Grau 26 Anthony E. Zuiker

Resenhas - Grau 26

E. Dantas 14/01/2010

HOLLYWOOD É ALI...
Entrei no sebo pra comprar uma biografia do Marlon Brando e sai de lá com o "grau 26" novinho em folha. Só o "grau", sem "Brando". Tudo bem.
Este sebo tem a vantagem de pertencer a uma loja que fica em cima dele, daí os livros novos, que estão na vitrine por 50 pratas, acabam parando também no sebo por 20. Aquele esquema de cópias-que-não-podem-ser-vendidas-com-o-anúncio-riscado-com-pilot. Mas isso é outra estória.

Comprei porque achei que esse lance de ler um livro interativo seria uma experiência bacana. E se eu tivesse raciocinado um pouco antes, eu saberia que não, não era uma experiência tão bacana assim.

Isso porque o ramo literário não arriscaria baixar suas vendas apenas para pessoas que tivessem dinheiro pra comprar o livro; internet banda larga pra carregar os vídeos e saco para se cadastrar no site oficial.
É mais fácil criar qualque coisinha que logo no capítulo seguinte você fica sabendo sem precisar visitar o computador. Este é só o primeiro ponto.

Porém, e a seca de assistir a um videozinho e ver os personagens em carne e osso seguindo a estória que esta ali escrita? Bate né? Eu sei.
Depois do terceiro vídeo você esquece isso. Até porque vai dar de cara com um assassino tão fantasioso, com movimentos tão forçados que é mais legal imagina-lo como quiser. A propósito, não é por isso que preferimos livros? Escalar o próprio elenco? Ter um dedo na criação de tudo, pelo menos na nossa própria cabeça?

Resumindo, para "Grau 26" - Um livro interativo, a nota é zero. Ou melhor, 1, pelo trabalho que deve ter dado.

Ainda sobre a forma, o livro é escrito em capítulos pequenos, de no máximo quatro páginas, precedidos de figuras, e os espaçamentos em branco tradicionais entre eles. ( o que me levou a crer que este livro, escrito de maneira direta, teria umas 200 páginas no máximo)

Mas, olhem só, em meio aos socos no fígado e chutes nos rins que estou dando nesse Judas, algo salva!

Sim, o que mais importa quando o assunto é livro, o que salva é exatamente a alma de um livro. A estória.

Nada de surpresas, inovações, tramóias e lendas perdidas. Estou falando do mais puro e fiel roteiro de filmes B de Hollywood. Não os do "Domingo Maior" com seus Van Dammes e afins, e sim os da Band com seus...bem...aqueles atores dublados que você nunca soube nem saberá se Deus quiser.

Mas o bicho é bom! Tá lá o agente que desistiu da caçada após o fracasso e foi se exilar em praia paradisíaca em uma nova vida; o general durão gente boa ex-chefe cobrado pela volta do héroi; gente morrendo com muito, muito, muito sangue e violência e um assassino esquisitão com movimentos animalescos e tiradas-que-não-se-pensa-normalmente-em-momentos-anormais. Isso sem falar que a nova mulher do Héroi está grávida e ele tem dois cachorros...

Preciso dizer algo mais?

É divertido, é bacana e o ritmo é alucinante.

Vale! ( desconectado, na piscina, praia ou até mesmo no 422 a caminho do Centro da cidade.)

Beijos e inté!

Maxie 15/03/2010minha estante
Concordo com você. Eu teria gostado muito mais do livro se não tivesse visto os vídeos.

Kassia103 08/10/2011minha estante
Confesso que adorei os vídeos. Isso pq minha imaginação não é lá essas coisas... Então, eu jamais teria imaginado um assassino daquele jeito. Pra mim é nota máxima em todos os quesitos.

