A Garota Sem Passado

A Garota Sem Passado Michael Kardos

Resenhas - A Garota Sem Passado

Aline.Rodrigues 03/02/2022

Muito mistério e segredos nesse livro
Terceiro livro que leio no ano de 2022 e devo dizer que gostei muito da história desse livro e que talvez tenha sido o melhor que li ( até agora)Que saudades que eu estava de um bom e velho Thriler policial.
A história é boa, verossímil e bem desenvolvida,e o principal nos importamos com a personagem principal,Melanie.O livro tem um grande mistério e nos pegamos tentando adivinhar o desenrolar dela.
O que eu mais gostei na narrativa do autor foi a desenvoltura dele de conseguir fazer a história ir de 1991 a 2006 de uma forma muito natural e conseguimos entender as atitudes de alguns personagens e como todo o mistério foi se desenrolando.
Nao é fácil escrever uma história verossímil em anos tão diferentes,como nos anos 90 e anos 2000,mas o autor conseguiu isso de uma forma muito natural e eloquente.
O grande plot Twister do livro é bom,mas eu esperava um desfecho melhor para um determinado personagem.No mais o livro é muito bom.
É o primeiro livro que li do autor e gostei bastante da sua narrativa.Me identifiquei bastante com a personagem principal, sua história de vida,seus traumas e a luta pela sua superação.
Com certeza irei ler outras obras do autor,e com certeza recomendo a leitura.
Lavinia166 04/02/2022minha estante
Esse livro é tão perfeito! Tem anos que li, mas a emoção sempre que lembro é a mesma. Profundo. Extasiante. Sentimental

Aline.Rodrigues 06/02/2022minha estante
Sim eu amei também

Cami @leiturizar 15/05/2020

Para todos os habitantes de Silver Bay Ramsey Miller matou a esposa e a filha depois de dar uma festa sem motivo aparente, o que ninguém sabe é que a filha conseguiu escapar e hoje atende pelo nome de Melanie Denison e agora, 15 anos depois do fatídico fim de sua família, ela volta a cidade em busca de pistas sobre o paradeiro do seu pai e se depara com revelações antes nunca imaginadas por ela.

Com uma narrativa envolvente vamos acompanhar os dias anteriores ao assassinato e o presente, com a busca de Melanie por respostas e nos pegamos tão aflitos quanto ela para desvendar o seu passado. O livro é bem detalhado e faz com que o leitor se imagine na história muitas vezes.

Mais do que um suspense, nesse livro vemos a força da fé e não falo em fé como algo religioso, mas sobre crenças dos personagens e isso foi um dos pontos que mais me chamou atenção.

Outro ponto de destaque também foi o final, algo que não cheguei a imaginar. Eu tinha uma certeza em toda a história, eu só precisava descobrir a outra parte e fiquei bem surpresa quando descobri.

Uma trama que prende a atenção do início ao fim. Recomendado a todos aqueles que gostam de mistérios.
Roberta324 03/07/2020minha estante
Queria que o Ramsey tivesse aparecido de alguma maneira no final.

Cami @leiturizar 03/07/2020minha estante
Eu também queria.

Roseane 13/03/2016

Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história.
É isso que todo mundo pensa, mas na verdade, as coisas não são como parece...
A criança não morreu e hoje ela vive com o nome falso de Melanie Denison e, após viver 15 anos escondida e com medo, ela resolve encarar de frente a situação, não quer mais essa vida e buscar seu pai assassino .
E,o que era certo e conhecido...mostra se um equivoco!!!

Achei que o livro tinha um bom enredo e seria capaz de mais.
Os personagens não me cativaram .Esperava mais.
Karini.Couto 13/03/2016minha estante
Hum..

sté rodrigues @maredelivros 14/08/2018

Eu, vocês, nós... Sherlock Holmes em ação
A garota sem passado era um livro que eu queria muito ler, depositei muita expectativa, e sinceramente, foi além delas. Não imaginei que seria surpreendida de tal maneira. A história é tão bem escrita, o humor e jeito de cada personagem é tão imprevisível que aguça nosso instinto Sherlock Holmes e precisamos sim saber quem é o culpado o que aconteceu, acaba se tornando uma necessidade.

