A viagem do elefante

A viagem do elefante José Saramago

Resenhas - A Viagem do Elefante

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Hello5ouza 07/02/2024

"A má vista não lhe permitia distinguir os fardos de forragens lá ao longe, mas na imensa caverna do seu estômago ecoavam os protestos de que eram mais do que horas de comer. Isto não significa que os elefantes devam alimentar-se a horas certas como aos seres humanos se diz que lhes convém pelo bem que faz à saúde. Por assombroso que pareça, um elefante necessita diariamente cerca de duzentos litros de água e entre cento e cinquenta e trezentos quilos de vegetais. Não podemos portanto imaginá-lo de guardanapo ao pescoço, sentado à mesa, fazendo as suas três refeições diárias, um elefante come o que pode, quanto pode e onde pode, e o seu princípio é não deixar nada para trás que possa vir a fazer-lhe falta depois"

Embora a história seja interessante, foi insuportável fazer a leitura desse livro, o autor não distingue as falas dos personagens com traço ou aspas, ele usa só vírgulas, e chega a ser chato pra quem quer continuar a leitura.

Claudio 12/01/2024

Livraço!
A elegância, o estilo e o humor de Saramago em mais um livraço. A história da viagem de um elefante de Portugal até a áustria no século XV cruzando intempéries, monarcas cheios de vontade e uma Igreja em crise é muito prazerosa.

Teresa96 27/09/2023

A viagem do Elefante
?Sempre chegamos onde nos esperam?
Um livro em José Saramago nos ensina vários valores da vida e para a vida.

regifreitas 11/09/2023

A VIAGEM DO ELEFANTE (2008), de José Saramago.

Em pleno século XVI, Dom João III, rei de Portugal, decide presentear o arquiduque austríaco, Maximiliano II, com um elefante asiático. Desse modo, Salomão, o elefante, o indiano Subhro, seu conarca (adestrador e tratador de elefantes), junto de uma comitiva de soldados e serviçais, percorrerão o trajeto de Lisboa a Valladolid, na Espanha. Na cidade espanhola, uma tropa austríaca tomará posse do presente e o conduzirá, em uma longa jornada, repleta de desafios e surpresas, passando por Espanha, Itália, pelos alpes suíços, até a cidade de Viena, onde será entregue ao seu proprietário final, o arquiduque. Baseado em um fato real, do qual se tinham pouquíssimas informações, Saramago preenche com sua reconhecida mestria e imaginação os interstícios dessa história, entregando-nos o que seria seu penúltimo romance lançado em vida.

Muitos consideram esta uma das obras menores do Nobel português. A primeira vez que a li, há pouco mais de dez anos, também acabei tendo essa mesma impressão. Relendo-a agora, e tendo um panorama mais amplo da produção do autor, consegui me envolver e apreciá-la bem mais. O estilo de escrita de Saramago, o domínio que ele tem da narração, tornam qualquer história contada por ele, no mínimo, digna de atenção.

Aqui, mais do que a própria viagem, as relações e diálogos travados entre os personagens são o ponto alto do livro. As complexidades da personalidade humana estão sempre na mira de Saramago, e, mesmo o menor personagem, o mais obscuro e ínfimo deles, vez ou outra nos surpreende com um lampejo de humor, astúcia ou discernimento. O próprio Salomão, embora não fale no sentido literal, é dotado de personalidade, pois, através do narrador, acessamos alguns dos seus sentimentos e pensamentos.

Então, A VIAGEM DO ELEFANTE é mais um exemplo do grande escritor que foi José Saramago, com seu estilo e habilidade únicas de contar histórias. Já estou me tornando repetitivo aqui sobre isso. É, sem sombra de dúvida, um dos maiores autores de todos os tempos, e não só entre os de língua portuguesa. E que grande sorte a nossa de podermos lê-lo no original!

CARINA 26/08/2023

É um livro encantador que nos transporta para uma jornada emocionante e cheia de reflexões. Saramago nos presenteia com uma obra que nos faz refletir sobre a vida e a importância de seguir em frente, mesmo diante das adversidades.

Suzane10 29/06/2023

Um desafio e tanto! Saramago é realmente desafiador. Difícil entender a escrita, o desenrolar e ler sem pontuação, letras maiúsculas e minúsculas nas horas certas e bate de frente com tudo aquilo que estamos acostumados a ler, mas quando a gente pega o jeito e entende a condução da escrita, a leitura flui. Gosto de desafios

mfnpr 17/06/2023

Algumas breves impressões
Gosto muito da escrita do Saramago. Ele conseguiu transformar uma afirmativa histórica em um longo e criativo romance.
O enredo se origina de um fato histórico dos idos de 1551, quando o Rei Dom João III presenteou com um elefante o arquiduque austríaco Maximiliano II pelo seu recente casamento com a filha do imperador Carlos V.
Assim, o enredo se desenrola durante a viagem do elefante Salomão desde Portugal até Viena.
É uma mistura de romance ficcional com reflexões profundas, vai do humor aos sentimentos mais profundos e sérios em poucas páginas. Sem contar as críticas ácidas.
O ritmo da escrita, tanto formal - pelo fato do Saramago escrever frases enormes que quase viram parágrafos inteiros sem fim, sem ponto final -, quanto materialmente - o autor sabe regular muito bem entre a descrição e o movimento na história -, dão uma vivacidade única, levam o autor a se sentir parte da viagem, do movimento da caravana.

