O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos

O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos Ali Almossawi

Resenhas - Um Livro Ilustrado de Maus Argumentos

Ale 24/01/2016

Magnífico!
Uma maneira inteligente de tornar argumentos densos e teóricas sobre lógica totalmente acessível. Encontrei-me a rever uma vida inteira de argumentos e argumentadores, em minha mente enquanto lia.
Gerson 21/02/2016minha estante
Realmente excelente! É um grande ponto de partida para entender o processo da lógica.

BrunoVilarim 22/02/2020

Faz você refletir sobre como evitar certas discussões desnecessárias no dia a dia do mundo virtual e porque não real?
Andrea 18/09/2020minha estante
Haha, hoje em dia, infelizmente, é mais saudável mesmo evitar algumas discussões...

IvaldoRocha 09/04/2019

Se Tiver Coragem Leia
Um livro pequeno de 64 páginas com ilustrações maravilhosas e divertidas, tem cara de livro infantil e é gostoso de ler como se o fosse. Na verdade, ele apresenta 19 erros mais comuns de argumentação
Uma leitura quase obrigatória nos dias de hoje, onde fakenews são repassadas sem o menor critério ou cuidado, gerando debates acalorados e sem proveito algum.
Lógica e Falácias lógicas, erros de raciocínio são apresentados de uma maneira clara e com leveza.
No mínimo você vai se atentar em saber o que não fazer, como generalizações e principalmente e saber quando se retirar de discussões infrutíferas, isto talvez nos ajude a buscar um debate mais construtivo.
Mas atende, primeiramente tome mais cuidado com aquilo que publica, ou repassa, antes de buscar criticar os argumentos alheios e quando o fizer, faça com a máxima sutileza, tato e razão e com menos emoção.
Ali Almossawi com mestrado no MIT e na Universidade de Carnegie Mellon desenvolveu pesquisas em Harvard e no Instituto de Engenharia de Software (SEI), tendo seus trabalhos mencionados em vários artigos científicos e no New York Times, Wired, etc.
“O Primeiro princípio é não enganar a si mesmo e você é a pessoa mais fácil de ser enganada” Richard P. Feynman
Andrea 18/09/2020minha estante
"O primeiro princípio é que você não deve enganar a si mesmo, e você é a pessoa mais fácil de enganar." XD

Sensacional esse começo. E isso é frisado também num livro que estou relendo, VOCÊ NÃO É TÁO ESPERTO QUANTO PENSA.

Bruno.Marconato 10/10/2020

Livro excelente!
Uma introdução às falácias lógicas com exemplos muito didáticos. Todos que desejam conhecer as armadilhas argumentativas devem ler esse livro.

Clarisse 20/07/2017

Manual de sobrevivência para redes sociais
Este livro é um guia para aqueles que gostam de discutir e debater nas redes sociais. O autor, apresenta de forma didática, com analogias e ilustrações, os 19 principais erros de argumentação, que pode levar aqueles que não dominam o raciocínio lógico a acreditarem em argumentos falsos, ou mal elaborados. Segundo o autor:
"[...] formalizar o raciocínio traz benefícios como clareza de pensamento e expressão, aumento de objetividade e autoconfiança. A capacidade de analisar os argumentos dos outros também ajuda a perceber o momento certo de se retirar de discussões infrutíferas."
Por meio da lógica, poderemos verificar a consistência e coerência dos argumentos apresentados e julgar o que nos parecer mais aceitável. Ele ressalta que a lógica não é a única ferramenta para os debates e indica outras como a retórica, ônus da prova e a navalha de Occam, não tratados no livro. Resenha completa no blog.

site: https://asvantagensdeterumblog.wordpress.com/

Vinicius 07/08/2018

Necessário
Em tempos de especialistas em tudo conectados por redes sociais O livro ilustrado dos maus argumentos tenta trazer um pouco de luz e lógica às discussões acaloradas.