Euzinha estou com ressaca literária, não queria ler outro livro no momento, pois ainda estou digerindo a cada parte do que li nesta história. Devorei este livro de tal forma, que não sei o que vou fazer da minha vida.

Só teve um ponto negativo, mas não posso contar por ser spoiler, então continuo elogiando. É uma leitura gostosa, fluí muito, a escrita é boa, quando você percebe já está no final querendo amar uns e outros e querendo matar uns e outros, os personagens são pessoas que chamam atenção, cada um tem o seu ponto positivo e negativo e que deixa marcado na história e o envolvimento, a minha relação com esse livro, foi inexplicável. Apenas, leiam!
Crecio 17/01/2019minha estante
Acabei de ler e tive basicamente as mesmas impressões. Dois pontos me deixaram meio incomodado, mas como citou, também não vou expor para não dar spoiler. Enfim, é uma leitura fácil porque a identificação com os personagens é praticamente imediata, a escrita é muito boa e de grande fluidez.

Telma 10/04/2016

Diferente!!!
WOW!
Esse livro é uma delícia!
Narrado em terceira pessoa e com um ritmo alucinante, esse suspense não apenas promete: entrega!
Michael Kardos sabe como alinhavar uma história, costurar uma trama de suspense e arrematar com um final maravilhoso.
A personagem de Melanie, apesar de eu não ter achado maravilhosa, é cativante, torcemos por ela (mesmo ela sendo bastante egoistinha)...rs
Depois de algumas páginas, eu realmente precisava saber porque o pai, uma pessoa comum, matou a esposa e, mais importante ainda, como Melanie escapou (ela tinha apenas 3 anos de idade).
À medida que vamos tendo nossas respostas, a boca acre, a baba cai e ... quando pensamos que não podemos ser mais surpreendidos, somos!
O texto é delicioso. A escrita primorosa. Marquei muita coisa:

(...) o lado bom deste meu celibato vitalício é que, quando chegar minha hora, a notícia será recebida com tristeza por muitos, mas ninguém entrará em luto de verdade.

Durante todos os anos que vivi nesta cidade, houve apenas cinco homicídios. Em um deles, o próprio criminoso ligou para a polícia e se entregou. Em outros três, os assassinos (todos homens) foram capturados depois de algumas semanas e confessaram seus respectivos crimes em troca de redução de pena. Ramsey Miller foi o único que conseguiu fugir.

Fugiu para onde?
E depois que ele volta?
Vai atrás da filha que deixou escapar?
Ela sairá ilesa? E a gravidez? Ela realmente conseguirá manter a gravidez e dar o futuro que deseja ao filho?
E mas do que todas as outras: por que Ramsey Miller matou a esposa após ter dado um festão?
Um suspense consistente, bem escrito e pronto para ser devorado, como fiz!

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2016/04/resenha-garota-sem-passado.html
João 10/04/2016minha estante
Ola Telma!!Tenho esse livro mas nunca tinha me animado em ler até ver sua resenha.Me deixou interessado e parece ser um bom livro.Obrigado pela dica!!
Abração

veronicasfx 07/04/2024

Achei uma história instigante!
Jamais havia lido algo desse autor. Encontrei o livro aleatoriamente e decidi dar uma chance que foi muito bem aproveitada. Gostei bastante da escrita que por mutias vezes me lembrou a do Harlan Coben, bem fluída e que torna a história mais interessante. Alternar a história entre o passado e o presente é uma ótima forma de mostrar cenários diferentes e de deixar o leitor entender todas os detalhes do mistério que o ronda o assassinato em si.

