O Viajante & O Explorador

O Viajante & O Explorador Ivair Antonio Gomes

Resenhas - O Viajante & O Explorador

LAPLACE 23/06/2016

Dois em Um
O Viajante e o Explorador são dois contos em um único livro, um de ficção científica e o outro de fantasia e aventura. O primeiro é narrado em 3ª pessoa, e o segundo em 1ª. Embora pareçam duas histórias distintas e não estejam interligadas — não que eu tenha percebido, ao menos —, elas possuem suas semelhanças, como a abordagem do tema indígena.

Em O Viajante nós conhecemos Márcio Prado, que é convidado por um velho conhecido a comparecer a sua casa após anos sem se comunicarem, juntamente com outros dois conhecidos deles. A partir daí nós temos o desenrolar de uma história futurista que é um de meus temas favoritos da ficção científica. Gostei das explicações que o autor deu sobre o processo do acontece, e de como ele procurou usar uma linguagem simples para ficar facilmente compreensível.

Agora os sobrenomes dos personagens desse conto, dois em específico, me deixaram bastante curiosos. Não falarei quais são, deixarei que vocês leiam para descobrir, e acreditem, vocês perceberão logo de cara. Eu pesquisei por esses sobrenomes e não os encontrei, pelo que vi não existem, foram criados pelo Ivair, e eu fico me perguntando por que ele foi escolher justo tais sobrenomes. Um deles, o do Pedro, eu diria que está relacionado à cena do restaurante no fim do conto, não sei, o autor quis fazer uma brincadeira, vai ver. O outro não sei de onde ele tirou, vai ver está relacionado ao comportamento do personagem.

Já em O Explorador nós nos deparamos com o fotógrafo Francisco Souto, que vive uma louca e perigosa aventura em uma expedição pelo interior da floresta amazônica. Esse conto me lembrou uma das minhas animações favoritas da Dreamworks — que não posso dizer qual é para não dar spoiler da trama —, gostei do misticismo criado pelo Ivair para enriquecer o enredo, e o final me pareceu apropriado, embora eu ache bastante triste.