ouvidos a ninguém. Achava que estava certa em manter sua irmã viva, mesmo que de forma precária. Além disso, cozinhando ela se lembra de Eva que era uma excelente cozinheira, e foi justamente cozinhando que tudo aconteceu.

“Pensar nisso seria uma violação moral de tudo aquilo em que acreditava. E acreditava simplesmente na fé e na esperança de que qualquer problema existente poderia ser resolvido. Chegaria o momento em que a sorte viraria para ela, sentia no seu íntimo. Mesmo que sentissem pena, mantinha-se firme e forte em seu desejo.”

Derek é um garoto que decidiu se isolar de tudo e de todos. Ele mora com os seus pais em Realejo. O que o fez tomar essa decisão de se isolar de tudo foi o acidente de carro que ele sofreu. Ele perdeu um braço e as duas pernas, portanto, dependia de próteses para andar e para substituir um de seus braços. O que o deixa mais frustrado é ter que aguentar os olhares das pessoas para ele, como se fosse um coitado. Para evitar esse tipo de situação, mesmo Realejo sendo uma cidade litorânea, ele fica o dia todo em casa observando os moradores através de seu telescópio.

As únicas pessoas que ele ainda tem contato é sua professora particular e sua terapeuta. Derek não suporta ter que fazer terapia, por esse motivo, na maioria das vezes fingia melhoras para ver se a moça decidia que ele não precisava mais fazer consultas. Até que certo dia, através de seu telescópio, uma cena curiosa chama sua atenção. Um homem que ele nunca tinha visto na cidade, parece jogar algo parecido com uma mão no riacho da cidade. Derek fica intrigado e decide prestar mais a atenção naquele homem.

“- Eu andei pensando sobre isso. Acho que teria o prazer em saber quem é o assassino e não fazer nada a respeito.”

Nesse momento você começa a imaginar mil coisas sobre os personagens. Será que eles vão se encontrar? Será que Allan vai continuar matando pessoas inocentes achando que isso é certo? Eu fiquei bem surpresa com as interligações que o autor fez. Uma coisa que eu fiquei intrigada foram as habilidades que o autor descreve do serial killer, como por exemplo, uma excelente audição, o que é horrível para qualquer pessoa que quer fugir. Allan é capaz de ouvir qualquer coisa, por menor que seja o barulho.

Allan não tinha medo de nada. Sempre fazia as coisas com tranquilidade e frieza, o que dava muita emoção nas cenas em que ele entrava em ação. Outra coisa muito presente nele era sua determinação, mesmo vendo as pessoas resistindo à morte, ele estava convencido que fazer a passagem da pessoa era a coisa certa e não desistia até concluir a missão.

“A questão é que amava aquela missão, e o amor o movia. Sabia que fora escolhido a dedo por uma força maior, a quem não deveria decepcionar.”

Outra coisa que destaca ainda mais o personagem Allan, é como ele consegue fazer com que as pessoas gostem dele de primeira e ganha a confiança delas com muita facilidade. Dessa forma, com sua desenvoltura, acaba conseguindo informações preciosas sobre suas possíveis vítimas.

Gostei bastante da história, mesmo eu não sendo fã de livros que tenham serial killers, esse livro me surpreendeu e me prendeu até o final. Consegui ler bem rápido. Os capítulos são pequenos e a forma que o autor escreve te deixa empolgado para continuar lendo.

site: http://www.sugestoesdelivros.com/2016/07/resenha-o-outro-lado.html#.V4Y7AvkrJdh
Julita 14/07/2016minha estante
Oi Cristiane. Bela resenha. Só sugiro que você marque a caixa spoiler, pois no seu texto você cita dois momentos que, apesar de ser no início, são grandes surpresas. Ao menos nas duas coisas que você citou foi chocante pra mim e não acharia legal saber antes, hahahaha.

