A viagem do elefante

Resenhas - A Viagem do Elefante

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lista de Livros 22/10/2021

Lista de Livros: A Viagem do Elefante, de José Saramago
“Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam.”
“Dando tempo ao tempo, todas as coisas do universo acabarão por se encaixar umas nas outras.”
“Somos, cada vez mais, os defeitos que temos, não as qualidades.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2021/10/a-viagem-do-elefante-de-jose-saramago.html

Vanessa Isis 23/08/2010

Sabe quando você começa um livro sem expectativa alguma e ele se torna um dos seus favoritos? Foi exatamente o que aconteceu entre "A viagem do Elefante" e eu. O livro é riquíssimo, a história é ótima e eu me apeguei demais a ele. Confesso que após terminá-lo, bateu uma depressão forte! Saramago conseguiu arrancar de mim tanto risos quanto lágrimas, excelente obra.
G. 26/11/2010minha estante
espero gostar tambem!

Julia 24/04/2011minha estante
Comigo aconteceu exatamente o mesmo.

Manini 21/07/2013minha estante
Começarei a ler este livro amanha, mas senti a mesma coisa ao terminar A Jangada de Pedra. Incrível.

Vitor Hugo 23/03/2016minha estante
O meu sentimento foi idêntico. Pouca expectativa no início e grande satisfação ao final, com um toque de melancolia.

Mel 04/06/2023

Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam
Saramago e sua inconfundível enxurrada de reflexões que estão acomodadas em metáforas, disponíveis aos olhos de quem quiser ver, sem deixar de lado o sutil toque de humor. Me sinto diminuta diante dos textos dele, tenho a sensação de que sempre algo me escapa, mas o pouco que acredito ter sido capaz de captar já me foi suficiente pra entender o quanto esse livro é bom.

Esse simpático paquiderme deixa uma marca na vida de quem o encontrar, e, assim como foi dito ao rei, depois de acontecer é que nos damos por conta do ato poético. E, sem deixar esquecer a bonita relação do cornaca com o elefante, a mistura dos acontecimentos históricos com a ficção, a escrita enlaça tudo e completa essa obra admiravelmente singular

Bianca 19/04/2021

Me vi apegada à Salomão e a Subhro de modo que a escrita, detalhista e por vezes enfadonha incomodava pouco diante do desejo de saber a forma em que esta história terminava. Escrever e recriar um acontecimento dessa proporção não é tarefa fácil, e quem a faria, se não Saramago?

Associei facilmente Salomão à força, visto o próprio nome. Subhro, que significa branco me trouxe lições de resiliência e humildade. É como se estivesse eu, com meu nome que também significa Branco, a carregar comigo numa viagem, ou melhor, sendo carregada, a saudade. Que eu não saberia ainda que isso se tornaria.

Salomão é saudade. Suhbro somos nós. E a paisagem é o momento que vivemos e não notamos por estarmos ocupados demais com o destino final, e este, já sabemos todos qual é.
Vanessa Assalim 19/04/2021minha estante
Fiquei curiosa com essa leitura!
Já está na minha estante.

Nãna 04/12/2022minha estante
Que legal sua interpretação. Apesar de estar amando a leituras, estou tendo dificuldades para decifrar as alegorias. Me fez lembrar O processo do Kafka , que me lembrou de mais o sistema burocrático mas representa a caminhada da vida e seu fim e evitável.

Bruno Oliveira 03/02/2022

UM CONTO QUE É TODA A NOSSA VIDA
A viagem do elefante, de José Saramago é uma grande provocação. Logo no início, bem antes da história, já há a pilhéria: conto. Sim! Este tomo de mais de duzentas páginas é um conto. E que conto, hein! Valendo-se de seu estilo meio jurídico, meio filosófico, meio poético, que lhes são próprios e inconfundíveis, e, ainda, alternando o protagonismo do conto, ora com o paquiderme Salomão (posteriormente Solimão), para nos enternecer com belas cenas e gestos de amor e afeto; ora com o conarca Subhro (Fritz), para nos entreter com diálogos ferinos e certeiros sobre a condição humana no geral, Saramago entrega um atestado universal que prova o absurdo da nossa finita existência: existimos, sim, para depois, não mais. Um conto que é toda a nossa vida.
Sun's daughter 03/02/2022minha estante
Opa opa

Bruno Oliveira 04/02/2022minha estante
;)

alexandra165 01/02/2022

meu primeiro livro de Saramago.
essa foi a primeira vez que li um livro de Saramago. confesso que no início estranhei, já que não havia uma marcação clara de diálogos e o autor parecia que se perdia em devaneios e confundia-me com os tempos verbais.
na verdade, acho que só comecei a gostar do livro a partir da metade. ele realmente tem jeito para contar histórias, porém o tema em si não é algo q me interesse muito. ainda assim, nunca senti que estava sendo enrolada, pois ele escrevia tão bem, que me fazia sentir abraçada.
além disso, ele fazia uma reflexões legais.
enfim, recomendo.
Dhewyd 06/02/2022minha estante
Saramago é muito bom... lhe indico ensaio sobre a cegueira... livro top