Laíne 30/09/2012minha estante
Curti muito a forma com que vc colocou as coisas, tua escrita é boa, rapaz! Quanto aos vídeos, achei-os plenamente desnecessários, pelo menos no momento que lia o livro foram. Minha internet era discada o que viabilizava sequer tentar carregar os vídeos. Tal como vc disse, não precisamos dos vídeos para criarmos nossas próprias descrições e/ou imaginar as cenas. Curti bastante o jogo, que fazia com meus amigos no intervalo das aulas, bom tempo!

Marselle Urman 25/12/2013minha estante
Vi só um vídeo. Depois me poupei deles. Mas achei o livro lastimável. Pode ser que como filme ele "cole", afinal, Hollywood é ali. Como "romance", decepção...

Fernanda 07/01/2023minha estante
aonde vcs conseguiram ver os vídeos?

Nih 28/01/2022

Enfadonho !!!
A verdade é que eu não sei se gostei ou não do livro. O andamento dele no começo é um pouco lento, mas melhora um pouco conforme você vai lendo. Contudo, não me senti conectada ao enredo nem aos personagens. O que mais me incomodou foi o fato de intercalar as tramas, pois, no meio da história aparecia um capítulo diferente que quebrava um pouco do ritmo da trama, isso acabou tornando a leitura mais lenta. Enfim, o livro não me impactou, não recomendo !!

Méia 15/02/2010

Só para quem tem estomago.
O livro é surpreendente. Mas é preciso ter uma certa coragem, por se tratar de uma ficção, ele chega a dar um certo grau de medo real. Pela primeira vez, em anos de leitura, um livro de ficção me tirou o sono por três noites. Nem as cenas que se encontram no site grau 26, é tão cruel e real quanto as descritas no livro. Imaginar um bebê sendo assado vivo no forno, foi a cena mais leve comparada as outras, pra quem leu o livro, viu que as cenas do site, não é tão chocante quanto as cenas imaginadas, descrita pelo autor. Eu recomendo, mas para leitores escolhidos a dedo.

Lunna.Santanna 03/07/2020

Simplesmente incrível
Uma obra prima se assim posso chamar, o primeiro livro de serial killer que eu já li e sinceramente foi impressionante como me fez ficar grudada na leitura, geralmente os assassinos, torturadores etc do mundo são classificados de grau 1 a grau 25, os piores da história não chegam a grau 23, mas para esse personagem foi atribuído um novo grau... A leitura é de revirar o estômago, você se sente mal lendo algumas partes pois é muita perversidade, você sente medo, como se o personagem fosse sair de dentro do seu armário da cozinha, o final é simplesmente incrível, com um gosto enorme de quero mais, simplesmente amei, 5 estrelas é pouco.

Amy 30/07/2020

Esqueça a dor. É apenas um sinal de advertência...
Além de um texto que prende a atenção com boa fluidez, ele e repleto de ação do começo ao fim, já que e um thriller policial, com suspense e ação.
Uma caçada eletrizante atrás de um psicopata quase sobre-humano. Porem tem que ter um pouco de estômago forte pois a maioria dos crimes e descrito com sangue frio e riqueza de detalhes sórdidos.

Marselle Urman 25/12/2013

Apesar no nome pomposo "Romance digital interativo", esse volume não é nada disso. A interatividade digital se resume a umas besteiras na internet, majoritariamente assistir filminhos. Só uma tentativa idiota de criar um novo conceito. Romance? Não. Thriller, um roteiro praticamente pronto pra algo como um filme de CSI. Com cenas absolutamente dispensáveis num livro e que só fazem algum (pouco) sentido na tela. Com buracos imensos.

O tão louvado assassino "grau 26" que eu apelidei de Squirrel ( corruptela que tem muito mais a ver com ele) é raso, o leitor começa e termina o livro sem saber quem ele é, o que o motiva, sem entendê-lo minimamente. Além do que o sujeito é onipresente, onisciente e onipotente ( como ele consegue fazer as coisas é sempre muito mal explicado!)
O dito "secretário de Defesa" é um personagem patético. Primeiro, se atribui de poderes que não existem na hierarquia de nenhum governo no mundo, o tipo da invenção de yankees obcecados por E.T.s e teorias de conspiração. Depois, ele é uma mocinha histérica e descontrolada, sem a menor competência para exercer seu cargo, e acaba virando um vilão paralelo numa tentativa triste de dar mais "ritmo" ao livro.

