A Garota Sem Passado

A Garota Sem Passado Michael Kardos

Resenhas - A Garota Sem Passado

Gramatura Alta 28/06/2016

Suspense muito bom
Uma boa história, ou uma boa ideia, não precisam de muitos detalhes, nem de muito desenvolvimento, para surpreenderem. Às vezes basta um pequeno desvio de atenção, como uma mágica, fazendo o leitor pensar uma coisa e depois, já no final, mostrar que não era bem assim, que toda a verdade estava lá, bastava pensar, ou ler direito. Os personagens são apresentados e desenvolvidos dentro de um limite que não permite ao leitor prever o que está por vir. As pistas são entregues aos poucos, de forma que o leitor consiga assimilar sem dificuldades, mas insuficientes para enxergar o plano geral.

A obra de Michael Kardos, além de apresentar um final que mostra como o leitor foi enganado o livro todo, ganha pontos por diversas características. Começando pelos personagens principais: Melanie, ou Meg; Allie, a mãe de Melanie; Ramsey, o pai. Arthur, o repórter; Eric, o melhor amigo; Wayne e Kendra, os tios que esconderam Melanie. Todos, cada um a seu tempo, tem uma importância fundamental no desenvolvimento da história. E todos, sem exceção, têm um grau de imperfeição.

A narrativa, em terceira pessoa, acompanha apenas dois deles: Melanie, obviamente; e Ramsey, seu pai, o suspeito de ter assassinado sua mãe. Junto com Melanie, no tempo presente, acompanhamos seu sonho de viver sem se esconder, sua volta à cidade natal e a tentativa de encontrar pistas que levem a polícia a prenderem Ramsey, acabando com seu sofrimento diário de achar que será morta por ele.

No tempo passado, quinze anos antes, acompanhamos toda a vida de Ramsey, até o fatídico momento do assassinato. Conhecemos sua criação, por pais desajustados, mas nem tanto. Suas infrações delinquentes na juventude, seu primeiro emprego, a paixão com Allie, o casamento, a profissão de motorista de caminhão, as suas ideias sobre o futuro, sobre sua relação conjugal, o amor que sente por Melanie, e assim por diante. O curioso é que, em nenhum momento, até o final do livro, quando toda a verdade é revelada, não conseguimos encontrar motivos suficientes para o crime acontecer.

Sim, este é um ponto original e que motiva a leitura. Por quase toda a história, mesmo conhecendo o ponto de vista da vítima e do réu, não conseguimos encontrar motivos para o que irá acontecer, ou aconteceu. Página atrás de página, tentamos compreender o que poderá motivar alguém, que parece amar tanto a esposa e a filha, a cometer a atrocidade de matá-las em uma noite absolutamente normal. Até que descobrimos que tudo estava lá, o tempo todo, era só prestar atenção.

Na verdade, a história confirma algo que todos sabemos: que muitas pessoas não são o que parecem, que nunca conhecemos verdadeiramente alguém, até que esse alguém precise se mostrar, que deixe cair sua máscara. Algumas máscaras estão lá como proteção; outras, para esconder as falhas; e outras, para ocultarem um monstro.

A GAROTA SEM PASSADO apresenta uma conclusão que satisfaz, que transmite a sensação de que você leu algo que foi surpreendente, mas que também deixa um gosto amargo na boca. Como os personagens, a história é realista no destino de cada um. Ela praticamente grita que o mundo é imperfeito, que existem pessoas carentes, loucas, traidoras, egoístas, egocêntricas, covardes, enfim, de todos os tipos, espalhadas por todos os lugares, porque o ser humano é assim, cheio de falhas. A vida é um reflexo dessas falhas. E na parte final, quando Melanie fica em um parque, na expectativa de que uma certa pessoa possa aparecer, quando apenas o leitor sabe o destino dela e que ela nunca irá aparecer, dá aquele aperto no coração. Mas as coisas são assim. E ponto.

site: http://www.gettub.com.br/2016/06/a-garota-sem-passado.html

jugueiroos 26/06/2016

Resenha feita para o Blog Mundo dos Livros
No dia 22 de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa para seus vizinhos. Mas o que deveria ser apenas uma festa de domingo acaba em assassinato. Depois de matar a esposa e a filha de 3 anos, ele some do mapa. Todos da pacata cidade de Silver Bay conhecem a história.

Porém, sua filha escapou. Com o nome falso de Melanie Denison, a garota cresce escondida sobre o cuidado dos tios numa cidadezinha remota da Virgínia Ocidental. Sem amigos e vida social, a garota passou a vida inteira com medo que seu pai soubesse da sua existência e viesse ao seu encontro para terminar o que tinha começado 15 anos atrás. Mas, apesar das rígidas regras que garantiram sua segurança até o momento, ela se envolve com um professor local e acaba engravidando. Decidida que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela, a garota volta a Silver Bay para encontrar seu pai e resolver de uma vez por todas a situação, para ter uma vida normal como todas as outras pessoas.

“A Garota Sem Passado” é uma história bastante envolvente. Divida em três partes, vai alternando durante todo o seu enredo entre os fatos acontecidos no ano de 1991, quando aconteceu o assassinato que impulsiona todo o drama e o ano de 2006, 15 anos após, onde a nossa protagonista resolve ir em busca da solução dessa questão em aberto. Além da alternância dos acontecimentos, temos também a história narrada por diversos pontos de vista.

