A Garota Sem Passado

A Garota Sem Passado Michael Kardos

Resenhas - A Garota Sem Passado

nomundodesalem 05/12/2023

A Garota Sem Passado // Michael Kardos // 304 Páginas // 4,0 ⭐️

Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller realiza uma festa em casa para os vizinhos, mas o que todos acreditam ser um trágico desfecho é, na verdade, um equívoco. Ramsey assassina a esposa e a filha de 3 anos, mas a menina consegue escapar. Nos últimos quinze anos, ela vive sob o nome falso de Melanie Denison, escondida com os tios em uma cidade remota, seguindo regras rigorosas para evitar ser encontrada por seu pai criminoso.

Apesar das precauções, Melanie se apaixona por um professor local, engravida e decide que seu filho não deve viver a mesma vida clandestina que ela. Desafiando as rígidas regras de segurança, ela retorna a Silver Bay com o objetivo de fazer o que as autoridades não conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre, enfrentando desafios emocionais e perigos iminentes. Em "A Garota Sem Passado", o autor nos envolve em uma trama intensa e cheia de reviravoltas, explorando temas como segredos obscuros, identidade e a busca por redenção.

A história, ambientada numa pacata cidade, ganha contornos de suspense e drama, mantendo o leitor preso a cada página. O domínio narrativo do autor é notável, criando uma atmosfera envolvente que faz com que seja difícil largar o livro. A personagem principal, Melanie, é habilmente desenvolvida, e sua jornada de autodescobrimento e coragem para enfrentar o passado adiciona camadas emocionais profundas à trama.

O aspecto psicológico da história é particularmente fascinante, explorando as consequências do trauma e as escolhas difíceis que Melanie precisa fazer para proteger seu filho. A conexão entre os personagens é explorada de maneira sensível, proporcionando uma experiência de leitura envolvente e emocional. A escrita do autor é ágil, mantendo o ritmo acelerado e garantindo que o suspense permaneça constante.

Em resumo, "A Garota Sem Passado" me cativou bastante, e finalizei a leitura em um piscar de olhos. Surpreendeu-me, pois não estava com muitas expectativas para este livro.

Um beijo e uma ótima leitura,

Salem 🧙🏻‍♀️🔮

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

gabriel.possign 28/01/2023

O passado é igual uva nem todos gostam. Mas passa.
O emaralhado de linhas temporais conseguem trazer um dinamismo certeiro para o livro, confesso que as partes da vida e pensamentos de Ramsey foram o ponto baixo, enquanto a de Allie eu li em uma velocidade de literalmente devorar o livro. Ver as nuances de um casamento em decadência se comparando com seu passado de esperança foi a joia da coroa. Aqui vemos diversas formas de enxergar o passado, com medo, com esperança, como registro histórico e de reconhecimento, com culpa e são tantas oscilações que até causa uma própria reflexão sobre o passado do leitor. O crime em si ganha status de segundo plano, adjunto a investigação, que perde muitas vezes o foco e adentra as teorias conspiratórias de um homem que precisa acreditar que existe algo planejado, um caminho natural, predestinação. Eu esperava ver mais aprofundamento de Melanie, adentrar mais no psicológico dela após a revelação, que em muitos momentos cheguei a conspirar, mas que choca um pouco. Os diálogos são bem construídos, enquanto a parte de descrição é de certas tediosa e poderia ser suprimida. Vale a leitura, mas as vezes exigirá um esforço de paciência, e enxergar que nem tudo permanece na consciência lógica até o derradeiro final.

Patricia 09/04/2016

Durante toda a sua vida Melanie se escondeu, ela escondeu o seu passado de todos e ela própria também. Seu nome verdadeiro é Meg Miller e ela supostamente já esta morta. Ela teria sido assassinada na mesma noite que sua mãe e o assassino de ambas é o seu pai, Ramsey Miller. Só que Melanie não morreu, ao contrário do que tudo mundo pensa, somente somente sua mãe morreu naquela fatídica noite. Mas tem uma pessoa que sabe que ela não está morta, o homem que não a matou, seu pai. Ramsey conseguiu fugir após o crime e até então não foi preso. E é por isso que Mel está passou os últimos 15 anos da sua vida escondida, com seus tios, no meio do nada. Ela faz parte de um programa de proteção, pois a polícia acredita que seu pai ainda procura por ela, para terminar aquilo que ele iniciou há tantos anos atrás.

