O Livro da Literatura

O Livro da Literatura Vários

Resenhas - O Livro da Literatura

1 | 2 | 3 | 4

Julia Manjko 21/07/2023

Uma prazerosa e enriquecedora leitura
Ótimo livro com um impecável trabalho gráfico. Vale muito a pena Adquirir a edição física q está cheia de detalhes.

A leitura foi muito leve e prazerosa e , mesmo um pouco lenta já q em uma só página tem muita informação, considero q li até q rápido. Encontrei várias dicas para minhas próximas leituras e aprendi muito sobre literatura.

Daniel 23/09/2016

Resumão
Um resumão da História da Literatura, com enfoque maior nas obras mais representativas - as análises são dos livros, mais que dos autores - contextualizadas com a época e os movimentos às quais perteceram.

Leitura fácil, descomplicada, com diagramas ilustrativos interessantes e bem bolados.
Um bom roteiro, principalmente para quem está começando a se aventurar pelos clássicos.

Injustificável foi a indiscutível obra prima da Literatura mundial "Em Busca do Tempo Perdido" não aparecer em destaque, mas apenas como "leitura adicional"... Um erro sem perdão.
edu basílio 24/09/2016minha estante
Excelente comentário, Dani. Quero ler! Na verade, eu gostaria de ter essa coleçåo toda na estante -até os que jamais lerei, como "sociologia" e "religiões", por exemplo - pelo simples prazer de apreciar a beleza das edições.

Vanessa Schardosin 17/10/2023

O livro da literatura
O livro da literatura é dividido em algumas partes que abordam as escolas e correntes literárias da antiguidade até a literatura contemporânea. Mas o que eu mais gostei foi a forma como esses livros foram apresentados, com um breve resumo do contexto histórico abordado no livro em si, uma biografia do escritor e outros pontos que contextualizam a obra, isso me fez ter mais vontade ler ler os livros apresentados.

Flavio 06/06/2021

Necessário
Se você quer saber a mais sobre aquele livro que gosta, autor e tals, é um livro bom, principalmente para professores.

Jack Zack 18/03/2021

Além dos grandes clássicos apresentados no livro, foi bom ter lidos sobre obras mais contemporâneas.

Mauricio.Alcides 02/01/2017

Ta ai, temos uma livro dessa bela coleção que eu não gostei.
Copilar toda a história de qualquer tema que você é um apreciador em meras 350 paginas é sempre uma missão complicada, mas o resto da coleção se destacou em temas os quais eu tenho muito mais domínio, por qual motivo eu acharia que não seriam capazes aqui também?

Pois bem, com esse espirito eu resolvi iniciar esse que foi o último livro da coleção que me interessou, a regra aplicada a praticamente toda a coleção (exceção “O Livro dos Negócios”) é mais uma vez a mesma, uma linha temporal com as obras mais significativas de cada período histórico, e acredito isso funciona tão bem … não importa o tema, essa linha simplificada foi o que tornou essa coleção a minha coleção favorita sobre qualquer tema, mas acredite em dado momento quando falamos de literatura essa linha realmente falha.

Me deparei com o fato de que Tolkien não teve nem se quer uma pagina inteira para seus trabalhos, sua obra “O senhor dos anéis” é possivelmente a obra de maior influencia do genero fantasia desde a sua publicação, mesmo assim o autor e seu livro são apenas lembrados com 1/8 de pagina (…)

Quando vamos chegando mais próximos do período contemporâneo da literatura as coisas vão se tornando piores, Jack Kerouac é sem duvida uma figura importante para a sua geração mas apenas para a sua geração. Kerouac não desperta o interesse das novas gerações (A não se que você seja como eu, um leitor compulsivo e necessita de novas obras todas as semanas, tirando esse caso …) Kerouac é um autor que muito barulho fez ao seu tempo, hoje é brindado por sua passagem na história americana mas é só … Ganhou 4 paginas exclusivas, enquanto outro membro da sua geração que hoje perpetua muito mais respeito no mundo literário ganhou apenas uma citação de duas palavras em meio a uma obra de 350 paginas “Charles Bukowski”.

O caso de Kerouac é só um ente os milhares que existiram no livro de autores que foram merecidamente lembrados em pró de outros grandes e talvez maiores que foram esquecidos.