@biaentreleituras 24/02/2016

Em 1991, Ramsey Miller deu uma festa para toda a vizinhança. Ao final da noite, uma tragédia aconteceu (aparentemente, sem qualquer motivo ou explicação), ele mata sua esposa e sua filha de apenas 3 anos de idade. A esposa foi encontrada em um estado deplorável e o corpo da filha jamais foi encontrado. Todos acreditam que Ramsey tenha levado o corpo da menina para o mar e sumido depois. A tranquila cidade de Silver Bay ficou marcada por esse atentado e, por anos, especulações vão sendo feitas, pois o assassino (pai e marido) jamais foi encontrado.

Mas a verdade é outra, a pequena Meg Miller sobreviveu e vive escondida com seus tios há quinze anos. Agora com o nome de Melaine Denison, ela vive uma vida de medos, qualquer olhar suspeito ou movimentação estranha são motivos para alardes na família. Os tios da jovem a mantém em segurança, mas para isso todos precisam se privar de qualquer exposição. Eles passam a maior parte do tempo presos dentro da própria casa, sem internet ou telefone. Melaine praticamente não pode sair, precisa ser uma pessoa neutra e assim, talvez, eles consigam driblar o pai dela que está solto e provavelmente enfurecido.

Mesmo com toda a segurança dos tios, Melaine se envolve com um professor e eles tem um relacionamento escondido há algum tempo, até que algo inesperado acontece... Melaine descobre que está grávida e Phillip mesmo surpreso, gostou da ideia. Então, a jovem decide que não pode mais viver à sombra do seu medo. Seu filho não pode ter a vida que ela teve, escondido e fugindo de qualquer perigo ao seu redor, ela precisa lhe dar uma vida digna e tranquila e para isso seu passado precisa ser confrontado.

Melaine utilizava a internet escondida de seus tios e em suas pesquisas descobriu o blog de um jornalista aposentado, onde Arthur faz diversas postagens e dentre elas um assunto lhe chama atenção,o caso Miller. A jovem retorna para Silver Bay e procura pelo jornalista para tentar obter sua ajuda sem revelar quem realmente é. E então, quinze anos depois, ela volta ao local onde tudo aconteceu, uma decisão arriscada.Melanie inicia sua própria investigação e o que ela encontra é mais terrível do que jamais poderia imaginar.

Um livro que me deixou intrigada. A Garota Sem Passado é carregado de mistério, suspense, drama e a cada página cresce o desejo de ler a próxima. Intercalando passado e presente, o autor soube construir um thriller que mantém o interesse do leitor até o fim. Os capítulos não são tão longos e sempre se encerram em momentos decisivos.

Leia a resenha completa no link > http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/2016/02/resenha-garota-sem-passado.html

site: www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

Simone Brito 28/02/2016

Suspense e Drama
A meu ver o livro é bastante interessante para quem gosta romance, suspense e uma boa pitada psicopatia.
Na verdade, o livro conta a história de Allie, Ramsey e sua filha Meg ou Mel, como queiram, já que essa criança, anos depois teve que mudar sua identidade.
Envolto em uma atmosfera de mistério, revelada pelo blog de Arthur, um jornalista aposentado, a morte trágica de Allie nos remete a uma grande análise do passado ao longo da leitura.
A questão é: será que somente o passado nos revelará as respostas para as inúmeras perguntas que vão surgindo em nossa mente à medida que lemos?
Ramsey é o principal suspeito da morte da própria esposa e foragido da polícia, enquanto a filha de 3 anos, por sua vez, fica sob guarda dos tios e segue vivendo como “prisioneira” de seu próprio passado. Os tios, em nome de proteger a sobrinha, a colocam numa espécie de redoma, com medo de que o pai a encontre e possa fazer algum tipo de maldade com ela.
Acontece que à medida que Mel ia crescendo, crescia também sua necessidade de ter uma vida normal, apesar de gostar da vida que levava com os tios. Mas, ela queria ser como as outras meninas, ter liberdade. E em nome dessa liberdade Mel toma algumas atitudes que podem complicar um pouco a tranquilidade de sua pacata vida com seus tios.
Mel, já aos 17 anos, entra para universidade e arruma um namorado, cada vez mais sedenta por informações, começa a se interessar pela internet e por todas as notícias que podia ler, inclusive o caso da morte de sua própria mãe.
Assim acaba descobrindo que o velho blogueiro, talvez única pessoa que, segundo ela, se interessava pelo caso de sua mãe, mesmo depois de tantos anos, estava na UTI de um hospital e resolve, às escondidas, partir em busca de seu passado e começar com uma visita ao velho Arthur.
O objetivo de Mel era encontrar seu Pai antes mesmo que ele a encontrasse.
A persistência de Mel resultou no desvendar do crime, mas o autor nos deixa a incógnita: Ramsey está ou não morto? Em minha opinião sim, ele morreu na tempestade que atingiu seu barco, tendo em vista o estado crítico de alcoolismo em que se encontrava.
O desvendar do mistério me surpreende, pois nada é o que parece ser, gosto disso.
No entanto, como acontece em quase todos os romances, os mocinhos acabam terminando felizes para sempre. Essa é a parte clichê do livro.
Mas, nem por isso posso dizer que o livro não valha a pena ser lido, muito pelo contrário.
Gostei muito, recomendo !!!