Cristiane 15/08/2016minha estante
Oiii Julita! Eu não considerei spoiler rs
Acontece nas primeiras páginas, mas tudo bem. ;)
Beijos

Karina 07/10/2016

O OUTRO LADO - Flávio Assunção
Flávio Assunção é o mais novo parceiro do Blog Casa de Livro.
Formado em jornalismo, o jovem autor atua no ramo da comunicação. E faz a sua estreia no ramo literário. Agradecemos por fazer parte dessa jornada, e por sermos apresentados à uma obra tão especial.
"O Outro Lado" é um livro polêmico e magnífico. O autor nos leva para passear pela mente de um psicopata. Mas as revelações são inimagináveis.
A obra nos apresenta três personagens distintos, nos contando a história de cada um deles de forma paralela. Três pessoas que não possuem ligações umas com as outras, mas que se juntarão para lutar entre a vida e a morte.
Derek é um garoto de apenas treze anos.
Certo dia, em um passeio ao lado de seu tio, sofreu um acidente. A consequência deste fatídico dia, é que o garoto perdeu as duas pernas e um braço.
Por sorte sua família tinha condições de lhe oferecer o minimo de conforto em sua condição. Mas Derek estava longe de aceitar o que tinha lhe acontecido.
Virou um garoto amargo.
Recluso em sua própria casa.
Não tinha contato com o mundo exterior.
Não tinha contato com pessoas.
Desejava apenas a morte.
Seu único divertimento era observar as pessoas da cidade pelo seu telescópio.
Melissa também vivia em seu próprio mundo privado. Filha adotiva de uma família tradicional, era cercada de amor e mimos.
Quando chegou em sua casa, para fazer parte daquela família, se deparou com uma irmã mais velha amorosa, confiante e forte.
Identificou em Eva todas as qualidades que desejava para si mesma.
Eram melhores amigas, Eva era sua heroína.
Porém o mundo de Melissa desmoronou, quando por um mal súbito, Eva entrou em estado de coma.
Melissa nunca abandonou sua irmã.
Nunca desistiu dela.
Hoje vive literalmente por ela.
Desistiu de sua vida, amigos, namoros, festas.
Há seis anos Melissa se dedica exclusivamente à Eva, movida pelo seu amor incondicional.
Mas nosso personagem mais enigmático é Allan.
Allan sempre foi um garoto amoroso, educado e inteligente.
Sua mãe o amava incondicionalmente e acreditava que o futuro de seu filho seria brilhante.
Mas com o passar dos anos, por algum transtorno psicológico, Allan acreditava de forma irrefutável que havia nascido para cumprir uma missão.
Acreditava que uma poderosa força, talvez Deus, havia lhe concedido o dom de reconhecer indivíduos de coração puro, pensamentos bons e atitudes corretas.
Acreditava em um lugar imaginário, O Outro Lado, onde essas pessoas iriam se encontrar e viver em paz após sua passagem.
Passagem essa que Allan deveria realizar com suas próprias mãos.
Essa era sua missão.
Cada vez mais confiante e aperfeiçoado no que fazia, tornou-se um matador exemplar.
O serial Killer rodava de cidade em cidade, matando as pessoas que considerava serem boas de coração.
Promovendo assim, a passagem desses seres.
Agora encontra-se na cidade de realejo. Mais um local onde sua missão é esperada.
Estuda os habitantes.
Procura saber suas histórias.
E mantendo-se o mais invisível possível escolhe suas presas.
Sem saber que esta sendo observado por Derek, completa algumas passagens antes ir encontrar-se com Melissa.
O amor que une as irmãs o impulsiona e o excita de forma única.
Precisa completar a passagem de ambas e deixar esse amor viver livre do Outro Lado.
Mas Melissa é forte, muito mais do que ele poderia imaginar.
A trama nos leva para acontecimentos arrepiantes.
O que acontecerá com Allan?
Ele completará sua missão?
Uma obra espetacular que todos devem ler.
Casa de Livro Recomenda.

Então me forcei a gritar: Acredita!
E aguardar se for preciso
Pois existe tempo para milagres até o tempo se esgotar
E o tempo... O tempo é infinito.