Jackson60 08/06/2023

Aprendendo com um elefante e o seu conarca
Nesta obra, José Saramago traz uma história um tanto quanto inusitada, a viagem de um elefante asiático e o seu conarca, de Lisboa (Portugal) até Viena (Áustria), que de fato ocorreu.

Não obstante, por se tratar de uma obra com liberdade criativa, muitos dos acontecimentos são colocados pelo autor.

Ademais, a despeito do título fazer referência ao herói Salomão, o livro traz outro protagonista, o conarca de nome Subhro. Ambos são indianos e se separam numa terra diferente da sua, causando certo alvoroço. Mas, um tempo depois a chegada em Portugal, são "depositados" num cercado na cidade de Belém.

Diante do casamento entre o arquiduque austríaco Maximiliano II com a filha do imperador Carlos V. O Rei Dom João III e a sua esposa, Catarina d'Austria, selaram o destino dos protagonistas ao ofertarem o elefante como presente de casamento.

A viagem é longa, as aventuras são muitas, sempre com a escrita afiada do prêmio Nobel português.

Mel 04/06/2023

Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam
Saramago e sua inconfundível enxurrada de reflexões que estão acomodadas em metáforas, disponíveis aos olhos de quem quiser ver, sem deixar de lado o sutil toque de humor. Me sinto diminuta diante dos textos dele, tenho a sensação de que sempre algo me escapa, mas o pouco que acredito ter sido capaz de captar já me foi suficiente pra entender o quanto esse livro é bom.

Esse simpático paquiderme deixa uma marca na vida de quem o encontrar, e, assim como foi dito ao rei, depois de acontecer é que nos damos por conta do ato poético. E, sem deixar esquecer a bonita relação do cornaca com o elefante, a mistura dos acontecimentos históricos com a ficção, a escrita enlaça tudo e completa essa obra admiravelmente singular

woannabe 31/03/2023

UM LIVRO AGRADÁVEL
"[...] a vida ri-se das previsões e põe palavras onde imaginámos silêncios, e súbitos regressos quando pensámos que não voltaríamos a encontrar-nos."

Esse foi meu segundo livro finalizado do Saramago e posso dizer que amo o jeito como ele escreve e desenvolve as histórias. Uma simples história com a viagem de um elefante de Portugal a Áustria fica tão mais legal nas mãos do autor.
Confesso que o livro não é nada de extraordinário mas tem algumas reflexões bem interessante. Os personagens são muito legais e o elefante é um fofo.
Resumindo, livro muito gostosinho de ler. Bem levinho e rápido.

Amanda 17/01/2023

Aaaaaaaaaaaa
Gostei muito deste livro, ele prende muito a atenção pois vc quer saber o que vai acontecer. Super indico a leitura.

Vini Ribeiro 15/01/2023

Um livro sobre memória, sobre a importância da convivência, do humano para o humano. A importância de se nomear as coisas, a intenção quando se nomeia algo, um animal, que passa de uma criatura sem personalidade - sendo a personalidade a interpretação do homem em relação a ele - para um personagem que com o homem convive.

Um conto de 200 páginas, uma piada de Saramago, ele e seu humor ácido, sutil, tão sutil que às vezes é difícil entender como humor.

Filosófico, poético, com a cadência que o autor exige. Nem sempre o elefante é o protagonista, muitas vezes Saramago quer tornar a paisagem, incluindo as pessoas nela, como protagonistas, o que dá vida não somente ao texto, mas ao livro. Existimos e então, não mais. A vida é como esse conto, que se encomprida, mas não deixa de ser um conto.
Fabiana.JucA 15/01/2023minha estante
Esse livro é incrível! ??

Sarita 12/01/2023

Um elefante incomoda muita gente
Sou suspeita para falar de um livro de Saramago, mas ele é um dos melhores que já li sobre drama e existencialismo, em suma, porque toca no ponto crucial: o quanto importa as outras vidas além da vida do homem?
A viagem do elefante traz uma reflexão sobre visibilizar o invisível, o que às vezes passa despercebido, trazendo como algo importante, como os pequenos feitos que ocorrem no dia a dia e não são notados. Saramago é bastante metafórico/ simbólico, as vezes nos detalhes.
Por exemplo, como um elefante poderia se chamar Salomão e para outro passar a ser somente um elefante? Será Salomão um elefante como qualquer outro, ou não?
No decorrer da viagem isso vai se desvendando e é impossível não querer saber que destino terá Salomão.
Detalhe, o livro tem uma linguagem modernista, o que de início pode dificultar o entendimento da história já que a narração não é separada por pontuação, mas logo o leitor nota isso.

Vinicius 31/12/2022

A simples viagem de um elefante
Sou fã de Saramago e por essa razão me considero um péssimo avaliador de seus livros.
Adorei este, como gostei dos demais que li.
O livro conta a simples viagem de um elefante de Lisboa a Viena. Porem, nao é tao simples, um elefante é incomum nesses lugares e naqueles tempos. E ele precisa de um profissional treinado para cuidar dele, um cornaca.
A relação entre esse ser meio místico e seu cuidador foi o que me prendeu a leitura.
O restante, foi o usual do autor. Ótima escrita, com divagações entre os parágrafos e algumas frases de efeito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6