Melanie cresceu sem nenhuma liberdade. Passou a vida inteira sem ir a festas ou ter amigos, nada que pudesse revelar que a garotinha Meg Miller está viva. Depois de tantos anos com medo e insegura, a gravidez inesperada é o gás que ela precisava para tomar coragem e correr atrás da sua tão sonhada liberdade. Protagonista de personalidade forte e marcante, revela toda a sua coragem por traz de uma insegurança constante no começo do livro.

Há muitos personagens de personalidades tão fortes quanto a dela, que são de extrema relevância para ligar todos os pontos soltos na trama. Apesar de não ser uma história surpreendente, ela tem uma instiga natural, de modo que não deixa o leitor entediado, tornando a leitura fácil e bastante agradável. Eu estava esperando um pouco mais, o que acaba sendo um pouco decepcionante criar tantas expectativas.

Porém, nas últimas 100 páginas, a história ganha um gás novo, trazendo reviravoltas totalmente inesperadas. Devorei-as rapidamente, mudando toda a visão que eu tinha antes da história. Fatos antes escondidos vão sendo revelados, virando o curso inicial antes tão bem conhecido. Veio realmente a calhar, para não dar um final que todos estavam esperando.

O que mais me chamou a atenção em todo o livro foi Ramsey Miller. Toda a trajetória dele, de criança até o apse da trama, nos mostra o quanto uma personalidade pode ser mudada por pequenos fatos. Ele tem uma mente conturbada por traumas da infância, que vão virando motivos para que ele agisse como agiu durante boa parte de sua vida até conhecer Allisson e construir sua vida a dois e o modo como tudo mudou de três meses antes do grande dia. Como transformar ódio em amor e depois em loucura foi realmente o ponto mais forte, em minha opinião.

É uma leitura muito boa, mas não chega a tirar o fôlego, como vi em algumas críticas. Simples e envolvente, ela traz consigo muitas emoções, laços rompidos e laços reatados, um jogo de relações humanas. Mesmo sendo surpreendente em vários pontos, não vai além disso. Espero que aproveitem a leitura. ;)

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/03/resenha-garota-sem-passado-por-michael.html

Adri 12/06/2016

A Garota Sem Passado - Michael Kardos
A história é ótima, criativa, e muito bem feita. Porém, não consegui me adaptar ao estilo alternado de narrativa que o autor escolheu, o que estragou bastante a leitura para mim.

Temos duas histórias principais. A primeira conta a história de Meg Miller, uma garota que, quando tinha apenas três anos, escapou de ser assassinada pelo pai, que conseguiu matar apenas a mãe. Porém, foi dada como morta pela polícia e levada para viver com os tios em uma cidadezinha escondida, sob uma identidade falsa, tudo para que o pai nunca a encontrasse, já que ele fugiu e sempre existia o perigo de ele ir atrás dela.

A outra história se passa quinze anos antes, e conta como foram os três dias que antecederam o crime na vida de Ramsey Miller, o pai de Melanie. Ramsey teve uma vida péssima, não conseguia manter um emprego, bebia, brigava, e vivia na prisão. Mas isso mudou quando ele conheceu Allison, sua esposa. Por ela, ele se tornou uma pessoa decente. E por Meg, ele fez de tudo para ser um bom pai.

Agora Meg é Melanie, uma garota de 18 anos que está grávida, e decidida a não deixar seu filho passar pelo mesmo que ela passou. Assim, ela decide desobedecer todas as regras dos seus tios e voltar para sua cidade natal, a fim de descobrir de vez onde está seu pai, e ser uma pessoa livre. Então Melanie, se passando por uma jornalista, irá procurar os antigos conhecidos de seus pais e tentar descobrir mais sobre a vida do pai, de modo a achar alguma coisa que a polícia possa ter deixado passar.

Mas, quanto mais ela busca por respostas, mais perguntas ela obtém. Melanie começa a conhecer a vida de seus pais, como eles eram, e o porquê de ter sido um choque tão grande o crime cometido. Afinal, ninguém nunca conseguiu encontrar um motivo qualquer para Ramsey ter tido um ataque naquele dia e resolvido assassinar sua família daquela maneira tão cruel. E como ele conseguiu se manter escondido por todo aquele tempo? Melanie vai entrar em um caminho sem volta nessa perseguição, e o final pode não ser nada do que ela espera.

Michael Kardos criou uma história interessantíssima, e muito bem pensada. É incrível como as coisas fazem sentido quando você lê, mas é impossível chegar nas respostas por conta própria. O desfecho me surpreendeu completamente, em praticamente nenhum momento adivinhei o que iria acontecer. Porém, a alternância de narrativas realmente não me agradou. Cada vez que eu me conectava com uma das histórias, o autor ia lá e pulava para a outra, e eu tinha que começar tudo de novo. Assim, o livro acabou ficando monótono, e foi me prender só lá para o finalzinho. Para mim isso realmente não funcionou, e estragou o que teria sido um livro maravilhoso.