Tamara 05/03/2016

Cheio de potencial
Este é um livro cheio de potencial, daqueles que assim que leio a sinopse fico com ela na mente, até ter toda a história em mãos para devorar em poucos dias, e foi isso o que ocorreu com o livro A garota sem passado. A medida que virava as páginas, mais minha curiosidade ia aumentando e as surpresas também. Porém acabou não sendo maravilhoso para mim pois eu esperava algo com muita ação, imaginava que focaria mais no assassinato e nos detalhes de 1991, enquanto muito se passou no presente, o que acabou não sendo algo ruim, mas o tempo todo eu esperava adrenalina, e esta não chegava com tanta intensidade. Porém, mesmo com a falta de adrenalina é um livro delicioso de se ler, com um grande suspense e com personagens que não são nem totalmente maus e nem totalmente bons. É o tipo de livro no qual todos possuem algo a esconder e todos são culpados de algo.
É uma história muito bem construída. Temos trinta capítulos nos quais acompanhamos diversos pontos de vista. No primeiro encontramos um post em um blog, de um senhor já de idade, jornalista que se interessava muito pelo caso Miller. Com esse capítulo podemos conhecer no geral a história. Após isso, no capítulo dois somos introduzidos no ano de 2006, na vida de Melanie e depois temos uma volta ao passado, para o ano de 1991. Assim segue o livro, com passagens em 2006 e outras em 1991, porém apesar de toda essa mudança de tempo, em nenhum momento me vi confusa, é tudo muito bem ambientado e claro.
Melanie é uma personagem que se sente perdida na vida e culpada. Ao mesmo tempo que quer ser obediente aos tios devido a gratidão que sente por todos os anos que cuidaram dela, por outro quer conhecer o mundo e tudo o que ele tem a lhe oferecer. Outra personagem que me cativou foi Allison, apesar de sabermos muito pouco sobre ela. Não consegui sentir raiva de Ramsey em nenhum momento, apenas o achei dotado de uma mente confusa e por vezes maluca.
A revisão da editora arqueiro foi sensacional, como sempre.
Esse livro vale muito a pena ser lido por todos os leitores que gostam de um bom suspense, sem muito sangue, um suspense daqueles que nos deixa de boca aberta ao final, sem termos imaginado por qualquer momento o desfecho. É uma história que não dá para parar de ler enquanto não chegarmos ao último ponto final.

Ju Oliveira 06/03/2016

Melanie é uma sobrevivente. Todos pensam que ela foi morta por seu pai, que também assassinou sua mãe. Mas a menina, na época com três anos, conseguiu sobreviver e passou a viver com seus tios. Quinze anos depois, Melanie está com quase dezoito anos e continua levando uma vida reclusa, clandestina. Sempre com medo de que seu pai a descubra e venha atrás dela. Apesar de todas as recomendações e as precauções de seus tios, Melanie acaba tendo um relacionamento com um professor. Ela agora está gravida e decide que não quer para seu filho a vida que sempre levou, se escondendo e fugindo de tudo e de todos.

