41 Inícios Falsos

41 Inícios Falsos Janet Malcolm

Resenhas - 41 Inícios Falsos

jota 18/04/2017

18 ensaios verdadeiros...
41 Inícios Falsos, com o subtítulo Ensaios Sobre Artistas e Escritores, reúne diversos textos da conhecida jornalista Janet Malcolm sobre, principalmente, pintura, fotografia, ficção e edição (de revistas de arte e cultura). Foram originalmente publicados em diversos jornais e revistas americanos, notadamente na New Yorker.

O título vem do primeiro ensaio, que é sobre o artista David Salle, que aqui ganha quarenta e uma versões diferentes para sua trajetória declinante, conforme informa a sinopse da Companhia das Letras. É o texto mais longo da coletânea e atravessá-lo é um tanto penoso para quem nunca ouviu falar dele ou desconhece suas obras (meu caso). O mesmo ocorre com fotógrafos e editores tratados por JM no restante do volume.

Gosto de fotos e pinturas, claro, mas ainda mais de livros e filmes. Também de ler, pesquisar, buscar mais informações sobre eles. Mas isso não ocorre com fotografia ou pintura, a não ser que se trate de biografia ou romance sobre algum artista do passado, já consagrado ou que tenha levado uma vida muito interessante, aventureira, trágica etc.

Verdade que não é preciso morar ou conhecer Nova York profundamente para apreciar todos os textos de 41 Inícios Falsos, mas ajudaria muito se assim fosse. Embora não tenha achado perda de tempo ler todos os dezesseis ensaios (pois sempre se aprende alguma coisa com sua leitura), apreciei de fato apenas cinco, os que tratam de escritores.

A saber: Uma Casa Toda Sua (1995), que é sobre Virginia Woolf, A Mulher Que Odiava as Mulheres (1986), sobre Edith Warthon, Os Cigarros de Salinger (2001), obviamente sobre o autor de O Apanhador no Campo de Centeio, mas especialmente sobre outro livro dele, Franny & Zooey, Pastoral Capitalista (2009), que versa sobre Gene Stratton-Porter, uma curiosa escritora cujas obras fizeram muito sucesso no início do século XX, e Nível Avançado (2008), que trata da série Gossip Girl, escrita por Cecily von Ziegesar.

Lido entre 25/03 e 17/04/2017. Minha avaliação: 3,5.