A edição da Arqueiro é simples, bem feita, possui uma capa que combina com a história, e não notei erros significativos durante a leitura. Sobre o livro, indico bastante para aqueles que gostam de um bom suspense policial, mas principalmente para aqueles que não se importam com a quebra constante da história. É uma história muito boa, e que para mim só perdeu pontos pela narrativa mesmo.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2016/03/resenha-garota-sem-passado-michael.html

Alexandre Melo @livroegeek 24/05/2016

Bom livro
A garota sem passado é um livro policial, assinado por Michael Kardos. O enredo trata de uma narrativa não-linear, onde acompanhamos a história de Ramsey Miller e de sua filha, a Melanie Denison. Após uma grande festa em sua casa, no ano de 1991, Ramsey é acusado de assassinar sua esposa, Allie e sua filha Meg, mas permanece foragido por anos. Contudo, descobrimos que a pequena Meg não foi morta, e vive reclusa em outra cidade, aos cuidados do tio Wayne e a mulher Kendra, sem que o mundo saiba que permanece viva, principalmente por medo de que seu pai a encontre para terminar o serviço. Meg agora assumiu o nome de Melanie e apesar de tentar levar uma vida normal - agora aos 17 anos - sente-se presa por não poder se expor, e seguir a carreira de jornalista na universidade, como sonha. Há também um outro agravante: Melanie está grávida. Tentando se livrar desse peso da dúvida, e ganhar sua liberdade ela decide então desvendar o mistério que envolve a morte de sua mãe e o paradeiro de seu pai.
Kardos tece a história alternando entre narradores. Hora acompanhamos o blog do jornalista aposentado Arthur Goodale, hora somos levados ao ano de 1991 por Ramsey, ou então vamos para 2006 acompanhando Melanie. A história é um quebra-cabeças que vai sendo montado durante nossa leitura. Confesso que o inicio do livro não foi tão empolgante como imaginei, mas a persistência na leitura nos recompensou, e tivemos um clímax e desfecho interessantes, apesar da justificativa do crime ter se mostrado um pouco aquém do que imaginávamos, temos uma história redonda, com inicio, meio, explicações, e fim. O texto é leve, não há muitas palavras de baixo calão, nem cenas sanguinárias ao ponto de embrulhar o estomago. É um bom livro pra você levar na bolsa ou mochila e ler por aí em um tempo livre.

site: http://www.doqueeuleio.com.br/2016/05/a-garota-sem-passado-michael-kardos-resenha.html

"Ana Paula" 04/05/2016

"Tão bem intencionados, todos eles, e tão ingênuos..."

Quando eu vi o lançamento deste livro, não dei nada para a obra. Após ler a sinopse, fiquei um tanto curiosa, mesmo assim, o meu medo por ter uma protagonista nova demais, quase me fez desistir de solicitá-lo. Ainda bem que não fiz isso, porque gente, que livro incrível!

"Se eu posso provar? Não enquanto o corpo da menina Meg não for encontrado, o que jamais acontecerá. Não há como dragar um oceano. Por mais violentos que tenham sido, os homicídios cometidos por Ramsey Miller ocorreram em uma cidade provinciana. O sujeito não era um gênio do crime. Por que diabo ele fez o que fez? Como conseguiu evaporar? Essa ausência de respostas me rouba o sono há mais tempo do que eu consigo lembrar."

A sinopse já é bem explicativa, então vou fazer um pequeno resumo: Neste volume, vamos conhecer Melanie Denison, que na verdade é Meg Miller. Quando tinha apenas 2 anos, seu pai, Ramsey Miller, fez uma festa em sua casa em um domingo; convidou a vizinhança toda, e após o término, matou sua esposa, mãe de Melanie, e a jogou na fogueira que havia feito no quintal. Ambos desaparecidos depois do ocorrido - Melanie dada como morta por todos, e Ramsey foragido.
Por todos esses anos, Melanie não sabe o que é ser uma garota normal. Vive com seus tios em uma remota cidade na Virgínia Ocidental. Vive com medo de seu pai a encontrar e terminar o que começou a 15 anos atrás - conseguir matá-la.

Deste ponto, nós podemos presumir que a história já tem um final, certo? Errado! Preparem-se para conhecer segredos, mentiras, traições; o leitor também vai encontrar uma protagonista forte, destemida e que fará de tudo para dar uma vida melhor ao seu bebê, já que descobriu que está grávida e não quer a mesma vida para sua criança.

"Terminada a leitura, ela recolocava as correspondências no envelope pardo no fundo da gaveta e sempre dizia a si mesma para não esperar que um herói fardado viesse salvá-la. Afinal, quinze anos haviam se passado. Os únicos heróis daquela história eram seus tios Wayne e Kendra, que tanto haviam se sacrificado para protegê-la. Mas isso não facilitava as coisas."

Tenho que admitir que não consegui prever o final. Apesar de aparentar um romance policial, não é o que encontramos aqui. Melanie decide por conta própria por o pé na estrada e voltar para sua antiga cidade e refazer os passos de seu pai naquele fatídico dia. Para isso acontecer, ela contará com a ajuda de um velho jornalista que tem este crime como uma relíquia, pois nunca conseguiu descobrir o que incentivou Ramsey a agir de tal forma. Arthur Goodale está preso em uma cama na UTI, e o livro começa com um post que o mesmo faz para seu blog, despedindo-se de seus seguidores.

Melanie, apesar de ter sido criada em uma cidade pequena, tem um gênio forte e destemido. Após descobrir sobre sua gravidez, ela decide que tem que por um fim nessa história para se sentir livre e criar sua criança. Com apenas 17 anos e muita coragem, Melanie volta a Silver Bay, mas a princípio, não conta a ninguém quem realmente é. Aos poucos, ela ai descobrindo pequenas coisas e mesmo que seu pai a encontre, ela corre perigo pelas mãos de outras pessoas que querem manter essa história do jeito que está.

"Ramsey se sentou no banco de metal verde de uma das mesas de piquenique e ficou vendo a filha se divertir. Naquela tarde ensolarada, sua vontade era que o tempo parasse por completo ou pelo menos passasse mais devagar, mas os segundos pareciam voar. Meg era fruto da sua relação com Allie, mas não era igual a nenhum dos dois. Aos poucos ia se transformando em uma pessoa única."