Juntando toda sua coragem, Melanie decide voltar à cidade onde toda a tragédia aconteceu. Ela busca respostas, quer encontrar seu pai, o que a Polícia não foi capaz, esses anos todos. A primeira pessoa que ela procura é um senhor de oitenta e poucos anos, jornalista, que por quinze anos manteve um blog voltado para o crime que chocou a pequena cidade de Silver Bay. O que o velho blogueiro nem imagina, é que está diante da menininha que todos, inclusive ele, pensam estar morta a muitos anos.

a garota sem passado_ cantinho ju oliveira

Me interessei por "A garota sem passado" logo de início. Me atrai pela capa, pela sinopse, por se tratar de um de meus gêneros favoritos que é o thriller psicológico/policial. Infelizmente, a leitura não supriu minhas expectativas. A premissa da história é muito boa mas na minha opinião, o autor fez muito preâmbulo para chegar a um desfecho convincente. Narrado em terceira pessoa, o autor apresenta o ponto de vista da Melanie nos dias atuais e de seu pai Ramsey no passado, na época dos crimes. As passagens de Ramsey eram extremamente enfadonhas, massantes, descritivas demais, já as de Melanie eram muito mais interessantes. Me prendiam muito mais na leitura, aliás, da metade para o final, me envolvi bastante na leitura.

Não espere grandes cenas de perseguições e suspense neste livro. O autor se preocupou mais em focar no lado psicológico da trama, fazendo o leitor imaginar o porque das atitudes de Ramsey. Não gostei do desfecho, desejava um final totalmente diferente do que foi. Talvez por ter lido muitos bons thrillers ultimamente, alguns bem fortes e impactantes, tenha achado A garota sem passado um pouco fraco. Mas isso vai do gosto do leitor. Sei que nem todos curtem um suspense tão pesado assim. De qualquer forma, vale a pena a leitura, por conter uma narrativa fluida e não ter um trama muito intrincada e complexa. Indico principalmente para quem está começando a se aventurar nos thrillers. Boa leitura!

site: http://juoliveira.com/cantinho/

ricardo_22 07/03/2016

Resenha para o blog Over Shock
A garota sem passado, Michael Kardos, tradução de Marcelo Mendes, 1ª edição, São Paulo-SP: Arqueiro, 2016, 304 páginas.

1991. Em um domingo qualquer, Ramsey Miller deu uma festa em sua casa para todos os vizinhos. Ao final da festa ele assassinou a esposa e a filha de três anos. Pelo menos é o que pensa todo mundo da pacata Silver Bay.

2006. Ao longo dos quinze anos seguintes, a filha de Ramsey morou com os tios, sob o nome falso de Melanie Denison. Como o seu pai jamais foi capturado pela polícia, seus tios criaram rígidas regras de segurança para evitar que Ramsey fosse atrás da garota. No entanto, ao engravidar de um jovem professor de uma escola local, Melanie decide que seu filho não terá uma vida clandestina como a sua, por isso resolve voltar para a cidade onde tudo aconteceu, reunir pistas e encontrar o seu pai. Antes que ele a encontre.
“Melanie saiu caminhando depressa à frente de Phillip, o homem cujos medos, antes tão engraçadinhos, começavam a ganhar outro peso. Talvez tivesse gostado dele por causa das enormes diferenças que o separavam de Wayne e Kendra. Mas se os tios a estavam sufocando, um namorado medroso não era muito melhor. A covardia dele poderia colocá-la em risco” (pág. 61).
A garota sem passado é um livro diferente e essa é a primeira coisa que deve ser dita. Mas o que o torna diferente não é uma possível originalidade, tampouco o estilo narrativo de Michael Kardos. A grande diferença, suficiente para tornar essa uma leitura marcante, é o fato de existirem dois livros em uma única história.