E pelos esses 15 anos aceitou todas as limitações as quais foi imposta, apesar de pequenos atos de rebeldia, sem questionar muito, por saber que os tios apenas estavam zelando por sua segurança. Mas algo acontece que faz com que a vida que ela leva não seja mais o suficiente para ela. Mel decide que não quer mais se esconder, que ela quer um futuro. Porém ela sabe que para ter um futuro ela precisa primeiro enfrentar o seu passado. Que para que possa viver sua vida com liberdade ela primeiro precisa que seu pai seja preso, para finalmente se livrar do medo que sempre a perseguiu.

E cansada de deixar a investigação nas mãos da polícia, Mel decide ela mesma rastrear e prender o seu pai. Ele decide bater de frente com o seu passado. Juntando pistas deixadas 15 anos antes, Mel precisa encontrar respostas que nunca conseguiram ser respondidas: por que seu pai vendeu o seu caminho (o ganha pão) 2 dias antes de cometer o crime, por que ele deu uma festa no dia do crime, por que ele afinal cometeu esse crime? E ela precisa achar essas respostas rapidamente, antes que Ramsey possa achá-la.

Com uma narrativa em terceira pessoa, o livro te conduz ao longo desse mistério em um ritmo empolgante. A história segue não somente os eventos que estão acontecendo em 2006 com a Melanie, mas também seguimos Ramsey. Nós somos apresentados a história do assassino, passando brevemente por sua infância e juventude problemática até a fatídica noite do crime. E dessa forma a história vai sendo aos poucos montadas. A narrativa me lembrou a do livro Lugares Escuros por causa dessa intercalação dentre presente e passado de forma a recriar o crime ocorrido há tantos anos. Uma das coisas que adorei nesse livro é que a Melanie não é uma garota fraca, com apenas 17 anos ela resolve enfrentar seus medos de frente e mesmo correndo risco de vida, ela não hesita antes diante da possibilidade de desvendar o assassinato da sua mãe e localizar o seu pai.

Amo livros de mistérios e crimes a serem solucionados. Não me decepcionei com o livro, porém acabei dando 4 estrelas para ele. Isso porque eu acabei deduzindo o livro todo logo no início. Mas não se preocupe, modéstia à parte, eu sempre descubro os mistérios dos livros e filmes, então não é o caso de ser uma história previsível. A edição do livro está linda, a capa é super enigmática e as páginas são amarelas.

Sem dúvidas recomendo o livro e não vou me surpreender nem um pouco se essa obra for adaptada para o cinema. Se você gosta de livros envolvendo mistérios e crimes, sem dúvidas irá amar esse livro.

site: http://www.ciadoleitor.com/2016/03/resenha-garota-sem-passado-de-michael.html

Roberta Jornalista 29/06/2022

O passado dos Garotos
Obra narrada por um 3º e mesclada entre passado (1991) e presente (2006), onde tais datas possuem capítulos próprios.
Cercada de mistério no início, é a vida de Meg Miller, que aos 3 anos de idade perde a mãe brutalmente assassinada e seu pai é o maior suspeito do crime. Ela consegue escapar e é criada por Wayne e Kendra, seus tios "emprestados". Para se proteger, muda seu nome para Melanie Denison e passa 15 anos escondida numa cidadezinha remota.
Aos 17 anos, Melanie resolve encontrar seu pai antes que ele a encontre. Desobedecendo os tios protetores, ela ruma ao norte atrás de testemunhas e esclarecimentos acerca do chocante crime. Gera mil expectativas ao encontrar e entrevistar Arthur Goodale e David Magruder. Será que ela fez bem?
Ramsey, o pai, é caminhoneiro, tem uma banda e um passado de drogas, loucuras e sofrimento com as constantes brigas dos pais.
Essa 1ª parte é mais "morna", especialmente a de 2006, que conta sobre os dias atuais da protagonista.
Na parte II, desta forma mesmo intitulada, a história começa e esquentar absurdamente, à medida que vamos descobrindo como foi a infância de Ramsey, em meados dos anos 1960. A partir daí podemos concordar com Jeffery Deaver, autor de 'O colecionador de ossos', que na capa do livro deixa o seguinte registro: "leia a primeira página e dê adeus às próximas 24 horas". Nesta sentença, eu trocaria a 1ª pag. pela página 128. Aí sim, é eita atrás de vixe! kkk
A parte III é de um suspense totalmente imprevisível, pois quando se acha que o caso está esclarecido, o autor "bagunça" tudo de novo, confundindo o leitor. Haja reviravoltas, viu??
Por meio da investigação da policial Isaacson e após mais plot twist é que se consegue elucidar fatos do passado, chegando enfim ao culpado.

