Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental

Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental Thomas Woods Jr.

Resenhas - Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental

Cassiano 14/02/2023

Um dos livros mais impactantes que eu li
Chega a ser até um pouco difícil explicar o impacto que esse livro teve sobre mim.

Dificilmente uma pessoa, com o conhecimento de história geral que adquire no ensino médio brasileiro (público ou privado), saberá, por exemplo, que os jesuítas foram os pioneiros na ciência da sismologia. Que um padre croata, Boscovich, está entre os fundadores da atomística moderna. Que, muito provavelmente, a ciencia moderna tenha se desenvolvido no ocidente por influência do cristianismo, justamente por ele aceitar que o cosmos reflete a vontade de um ser criador, tornando-o, portanto, passível, de ser estudado.

Dificilmente saberão também da influência que pensadores espanhóis da escolástica tardia, como Francisco de Suarez, tiveram na defesa dos povos indígenas nas Américas e no desenvolvido posterior da escola austríaca de economia. Ou, no papel que os mosteiros católicos tiveram na preservação de parte da cultura clássica, conservando, por exemplo, parte do Corpus Juris Civillis, obra principal do direito romano.

Poderia mencionar ainda outras milhares de informações, mas creio que já seja o suficiente. De qualquer forma, é uma obra obrigatório para quem queria saber um pouco mais do papel que a Igreja católica teve para o desenvolvimento do mundo tal como o conhecemos.

Bruno 08/12/2022

Trabalho maravilhoso de Thomas Woods na desconstrução de falácias que dominaram a secularização do ensino da História.
Revisando fontes patrísticas, escolásticas e historiadores modernos, Woods organiza sua obra em torno dos temas mais caros à civilização ocidental e aborda, em cada um deles, a ampla tradição católica que fundamentou e, mais tarde, construiu pilares que sustentam nossa cultura.
A perseguição da intelligentsia moderna ao cristianismo e a tudo o que ele representa, através de um ódio injustificado à Igreja Católica, inundou universidades e escolas de profissionais que recusam o reconhecimento do papel do milenarismo católico na constituição da liberdade e do estado de bem estar.
Como toda obra que, ao final, expõe uma vida de mentiras nas mãos de um projeto gramsciano de pós-verdades, o livro de Woods é um gesto de resistência conservadora à honesta história dos dois últimos milênios.
Tenha em mãos mais uma arma na guerra cultural do século XXI com este livro.

Ana Luiza 21/11/2022

Se tivesse como dar gugol estrelas eu daria
De longe o melhor livro da história da Santa Igreja que li, Thomas Woods faz um trabalho magnífico e bem referênciado desmistificando as mentiras contadas até hoje sobre a Santa Igreja, principalmente na Idade Média, mostrando que a idéia de Idade das Trevas nada mais é do que uma fálacia e que se não fosse a Santa Igreja não teríamos o desenvolvimento ciências, direito internacional, universidades e outros pontos abordados no livro.

Senses 31/08/2021

Um livro ótimo para aquele que querem entender a verdade sobre a Igreja Católica.
Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental nos apresenta de forma resumida os feitos dessa que é a maior instituição da história, desde os tempos antigos até os dias atuais. Nos mostra que em tudo o que nos rodeia, seja a ciência, a moral, as artes ou o que for, a Igreja Católica teve uma grande influência, e para melhor, na construção ou desenvolvimento.
Diferente do que somos levados a acreditar, normalmente a partir da adolescência, através da escola, filmes e até mesmo livros, a Igreja não foi contrária as ciências, ao desenvolvimento, não tinha sequer medo de pensamentos contrários a ela, alias, foi ela e seus seguidores os precursores da maior parte do que temos hoje nessas questões. O livro nos apresenta também como surgiram coisas como a caridade moderna, nos levando a criação do que futuramente daria lugar aos primeiros hospitais modernos.
Esse livro é uma obra obrigatória para qualquer um que queria entender, mesmo que de forma simplificada, a extensão da influência da Igreja na construção da nossa sociedade.

Utilizando de umas das frases do livro, eu deixo a reflexão.
Você, homem ocidental e católico, quer ser o que? Apenas mais um no meio da multidão, fazendo exatamente aquilo que a sociedade quer que você faça, procurando prazer carnal e rápido diariamente e não tendo nada mais na vida além disso, ou um dos construtores da civilização? Aquela pessoa que será lembrada eternamente como um dos servos de Deus e dos homens? Parece difícil ou até mesmo impossível mudar algo a essa altura, restaurar a glória passada? Sim, parece, o inimigo é gigante, mas lembre-se, nunca foi e nunca será fácil, mas ainda temos tempo, então, levante-se!

Magda.Marilise 22/05/2021

Bom lembrar daquilo que a sociedade quer que você se esqueça
Esse livro contribuiu muito para mim, que sou católica e Historiadora. Excelente leitura.