Por mais estranho que possa parecer, digo isso porque ao mesmo tempo que se apresenta como um suspense inteligente, como são os trabalhos dos melhores escritores do atual cenário literário, este é também um drama sobre pessoas e famílias. Ao abordar os sentimentos das protagonistas, Kardos revela a profundidade do homem como um ser suscetível a falhas e com loucuras e medos capazes de moldar suas atitudes, muitas vezes ignorando o que teoricamente seria o correto. Ainda que não passem de personagens ficcionais, as principais personagens são retrato do mundo real.

Essa característica já deixa claro que A garota sem passado não é um suspense repleto de tensão. E nem precisaria ser para se destacar, pois o autor soube como casar passado e presente sem deixar qualquer ponta solta e, mais importante do que isso, envolver a cada novo capítulo. Como os capítulos intercalam o ponto de vista e o tempo, ou seja, não seguem uma ordem cronológica, as revelações surpreendem e surgem como peças de um enorme quebra-cabeça. Um quebra-cabeça montado com precisão e maestria.

Contudo o mais brilhante nesse jogo em busca das verdades é a já citada profundidade das personagens, em especial Melanie e Ramsey. No fundo não são apenas os possíveis mistérios em suas vidas que fazem parte do enredo, mas como as personagens lidam com os problemas de maneiras distintas: uma de forma radical, outra com atitudes infantis e descuidos que seriam evitados se tudo fosse meticulosamente pensado — mas como disse, todos estão suscetíveis a erros e isso que torna o enredo tão real.

E não é apenas isso. Além da veracidade das personagens e de suas atitudes, o que mais chama a atenção é como tudo é trabalhado com cuidado, a ponto de ser possível se identificar e torcer por heróis e vilões. É como se aprendêssemos com eles a medida que eles também aprendem com eles próprios.

site: http://www.overshockblog.com.br/2016/03/resenha-371-garota-sem-passado.html

mariioliva 13/03/2016

Livro: A Garota Sem Passado
"A série de televisão Friends era exibida desde que ela nascera, ou pelo menos era essa a sua impressão, e sempre que via um episódio, Melanie se espantava com a presunção com que aqueles seis nova-iorquinos passavam o tempo numa cafeteria batendo papo sem se dar conta da liberdade que tinham."

Num belo domingo de setembro do ano de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para todos os vizinhos. Mais tarde naquele dia, assassinou a esposa Allie e a filha Meg de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história. Só que todos estão errados. A menina escapou. O pai nunca foi preso. Por isso que ninguém tem conhecimento de que Meg Miller havia sobrevivido e vivido 15 anos escondida com os tios sob o nome falso de Melanie Denison. Nunca pode viajar, ir a festas, tirar fotografias e não tem Internet em casa, com medo de que Ramsey pudesse encontrá-la e finalizar o que havia começado anos atrás. Mas uma coisa inesperada acontece na vida de Melanie e então ela decide que chegou a hora de fazer o trabalho que os policiais e do FBI não conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre. Essa é basicamente a sinopse de A Garota Sem Passado, lançamento de fevereiro da nossa parceira Arqueiro.

A maior parte do livro é narrada ora por Melanie/Meg, ora por Ramsey. E logo no início do livro, temos a visão do ex-jornalista Arthur Goodale sobre o caso: Arthur, agora idoso e bem doente, tem um blog onde ele escreve sua opinião sobre vários assuntos. Um deles é o caso Ramsey Miller, que ele chama de seu próprio Moby Dick, já que passou anos de sua vida questionando as descobertas da polícia e o fato de nunca terem encontrado Ramsey. Sua última postagem no blog acontece justamente depois de ter sido internado no hospital, onde o vemos se despedindo dos leitores e expondo sua decepção por nunca terem prendido seu Moby Dick; provavelmente ele iria morrer antes de que o capturassem.