Conclusão: Não se pode ter certeza de nada até o término. Surpreendente e movimentado, causa fissura em chegar logo no final, descobrir os motivos e montar o quebra-cabeça.

Jornalista Roberta 👩🏼‍💻🗞

Lavinia166 28/04/2021

"O segredo da vida está na magnanimidade"
Não acredito nas previsões que o homem pode dar, mas se amanhã ou depois for o fim do mundo, é com você que eu quero estar ?

Em um dia qualquer pesquisei um quiz para saber "qual livro eu deveria ler no momento", comecei a ler esse, com muita expectativa, e a história começa sem nada prometer, mas foi me envolvendo ao decorrer da narrativa.

(Nostálgico) Cada estrofe desse livro é composto de nostalgia, esse livro exige muita compreensão para os acontecimentos, mas antes de compreender você-vai-surtar! Me senti muito reflexiva após o término do livro, está longe de ser um livro hypado, mas tem uma história muito complexa, é uma história triste, talvez de arranque algumas lágrimas também.

Gus 26/01/2021

Quase sem passado
Comprei esse livro no sebo e como tantos outros que adquiro, dei uma breve lida na sinopse e pensei: acho que esse livro é bom.

Eu estava certo, esse livro é excelente! Porém, como péssimo detetive que sou não descobri o final antes dele chegar ao fim.

Mas diz aí, por qual motivo vc acha que Ramsey teve para matar a esposa e a filha?

Gramatura Alta 28/06/2016

Suspense muito bom
Uma boa história, ou uma boa ideia, não precisam de muitos detalhes, nem de muito desenvolvimento, para surpreenderem. Às vezes basta um pequeno desvio de atenção, como uma mágica, fazendo o leitor pensar uma coisa e depois, já no final, mostrar que não era bem assim, que toda a verdade estava lá, bastava pensar, ou ler direito. Os personagens são apresentados e desenvolvidos dentro de um limite que não permite ao leitor prever o que está por vir. As pistas são entregues aos poucos, de forma que o leitor consiga assimilar sem dificuldades, mas insuficientes para enxergar o plano geral.

A obra de Michael Kardos, além de apresentar um final que mostra como o leitor foi enganado o livro todo, ganha pontos por diversas características. Começando pelos personagens principais: Melanie, ou Meg; Allie, a mãe de Melanie; Ramsey, o pai. Arthur, o repórter; Eric, o melhor amigo; Wayne e Kendra, os tios que esconderam Melanie. Todos, cada um a seu tempo, tem uma importância fundamental no desenvolvimento da história. E todos, sem exceção, têm um grau de imperfeição.

A narrativa, em terceira pessoa, acompanha apenas dois deles: Melanie, obviamente; e Ramsey, seu pai, o suspeito de ter assassinado sua mãe. Junto com Melanie, no tempo presente, acompanhamos seu sonho de viver sem se esconder, sua volta à cidade natal e a tentativa de encontrar pistas que levem a polícia a prenderem Ramsey, acabando com seu sofrimento diário de achar que será morta por ele.

No tempo passado, quinze anos antes, acompanhamos toda a vida de Ramsey, até o fatídico momento do assassinato. Conhecemos sua criação, por pais desajustados, mas nem tanto. Suas infrações delinquentes na juventude, seu primeiro emprego, a paixão com Allie, o casamento, a profissão de motorista de caminhão, as suas ideias sobre o futuro, sobre sua relação conjugal, o amor que sente por Melanie, e assim por diante. O curioso é que, em nenhum momento, até o final do livro, quando toda a verdade é revelada, não conseguimos encontrar motivos suficientes para o crime acontecer.

