A Lua que eu te dei

A Lua que eu te dei Ana Rapha Nunes

Resenhas - A Lua que eu te dei

Léo 12/02/2016

Lindo, comovente, puro
Bom, a história de ''A Lua Que Eu Te Dei'' se passa na Tijuca, coração da cidade do Rio de Janeiro, e mostra como protagonistas, Luan e Bebel, crianças de 10 anos que certamente vão conquistar com facilidade os leitores por suas características amáveis. Bebel é meiga, educada e bem espontânea, acaba falando sempre o que pensa, uma garotinha super esperta e carinhosa. Já Luan é muito observador e às vezes, mais quietinho. Os insetos que se aproximam de sua linha de visão acabam virando alvos fixos para os seus olhares, ele adora observá-los.

No decorrer do enredo muitos acontecimentos surgem cheios de ternura, mas às vezes, em um momento ou outro, a vontade que o leitor sente é mesmo de chorar, a autora envolve aquele que lê com ocorrências bem tocantes. Inicialmente, Ana Rapha Nunes fará com que o leitor mais experiente se recorde dos tempos do primeiro dia de aula, da primeira professora, dos primeiros amigos e descobertas e também das dúvidas e curiosidades sobre a vida, mas dúvidas puras, cheias de inocência dos pequenos. Falando em pequenos, os pequeninos leitores e mesmo os pré-adolescentes irão se identificar muito com a obra de Ana Rapha Nunes, pois além de relatar situações habituais sobre laços de amizade e amor, tudo ocorre nos tempos modernos, facilitando ainda mais o entendimento.

A linguagem usada pela autora não poderia ser diferente da costumeira encontrada em livros infanto juvenis. Nasce de maneira agradável e segue perfeitamente natural, tocando a alma do leitor ao contar as meninices e inocência das crianças. Nota-se aspectos humanos e sinceros a cada capítulo.

O livro é repleto de ensinamentos diversos com relação a família e as corretas atitudes a se tomar, deveres que a nossa atual sociedade esquece todos os dias, deixando-os de lado e, às vezes até os apagando do dia a dia. São lições que devem ser conduzidas e plantadas ainda na infância e cultivadas durante o crescimento, fazendo com que a criança se torne um adolescente e adulto melhor e mais bem decidido.

A história é mais infantil do que juvenil e isso a tornou especial. É preciso muita habilidade para se tocar em assuntos graciosos desse modelo, e a autora demonstrou isso, escolhendo as palavras de forma correta e reensinando até os adultos. Ela demonstrou muita inteligência ao conseguir colocar nos dias atuais (tão sujos e corrompidos) um amor infantil tão puro e cheio de beleza. Claro, haverá momentos onde estará retratada a fase de rebeldia na pré-adolescência. O descaso com os estudos e os bullyings sofridos que atrapalham o rendimento escolar e a formação do caráter e personalidade. Isso começa a acontecer com o aparecimento de novos personagens que mudam o caminhar da história. Achei engraçado este trecho onde surgem novos personagens, inclusive um deles chamado Leo, que me fez recordar o meu próprio eu infantil.

Porém, a partir de então, certos momentos lidos tornam-se mais intensos e a conotação fica mais séria. Os novos amigos de Bebel passam a influenciá-la de forma negativa e a personagem começa a se perder a cada página.

Por outro lado, um ponto muito bonito é abordado no livro quando Luan e Bebel fazem uma visita com seus pais a um orfanato. A autora mostra aos personagens e ao leitor um lado ainda verdadeiro na nossa sociedade. Ainda há crianças à espera de afeto e uma família, enquanto lá fora, um mundo corrupto e ganancioso enxerga apenas o próprio nariz. O amor e ajuda ao próximo ficou bem caracterizada neste momento.

''A Lua Que Eu Te Dei'' passa boas sensações ao leitor e famosa''volta ao tempo'' está entre elas. Apesar de se passar nos tempos atuais, a autora uniu elementos que deixaram o romance bem raro, vai ser impossível esquecer essa leitura. Antes de ler, confesso que tinha outra visão sobre o que poderia estar contido na obra mas fui surpreendido de forma positiva.

O final é lindo, comovente e puro. Ana Rapha Nunes soube presentear muito bem os apreciadores de uma boa leitura. Uma história infantil rica em lições e questionamentos. Um livro que retrata tão forte, fiel e maravilhosamente a ternura da verdadeira amizade e amor entre duas almas gêmeas. Certamente merece 5 estrelas. Parabenizo a autora por contribuir de forma tão linda com a nossa literatura nacional. Eu recomendo e indico ''A Lua Que Eu Te Dei'', de Ana Rapha Nunes para leitores de todas as idades que queiram aprender e reaprender valores importantes para o ser humano.

site: http://leootaciano.blogspot.com.br/2016/02/resenhando-lua-que-eu-te-dei-livro-da.html

Paty 23/03/2016

Resenha do blog Leituras Plus
A experiência de ler este livro, foi algo muito além do fabuloso e fofo. Uma leitura infanto juvenil que nos prende do início a última página.