Titulo: O Outro Lado
Autor: Flávio Assunção
Ano: 2015
Editora: Lura
Páginas: 221

Boa Leitura
Casa de Livro
Karina Belo.

Além de inteligente, meticuloso, detentor de conhecimentos além dos meros mortais, Allan possuía uma intuição extremamente aguçada. De repente, teve certeza de que receberia algo de bom a partir daquele mero acaso. Ou seria destino?

Mais do que um homem com uma expressão que conhecia muito bem, já que o vira no restaurante havia alguns dias, percebeu em seu semblante a insanidade e, acima de tudo, alguém decidido e determinado a conseguir o que queria. E não saber de imediato o que ele queria, era o que mais a deixava temerosa.

Mas o tremor que perpassou seu corpo era real, assim como um princípio de pânico. Era um medo incomum, surreal. Ainda mais para ele, que durante vários anos não se importou com a vida. E agora estava ali, no mesmo ambiente de algo tão maligno que sua única reação era buscar sobreviver.

Não houve dor. Apenas uma sensação de sufocamento e um desejo imenso de dormir. E foi nessa perspectiva que foi dominado pelo cansaço crescente, mas sem retirar nem Sir John, nem sua mãe, nem Catarina de seu pensamento.

site: www.casadelivro.com.br

Renato Thomaz 25/12/2023

Podia ser bom, mas não é
Esse livro tinha uma premissa tão boa! Não consigo entender como essa estória passou de algo intrigante para piegas.
Acho que a escrita tentou ser muito "estilizada", não combina em nada com o tom do livro. O autor foi muito repetitivo em diversos aspectos (demorou pra caramba falando da mão pra no fim isso nem sequer importar para a história como um todo). Tratou o antagonista como um ser até "sobrehumano" o cara "ouve até o cair de um alfinete", tem agilidade militar, boa apontaria/destreza com armas e no fim... Né?! Como pode? Ruim demais, estou decepcionado.

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 26/04/2018

O Outro Lado
Recebi da Lura Editorial, o livro “O Outro Lado” livro do Flávio Assunção, e desde seu lançamento fiquei curioso, por isso, sem mais demora, vamos a resenha:

Nele, somos apresentados ao Alan, de 32 anos, bonito, que leva uma vida bem tranquila e que desde pequeno acredita ser especial. Atualmente com sua namorada vive tranquilo até a leva para uma clareira em uma floresta, ele a pede em noivado e, com certeza ela aceita. Ao colocar o anel em seu dedo, ela o abraça e ele murmura “eu preciso…” É nesta hora que ele a mantém abraçado junto ao corpo e mesmo que ela tentasse se desvencilhar dele, não consegue pois ele vai apertando ainda mais sobre seu corpo até que ela sufoque e morre.

Neste momento entendemos que ele é um serial killer e acredita ter nascido com o dom de reconhecer pessoas boas o suficiente para entrarem no céu, outro plano, ou coisas do gênero, ou seja, “o outro lado”. E com essa ideologia, acredita que tem a missão de fazer a “passagem” dessas pessoas de bem.

Em sua teoria de vida, Allan acredita que a vida neste mundo impuro para aqueles que tem bom coração e que fazem o bem, e para que possa ter felicidade, tranquilidade e felicidade, devem partir para “O Outro Lado”, através de sua forma de transportá-las para o lado de lá. É perceptível que as ações de Allan, não são corretas, mas nós sentimos que o cara está até que certo, só que não! Sua mente doentia e confusa o faz praticar tais atos com amor e compaixão, e para ele era sua missão e, fora escolhido para tal.

Por outro lado, conhecemos o Derek, um adolescente revoltado com tudo e com todos que vive aprisionado em uma cadeira de rodas após sofrer um grave acidente, que sem um braço e uma perna só pensa em morrer logo. Também somos apresentados à Melissa, uma mulher workaholic, no qual sua ideologia de vida é apena cuidar da irmã em coma a seis anos.