Sim, este é um ponto original e que motiva a leitura. Por quase toda a história, mesmo conhecendo o ponto de vista da vítima e do réu, não conseguimos encontrar motivos para o que irá acontecer, ou aconteceu. Página atrás de página, tentamos compreender o que poderá motivar alguém, que parece amar tanto a esposa e a filha, a cometer a atrocidade de matá-las em uma noite absolutamente normal. Até que descobrimos que tudo estava lá, o tempo todo, era só prestar atenção.

Na verdade, a história confirma algo que todos sabemos: que muitas pessoas não são o que parecem, que nunca conhecemos verdadeiramente alguém, até que esse alguém precise se mostrar, que deixe cair sua máscara. Algumas máscaras estão lá como proteção; outras, para esconder as falhas; e outras, para ocultarem um monstro.

A GAROTA SEM PASSADO apresenta uma conclusão que satisfaz, que transmite a sensação de que você leu algo que foi surpreendente, mas que também deixa um gosto amargo na boca. Como os personagens, a história é realista no destino de cada um. Ela praticamente grita que o mundo é imperfeito, que existem pessoas carentes, loucas, traidoras, egoístas, egocêntricas, covardes, enfim, de todos os tipos, espalhadas por todos os lugares, porque o ser humano é assim, cheio de falhas. A vida é um reflexo dessas falhas. E na parte final, quando Melanie fica em um parque, na expectativa de que uma certa pessoa possa aparecer, quando apenas o leitor sabe o destino dela e que ela nunca irá aparecer, dá aquele aperto no coração. Mas as coisas são assim. E ponto.

site: http://www.gettub.com.br/2016/06/a-garota-sem-passado.html

Alice 29/03/2020

Razoável
A história é razoável.

Blog MDL 02/07/2016

No dia 22 de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa para seus vizinhos. Mas o que deveria ser apenas uma festa de domingo acaba em assassinato. Depois de matar a esposa e a filha de 3 anos, ele some do mapa. Todos da pacata cidade de Silver Bay conhecem a história.

Porém, sua filha escapou. Com o nome falso de Melanie Denison, a garota cresce escondida sobre o cuidado dos tios numa cidadezinha remota da Virgínia Ocidental. Sem amigos e vida social, a garota passou a vida inteira com medo que seu pai soubesse da sua existência e viesse ao seu encontro para terminar o que tinha começado 15 anos atrás. Mas, apesar das rígidas regras que garantiram sua segurança até o momento, ela se envolve com um professor local e acaba engravidando. Decidida que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela, a garota volta a Silver Bay para encontrar seu pai e resolver de uma vez por todas a situação, para ter uma vida normal como todas as outras pessoas.

“A Garota Sem Passado” é uma história bastante envolvente. Divida em três partes, vai alternando durante todo o seu enredo entre os fatos acontecidos no ano de 1991, quando aconteceu o assassinato que impulsiona todo o drama e o ano de 2006, 15 anos após, onde a nossa protagonista resolve ir em busca da solução dessa questão em aberto. Além da alternância dos acontecimentos, temos também a história narrada por diversos pontos de vista.

Melanie cresceu sem nenhuma liberdade. Passou a vida inteira sem ir a festas ou ter amigos, nada que pudesse revelar que a garotinha Meg Miller está viva. Depois de tantos anos com medo e insegura, a gravidez inesperada é o gás que ela precisava para tomar coragem e correr atrás da sua tão sonhada liberdade. Protagonista de personalidade forte e marcante, revela toda a sua coragem por traz de uma insegurança constante no começo do livro.

Há muitos personagens de personalidades tão fortes quanto a dela, que são de extrema relevância para ligar todos os pontos soltos na trama. Apesar de não ser uma história surpreendente, ela tem uma instiga natural, de modo que não deixa o leitor entediado, tornando a leitura fácil e bastante agradável. Eu estava esperando um pouco mais, o que acaba sendo um pouco decepcionante criar tantas expectativas.

Porém, nas últimas 100 páginas, a história ganha um gás novo, trazendo reviravoltas totalmente inesperadas. Devorei-as rapidamente, mudando toda a visão que eu tinha antes da história. Fatos antes escondidos vão sendo revelados, virando o curso inicial antes tão bem conhecido. Veio realmente a calhar, para não dar um final que todos estavam esperando.