Será que esses caras tem uma noção do grau em que plagiaram Will Graham, personagem do Thomas Harris? Espero que sim...

Enfim, esse livro é um amendoim embrulhado em uma montanha de papel de bala e querendo se passar por Ferrero Rocher!
Samantha 13/02/2017minha estante
comecei a ler faz dois dias e estou com essa mesma sensação. tivemos tantas coisas boas no CSI pra ter um livro tão morno quanto esse. Acabei de terminar um outro, de nome Uni duni tê, que deu de 10 a zero neste livro chato. Já to na duvida se vou ler os outros livros da trilogia.

Cau :) 05/05/2019minha estante
Achei que só eu estava pensando assim...rs É como se menosprezassem nossa inteligência. O cara pode tudo, faz tudo, está em todos os lugares, anda com aquela roupa ridícula de forma ridícula por todo canto e ninguém vê nada. Como o próprio livro fala, ele tem masmorras em vários lugares do mundo. Onde arranja dinheiro? Chega a ser bizarro..kkkk Mas a história prende. Prende tanto que dá raiva..rs

Taty 27/09/2023

Grau 26
Grau 26 é um livro particularmente diferente. Temos um vilão tão pesado que foi necessário criar um novo grau de psicopatia. O cara nunca deixa um rastro, ele é mega inteligente, ele age há mais de anos e anos sem ser pego. De outro lado, temos um anti herói, que já perdeu tudo na vida e depois de quase pegar o assassino se retira do caso e da polícia. E passa por anos tentando se recuperar de tudo. Mas devido a alguns acontecimentos ele foi “convidado” a voltar ao caso para capturar o assassino. E quando eu disse “convidado” eu me refiro a aqueles convites que o poderoso chefão fazia... as propostas irrecusáveis! Hahaha O diferencial desse livro é que a cada X capítulos possuem uns vídeos para você ir acompanhando o livro “ao vivo”. É bem legal. Como o livro é “antigo” os links não estão mais disponíveis, mas no youtube você consegue encontrar todos. Eu recomendo esse livro!

Maxie 09/03/2010

Uma ideia infeliz
Os autores deste livro tiveram a brilhante idéia de criar um livro interativo. A cada capítulo você recebe um código que destrava um vídeo na internet que complementa a história contada no livro. Só que, infelizmente, enquanto a ideia foi fantástica, a execução foi péssima. O livro teria causado um impacto bem maior sem os vídeos.

O tema do livro é bem simples, os assassinos são classificados em níveis que iam do 1 ao 25, em ordem crescente de crueldade e tipo de crime. Um dia surge um assassino serial tão terrível que para ele foi criado um novo nível, o 26, que dá título ao livro. E as descrições dos crimes cometidos pelo assassino fazem jus à esta classificação.

Tudo seria perfeito se não fosse a forma pela qual o assassino é retratado nos vídeos na internet. Ao invés de usar um ator, os autores e produtores optaram por usar um contorcionista para representar o assassino. O resultado é um vilão cheio de trejeitos esquisitos, que tem a simpática mania de ficar coçando a cabeça com o pé. Em resumo, o assassino que deveria ser retratado como uma máquina de matar, ficou apenas ridiculamente engraçado. Um dos vídeos, em que o assassino pratica em bonecas um parto a fórceps chegou a me arrancar gargalhadas. Isso sem falar na voz escolhida para o vilão, muito clichê, típica de filmes de baixa categoria.

Os primeiros 4 capítulos do livro são fantásticos, mas depois disso, o livro se perde completamente. O final deixa completamente a desejar, com um monte de pontas soltas e um gancho para uma continuação que, bizarramente, foi retratado de forma completamente diferente no vídeo em relação ao livro.

