A caixa do futuro

A caixa do futuro Malba Tahan
Malba Tahan

Resenhas - A caixa do futuro

Camila.Gama 04/02/2023

Pra ler numa curta viagem
É um livro curto de escrita fácil e leve.
De início achei que seria um conto infantil bobo e que traria apelo ao cristianismo, mas nao foi assim, na verdade teve um enredo bem bacaba e diferente de todos os livros de fantasia que ja li.
Dá pra ler com crianças e tirar muitas ideias pra brincar com elas.
São dois contos o primeiro, uma história um pouco maior, traz um enredo medieval, uma coisa meio de realeza, magia e aventura. O segundo conto traz a história de bandeirantes aqui no Brasil, e achei que tinha mais glossário do que conto em si.
Num geral, agradável, mas nada que traga reflexões ou impacto.

Taíse Cost 02/05/2024

Desvendando Mistérios
"A Caixa do Futuro" é um livro infantojuvenil escrito pelo renomado autor brasileiro Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, publicado em 1952. A história gira em torno de um grupo de jovens que descobre uma misteriosa caixa deixada por um antepassado árabe.

Na trama, os protagonistas encontram a caixa durante uma expedição arqueológica e descobrem que ela contém diversos objetos e documentos antigos, incluindo um manuscrito com enigmas e desafios matemáticos. Conforme os jovens desvendam os mistérios da caixa, eles são transportados para o passado, vivenciando aventuras emocionantes em diferentes épocas e lugares do mundo árabe.

Ao longo da narrativa, Malba Tahan explora não apenas a matemática, mas também temas como amizade, coragem, tolerância e respeito às diferenças culturais. Os jovens protagonistas enfrentam desafios que exigem trabalho em equipe, raciocínio lógico e criatividade para superar.

Com uma escrita envolvente e acessível, Malba Tahan mescla elementos de fantasia, aventura e aprendizado, proporcionando aos leitores uma experiência divertida e educativa. "A Caixa do Futuro" é uma obra que estimula o interesse pela matemática e pela cultura árabe, ao mesmo tempo em que transmite importantes valores humanos.

Frases marcantes:

Os homens devem abolir esse vocábulo "impossível" de seus dicionários.
Lembro-me de um sábio que dizia: "Se a tarefa é difícil, nós a realizaremos imediatamente; se a tarefa é impossível, levaremos um espaço de tempo um pouco maior para concluí-la".
A caixa do futuro (Malba Tahan)

"Os professores são os nossos guias nas longas e perigosas estradas da vida".
A caixa do futuro (Malba Tahan)