Após esse primeiro contato com o caso, conhecemos Melanie Deninson, uma jovem de 17 anos, que vive numa pacata cidade do interior da Virgínia Ocidental em companhia dos tios num velho trailer. Ela e seus tios Wayne e Kendra vivem praticamente isolados do resto do mundo, para a segurança de Melanie, pois a garota é a filha de Ramsey Miller, o assassino foragido. Nada de amigos, de fotografias, de festas, de Internet, somente escola-casa, casa-escola. Até sua faculdade teve de ser uma comunitária em regime parcial. Universidades normais eram sinônimos de grêmios estudantis, carteirinhas de estudante e um campus aberto onde qualquer um poderia segui-la e fazer sabe Deus o que.

Para ler o restante acesse: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2016/03/livro-garota-sem-passado.html

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2016/03/livro-garota-sem-passado.html

Conchego das Letras 16/03/2016

Resenha Completa
Eu havia lido algumas resenhas de blogs parceiros da editora sobre esse livro e cada uma delas era bastante animadora, então pensei "esse é um estilo de livro que vou amar, investigativo e cheio de suspense!".

Infelizmente não foi bem assim que a minha leitura ocorreu. O livro é bom, não me entendam mal, mas não chegou nem perto de atender as minhas expectativas e algumas coisas me pareceram muito... Sei lá.

A garota sem passado conta a história de Meg Miller... Ou eu deveria dizer Melanie Denison? Bem, não importa, já que ambas são a mesma pessoa. Meg teve sua mãe assassinada e passou a vida escondida com seus tios, com medo de ser encontrada por seu pai e que ele a matasse também. Seu novo nome? Melanie.

Desde os cinco anos seus tios começaram a contar para ela, aos poucos, o que havia ocorrido com sua família e que faziam parte do programa de proteção à testemunha. Para garantir sua própria segurança, Melanie precisava ser "invisível"... Estudou anos através de tutoria residencial e só foi para a escola, aos 14 anos, porque sua tia e tutora não tinha mais conhecimento para continuar ensinando-a em casa.

A partir do seu primeiro contato com uma "liberdade velada", Melanie passa a querer cada vez mais, arruma um namorado e... Fica grávida. Sim, porque as camisinhas não são 100% seguras e, bem, ela tem que ser exatamente a margem de erro (sinceramente, achei isso bem forçado).

Para que seu bebê não tenha que viver com medo como ela viveu, resolve que irá procurar pelo pai e levá-lo à justiça, algo que até o momento acreditava que nem o FBI havia conseguido. Para isso ela contará com a ajuda do velho Arthur Goodale, um jornalista da época do assassinato de sua mãe, que está no hospital à beira da morte e que postava em seu blog (já idoso) o quanto esse caso nunca deixou sua mente.

Eu amei o livro começar com um post de blog, mas minha empolgação logo foi substituída por um banho de água fria com a lentidão que tudo ocorre até por volta da página 160. A partir daí o livro toma novo fôlego e você vai gostando cada vez mais da história, pensando até em dar quatro estrelas para ela.

Mas Mari, por que então você não deu quatro estrelas? Bem... Algumas coisas que aconteceram nas 230 páginas finais simplesmente não me convenceram. Mas isso é uma opinião totalmente pessoal e, talvez, você não tenha as mesmas questões que eu ao ler.

É isso pessoal, essa foi a resenha de hoje. Espero que tenham gostado! =)

Curiosidade:

01 - O título original, caso traduzido ao pé da letra, seria "Antes que ele a encontre" e tem tudo a ver com a obra, já que a personagem resolve que é mais seguro ela encontrar o pai e levá-lo à justiça antes que ele a encontre e a mate.

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/03/resenha-garota-sem-passado.html#more

Danilo 17/03/2016

3 Estrelas.
*O passado era como um peixe tirado do mar: escorregadio e nunca tão bonito quando você imaginava*

ELB 18/03/2016

Um dos primeiros livros lidos deste ano e já me surpreendeu pela boa narrativa. Confesso que andava meio desempolgada com a leitura, mas para um início de ano, quanta coisa boa já apareceu para nós, não é mesmo? Que continue assim, 2016!

