O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos

Resenhas - Um Livro Ilustrado de Maus Argumentos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

JWesley 30/06/2022

Proposição + Erro de Raciocínio => Argumento Falho
Esse livro explica de maneira bem simples as principais falácias lógicas que fazem com que argumentos se tornem falhos e inválidos. Acredito que o intuito do autor é ensinar o leitor à reconhecer tais falácias tanto para combatê-las quanto para evitá-las. Gostei muito da didática do livro. Cada falácia é explicada com um texto curto (uma página) e um exemplo ilustrado. Isso ajuda muito na fixação do que você aprende.
Esse é um daqueles conteúdos em que você vai relacionando várias coisas que você vê na vida real conforme vai lendo. Basta ver um debate qualquer ou acompanhar uma discussão online que VÁRIAS das falácias explicadas no livro vão aparecer.

emmelie 05/06/2022

Leitura de 1 hora no máximo com um assunto muito importante em época de falácias eleitorais, embora tenha gostado do livro, confesso que entendi mais dele indo procurar vídeos no YouTube sobre do que lendo propriamente, mas a premissa é muito interessante.

Lê :) 22/05/2022

Lógica permite a consistência e a coerência do pensamento?
Leitura simples, curta, mas muito interessante. Abrange um importante aspecto a ser discutido nos dias atuais: argumentação.
É de extrema importância saber analisar o argumento do outro e ter uma boa argumentação que sustente seu ponto de vista. Diante disso, é exposto no livro 19 falácias que expressam erros no raciocínio, usados para fazer a transição de uma proposição para outra, resultando em um argumento falho.

Joao 15/05/2022

Direto ao ponto
Simples em mostrar as principais falácias presentes no cotidiano e exemplos delas. Você não vai virar um sofista após ler esse livro, mas vai ter um conhecimento mínimo do que não deve fazer (ou do que não deveria).

Karin 15/05/2022

Um livro necessário que mostra a construção de mais argumentos.

Algo tão comum nos dias atuais.

Interessante!

felipe.cesar 26/03/2022

Divertido e rapidinho
Livro bem divertido de se ler e entender como são ditas as falácias lógicas.. muito útil na era da pós verdade na qual estamos vivenciando! Dá pra ler bem rapidinho! Leiam!

Martony.Demes 07/03/2022

Eis uma interessante e breve obra O livro ilustrado dos maus argumentos, de Ali Almossawi.
Eu posso afirmar que esse livro DEVE (isso mesmo, deve) ser lido por todos nós até o dia das eleições! É um livro bem curto de 82 páginas que apresenta 19 falácias que são armadilhas de argumentação! E quando você estiver lendo você vai detectar o quanto nós usamos as vezes de automática. Entao vou citar algumas dessas falácias que ele até chama de falácias lógicas! E o mais legal é que há gravuras que facilitam mais ainda o entendimento!

1.Falácia do espantalho

Consiste em apresentar de forma caricata o argumento da outra pessoa com o objetivo de atacar essa falsa ideia em vez do argumento em si. Ou seja, deturpar a ideia é mais facil que refutar as evidências! Ridicularizar a pessoa e não entrar no cerne da questão.

2. Apelo a uma autoridade irrelevante

Essa acontece demais! Exemplo: “Ah o papa falou que a pobreza do Brasil é algo normal” O papa não seria uma pessoa ou algo que possa abordar de modo sensato sobre o tema! Talvez os dados do ibge ou um sociologo que estuda o Brasil!

3. Falso dilema:

É um argumento que apresenta apenas duas categorias possíveis e se você não fizer parte de um lado necessáriamente voce faz parte da outra, como se não tivesse outras opções….(você já viu essa na política não é?)….

Eu vou ate imprimir essas 19 falácias lógicas e colocarei em minha parede para eu ter mais cuidado nos argumentos ou saber me defender quando alguem tentar colocar alguma dessas falácias!kkkk

Bom, vou encerrar por aqui! Recomendo demais que leia esse livrinho! Tenho ele em pdf. Se quiser é so mandar comentar que envio.

Elisangela0 03/03/2022

Livro curtinho, mas necessário
É um livro curtinho, mas bastante necessário principalmente nos dias de hoje onde as falácias estão aí espalhadas em rede sociais ou destruindo a construção de debates. Um guia, como o próprio autor diz, do que não fazer em uma argumentação.

Juliana.Leite 20/02/2022

Uma leitura rápida, livro curto, mas não foi um livro que me prendeu.
O livro trouxe algumas reflexões, me fez identificar como algumas pessoas funcionam quando se trata na maneira de argumentar e não muito mais que isso...

Jan 13/02/2022

Livro interessante para observação e análise dos argumentos mal construídos e/ou utilizados propositalmente pela vida à fora, em especial, nas redes sociais em tempos tão polarizados. Leitura rápida e fluída ajudada pelas ilustrações.

Leo Limberger 08/02/2022

Muito bom! Conteúdo interessante e belas ilustrações
Divertido e muito interessante. O livro conta com algumas falácias que podemos ver com frequência em discussões pelas redes sociais, o que o torna bastante útil na atualidade para desviar de maus argumentos.
Um de seus pontos positivos acaba sendo uma característica negativa de certa forma. O livro é bastante breve e proporciona uma leitura rápida, ótima para introduzir o assunto, mas por vezes acaba sendo excessivamente curto, faltando um pouco mais de aprofundamento.

Letty Rosse Ga 26/01/2022

Maus Argumentos
Um livro com poucas paginas e com figuras que ira te ajudar a entender algumas falácias logicas que esta muito comum hoje em dia. Uma muito usada é a Falácia do Espantalho, onde utilizamos para ridicularizar nosso oponente, Também tem o Apelo ao Medo consiste em ameaças ou mentiras descaradas, onde o sujeito determina uma proposta seja escolhida através de ordens sutis explorando o medo de outra pessoa. Há outros exemplos, mas te indico a comprar o livro vale muito a pena...
Recomento muito esse livro

Dave.Christian 25/01/2022

Deveria ser obrigatório
Uma introdução lúdica para a lógica e suas falácias? em tempos de fake News deveria ser obrigatório para todos os ?seres racionais? de plantão nas redes sociais.

Raquel 17/01/2022

O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos
Com uma linguagem bastante acessível esse livro é um bom ponto de partida para quem quer aprender mais sobre raciocínio lógico, e se familiarizar com termos que esbarramos frequentemente, mas raramente buscamos saber seus significados, as ilustrações também são uma graça e explicam com simplicidade alguns erros de argumentação, comumente encontrados em diversas áreas onde há constantes discursos e debates. Um livro minúsculo, mas que cumpre o que promete, trazendo um ótimo conteúdo.

Vivi 04/01/2022

Um ótimo resumo que nos instiga a estudar sobre o assunto
Um ótimo resumo que nos instiga a pesquisar sobre o assunto. Ao aprender sobre os tipos de falácias lógicas vamos percebendo como somos "bombardeados" pelo uso delas em todos os espaços que convivemos. O livro é bem introdutório, mas explica de forma clara cada tipo de falácia. Cada uma delas vem acompanhada de uma ilustração que ajuda a mostrar a aplicação da falácia. Recomendo a todos que querem entender melhor como podem estar sendo manipulados por estes artifícios. Em ano de eleição torna-se ainda mais relevante ficar atento a essas questões.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6