Em resumo, era uma história com um potencial fantástico, mas que infelizmente, não chegou nem perto deste potencial.

PolyFlores 16/04/2010

Adorei!!
Nossa adorei este, principalmente os primeiros capítulos!
E tb gostei muito da idéia de ler e ver os vídeos, apesar de concordar com os demais leitores que acharam o assassino um tanto fantasioso.
Mas vale entrar no ritmo e se deixar levar. Bem ao estilo CSI mesmo.
05 estrelas pelo dinamismo e iniciativa!
Leiam, imperdível.

Miireexs 07/10/2020

Insano
De tira o fôlego. Te prende do começo ao fim. Sqweegel um serial killer com grau de perversidade maior de que Jhon Wayne Garcy. Insano, louco e estremamente inteligênte, seus métodos de assassinato são ilimitados.
O trama se torna mais interessante quando somos apresentados a Steve Dark, um ex detetive. Que por causa de um acontecimento, larga a carreira. Mas algo o fará voltar.
Uma leitura que eu indico para quem tem estômago forte. Pois alguns dos acontecimentos detalhados no livro pode ser um pouco chocante.

Ariel 17/07/2022

Angustiante
Um livro com muita ação do começo ao fim. Mostra muito bem como funciona a mente desse monstro, classificado com o grau 26. Uma pessoa sem escrúpulos, que faz o que for possível para conseguir matar as suas vítimas até mesmo ficar dias sem comer no mesmo ambiente onde irá acontecer o assassinato.
Para leitores que gostam de assassinatos e crimes muito visceral, os assassinatos são certas bem fortes.

Recomendo, uma boa leitura para quem gosta de livros do gênero.

Araggorn 08/12/2009

Grau 26
O livro já começa bem ao meu ver. A ideia de incluir video e leitura é interessante apesar de o video não ser nada demais é até bem divertido. O livro promete!
cliffoliveira 24/12/2009minha estante
estou começando agora, não acessei nada dinamico, mas estou gostando do desenrolar da trama.

Doug 09/01/2010minha estante
Diz que é um digi livro mas o que é isso?

Mayra 25/07/2012minha estante
Para os fãs desse livro

Vai adorar saber que o personagem Sqweegel / o serial killer no livro, aparece como assassino na série CSI na 11 temporada no eps. 4
Eu pirei na batatinha quando vi, e minha mãe que segue a série me contou que ele apareceu em outro eps. antenrior e como no livro, os policiais não conseguem nem ter a noção de quem é o assassino..... recomendooooo

Na minha humilde opnião, esse é o melhor livro POLICIAL do momento... e o que mais me botou medo também.

Renata1004 02/08/2020

Intenso
A curiosidade pelo livro surgiu pelo criador ser o mesmo do CSI, um seriado que já acompanho há bastante tempo. O livro é impactante, sombrio e muito intenso. As cenas que o livro remete (encontrei no youtube) também ajudam a se envolver mais ainda com a trama. Tive dificuldades ao começar a ler e imaginar que muitas vezes a ficção é baseada em fatos reais.

Pandora 26/04/2011

Uau... terminei! A "experiência" é mesmo eletrizante, nos prende a cada página, a cada vídeo. Porém, tem seu lado bom e seu lado ruim: o bom é que é uma nova forma de cativar uma geração que já nasceu conectada; o ruim é que é preciso estar conectado para aproveitar totalmente o que o livro oferece. Para quem está acostumada a levar o livro debaixo do braço pra todo e qualquer lugar, como eu, não foi tão fácil. Para o livro, abre o video. Mais algumas páginas, outro vídeo. Se virar moda, não serei fã do estilo, mas isoladamente, é um projeto interessante que teve um resultado eficiente: deu medo mesmo.

pauloleandrox 12/08/2023

Pensem em uma parada f#$a....
Mistério na medida certa. E pra ajudar ainda mais a entrar no clima, existe os vídeos que podem ser vistos pra completar a trama, melhorar a ambientação e a visualização do personagem....muito bom.