A estória é contada na terceira pessoa. O foco maior é a amizade de Bebel e Luan. Porém, eu fiquei muito mais apegada nos pais das crianças que os próprios protagonistas.
Bebel e Luan são amigos desde que nasceram. A verdade é que a amizade vem antes de eles nascerem, com a amizade das mães. Guida, mãe de Luan e Dolores mãe de Bebel. A amizade das duas nasce com a mudança de Guida, uma curitibana, para o Rio de Janeiro, mas exatamente quando decide morar no mesmo prédio que Dolores.
Guida é casada com Carlos sonhou e exerceu a carreira de jornalista até a chegada do filho.
Dolores dona do próprio negócio é casada com Augusto. Dois exemplos de casamentos bem construídos. Ambos os casais, juntos tem o desafio da educação com seus filhos, Luan e Bebel. A amizade forte fortalece dia após dia, com a cada desafio da educação dos filhos.Bebel é uma menina mais levada, porém de bom coração. Ela tem opinião própria e muito decidida. Luan é mais retraído, reservado e tem toda sua atenção em fazer a Bebel feliz.
A autora transmitiu nessa história que é possível mostrar o amor, amizade, a educação, bases da vida, com sentimentos simples e profundos. Infância, professoras princesas, bruxas...

Ana Rapha consegue levar qualquer leitor ao universo da escola, e ao acompanhar as travessuras de Bebel e Luan, vamos relembrando nossas travessuras de infância. É uma leitura que nos permite viajar na nossa própria vida a cada página apreciada.
Por ser uma estória onde em todo momento transmite sentimentos do bem e paz.

Pelos capítulos curtos. Isso é maravilhoso, pois eu acordava lendo, saboreava o café da manhã lendo, trabalhava lendo, almoçava lendo. A cada intervalo e oportunidade eu devorava uma página.

E claro!

O final. É bem escrito, porém com desfecho muito rápido. Poderia ser mais longo. Aliás! sugiro a escritora, uma nova estória com o final, Bebel e Luan na fase adolescente, casamento.
#Sorteio rolando deste livro no ig do blog, é só seguir @leiturasplus.

Super recomendo a leitura desta obra. faz bem para alma e vamos conhecer uma amizade pura e verdadeira.

site: http://leiturasplus.blogspot.com/2016/03/sorteio-livro-parceria-lua-que-te-dei.html

Juliete Vasconcelos 22/07/2017

A história é alegre, divertida, atual e empolgante. Apesar de ser direcionado ao público jovem, mesmo os adultos estão aptos a caírem no seu charme.

A Lua Que Eu Te ei fala do amor e cumplicidade existente entre Bebel e Luan, que unidos desde as fraldas, como cita a autora, são verdadeiras almas-gêmeas, que seguem juntas em meio a descobertas, dificuldades e aprendizados do dia-a-dia.

A leitura é clara, simples e agradável, além de possuir o dom de nos fazer sorrir a cada cena descrita ao longo da narrativa.

Esse livro é para você que já amou, que ama e/ou quer amar... para você que acredita no amor e acredita em almas-gêmeas, assim como a Bebel, o Luan, a autora e eu...

livm.0 23/01/2024

A Lua que eu te dei é o primeiro romance da autora e professora de Língua Portuguesa Ana Rapha Nunes, o livro é um queridinho da literatura infantojuvenil e desde seu lançamento em 2015 vem encantando seus leitores e transcendendo gerações.

O livro representa a doçura de uma amizade linda que apesar de seus altos e baixos Bebel e Luan, personagens principais dessa trama, nunca desistiram um do outro. A amizade desses dois fora pré-destinada, tem um quê de mistério em pensar que o universo sempre conspirou em favor desses dois que se conheceram quando crianças e aprenderam sobre cada fase da vida um com o outro, tal amizade que mais tarde se transformaria em um grande amor que nos faz pensar até onde iríamos por quem amamos? Luan infringiu as leis da gravidade por Bebel, pode existir declaração maior do que a própria Lua?

Não consigo pensar em livro melhor para quando precisa-se de conforto, Luan e Bebel te mostram a beleza na simplicidade da vida, eles nos encantam por transformar acontecimentos comuns em grandes marcos e isso é a coisa mais bonita que eu já pude presenciar em uma leitura, "A Lua que eu te dei" nos traz paz e calmaria e nos emociona por seu dialeto poético, apaixone-se pela amizade desses dois e se permita vivê-la a cada página desse livro simples, porém mágico.