Os Amantes Rod Nordland

Resenhas - Os Amantes

Ehkew 05/06/2023

Foi uma leitura importante que me tirou da zona de conforto e me deixou indignada por cada história retratada. É chocante ver que ainda hoje cada tipo de situação do livro acontece não só nesses países mais conservadores mas no mundo todo. É bom ver que o casal principal conseguiu ter mais sorte que a maioria.

gaby 17/03/2022

Realidade infeliz de muitas mulheres
Adorei o livro, conta a história de dois jovens que se apaixonam e não são aceitos em sua sociedade, e por isso, precisam fugir. Relata também, sobre histórias e injustiças de outras meninas e mulheres, de como sofrem em um país que os homens sempre têm razão e saem ilesos.

Adriana261 26/01/2021

A história dos Amantes é só o pano de fundo para uma questão muito séria que é sobre os direitos das mulheres e meninas no Afeganistão.
Qualquer mulher ou ser humano que acredita na igualdade de sexo não tem como não se indignar ao ler sobre todos os absurdos contra as mulheres que ocorrem por questões culturais, religiosas e históricas que perpetuam o patriarcado nesse país. A luta feminista continua essencial e acabamos entendendo porque o comunismo é tão temido, quando se quer manter o patriarcado.

Narah 28/08/2020

Uma realidade que muitos vivem mas pouco é falado aqui fora. Muito,muito triste a realidade em que muitos vivem em nome de tradições e religiões autoritárias e abusivas. Um tapa na cara pra quem acha que o ocidente é ruim de se viver.

Andreia 29/08/2019

Os Amantes
Já faz um tempo que tenho esse livro, não esperava muito dele. Mas amei ,super recomendo.
É sobre dois jovens que se apaixonaram e tiveram que fugir para ficarem juntos. O livro não fala somente dos dois, mas de como é a vida de uma mulher Afegã. Muito sofrida e sem direito nenhum, tratada como mercadoria, num país onde a lei fica sempre do lado dos homens.

Andreia 29/08/2019

Os Amantes
É sobre dois jovens que se apaixonaram e tiveram que fugir pra ficarem juntos. O livro não fala somente dos dois, mas de como é a vida de uma mulher Afegã. Muito sofrida e sem direito nenhum, tratada como mercadoria, num país onde a lei fica sempre do lado dos homens.

Nick 15/06/2019

Os Amantes, de Rod Nordland
Trata-se de um relato da história real de dois jovens afegãos que se apaixonaram mas não tiveram a aprovação de suas famílias, visto que eram de diferentes etnias: Zakia, a garota, é da etnia tajique (povo persa de descendência iraniana, em geral muçulmanos sunitas) e, Ali, o rapaz, é um hazara (povo de origem mongol geralmente discriminados por sua aparência 'asiática' que são muçulmanos xiitas). Há ainda uma terceira etnia no Afeganistão, a dos pashtuns, mas o livro não menciona taaaanto.
A narrativa se desenvolve a partir das dificuldades dos dois em se casarem legalmente e a obstinada perseguição da família de Zakia, que queria matá-la por destruir a honra da família (os crimes e assassinatos de honra são muito comuns nesse país), e a necessidade constante da fuga.
Há também o relato de vários outros casos semelhantes, especialmente de casais com finais tristes e meninas injustiçadas devido ao grande poder patriarcal afegão. São histórias fortes que demandam força para enfrentar a terrível realidade de muitas mulheres.
Gostei muito do livro, entretanto, deve-se ter em conta que o mesmo foi escrito por um jornalista estadunidense e que, portanto, acaba trazendo um pouco daquela visão de que o Ocidente é o correto, bonzinho e salvador do mundo.
Fabricio 25/04/2020minha estante
Comecei a ler o livro agora e vim ler algumas resenhas pra ver o que o pessoal pensa do livro. Tenho dois medos em relação a esse livro (estou no capítulo 1 ainda): de que o autor não saiba explicar a política, cultura e história do Afeganistão, porque é muito complexa. E que ele tenha uma visão deturpada justamente por ser estadounidense

Nick 05/05/2020minha estante
Sim, há necessidade de lembrar que ele é estadunidense. O que me deixou um pouco mais "confortável" foi o fato de que ele já fez diversas coberturas em vários países, então ele tem uma visão mais aberta e menos enviesada, mas ainda assim precisamos tomar certo "cuidado" de não levar tudo como verdade absoluta.

Fabricio 05/05/2020minha estante
Eu fiz uma pausa na leitura, logo no inicio ele menciona muitos vilarejos e nomes de moradores de Bamiyan. Como são nomes mais difíceis não estava conseguindo acompanhar. E também acho que preciso me familiarizar com a cultura e política do Afeganistão pra voltar a ler esse livro