Um Livro Ilustrado de Maus Argumentos

Um Livro Ilustrado de Maus Argumentos Ali Almossawi

Resenhas - Um Livro Ilustrado de Maus Argumentos

Luciana.Santana 07/09/2020

De olho nos maus argumentos a partir de agora.
               É um livro miudinho e esteticamente bem agradável, capa dura e cheio de ilustrações.
                Leve, objetivo e curto.
                Pragmático, nos faz pensar em nosso dia a dia, nos discursos do cotidiano.
                Acabamos por concluir o quanto somos passionais em nossos diálogos.
                Traz luz sobre a necessidade de utilizarmos da lógica em nossa comunicação para não distorcermos a realidade (e nem deixar que qualquer mané nos confunda).
E o caminho é simples, devemos nos atentar para as proposições, premissas e conclusões, de um argumento, analisando tanto sua forma como seu conteúdo.
                Depois de desenhar, literalmente, uma série de falácias, erros de raciocínio, o livro evidencia que está quase tudo fora do lugar. Mas o bacana é que vc sai da leitura sentindo-se mais instrumentalizado para observar a realidade e colocá-la à prova.

Heloiza 31/08/2020

Excelente. Da forma mais didática que já vi, o autor demonstra e explica com as ilustrações as 19 falácias de argumentação mais comuns nos discursos.

Marcella 30/08/2020

Indispensável para cultivar o hábito de ter uma opinião
Esta leitura me surpreendeu.
Apesar de ser curtinho, é bastante informativo.
É possível reconhecer, com facilidade, que tais argumentos são comuns no cotidiano, principalmente entre a corja ominosa de políticos e em discussões absurdas nas redes sociais
Nos faz ponderar acerca da importância de desenvolver o pensamento crítico para que não sejamos vítimas de premissas tão frágeis.

Tonho 18/07/2020

Futuramente irei reler.
Ótimo livro, eles deveriam fazer o dois.
A leitura não é pesada, muito bom.
Recomendo a leitura.

Rennan.Cardoso 22/06/2020

Livro muito fofo e leitura simples, mas não simplória
Um convite para a lógica argumentativa ou raciocínio lógico. Através das falácias lógicas (erros de argumentação) mais comuns, o livro nos traz uma ferramenta poderosa para termos melhor clareza de pensamento e expressão e tornarmos os debates mais propositivos. O leitor mais atento conseguirá facilmente encaixar cada falácia com uma situação que viveu, um discurso ou comentário político que ouviu ou um texto que leu e terá uma maior autonomia e liberdade perante à linguagem (e à lógica, principalmente). Por ser simples, bem ilustrado e de rápida leitura, acredito que poderia ser usado até no ensino básico, em matérias de redação, interpretação ou filosofia.

Priscila.Senna 08/06/2020

Livro curtinho de ler e muito esclaressedor a respeito de varios tipos de argumentos .

Felipe.Guimaraes 29/05/2020

Adquire-se uma percepção mais aguçada do perigo de argumentos frágeis e de como são frequentes em nosso cotidiano.

Carol B. 01/05/2020

Leitura simples e didática sem perder em conteúdo. O tipo de divulgação de conhecimento que deveria se popularizar!

Totti 27/04/2020

Relevante
Livro bem humorado, rápido e objetivo. Gostei muito das análises dos argumentos, me vi em algumas e principalmente pessoas próximas que discuti ao longo da disputa política de 2018.

Recomendo, pois, sempre é bom agregar conhecimento, ainda mais se vem assim com sarcasmo.

Natalia 01/04/2020

O livro elucida de forma precisa e pontual 19 falácias lógicas e recorrentes na exposição de argumentos. Muito interessante e útil. O grande mérito da obra é a exposição de conceitos complexos de forma didática e descomplicada com o apoio de exemplos ilustrados de fácil compreensão. Um baita livrinho, para ler e reler até clarificar o raciocínio.

Nah 29/03/2020

Leitura necessária
Diariamente recebemos tantas informações, sobre os mais diversos assuntos e ao mesmo tempo não aprendemos praticamente nada. Conhecimento requer seleção de informação e estudo. Em consequência vemos tantos "formadores de opinião" nas redes sociais que argumentam com informações ( que nem sempre são verdadeiras, famosas fake news) tiradas do Facebook, whatsapp, enfim. Leitura necessária.

Adriano Schiessl 24/03/2020

Os benefícios de uma argumentação sólida para a confirmação e expansão do conhecimento, como também das complexidades dos argumentos indutivos, onde as probabilidades entram em jogo. Com relação aos indutivos, em particular, o pensamento crítico se revela uma ferramenta indispensável.

BrunoVilarim 22/02/2020

Faz você refletir sobre como evitar certas discussões desnecessárias no dia a dia do mundo virtual e porque não real?
Andrea 18/09/2020minha estante
Haha, hoje em dia, infelizmente, é mais saudável mesmo evitar algumas discussões...

RobsonGrangeiro 22/02/2020

Um belo presente.
Por seu modo de apresentar conceitos complexos e que se tornaram legados preciosos da retórica universal de forma tão simples, esse livro já merecia prêmios. Presentear seus amigos com esse livro é um presente a si mesmo, pois convida seus amigos a criarem maiores e melhores formas de terem conversas, debates e discussões mais civilizadas e inteligentes.
Nos tempos de 'pós-verdade' que vivemos é uma obra necessária a saúde construtiva e coletiva de nossa sociedade. Uma pequena obra para ser lida várias e várias vezes.

Gueu.Schade 22/02/2020

Uma leitura rápida, divertida e de grande aprendizado. O livro mostra diversos erros de argumentações que precisamos/devemos evitar. As ilustrações são divertidas e existe uma para cada exemplo. Recomendo a leitura e releitura.