Almanaque do Cinema

Almanaque do Cinema Érico Borgo

Resenhas - Almanaque do Cinema

Laurasp 26/10/2021

Certamente, a indústria do cinema tem um grande histórico de machismo, mas isso precisa ser desconstruído e não exaltado.

Esse livro teve um viés machista, tanto por uma sessão com ?machonas do cinema?, quanto associando o sucesso feminino apenas por características físicas (além de ter dito que Meryl Streep era uma exceção por não se enquadrar nos padrões de beleza).

Esperava: um livro sobre o cinema e sua história.
Recebi: um livro machista.

Lameq 11/10/2021

Até que foi bem informativo, mas essa sessão sobre machões do cinema foi bem machista e entre outros momentos. Depois de 1 hora fica meio fadigante, mas acho que deve ser por ser um almanaque.

Tábata Kotowiski 10/02/2011

O site Omelete, um dos maiores no Brasil sobre cinema, em uma parceria com a Ediouro, lançou um dos almanaques sobre cinema mais legais que já vi! A começar pela capa, que além da foto da linda cena do filme ET, é cheia de mini ovos, símbolo do Omelete, transparentes, que só dá pra ver virando o livro contra a luz. E abrindo o livro é uma surpresa atrás da outra. A introdução é escrita no mesmo formato e letra da abertura do filme Star Wars, a contracapa é uma foto cheinha de tickets de cinema, e por aí vai. Sem falar nas frases famosas do cinema que estão no rodapé de cada uma das 320 páginas do Almanaque.

O livro começa com a história do cinema em ordem cronológica e por décadas, intercalando sempre que necessário, entre a história do cinema mundial e a do Brasil. Depois, tem um breve resumo do surgimento dos principais estúdios cinematográficos, como Warner Bros, 20th Century, entre outros. Daí vem as listas, polêmicas mas sempre interessante, de melhores filmes, melhores diretores, melhores atores e atrizes… e segue com os personagens mais importantes, algumas bizarrices e curiosidades, os principais prêmios do cinema, bilheterias, os maiores orçamentos, as maiores arrecadações… Tudo regado a fotografias de tirar o fôlego. Tem fotos de posteres, algumas fotos das principais cenas de filmes mundialmente famosas, fotos de famosos. Tudo muito lindo e nostálgico. Deu um apertinho no coração ver fotos da minha época favorita do cinema, os anos 80…

Para quem é fã da sétima arte, Almanaque do Cinema é item obrigatório para se ter. De preferência, ao lado da coleção de DVDs.

;)

site: randomicidades.wordpress.com/

Laura Buu 02/12/2009

LEIAM!
Se você gosta da sétima arte deve considerar este livro. Guia bem humorado e prático sobre o cinema. Diversão garantida.