Piadas a parte o que me fez perder o respeito pela parte destinada a “Atualidade” foi ver o escritor japonês Murakami ter uma pagina exclusiva pra ele (…) É e o Tolkien não (…)

Sou uma velha senhora que está a remoer o trabalho de um grande ídolo, é verdade … mas também não encontramos a menor referencia a Churchill e o nosso grande poeta Carlos Drummond foi lembrado apenas por 1/8 de paginas, sem contar que apesar de ver muita referencia ao nordeste não li uma linha sobre “O Auto da Compadecida” e isso tudo é o suficiente para eu achar a leitura no mínimo injusta.

E com isso temos um livro ruim dessa coleção, ok menos "mió di bão" dessa coleção.
Laura 08/10/2017minha estante
Continuo tendo interesse em ler esse livro mas achei seu comentário bem pertinente.

camila 19/02/2020

LITERATURA COMPLETA
O livro abre grandes obras da literatura, dividida em tempos literários e o valor que a literatura agrega a nosso conhecimento. Dentro do instrospecto das palavras, há muitos processos e obras que inspiram jovens, e que contam as raízes da história, os conflitos e problemas, o desenvolvimento da imaginação, entre muitas informações que não possuiremos alcançe sem as obras da literatura.
É complementado em episódios como: Heróis e Lendas, Renascimento ao Iluminismo, Romantismo e Ascenção do Romance, Representação da Vida Real, Rompimento de Tradições, Literatura e Pós Guerra, Literatura Conteporânea.
Este livro é muito recomendado, a quem procura um conhecimento geral de obras importantes da literatura, e que possuem informações extras, e valiosas para o entendimento de livros desde clássicos, até livros de outros países, que são e possuem um marco importante da população. O bom deste livro também é que obras que desconhecemos são citadas nos textos, nos abrindo possibilidades de conhecer novas histórias, culturas, etnias, e particularidades desde os personagens desde o contexto geral da obra.
O livro também trás escritores que marcaram as histórias da literatura, com suas obras que narram desde as nossas raízes, desde um inserimento de perguntas e questionamentos sobre a nossa política, economia, amor, relações, conflitos históricos, significados, entre outros detalhes que estes autores nos transmitem.
*** Obras Que Eu Não Conhecia ***
- Adeus as Armas: Ernest Hemingway
- Por Onde os sinos Dobram – Ernest Hemingway
- Aos Cofins da Terra, Uma triologia do Mar: William Golding.
- O Coração Escarlate: Zakes MDA.
- O Livro do Travesseiro
- Kevala - Poema Corona de : Paul Celam (...)

Biblioteca Álvaro Guerra 09/02/2023

Escrito em linguagem simples, é acessível e traz ilustrações divertidas e gráficos explicativos que fazem dele uma ótima introdução à literatura. Ele aborda desde as epopeias antigas, até obras contemporâneas de autores como Margaret Atwood, passando pelos grandes nomes da Língua portuguesa como Fernando Pessoa e João Guimarães Rosa.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525060556

Asleep 25/08/2022minha estante
É....você está certo

Julia Manjko 21/07/2023minha estante
Falou tudo kkkkkk

mmduraes 16/08/2021

Conteudista, mas essencial
Demorei demais para terminar esse livro, as letras são bem pequenas e isso me incomodou, o papel é lindo, os desenhos também e as descrições dos autores é de boa qualidade. Ele é extenso e por isso pode desanimar um pouco, não se aprofunda muito em cada livro e sim faz um resumão, achei interessante que eles deram muito valor pra literatura no aspecto mundial trazendo referências de obras da china, coréia, índia e até mesmo da islandia - pouco conhecidas aqui no Brasil. Valeu a pena no final, conseguir expandir e muito minha lista de próximas leituras :)

bibioslivrosecia 26/02/2021

Perfeito para quem ama literatura!
Magnífico! Retirei várias dicas de livros dele e pude compreender melhor alguns livros que já li, super recomendo para os amantes de livros e, principalmente, literatura.

Guilhermo del Toró 11/01/2023

Um livro bom, interessante a forma como cada obra é mostrada, além de servir pra recomendar alguns livros

Larita 15/07/2022

Livro lindo
Eu queria ter lido como uma leitura corrida, mas são MTS informações e acabou q nunca conseguir. O melhor, é usar como pesquisa e leituras avulsas. Ele é lindo e as folhas são ótimas. Fiquei um pouco confusa com a ordem q foi colocada no livro

1 | 2 | 3 | 4