Não consigo descrever este livro com outra palavra que não seja maravilhoso! Michael Kardos consegue nos prender a trama e mostrar todas as faces desse crime não resolvido. A forma como a verdade é revelada, aos poucos, dando prazer ao leitor, é o que mais me deixou absorta durante a leitura. Não pense que você, caro leitor, conseguirá seguir a linha de raciocínio do autor. Durante boa parte do livro, você sentirá pena das pessoas erradas e odiará as pessoas certas.
Os personagens são carismáticos e bem construídos, nos enganando facilmente. O autor criou cada um com maestria, dividindo a vida de cada um em míseros pedaços para ir realocando-os durante a história para que tudo fizesse sentido quando a verdade fosse revelada. São personagens humanos, que erram, mentem, são egoístas, manipuladores, traidores, sobreviventes. Cada um deles me ganhou de um jeito diferente, e acredito que essa tenha sido a intensão do autor: nos tornar amigos dos personagens para, enfim, nos deixar de queixo caído com o final.

A narrativa é em terceira pessoa e não acompanha somente Melanie. Você vai conhecer a história toda pelos personagens que formam a trama. A linha do tempo não é precisa: começamos com o post de Arthur em 2006 e durante a leitura, voltamos a 1991 para acompanhar o que levou Ramsey a fazer o que fez. Os capítulos são curtos, divididos por números e algumas vezes, pela data do acontecimento. A escrita do autor é gostosa, sucinta e pouco descritiva. Ele vai direto ao ponto, sem rodeios, o que gostei muito. Também trás uma carga mais leve para este enredo tão intenso. tenho certeza que vocês vão rir durante algumas cenas! ;)

"E se Eric - ou seu tio Wayne, ou Paul - tivesse passado na casa depois? Será que isso teria mudado tudo? Sua mãe poderia estar viva agora? Seu pai seria apenas alguém que havia passado por uma fase difícil, em vez de um assassino fugindo da polícia ou, pior, um assassino caçando a filha sobrevivente?"

A capa é linda, toda fosca com verniz localizado na palavra PASSADO. Também condiz com o enredo, o que torna o livro mais perfeito do que já é. A diagramação é simples, mas bem feita, sem erros de revisão.
Não tenho mais o que falar sobre o enredo sem soltar algum spoiler para vocês. Então, se vocês se sentiram curiosos com a minha resenha, corra e adquira seu exemplar, tenho certeza que vocês vão adorar essa história única e, depois que terminarem, vão ficar como eu fiquei, repassando a história na minha cabeça e tentando se convencer de que sabia que o final era esse. (mas na verdade, não sabia nada! rsrsrsrsr)

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2016/05/resenha-garota-sem-passado-michael.html#.Vyn4kYSDGko

Carol 03/05/2016

Quando recebi os lançamentos de fevereiro da editora arqueiro fiquei curiosíssima com essa história e resolvi sair da minha zona de conforto e ler esse romance policial. Eu até gosto bastante do estilo, mas não é algo que eu leia sempre, muitas vezes por achar as histórias muito repetitivas, e acho que foi isso que me chamou a atenção nessa história, ela não é como as outras.

Até certo ponto na leitura, eu imaginei que fosse ser mais um clichê, mas depois a história tomou um gás e se desenvolveu de forma fascinante, me surpreendeu demais com um final impactante! A forma como a história foi retratada me lembrou um pouco das séries policiais que eu costumo assistir, tipo Criminal Minds e Law & Order: SVU.

Narrado em terceira pessoa, em alguns momentos temos capítulos narrando a jornada de Melanie, no ano de 2006 e sua busca pelo homem que tirou a vida de sua mãe. Em outros temos Ramsey Miller, que nos apresenta a sua jornada, desde sua infância até o momento em que conhece a esposa e os fatos que levaram ao dia fatídico de 22 de Setembro de 1991.

Em sua jornada em busca de liberdade, Melanie conhece Arthur Goodale, um jornalista que passou os últimos 15 anos investigando o caso Miller e David Magruder que foi vizinho dos seus pais há 15 anos em Silver Bay. Pessoas que tem um papel importantíssimo no destino dela, de uma forma ou de outra.

É uma leitura fluida e rápida e até metade do livro sem muitos acontecimentos intensos, mas que no final me surpreendeu bastante e eu não esperava que fosse acontecer dessa forma. A gente sempre tem alguns palpites sobre o rumo que a história vai tomar quando estamos lendo né? Eu matutei várias possíveis teorias, e até certo ponto eu acertei, mas o final foi totalmente diferente do que eu esperava.

Achei uma leitura ótima e pretendo ler algo mais do autor se houver oportunidade. Recomendo muito para quem adora um suspense, mas não fique esperando muitas sequências de ação. É mais uma história policial com muitos mistérios.

site: http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

Elis 27/04/2016

Diferente a montagem dos capítulos desse livro, pois eles se alteram entre presente e passado, fazendo com que fiquemos ansiosos para saber logo como tudo aconteceu, creio que por esse motivo nos primeiros capítulos eu tenha ficado receosa de não curtir a leitura. Que bom que a gente se engana, né?

Melanie/Meg resolve enfrentar seu passado e parar de sentir medo, mas até onde ela vai levar essa decisão a sério, será que encontrando o passado, ela não vai correr para a segurança do lar e deixar tudo como está? E Ramsey onde estará e como receberá sua filha após tantos anos.