O que mais me chamou a atenção em todo o livro foi Ramsey Miller. Toda a trajetória dele, de criança até o apse da trama, nos mostra o quanto uma personalidade pode ser mudada por pequenos fatos. Ele tem uma mente conturbada por traumas da infância, que vão virando motivos para que ele agisse como agiu durante boa parte de sua vida até conhecer Allisson e construir sua vida a dois e o modo como tudo mudou de três meses antes do grande dia. Como transformar ódio em amor e depois em loucura foi realmente o ponto mais forte, em minha opinião.

É uma leitura muito boa, mas não chega a tirar o fôlego, como vi em algumas críticas. Simples e envolvente, ela traz consigo muitas emoções, laços rompidos e laços reatados, um jogo de relações humanas. Mesmo sendo surpreendente em vários pontos, não vai além disso. Espero que aproveitem a leitura. ;)

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/03/resenha-garota-sem-passado-por-michael.html

Joy 02/08/2016

Uma protagonista teimosamas que sabe buscar o que é importante.
eu demorei para iniciar a leitura pois estava em uma ressaca literária bem complicada. hahah É uma leitura que gostei, mas não irei me lembrar dos personagens. Percebi a complexidade de algumas partes do enredo, porém os personagens não foram carismáticos para mim.

A protagonista desta história é Melanie, 17, que há 15 anos atrás seu pai Ramsey Miller assassinou a esposa, mãe da jovem, e desapareceu sem deixar rastros. Melanie, que na época era Meg Miller, conseguiu sobreviver pois os tios e a Polícia Federal a levaram para um local mais seguro.

Melanie viveu estes 15 anos em uma cidade pequena e escondida de sociedade, sem saber sobre seu passado, e atualmente seus tios colocam dificuldades na ida da jovem à faculdade. Eles sempre temeram a exposição da garota e por isso ela cresceu amedrontada. Contudo, ela está em relacionamento com Philip, um homem seis anos mais velho, e descobriu que está grávida.

O peso da responsabilidade de ser mãe faz com que Melanie decida voltar à sua cidade natal para descobrir sobre o assassinato da mãe e encontrar o pai. A protagonista tem uma personalidade bem forte, que chega à teimosia, mas que sabe buscar o que é importante para ela.

O namorado dela, Philip, é um homem frágil em comparação à destreza de Melanie e assim ela decide ir sozinha desvendar o seu passado. Os tios, Wayne e Kendra, a criaram em um trailer em uma cidade do interior e evitaram ao máximo tocar no assunto sobre o passado, contando somente o básico.

Contudo, Melanie sendo curiosa, descobriu as cartas que os tios recebiam da Polícia Federal sobre o paradeiro de Ramsey quando era mais jovem. Como ela já é uma mulher adulta, os tios decidem mostram as cartas mais recentes que avisam que Ramsey pode estar próximo.

"Teve a sensação de que aquele momento era um divisor de águas, um corte entre todos os dias do seu passado e todos os dias do seu futuro."

A possibilidade de seu pai estar próximo à ela e o fato de estar grávida que criam a coragem na protagonista na busca sobre seu passado. Um personagem importante que irá ajudar Melanie nesta busca é o jornalista Arthur Goodale que sempre morou na cidade onde o caso aconteceu e era um jornalista influente na época. Ele fez inúmeras entrevistas com testemunhas, juntou pistas e sempre teve dúvidas sobre o caso. Sua única certeza era que Ramsey matou a esposa, Alisson, e a filha, Meg.

A narrativa é em terceira pessoa com narrador onisciente, sendo dividida entre passado e presente. No presente acompanhamos a busca de Melanie em 2006 e no passado temos as visões separadas dos pais da Melanie no ano do assassinato, 1991. No início dos capítulos do passado já percebemos que Ramsey tem alguns problemas psicológicos, que ao meu ver, não foram convincentes.

As partes da mãe de Melanie, Alisson, eu gostei muito! A visão dela sobre os acontecimentos da época são interessantes e nos oferecem uma perspectiva diferente da do Ramsey sobre o relacionamento.

Dei três raios para o livro, não por ser ruim, mas por não me marcar. Sou uma leitora de suspense e me interesso por surpresas e personagens misteriosos, mas nesta leitura não senti a criatividade para me surpreender. Mas como todos nós temos uma opinião diferente, recomendo que leiam e comentem aqui o que vocês acharam do livro! ;)

"Consumimos uma vida inteira procurando entender o coração e as ações das pessoas à nossa volta, mas o resultado é um só: equívoco, equívoco, equívoco."