Ana Clara 26/03/2021

A Santa Igreja moldou o que conhecemos hoje
Direito, economia, ciência, agricultura, o que vc pensar, a Igreja lá está, foi ela que idealizou, criou.

É triste pensar que um pensamento anticatólico surgiu e milhares de crianças saem das escolas doutrinadas a odiar a Igreja e a espalhar mentiras.

Esse livro vale mto a pena pra não propagarmos mais mentiras contra o corpo de Cristo que é a Igreja.

Avante! VIVA A SANTA IGREJA.

Carlos_e_Bianca 10/03/2021

Obra-prima!
Nessa obra, o Prof. Thomas Woods vai no cerne da fundação do Ocidente e explora várias questões na qual a Igreja Católica ou criou, ou aprimorou. O livro passa pela criação do direito natural, a caridade, as ciências (e em especial, a ciência econômica, que eu achei fantástico) e a filosofia, dentre outros assuntos.

Obra fundamental para todo católico que busca conhecer a Igreja de Cristo. Não vejo uma maneira melhor de finalizar essa resenha pelo próprio Thomas Woods:

"Espero que essa obra venha a reforçar o que lhes tentamos ensinar: que possuem na sua fé católica uma pérola de grande valor, que não hão de querer trocar por nada no mundo. Como disse certa vez São Thomas More, ninguém no seu peito de morte se arrependeu jamais de ter sido católico."

Yasxyp 22/02/2021

O que a Igreja Católica fez na civilização ocidental?
Atualmente, é facilmente deturpada a ideia do que seria a Igreja Católica e se ela realmente ajudou na civilização atual, além da caridade.

Esse livro é ótimo para pessoas com esses ideais e dúvidas. É uma ótima introdução aos que queres saber, se a Igreja e a ciência andam juntas, como foi a conversão do ocidente, sobre a Igreja e o Estado, as universidades, entre muitos outros pontos interessantes a serem discutidos.

A Igreja Católica construiu a civilização do ocidente.

Chico Jr 30/11/2020

Desmistificando...
Leitura interessante. O autor trata de desmistificar a ideia história errônea que recaiu sobre a Igreja Católica ao longo do tempo, de maneira especial na Idade Média. Recomendo a leitura!

Renata Rezende 17/10/2020

"Os monges ensinaram técnicas da metalurgia, introduziram novos plantios, copiaram textos antigos, preservaram a educação, foram pioneiros em tecnologia, inventaram o champanhe!, mudaram a paisagem europeia, acudiram os viajantes, resgataram extraviados e náufragos. Quem mais na história da civilização ocidental pode ostentar um tal elenco de realizações?"

Os beneditinos, realmente, foram pioneiros em muitas áreas. Mas não ficaram para trás os feitos dos dominicanos e franciscanos.

Livro muito interessante!

Lais.Souza 02/07/2020

"A igreja católica não apenas contribuiu para a civilização ocidental, a igreja construiu essa a civilização". Essa é uma afirmação difícil de ser aceita nos dias de hoje, e que é a verdade não ensinada.

LangDLivia 05/06/2020

Livrito bão hein
Livro extremamente informativo e sem querer ele "navega" pela história da humanidade nos últimos 2 mil anos, destrói mentiras infundadas sobre a Igreja Católica e nos mostra a imensa influência positiva dela na realidade em que vivemos.

Phelipe Guilherme Maciel 06/01/2020

A defesa da herança deixada pela Igreja Católica (E não é uma herança maldita)
Normalmente quando lemos relatos sobre a Idade Média, é comum esbarrarmos em textos que condenam a Igreja Católica e os Papas de corrupção, guerras, e principalmente de tentativas de barrar o avanço tecnológico e científico, tudo em prol de sua própria sobrevivência. Esse livro tem o objetivo de desmistificar algumas dessas premissas que de tanto serem contadas, acabaram por se tornar uma verdade indiscutível, e matéria de estudo em todas as escolas de ensino fundamental e médio não só no Brasil, mas em todo mundo. Thomas Woods trás fatos que se não servem para desmentir completamente alguns fatos que aprendemos sobre a Igreja Católica pela raiz, pelo menos te deixa um ponto divergente para que uma dúvida surja na sua cabeça e te convide a um estudo mais aprofundado das coisas.

O livro aborda de forma direta e simples situações como as alegações que a Igreja Católica barrava a ciência, expondo que as primeiras universidades européias tiveram grande apoio financeiro dos papas, além de dar voz a outra versão dos fatos para o célebre caso do cientista Galileu Galilei, a estrela máxima quando o assunto é a Santa Inquisição e as possíveis ações da Igreja para destruir qualquer um que se opusesse às suas ideias.