Com todo esse panorama, o livro prende a atenção do leitor a ponto de não largar até que chegue aos desfecho, pois o thriller psicológico nos faz ficar amarrados, eu por exemplo, li em um único dia! A narrativa de Flávio é fluída e muito leve a ponto de pensar que não se trata de um serial killer, mas é o poder psicológico que move o leitor a ficar vidrado nas páginas, que por sinal tem uma diagramação impecável, mesmo sendo de páginas brancas.

O desfecho é espetacular – não poderia ser melhor –, e já quero conhecer outras obras do Flávio Assunção, pois sua escrita realmente é convidativa! Super indicado!

site: http://bit.ly/Outro-Lado

Julita 29/12/2016

Aterrador e belo
Hoje tive o prazer de terminar um dos livros que mais me tocou o coração nos últimos anos: "O Outro Lado", do escritor Flávio Assunção, a quem descobri casualmente ao passar as páginas de um jornal aqui da minha cidade. Quero então destacar os pontos cruciais que me fizeram amar esta obra.

'O Outro Lado' narra a história de um psicopata que acredita ter a missão de libertar as pessoas da existência em que vivemos para uma espécie de paraíso particular, criado por sua própria mente. Seria lá onde todas essas pessoas formariam uma sociedade plena de amor e bondade. Então o assassino, que se chama Allan, percorre cidades em busca de pessoas ideais para cumprir esse propósito; ao mesmo tempo, outros dois personagens amarram a história para se interligar no futuro: uma mulher que abdicou de todas as formas de prazer da vida para cuidar da irmã em coma e um adolescente deficiente que desistiu de viver e agora só espera a morte chegar.

Os capítulos são normalmente intercalados entre esses três personagens, mostrando suas ações, cotidiano e, principalmente, seus pensamentos. E é esse o triunfo de 'O Outro Lado'. O autor consegue com muita criatividade e percepção colocar o leitor na mente de cada um deles, o que em dado momento sentimos todas as suas angústias e confrontações internas. Claro, que quando passamos ao ponto de vista do assassino, o sentimento é ainda maior, pois Flávio criou uma personalidade única, que consegue ser aterradora e bela ao mesmo tempo. Por mais que Allan cometa suas atrocidades, o autor consegue, a partir do assassino, justificá-las de uma forma incrível. Não no sentido de aceitarmos o que ele faz, mas de entender que não é mera maldade e sim o sonho e a esperança de algo maior. A partir do assassino também passamos a refletir de uma outra forma sobre a vida que vivemos. Avaliamos com cuidado nossas transgressões, nossos excessos, nossos problemas sociais, nossos egoísmos. É incrível como o autor consegue utilizar de um psicopata para nos dar uma lição de moral.

É importante frisar que O Outro Lado não é um livro policial e muito menos um livro sobre morte. A morte está presente em todos os momentos, claro, não dá pra esperar menos de um livro que contém um serial killer, mas ela também se encontra de forma poética, longe do modo grosseiro e sanguinolento de outros livros do gênero. Igualmente necessário informar que não é um livro que vai ter grandes viradas na história. É um livro que segue um caminho linear, mas cujo propósito era exatamente esse. O foco, aqui, é nos deliciarmos com os personagens até o momento exato em que a ação e a tensão começam, e aí entra mais um grande momento do livro, quando o autor consegue deixar as coisas num ritmo avassalador.

É isso, meus amigos, 'O Outro Lado' é um livro intrigante, ágil e, acima de tudo original. Com ele perdi muito do meu preconceito com autores nacionais (eu sei, existem tantos que escrevem incrivelmente bem) e agora estou ansiosa para acompanhar os próximos trabalhos de Flávio Assunção. Não adicionei esse livro como favorito por acaso e isso aconteceu principalmente pelo turbilhão de sensações que consegui com esse livro (até chorei no final, e isso é raro). Então indico sem medo!!!