Não sei se estou fraca para o mistério e em como as coisas se desenvolvem, mas confesso que não imaginava o final que li. Nem que ficaria fascinada na leitura, lendo página atrás de página. Michael Kardos a meu ver vai conquistar muitos leitores com sua escrita e sua teia bem elaborada.

Tenho de agradecer, pois fazia tempo que um suspense não me pegava dessa maneira, por isso fica difícil lhes falar sobre a leitura, sem entregar alguns pontos. Para não me estender demais, posso dizer que a banda e o vizinho, guardam muitos segredos. E o perigo está sempre a espreita para lhe deixar ligado.

Phillip e Kendra, foram personagens a quem não dei muita importância, mas claro sem eles nada seria igual. David, Wayne, Ramsey, Eric, Arthur cada um a seu modo, vai ajudar Meg a descobrir o seu passado, assim como a força policial da cidade. Queria um outro fim para certos personagens, mas então penso que a história não teria o mistério e o brilho que teve. Não lembro de ter vistos erros e a única ressalva são os primeiros capítulos alternados, até que nos acostumemos ficamos com o pé atrás, mas não desista, em três capítulos você já estará preso a obra.

Quando chegamos a uma rua sem saída, temos que dar um jeito de escapar da mesmice e sermos corajosos para enfrentar qualquer medo que possa surgir. O passado já foi, o presente depende de você e mudar ou não o futuro, são suas ações que decidirão. Leitura aprovada e se você gosta de suspense, não deixe de ler.

site: http://amagiareal.blogspot.com.br/2016/04/a-garota-sem-passado-michael-kardos.html

Cath´s 19/04/2016

Resenha A Garota Sem Passado.
Imaginava algo totalmente diferente sobre o enredo desse livro. Pensei que seria no estilo da obra "É melhor não saber", que eu adorei. Lendo a sinopse achei que teríamos a história de uma garota fugindo do seu pai, que assassinou sua mãe quando ela era criança, até que a garota resolve enfrentá-lo e tentar prendê-lo.

Ocorre que não foi bem assim. Ramsey Miller foi acusado de assassinar a mulher e a filha em 22 de setembro de 1991, porém o que ninguém sabe é que Meg Miller sobreviveu e passou a se chamar Mellanie Denison e viver com seus tios em Fredonia, uma cidade pequena e tediante.

Quando Mellanie fica grávida, resolve que está na hora de dar um basta e ir para sua cidade natal tentar encontrar seu pai. Ao chegar lá começa a descobrir que toda sua vida foi baseada em uma mentira e nada é como lhe contaram.

O livro vai intercalando capítulos da vida de Mellanie, em 2006, com outros da vida de seu pai, principalmente, os acontecimentos de 1991.

Pelo resuminho que fiz para vocês parece muito bom, certo? Mas o autor escreveu de forma tão entediante que somente o final do livro salva a obra.

Eu desgostei de Ramsey logo no começo do livro, por ele ser um motorista que atropela animais indefesos na estrada (me julguem, não suporto maldade com animais) e embora eu tenha achado o decorrer da história dele mais intensa que a de Mellanie, dá para dizer que o personagem era bem "doidinho" (ele acreditava no fim do mundo... Naquelas teorias malucas, rsrs).

As partes que narravam a vida de Mellanie terminaram sendo irritantes, pois a personagem é assim: ora ela quer resolver sua vida, ora está com medo de tudo. Quando descobre a verdade, queria não saber de nada. Acaba que ela é bem chatinha e birrenta/mimada.

Ao meu ver os personagens e a obra poderiam ter sido muito melhor trabalhados, de forma que o leitor se envolvesse desde o início e não somente no final.

O final salva o livro, pois acaba sendo agitado e revelando todos os detalhes (que você acompanhou a obra toda sem saber). Assim que os mistérios começam a ser desvendados parece que a leitura corre rapidamente.

Minha opinião sincera é que vocês podem colocar esse livro bem no final da lista, pois saliento que o que irá salvá-lo será o final, e admito que temos livros bem melhores no mercado brasileiro que vocês podem e devem passar na frente.

Não encontrei erros de português e achei a capa muito bonita, combinando com o ar misterioso que tem a sinopse.

site: http://www.some-fantastic-books.com/2016/02/resenha-a-garota-sem-passado-de-michael-kardos.html

Raffafust 18/04/2016

Um bom suspense te prende, certo? Mas o que mais um bom suspense deve ter? Para mim não adianta se o livro começa com uma excelente história mas na reviravolta me apresenta um final fraco, o que é o caso desse. Em A Garota Sem Passado o autor nos apresenta o mundo de Melanie, uma adolescente que leva uma vida de fugitiva por causa de seu passado. Tudo porque seu pai matou sua mãe e depois tentou matá-la. Se isso já rende um bom suspense, o autor conseguiu prender minha atenção até a metade do livro, depois eram tantas idas e vindas que só pensei no como ele tinha se perdido.
Ramsey Miller é o pai de Melanie, um caminhoneiro cuja sua maior paixão não parece ser a filha mas sim sua banda. Com longas viagens pela estrada ele mal vê sua família, e nem ele parece acreditar que casou com uma mulher tão linda como Allie. Indo e vindo no tempo - o livro se passa em 2006 mas a história de Ramsey é de 1991 - somos inseridos nos dias que antecederam a festa que Ramsey deu em casa para depois de se despedir dos convidados matar a esposa.
No presente, Melanie está empolgada com o namoro com seu professor poucos anos mais velho, e mal acredita que finalmente teve coragem de contar à ele a verdade sobre seu passado, por mais que saiba que seus tios que a criaram - ou melhor, a esconderam durante todo esse tempo - seriam contra ela ir a um parque de diversões por exemplo, Melanie não tem conta em redes sociais nem permite que tirem fotos dela, tudo com medo de que seu pai que nunca foi encontrado a ache e termine o que tentou fazer quando ela tinha apenas 3 anos.
O que nos prende no livro é exatamente o entender porque um casal que aparentemente era feliz teve um final desses? E onde foi parar o pai dela depois do acontecido? E como não se perguntar o que de fato passou pela cabeça de Ramsey ao vender seu caminhão de trabalho e virar um fugitivo? Ao longo do livro algumas perguntas vão sendo respondidas, enquanto vemos o desespero de Melanie em saber a verdade sobre o que aconteceu no dia com o intuito de defender quem ela mais ama - e me reservo o direito de não contar quem é essa pessoa porque seria um super spoiler - , quanto mais ela mexe na história mais ficamos em dúvida sobre os reais motivos que somente serão revelados quando a história chegar naquele exato dia de 1991 quando tudo aconteceu. E é aí que me vi decepcionada. O que o autor insere na história não faz tanto sentido e o melhor fica mesmo para a imaginação do leitor, o final mais fraco foi a opção escolhida por ele.
Esperava bem mais, já li suspenses bem mais legais e com finais sensacionais.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2016/04/resenha-garota-sem-passado.html