O livro faz uma defesa ao trabalho dos monges católicos, que reescreveram durante séculos o conhecimento ocidental, os Jesuítas, que teriam sido verdadeiros bandeirantes da cultura em continentes distantes como a América, ou na Índia e China, enfatiza que o Direito da forma como o conhecemos é totalmente baseado no Direito Canônico, o primeiro que conseguiu provar a possibilidade de codificar diversas normas, sejam elas relacionadas entre si ou não, num único código, além de argumentar que sem a Igreja Católica, não haveria a maioria das grandes instituições assistenciais que conhecemos, como a Previdência e os Hospitais.

Não foi esquecida toda a influencia da Igreja Católica para a música, as artes plásticas, a arquitetura, principalmente refletida em suas enormes catedrais, obras de artes dos santos, etc.

O livro defende que a Igreja trouxe a dignidade para a pessoa da mulher, aperfeiçoou o sentido de humanidade, caridade, em tempos onde era consenso que os mais fracos deveriam perecer e a Igreja seguia em sentido contrário, estendendo-lhes as mãos.

Um livro importantíssimo para leigos que querem entender um pouco mais da história da Igreja Católica, e certamente também ajudará os próprios católicos a terem respostas sobre temas que são levantados constantemente pelos que tentam atacar sua fé.
Pipo 06/01/2020minha estante
Perfeito, não é?

Phelipe Guilherme Maciel 06/01/2020minha estante
Sim, foi um livro excelente. Através dele, já tenho várias outras coisas que estou com interesse de ler, principalmente sobre as cruzadas e a Inquisição. Eu sempre tive uma visão terrível sobre a Inquisição, e receber a informação de que ela teria sido mais branda que outros tribunais da época, ao ponto das pessoas saírem dizendo que faziam feitiçaria apenas para ser julgado pelo tribunal da inquisição, foi um fato novo e me deixou perplexo. Achei um filme antigo de comédia que simula essa situação e agora estou preparando algumas leituras para entender melhor o assunto, por outro viés.

Pipo 06/01/2020minha estante
Há mais coisas que deve saber. É só o início. rs

Craotchky 06/01/2020minha estante
Ba, essa resenha me lembra as aulas que tive de filosofia medieval. Os professores medievalistas se empenhavam bastante em desmitificar a idade média como idade das "trevas". Defendiam bastante que o medievo não foi um período de estagnação intelectual e que as primeiras faculdades nasceram nessa época. Mesmo assim não surtia muito efeito pois quem de antemão não gastava da idade média não passou a gostar. Sobre estudar a Inquisição: já ouviu falar no Malleus Maleficarum (O martelo das feiticeiras)? Este livro é bizarro mas importante neste contexto.

Phelipe Guilherme Maciel 06/01/2020minha estante
Nunca ouvi falar desse livro, vou buscar saber mais sobre ele. Você teve sorte com os professores, os meus sempre diziam o quanto era horroroso viver na Idade Media. Só teria doenças, guerras, corrupção e monarquias que extorquiam seu povo até a morte. Hehe

Ana 14/07/2017

Vale muito a pena
Sinceramente, esse livro tinha que ser lido por todo mundo. Independente da religião, abre os olhos, esclarece dúvidas e o principal, enriquece qualquer um. Ótimo livro, escrito de uma ótima forma. Mais do que recomendado a todos

Ramon 14/12/2016

Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental
Um livro indispensável para aqueles que se interessam por história, e não aquelas balelas preconceituosas sem embasamento que te contam na escola.
O livro expõe uma verdade que incomoda muito críticos, que a civilização ocidental sobreviveu e se desenvolveu graças ao cristianismo. Os secularistas se contorcem ao ouvir isso, mas é a mais pura verdade, e nesse livro o autor expõe isso muito bem. Olha que nem sou católico, mas não posso deixar de negar a importância dessa instituição na história do ocidente
Ele desconstrói o mito da "idade das trevas", que há muito tempo já foi rechaçado pelos historiadores sérios, demonstra como o período medieval foi extremamente rico e muito importante em vários aspectos pra nossa civilização.
Desde o renascimento carolíngio, com suas reformas educacionais, passando pelos mosteiros com seu desenvolvimento tecnológico e intelectual, as primeiras universidades sob a tutela da Igreja, os progressos científicos, nas artes, na música e arquitetura, os hospitais modernos, os princípios dos direitos internacionais e até mesmo teorias econômicas, tudo isso teve participação crucial de monges, padres, bispos e todo tipo de gente ligada a igreja.
Esse livro desmonta o papo de que o cristianismo trouxe atraso científico e foi responsável por perpetuar a opressão. Muito pelo contrário, a ciência nasceu em berço cristão, e a igreja foi responsável por trazer dignidade a mulher. Não vou entrar em detalhes sobre os fatos, apenas leia o livro e entenderá.
O livro é muito bem pautado e referenciado, o autor faz questão de expor no rodapé de cada página todas as referências usadas no seu raciocínio, além de usar como base vários estudos e muitos especialistas no assunto em pauta.

Um livro que definidamente vale a pena ler lido.