Ao Sul De Lugar Nenhum

Ao Sul De Lugar Nenhum Charles Bukowski

Resenhas -

André L. Pavesi 31/07/2021

O velho Buk
Algumas dos melhores contos e histórias curtas do velho Buk estão nesse livro, embora tenha também algumas obras bem abaixo do habitual nível do autor.

Lorrayne20 29/04/2024

Bukowski
A vida é assim, num momento vc está vivendo, lendo algo que te edifica e no outro um uc com hemorroida.
Enfim, quem não conhece o autor, se escandaliza, quem conhece se solidariza, pois em pensar que a maior parte é autobiográfico, a forma como ele reclica nome é algo que me pega fazendo com que de uma forma todos os contos se interliguem, isso é algo que eu particularmente gosto no autor. E como ele termina, eu desejo marcar, pois é a minha frase preferida... Churinscki... "Aguente firme querida, é um mundo muito louco".
Enfim... Só lendo para entender.

alice 24/03/2022

ao sul de lugar nenhum
foi o primeiro livro que eu li do Bucowski, e o que mais chama a atenção é a originalidade dele, na escrita, nas histórias, como é tão diferente de qualquer narrativa desse período.

é uma visão pesada, podre e pestilenta do mundo, mais ainda, te prende lendo, como cada uma vai ficando pior que a outra. é um livro pra ler aos poucos, ir digerindo, porque se tentar ir de uma vez sua fé na humanidade vai embora junto.

são vários contos bem curtinhos, e eles seguem sempre alguns personagens (no final percebi que a maior parte deles era narrada por dois Chinaski: Hank e Henry, que imagino ser a mesma pessoa, ou pai e filho. não é deixado claro e não atrapalha a história, porque são contos completamente soltos.)

em todos eles você percebe a presença da sociedade depravada, sem esperança, escondida nos becos e nas sombras, querendo viver mas sem ter realmente algum motivo. e isso é interessante, você pensar em quão simples, cru e nu é o desejo humano de se manter respirando. não tem motivo, ele só continua ali que nem aquela vela do bolo em aniversário que não importa quantas vezes você sopre ela sempre acende de novo.

sobre a escrita em si, o bucowski escreve como ninguém. às vezes me pegava pensando que a linguagem é um pouco repetitiva, mas acho que isso acontece mais pelos contos terem assuntos tão parecidos às vezes. de qualquer forma, é aquela escrita de poucas palavras, que você lê em uma respiração e você sente o peso daquela realidade. ele não faz descrições, ele cita fatos e as imagens e cheiros e miséria vêm na sua cabeça.

Mi 17/01/2018

Lhe cabe o título de velho tarado
O livro possuí mini contos sobre a vida urbana, imunda e prostituida de todo ser humano que chegou ao final do poço. São contos muito bons porque fogem de um padrão de contos de fadas. Bukowski consegue tranformar a vida desgraça de muitos personagens em uma história glamurosa.
Alguns contos são bem pesados e a maioria deles é vulgar. Provavelmente quem gosta de Bukowski são doidos vulgares de humor negro sem medida.
Adorei o livro e lerei os outros!

Klelber 16/05/2023

Bom mas...
Talvez eu não esteja no momento para este livro, achei ele muito chato. Não quer dizer que ele seja ruim, só não me agradou muito.

Matheus.Lopes 25/08/2020

Sou um grande fã de bukowski e contos então esse livro foi uma boa leitura para mim. Estava com saudades de ler algo nesse estilo, sempre que eu leio me pergunto o porque ele me atrai tanto, acredito que seja pela originalidade dele, ainda mais de que cada protagonista de sua história é um fracassado e depravado, indo totalmente em contra mão ao projeto estadunidense de demonstrar um EUA feliz e próspero. Ele demonstra o mundo como ele é e isso é o que me encanta. É uma ótima leitura, muito envolvente. Aproveitem o velho safado e defendam o livro.

lxcasbrito0 03/02/2023

27 contos. 27 histórias de vidas. Delírios ou não é um grande livro.
Tem alguns dos melhores contos do velho Buk. Alguns nem tanto, mas eu acredito no contexto geral.
O Bukowski é um dos melhores, então todo seu conteúdo é necessário pra entender ele.
Se é que é possível.
Li alguns contos pra um amigo meu que nunca teve contato com livros, ele gostou e pediu emprestado pra ler no plantão.
É isso, é ótimo, nota 10 pra esse puto safado que coloca no papel tudo que vive nas minjas entranhas.