Do PT das Lutas Sociais ao PT do Poder

Do PT das Lutas Sociais ao PT do Poder José de Souza Martins

Resenhas - Do PT das Lutas Sociais ao PT do Poder

Herbet.Basilio 23/03/2023

Livro decepcionante
Estou começando a aprender a não escolher livros apenas pelo titulo ou pela capa, tinha muitas expectativas para "Do PT das lutas sociais, ao PT do poder", infelizmente a intenção do autor era compilar seus bons artigos escrito na época em uma obra só.

Em muitos trechos o livro é narrado como se estivéssemos em 2002, lendo as notícias do dia anterior mas, o principal problema nesse livro é que o autor não consegue ser imparcial, apresentar os fatos e não colocar sua opinião, em vários momentos para que ele tem uma frustração do Lula ter vencido a eleição no lugar do José Serra (PSDB), demonstrando amarga rancor, por isso, não soube fazer criticas ao governo e o partido dos trabalhadores.
Viviane @resenhasdaviviane 24/03/2023minha estante
Fiquei triste em saber que esse livro é ruim, comprei a versão dele para o meu kindle, porque, a sinopse pareceu interessante...hehe também fui enganada.

Lucas1429 24/01/2022

Esperava mais. Bem mais. Falta de assunto não é.
Cheguei a esta publicação através de outras do autor. O título é bem interessante, assim como o de outras obras do autor (que ainda quero ler, esperando que sejam diferentes desse livro de agora).

A primeira observação que faço é que ao que tudo indica, o autor foi escrevendo os capítulos do livro à medida em que as coisas foram acontecendo para só então, anos depois, juntar e publicar. Do ponto de vista sociológico e científico, acho isso um erro grotesco, pois o calor do momento facilmente e muito provavelmente deturpa e influencia a visão de qualquer um sobre os fatos (tempo rei, ó tempo rei). Do ponto de vista literário, também considero uma falha, pois a leitura é interrompida constantemente pela sensação de estar sempre no presente em diversos momentos. Não sei se ficou claro, mas é esquisito e incomodo de ler um livro escrito dessa forma.

Segundo ponto é sobre a distribuição de conteúdo nos capítulos. A partir da metade (ou pouco mais) do livro para frente, praticamente todos os capítulos contam com no máximo 3 páginas, o que passa a forte impressão de que foram escritos às pressas, ou que foram feitos para encher linguiça. Algo do tipo "precisa ter mais conteúdo, mas não tem mais conteúdo para colocar", mesmo tendo conteúdo para colocar, como no caso do capitulo que fala (ou deveria falar) das manifestações de julho de 2013.

Uma terceira observação é de que o autor passa a forte sensação de que é um PSDBista, dado ao tratamento que dá ao partido, nas vezes que fala dele.

Considero que é um livro que tinha tudo para dar certo, mas acabou dando errado. O tema que segue o título da obra é muito rico e importante para a história do país, mas dada a propensão do autor ao partido que rivalizou com o PT em praticamente todas as eleições, que se reflete, por sua vez, numa rivalidade do autor com o próprio partido (o que explica a forma "imediatista" em que o livro foi escrito), o livro acaba sendo raso e mal escrito, deixando de lado temas e episódios importantes para a boa compreensão da temática "do PT das lutas sociais ao PT do poder".

Enfim, o livro deixa a desejar, gostaria de ter o meu dinheiro de volta, e espero que os vícios desta publicação não se tenham sido repetidos nas outras publicações do autor, as quais ainda pretendo ler.

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Do PT das Lutas Sociais ao PT do Poder" de José de Souza Martins, aborda a trajetória do Partido dos Trabalhadores (PT) desde sua fundação em 1980 até o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O autor faz uma análise sobre o surgimento do partido, suas ideologias, os momentos marcantes de sua história e a mudança de postura do partido ao assumir o poder.

A obra está organizada em oito capítulos, iniciando com a fundação do PT em 1980 e a participação dos sindicatos na formação do partido, até a ascensão ao poder com Lula em 2002. O autor destaca a importância dos movimentos sociais no surgimento do PT e em sua ascensão ao poder. O livro também discute as alianças políticas do partido ao longo dos anos, a corrupção no governo e a postura do PT diante de crises políticas como o impeachment de Dilma Rousseff.

José de Souza Martins procura fazer uma análise crítica sobre o PT, destacando os aspectos positivos e negativos do partido ao longo de sua história. O autor destaca que o partido, apesar de ter lutado por mudanças sociais e ser visto como uma alternativa ao sistema político tradicional, acabou se corrompendo e adotando posturas que antes condenava.

Conclusão:

O livro "Do PT das Lutas Sociais ao PT do Poder" de José de Souza Martins é uma análise crítica sobre a trajetória do Partido dos Trabalhadores desde sua fundação até a ascensão ao poder. O autor destaca a importância dos movimentos sociais na formação do partido, suas alianças políticas ao longo dos anos e a mudança de postura do PT ao assumir o poder. O livro é relevante para entender a história recente da política brasileira e o papel do PT nesse cenário.
Por: Romeu Felix Menin Junior.