Kamila 17/04/2016

A garota sem passado começa com o ex-jornalista Arthur Goodale escrevendo o que ele acreditava ser seu último post em seu blog pessoal. Ele está doente, em uma cama de hospital, e resolveu abrir seu coração para seus (75) leitores, falando sobre o caso Miller, que ocorrera 15 anos antes.

No ano de 1991, Ramsey Miller resolve dar uma festa em sua casa. Horas depois, sua esposa Allie é encontrada morta e sua filha, Meg, desaparece. Todos acreditam que Ramsey fugiu, levando Meg, que tinha apenas 2 anos na época. O que não se sabe é que Wayne e Kendra, tios de Meg, a levaram para outro estado (Nova Jersey) e a criaram sob o nome de Melanie Denison.

Já em 2006, Melanie está estudando para se tornar jornalista. Ela vive sob o medo. Foi criada para viver escondida, pois cresceu ouvindo que Ramsey Miller poderia aparecer a qualquer momento e matá-la. Porém, ela se envolve com Phillip, um jovem professor, e engravida. Ela decide que não quer mais viver - nem criar seu bebê - sob o medo e a desconfiança, então pega seu carro vai ao encontro de Arthur Goodale, depois de descobrir tudo sobre o crime na internet - nem a internet a jovem podia acessar.

Que livro! Quando eu solicitei à editora, eu pedi sem expectativa nenhuma, mas já sabendo que se tratava de um grande sucesso internacional, pois a Arqueiro o divulgou com pompas. Mas, cada vez que eu ia lendo, ia me envolvendo e me surpreendendo com a trama e os personagens nela envolvidos.

Melanie Denison, apesar da pouca idade, não sabia o que queria, até engravidar de seu namorado e decidir que queria dar um basta em tudo. Os tios são boas pessoas, mas até o mais bondoso ser tem algo a esconder. E com o casal Wayne e Kendra não é diferente. Há 15 anos, Wayne era amigo de Ramsey. Eles mais dois caras tinham uma banda de rock, até aí tudo bem. Mas uma chuva de mal-entendidos faz com que suas histórias sofram uma revira-volta incrível.

O autor Michael Kardos soube trabalhar bem cada personagem, fazendo com que eles levassem o leitor a uma conclusão, então, quando você pensa que acabou, a bomba estoura e um fato novo surge. Apesar de eu já desconfiar do paradeiro de Ramsey, quando o autor finalmente esclareceu seu destino, pensei "que horrível, porém inesperado". Inesperado em partes, porque eu meio que imaginava o que ia acontecer, mas não imaginava que seria tão simples.

O livro é narrado em terceira pessoa em 1991, e em primeira pessoa em 2006 (quem narra é a Melanie). Outro personagem que merece destaque - e peço para que vocês prestem atenção durante a leitura - é David Magruder. Ele é meteorologista, sua carreira na TV foi brilhante, mas há 15 anos, ele era só mais um jornalista no meio de tantos. E era vizinho dos Miller.

Enfim, para quem gosta de suspense ou quem quer sair da zona de conforto, essa é uma ótima pedida. Recém-lançado, fresquinho, sem erros de revisão/ortografia e com uma bela capa, A Garota sem Passado vai fazer você perder as próximas horas, tamanha a curiosidade que você terá para descobrir o final!

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2016/03/resenha-garota-sem-passado.html

Telma 10/04/2016

Diferente!!!
WOW!
Esse livro é uma delícia!
Narrado em terceira pessoa e com um ritmo alucinante, esse suspense não apenas promete: entrega!
Michael Kardos sabe como alinhavar uma história, costurar uma trama de suspense e arrematar com um final maravilhoso.
A personagem de Melanie, apesar de eu não ter achado maravilhosa, é cativante, torcemos por ela (mesmo ela sendo bastante egoistinha)...rs
Depois de algumas páginas, eu realmente precisava saber porque o pai, uma pessoa comum, matou a esposa e, mais importante ainda, como Melanie escapou (ela tinha apenas 3 anos de idade).
À medida que vamos tendo nossas respostas, a boca acre, a baba cai e ... quando pensamos que não podemos ser mais surpreendidos, somos!
O texto é delicioso. A escrita primorosa. Marquei muita coisa:

(...) o lado bom deste meu celibato vitalício é que, quando chegar minha hora, a notícia será recebida com tristeza por muitos, mas ninguém entrará em luto de verdade.