Gostaram da resenha? Visite o blog!

Marcela 08/08/2016

Nada surpreendente
O livro não é ruim. A história se desenrola tranquila, sem muitas reviravoltas, a protagonista é corajosa, sem muitas frescuras (Ainda que inocente devido à vida que levou) e nenhum dos personagens irritou (Apesar de todos - tirando talvez Ramsey e a esposa - serem bem rasos). O final, pelo menos para mim, foi bem previsível e nada comparado à outros thrillers que te deixam esfomeado pela próxima página. Não é um livro que te faz virar a noite insone, mas também não é uma porcaria completa. Dá pra ler quando precisa-se de uma pausa após um livro intenso, ou durante uma viagem (que não exija pressa na leitura).

Milene Wi 28/10/2021

A Garota Sem Passado
O livro rendeu o que eu esperava dele, uma boa distração em uma leitura de suspense.
Apesar da história ser sobre a garota sem passado, destaco o personagem Ramsey, que é daquele tipo truculento, com uma história de vida dura, onde, o tempo todo, percebe-se a nuvem de tragédia que paira sobre ele.
E meu personagem mais querido foi o jornalista e blogueiro Arthur, adorei sua irreverência.

Renato 01/10/2016

Muita enrolação até chegar a um final fraquíssimo... Não recomendo!
Não que eu tivesse grandes expectativas sobre o livro “A Garota sem Passado”, de Michael Kardos, mas com essa sinopse, esse estilo literário (suspense psicológico) e essa editora pensei que dificilmente eu não curtiria, mas me enganei feio desta vez.

A premissa é simples: Meg viveu escondida com seus tios por 15 anos sem poder ter sua imagem aparecendo em lugar algum, fingindo-se de morta e com o falso nome de Melanie. Nunca pôde tirar fotos nem nada do tipo, pois seu pai (Ramsey) poderia a encontrar e a assassinar, assim como fez com a mãe da jovem. No entanto, Meg engravida e decide viajar escondida em busca de mais informações sobre o que aconteceu com o seu passado, porque até então a única história que conhecia era a de seus tios e não queria que o filho que estava esperando crescesse precisando sempre se esconder, como ela. E é então que o enredo se “desenvolve” na alternância dos pontos de vista de Ramsey (no passado) e Melanie (no presente).

Pra começar, eu sinceramente não entendo as críticas positivas colocadas na capa do livro. A história é tão cheia de enrolação, absurdos e incoerências que eu nunca me vi sendo tão testado como fui com essa obra. Por diversos momentos eu pensava “não, deve ter uma explicação plausível mais à frente” ou “tudo deve fazer sentido no final”. Porém, quando vi, o livro estava sendo finalizado e a resolução estava sendo ridícula.

Olha, eu fico muito tentado a soltar alguns spoilers aqui só para poder ilustrar para vocês o cenário de idiotices que essa história tem, contudo vou respeitar minha posição, porque odeio spoilers. Mas, sério, só de lembrar que eu gastei o meu tempo em 300 páginas de enrolação até chegar a um final fraquíssimo eu fico inconformado, tendo tantos livros na espera.

No início eu até estava achando bacana toda a construção da história e a alternância de pontos de vista entre a filha (presente) e o pai (passado). Mas já depois da página 50 a gente percebe idiotice e enrolação desnecessárias. Sabe quando você começa a pular parágrafos inteiros e às vezes até páginas sem sentir falta de sentido no enredo? Pois é, aconteceu isso com uma frequência absurda na obra.

A escrita de Michael Kardos é boa, de fácil compreensão e em alguns capítulos eu até me sentia vidrado, e é para isso que vai minha nota 4/10, mas, dos livros que consegui chegar até o final em 2016, foi o pior que já li até agora. Meu conselho seria: por favor, não leia! Decepção.

Mari 12/01/2022

o livro é dividido em três partes, sendo as primeiras duas pra dar uma visão geral sobre a história e o passado dos personagens. e a parte final, obviamente, pra dar o desfecho.

achei interessante porque o final não é o que eu esperava e conseguiu fugir do óbvio e daquilo que o livro te socou o tempo inteiro.
não é um final incrível, é um final real e natural, sem muitas acrobacias e extravagâncias. chega até ser deprimente como as coisas chegaram aquele ponto.