Bem, o que mais gostei e menos gostei do livro foi a escrita, rs. Achei um pouco chato o autor ficar bagunçando com a gente mostrando memórias do passado e do presente em capítulos alternados. Isso não teria sido ruim se ele tivesse seguido uma ordem cronológica do passado. Mas uma hora ele voltava 5 anos, outra hora 6, outra hora 7, outra hora 2, depois voltava para 6 anos, e até 20 anos. Enfim, me pareceu um pouco bagunçado. Por outro lado, a narrativa do autor é superinteressante e mesmo no meio dessa zorra toda de passado e presente, nos vemos ligados na história e curiosos com o desenrolar de tudo.

Melanie, aka Meg, aka Alice, (sim!) é um garota que vive numa cidadezinha pequena e isolada do resto do mundo, tem poucos ou nenhum amigo, não tem vida social e tudo que conhece são seus tios Wayne e Kendra, seus pais adotivos. Isso aconteceu porque quando ela era criança, seu pai matou sua mãe e agora ela vive sob proteção (tá mais pra escondida mesmo), pois a polícia ainda não conseguiu prender o pai, que todos acham que segue procurando pela filha para também matá-la, assim como fez com sua esposa.

“Melanie fizera uma única e fracassada tentativa de convencer os tios de que poderia passar despercebida entre 25 mil alunos. Permitira-se sonhar por um instante com a vida no alojamento da faculdade, os jogos de futebol, os rapazes. Fazer amigos”.

Tudo muda quando ela conhece Phillip, porque se apaixona e... engravida! Agora ela está pensando que o tempo para se esconder acabou! Ela precisa pensar no bebê que cresce dentro dela e como não pode nem pensar em deixar que ele passe pela mesma coisa que ela passa, tendo que viver isolada do resto do mundo para se esconder de seu ‘avô’ psicopata. É então que ela decide desafiar seus tios e deixar o namorado para ir, ela mesma, de encontro ao pai. Algo como ‘a caça agora vira o caçador’.

Em Silver Bay, sua cidade natal, ela conhece Arthur, um cara que tem um blog jornalistico e já mostrou várias vezes que ‘o caso’ de sua vida é o não resolvido ‘Caso Miller’, o caso dela. Com a ajuda de Arthur, Melanie tenta descobrir a todo custo o que realmente aconteceu naquela fatídica noite do assassinato, passando por várias encrencas é claro.

Enquanto isso, vamos conhecendo o passado através do ponto de vista de Ramsey, o pai de Melanie e como foi que tudo virou de ponta cabeça na vida dele até que chegou naquela noite.

“Allie. Não havia dúvida de que era ela quem estava por trás de tantas mudanças. Era por ela que ele agora acordava todos os dias com energia e otimismo em vez de passar o dia inteiro na cama”

Eu me vi muito interessada sobre esse passado de Ramsey porque achei que ali explicaria como foi que ele se tornou essa pessoa tão ruim a ponto de matar a esposa e iniciar uma caçada contra a própria filha, a quem em algumas passagens ficava tão claro que ele amava incondicionalmente. Confesso que me deixava na dúvida se ele realmente havia feito tudo isso.

Tem outros personagens importantes na história como Allie (mãe), David, Eric, os próprios pais adotivos de Melanie; Wayne e Kendra, e a detetive que ela conhece quando retorna à Silver Bay. Todos eles têm uma participação importante para que ela enfim consiga desvendar todo o mistério de seu passado e finalmente alcance a liberdade.

“Mas tudo isso era passado. Ele dera duro para se transformar em outro homem. Um homem de família, prestes a ser pai. Você não é mais aquela pessoa. ”

Recomendo a leitura para aqueles que gostam de um romance policial, investigativo. É um bom livro, com um final redondinho e surpreendente para gente.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2016/03/resenha-garota-sem-passado-michael.html