Durante todos os anos que vivi nesta cidade, houve apenas cinco homicídios. Em um deles, o próprio criminoso ligou para a polícia e se entregou. Em outros três, os assassinos (todos homens) foram capturados depois de algumas semanas e confessaram seus respectivos crimes em troca de redução de pena. Ramsey Miller foi o único que conseguiu fugir.

Fugiu para onde?
E depois que ele volta?
Vai atrás da filha que deixou escapar?
Ela sairá ilesa? E a gravidez? Ela realmente conseguirá manter a gravidez e dar o futuro que deseja ao filho?
E mas do que todas as outras: por que Ramsey Miller matou a esposa após ter dado um festão?
Um suspense consistente, bem escrito e pronto para ser devorado, como fiz!

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2016/04/resenha-garota-sem-passado.html
João 10/04/2016minha estante
Ola Telma!!Tenho esse livro mas nunca tinha me animado em ler até ver sua resenha.Me deixou interessado e parece ser um bom livro.Obrigado pela dica!!
Abração

Patricia 09/04/2016

Durante toda a sua vida Melanie se escondeu, ela escondeu o seu passado de todos e ela própria também. Seu nome verdadeiro é Meg Miller e ela supostamente já esta morta. Ela teria sido assassinada na mesma noite que sua mãe e o assassino de ambas é o seu pai, Ramsey Miller. Só que Melanie não morreu, ao contrário do que tudo mundo pensa, somente somente sua mãe morreu naquela fatídica noite. Mas tem uma pessoa que sabe que ela não está morta, o homem que não a matou, seu pai. Ramsey conseguiu fugir após o crime e até então não foi preso. E é por isso que Mel está passou os últimos 15 anos da sua vida escondida, com seus tios, no meio do nada. Ela faz parte de um programa de proteção, pois a polícia acredita que seu pai ainda procura por ela, para terminar aquilo que ele iniciou há tantos anos atrás.

E pelos esses 15 anos aceitou todas as limitações as quais foi imposta, apesar de pequenos atos de rebeldia, sem questionar muito, por saber que os tios apenas estavam zelando por sua segurança. Mas algo acontece que faz com que a vida que ela leva não seja mais o suficiente para ela. Mel decide que não quer mais se esconder, que ela quer um futuro. Porém ela sabe que para ter um futuro ela precisa primeiro enfrentar o seu passado. Que para que possa viver sua vida com liberdade ela primeiro precisa que seu pai seja preso, para finalmente se livrar do medo que sempre a perseguiu.

E cansada de deixar a investigação nas mãos da polícia, Mel decide ela mesma rastrear e prender o seu pai. Ele decide bater de frente com o seu passado. Juntando pistas deixadas 15 anos antes, Mel precisa encontrar respostas que nunca conseguiram ser respondidas: por que seu pai vendeu o seu caminho (o ganha pão) 2 dias antes de cometer o crime, por que ele deu uma festa no dia do crime, por que ele afinal cometeu esse crime? E ela precisa achar essas respostas rapidamente, antes que Ramsey possa achá-la.

Com uma narrativa em terceira pessoa, o livro te conduz ao longo desse mistério em um ritmo empolgante. A história segue não somente os eventos que estão acontecendo em 2006 com a Melanie, mas também seguimos Ramsey. Nós somos apresentados a história do assassino, passando brevemente por sua infância e juventude problemática até a fatídica noite do crime. E dessa forma a história vai sendo aos poucos montadas. A narrativa me lembrou a do livro Lugares Escuros por causa dessa intercalação dentre presente e passado de forma a recriar o crime ocorrido há tantos anos. Uma das coisas que adorei nesse livro é que a Melanie não é uma garota fraca, com apenas 17 anos ela resolve enfrentar seus medos de frente e mesmo correndo risco de vida, ela não hesita antes diante da possibilidade de desvendar o assassinato da sua mãe e localizar o seu pai.

Amo livros de mistérios e crimes a serem solucionados. Não me decepcionei com o livro, porém acabei dando 4 estrelas para ele. Isso porque eu acabei deduzindo o livro todo logo no início. Mas não se preocupe, modéstia à parte, eu sempre descubro os mistérios dos livros e filmes, então não é o caso de ser uma história previsível. A edição do livro está linda, a capa é super enigmática e as páginas são amarelas.

Sem dúvidas recomendo o livro e não vou me surpreender nem um pouco se essa obra for adaptada para o cinema. Se você gosta de livros envolvendo mistérios e crimes, sem dúvidas irá amar esse livro.

site: http://www.ciadoleitor.com/2016/03/resenha-garota-sem-passado-de-michael.html

Gisa 07/04/2016

15 anos atrás, Ramsey conhece uma teoria. E ele acredita que por conta disso, o mundo acabará em breve. Isso poderia ser uma coisa ruim. Mas para ele, isso é muito bom. Isso significa que ele não terá que resolver seus problemas, como o casamento que está acabando, afinal, tudo acabará em breve.

Então ele resolve dar uma festa, convida todos os amigos e vizinhos. Ele quer que o fim do mundo seja um grande espetáculo. O problema é que a festa termina. O casamento também. Mas o mundo não.

15 anos depois, Melanie vive com os tios, fugindo do pai. Seu pai nunca foi encontrado e a família teme que ainda esteja procurando a filha para terminar o que começou quando matou a mulher.