Este é um conteúdo que deveria ser explorado desde o ensino fundamental. Aprender a pensar, ouvir, discutir, argumentar e ceder. Apenas quando estamos dispostos a realmente evoluir é que abrimos mão de falsos paradigmas e nos colocamos a favor da verdade (ou ao menos nos afastamos da falácia).

Rennan.Cardoso 22/06/2020

Livro muito fofo e leitura simples, mas não simplória
Um convite para a lógica argumentativa ou raciocínio lógico. Através das falácias lógicas (erros de argumentação) mais comuns, o livro nos traz uma ferramenta poderosa para termos melhor clareza de pensamento e expressão e tornarmos os debates mais propositivos. O leitor mais atento conseguirá facilmente encaixar cada falácia com uma situação que viveu, um discurso ou comentário político que ouviu ou um texto que leu e terá uma maior autonomia e liberdade perante à linguagem (e à lógica, principalmente). Por ser simples, bem ilustrado e de rápida leitura, acredito que poderia ser usado até no ensino básico, em matérias de redação, interpretação ou filosofia.

Rosberg 21/09/2018

Bons exemplos das falácias que são usadas nos debates do dia-a-dia
O autor classifica diversos maus argumentos e se utilizando de bons exemplos para que possamos identificá-los.
O livro tem poucas páginas e conta com divertidas ilustrações.

Felipe.Guimaraes 29/05/2020

Adquire-se uma percepção mais aguçada do perigo de argumentos frágeis e de como são frequentes em nosso cotidiano.

Priscila.Senna 08/06/2020

Livro curtinho de ler e muito esclaressedor a respeito de varios tipos de argumentos .

Rodrigo 28/12/2018

Retórica para o público infanto-juvenil!
"O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos", escrito por Ali Almossawi nos apresenta de forma clara e suscinta, com o auxílio de belas ilustrações (no melhor estilo George Orwell) as 19 principais falácias utilizadas para vencer argumentações de forma desonesta. Trata-se de um exercício de reconhecimento com o auxílio de ilustrações para, durante um debate e/ou argumentação se desvencilhar dos golpes desonestos que os outros tentam nos afligir mediante diversas formas de mentiras para nos convencer sobre seus pontos de vista.

A única crítica que posso apresentar é a limitada descrição de cada mau argumento, tratando-se apenas de uma página por tópico. Sendo que poderiam ser ampliadas a quantidade de exemplos, explicações e até mesmo contextos reais de argumentação em que as falácias são utilizadas.

Porém, levando-se em consideração ser uma obra de introdução ao contexto argumentativo, pode ser uma excelente porta de entrada para o público infanto-juvenil ao universo da retórica.

GleiciM 09/01/2019

O que importa
Por meio de seu conteúdo e ilustrações conceitos que poderiam ser "pesados" e complicados de entender se tornaram agradáveis e humorados. Ajuda a desenvolver de forma leve a crítica e a perceber o quão bombardeados somos por falácias em nosso dia a dia, deste modo, revelando o que realmente podemos levar a sério ou não. Gostei da leitura!

GleiciM 09/01/2019

O que importa
Por meio de seu conteúdo e ilustrações poos conceitos que deriam ser "pesados" e complicados de entender se tornaram agradáveis e humorados. Ajuda a desenvolver de forma leve a crítica e a perceber o quão bombardeados somos por falácias em nosso dia a dia, deste modo, revelando o que realmente podemos levar a sério ou não. Gostei da leitura!

Natalia 01/04/2020

O livro elucida de forma precisa e pontual 19 falácias lógicas e recorrentes na exposição de argumentos. Muito interessante e útil. O grande mérito da obra é a exposição de conceitos complexos de forma didática e descomplicada com o apoio de exemplos ilustrados de fácil compreensão. Um baita livrinho, para ler e reler até clarificar o raciocínio.

Adriano Schiessl 24/03/2020

Os benefícios de uma argumentação sólida para a confirmação e expansão do conhecimento, como também das complexidades dos argumentos indutivos, onde as probabilidades entram em jogo. Com relação aos indutivos, em particular, o pensamento crítico se revela uma ferramenta indispensável.