Melanie vive razoavelmente bem e feliz com essa situação. Até que descobre que está grávida e decide que não quer dar essa meia vida ao bebê que vai nascer. Por isso, abandona tudo e parte em busca do seu pai. Ela precisa encontrá-lo antes que ele a encontre.

O livro é narrado em terceira pessoa, ora antes da tragédia que acabou com a família, ora depois de tudo o que aconteceu.

Quando a narrativa se passa no passado (1991), nós conhecemos o Ramsey, um homem jovem e perturbado. Ele já foi preso, já bebeu tudo o que foi possível, já machucou algumas pessoas... Até que ele conhece Allie e tudo muda. Agora ele é um cara bom. Trabalha. Tem uma filha. Tudo está perfeito, até que ele descobre estar sendo traído.

Quando a narrativa passa para 2006, nós acompanhamos Melanie em sua busca por respostas. Muitas das quais nós já sabemos, já que conhecemos seu pai.

Confesso que eu gostei muito mais dos capítulos narrados no passado. Me apeguei ao Ramsey logo de cara, ainda que não devesse ter feito isso. Ele sofreu muito, passou por maus bocados, era apenas um jovem precisando de apoio, de tratamento. E infelizmente, Allie não foi capaz de lhe dar isso. Allie com o passar do tempo se torna uma mulher mal humorada, que pensa apenas em si mesma.

Melanie é uma garota chata, mimada, medrosa, que pensa apenas em si mesma. Uma Cópia da mãe. É bem verdade que ela muda um pouco no decorrer da história, mas não se torna tão diferente da menina birrenta que era quando criança.

Talvez por tudo isso, eu não tenha ficado presa às páginas. Nos capítulos que contavam a história de Ramsey, eu lia rapidamente. Mas tinha vontade de pular os capítulos de Melanie. E na verdade, eles são quase inúteis, já que tudo o que ela descobre nós já sabemos. Então demorei um pouco mais do que gostaria para ler o livro.

Mesmo assim, a história não é ruim. Ela é bem diferente do que eu esperava encontrar. Tem uma proposta bacana e tudo o mais. O autor escreve bem. E fico feliz que o responsável por desvendar a história, seja uma mulher. Uma mulher muito inteligente por sinal, que aparece um pouco depois. As cenas com ela são as melhores.

Mas infelizmente, a obra não deu certo para mim. O final é bem diferente, ousado. Mas não acreditei nele. Não comprei aquela ideia. É importante surpreender o leitor. Mas acho que na ânsia de fazer isso, o autor criou um desfecho pouco convincente. Claro, isso na minha opinião.

Para encerrar, A Garota sem passado é um livro que não me conquistou totalmente, mas que pode conquistar você. Então se você tem interesse na obra, não deixe de conferir.

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2016/04/a-garota-sem-passado-michael-kardos.html#comment-form

Sofia Trindade 05/04/2016

Quando fui apresentada ao livro de Michael Kardos a primeira coisa que pensei (e que todos provavelmente pensam quando pegam em um livro de mistério), foi: Como o autor vai resolver esse enigma?

"A Garota Sem Passado" nos apresenta a vida nada normal de Melanie, ex-Meg, que foi obrigada a viver quinze anos de sua vida tendo que se esconder e ser discreta para não chamar a atenção de pessoas que acreditavam em sua morte, principalmente de seu pai, que foi acusado de matar a própria mulher depois de ter dado uma festa em sua casa.

Kardos nos conduz pela trama de forma simples, mas instigante, com uma escrita perfeita e leve que faz com que as páginas se passem com uma leveza em nossos olhos. Por ter essa leveza na escrita o autor consegue transpassar isso para o enredo e foi isso que mais me agradou no livro. Geralmente estamos acostumados a ver mocinhos, injustiçados pela vida que rapidamente se transformam em detetives incríveis, poderosos e bem-sucedidos em tudo que fazem e não é isso que encontrei em "A Garota Sem Passado" e é por isso que ele foi muito bom para mim.

Tudo que acontece no livro nos da uma certa impressão de realidade, como se fosse uma notícia bizarra que infelizmente se vê no jornal de vez em quando. É impossível não ter sede de terminar o livro o mais rápido possível para ver como o autor resolve os problemas apresentados. Mesmo não sendo algo impressionante e que nos choca, é algo agradável que conseguiu me conquistar.

O livro era algo que eu estava buscando para ler a muito tempo e talvez seja por isso que ele me agradou tanto. Mas não se deve ir com sede ao pote ao ler esse livro, principalmente os amantes de mistérios e crimes não solucionados. Kardos fez um livro simples, que vai direto ao ponto, sem floreios e algo estupendo e conseguiu ganhar uma leitora por essa diferença.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2016/04/resenha-garota-sem-passado.html

Fer Kaczynski 03/04/2016

Sua Família e Sua Liberdade Foram Roubadas.

Há algum tempo eu não dava uma chance aos livros policiais, este livro, lançamento da editora Arqueiro veio suprir minha necessidade de dar um tempo de livros da minha zona de conforto, os que sempre passo na frente por serem meus preferidos.

O livro conta a história de Ramsey e Meg, pai e filha, que tem no passado suas vidas dilaceradas por uma tragédia. Há quinze anos atrás, seu pai assassinou sua mãe, Allie e desapareceu sem deixar rastros, Meg foi dada como morta mas na verdade, foi criada por seus tios como Melanie, onde cresceu com medo de um dia, seu pai encontra-la e por isso, não frequentava o colégio, não tinha acesso a internet e não possuía amigos.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-garota-sem-passado-michael.html