GilbertoOrtegaJr 15/07/2012

A Viagem do Elefante - José Saramago

Posso facilmente dizer que este meu primeiro livro de teste com a literatura de Saramago, já que dele só tinha começado a ler O Evangelho Segundo Jesus Cristo, que eu abandonei antes de chegar à página vinte.
Entre presente que às vezes toda pessoa ganha esta sempre algum mais estranho, que o diga o arquiduque austríaco Maximiliano II, que em 1551 ganha do seu cunhado Dom João III ( então rei de Portugal) , um elefante como presente de casamento.Mas para isso o elefante terá que ir de Portugal ate a Áustria, passando pela Itália e Espanha.
Saramago como bom narrador que é a ouvir falar desta história, que realmente ocorreu, percebeu que ela poderia ser um gancho para criar um bom livro.
Salomão (o elefante) durante a viagem cativa os guardas portugueses que são encarregados da sua escolta e por onde passa atraí atenções para si curiosas (pudera em pleno século 15 não era a coisa mais comum ver um elefante fazer a travessia de alguns países europeus). O seu cornaca (pessoa encarregada de cuidar do elefante toda vida dele ) também é o coadjuvante no livro juntamente com e elefante eles formam os únicos personagens fixo do livro todo.
Durante a viagem vão se acumulando aventuras do elefante como o momento em que o elefante é adestrado para se ajoelhar na porta de uma basílica na Itália ou na hora que o elefante empurra um clérigo que esta a joga água benta nele.
Levando em conta a viagem do livro algumas coisas são transitórias como o fato do nome do elefante e do seu cornaca mudarem de nome por ordem do arquiduque, mas também o livro tem começo e fim bem definido ( a história começa com o elefante indo viajar e acaba com ele chegando ao seu destino.
No todo o livro é muito leve e bonito de ler tem doses de emoções de forma bem contida o que torna ele bem enxuto, os únicos fatos que não gostei é a toda hora Saramago fazer piadas pra deixar bravo os religiosos que possam ler o livro, isso da um toque de piadas sem graça ao livro , e os diálogos que são abstratos , me incomoda os diálogos por que Saramago consegue fazer um bom livro sem usar uma única frase de conversa entre seus personagem .
É incrível também como os parágrafos enormes que eu tanto temia adquirem um fluxo rápido e leve , ao mesmo tempo em que mesmo estes mesmo parágrafos parecendo tão sólidos como muros evoquem uma narrativa muito poética e sutil , sem que esta poesia torne o livro menos poderoso .
No geral venci meu medo de ler Saramago e somente me tornei mais um dos inúmeros fãs que o autor já conquistou .
Ladyce 26/04/2012minha estante
Sua resenha me fez colocar esse livro na pilha de PARA LER. Obrigada!

GilbertoOrtegaJr 26/04/2012minha estante
oh *.*
imagina vc sempre me faz ficar morto de vontade de ler 90%do que vc resenha também

Natacha.Mascarello 18/08/2019minha estante
Adorei a tua resenha!
Acabei de ler o livro tem 2 dias, e não consegui me conectar. Identifiquei no livro todos aspectos que você falou. Os parágrafos enormes e os diálogos confusos me deixaram confusa e tornou a minha leitura muito mais lenta que de costume.
? necessário uma certa maturidade para ler Saramago, vou tentar novamente daqui um tempo.

Pedro.Gondim 18/01/2021

Salomão, Salomão
"A ansiosa expectativa da pequena multidão desafogou-se num grito, o elefante tinha acabado de fazer subir com a ajuda da tromba, para cima de si, um homem levando o seu saco de pertences. Era Subhro ou Fritz, consoante se preferir, o cuidador, o tratador, o cornaca, aquele que tão humilhado havia sido pelo arquiduque e que agora, à vista do povo de Gênova reunido no cais, irá desfrutar de um triunfo quase perfeito. Escarranchado na nuca do elefante, com o saco entre as pernas, vestido agora com a sua suja indumentária de trabalho, observava com soberba de vencedor a gente que olhava de queixo caído, sinal absoluto de pasmo segundo se diz, mas que, em verdade, talvez por absoluto ser, nunca pôde ser observado na vida real. Quando montava o Salomão, a Subhro sempre lhe havia parecido que o mundo era pequeno, mas hoje, no cais do porto de Gênova, alvo dos olhares de centenas de pessoas literalmente embevecidos pelo espetáculo que estava sendo oferecido, quer com a sua própria pessoa quer com um animal em todos os aspectos tão desmedido que obedecia às suas ordens, Fritz contemplava com uma espécie de desdém a multidão, e, num insólito instante de lucidez e relativização, pensou que, bem vistas as coisas, um arquiduque, um rei, um Imperador não são mais do que cornacas montados num elefante". (p. 177)

Dani 23/06/2021

Aventura
O livro conta a história da viagem de um elefante e seu conarca, de Portugal a Áustria, depois de ter sido dado como presente para o arquiduque austríaco.
É uma "história real", a viagem realmente aconteceu no século XVI , mas não se sabe muito sobre. Aqui, Saramago imagina como teria sido.
É uma aventura divertida, repleta de reflexões, com bons e maus momentos. O melhor personagem é o elefante, sem dúvida.
A escrita em si é um pouco complicada (Saramago e suas pontuações), mas nada que atrapalhe o entendimento.

Yaci 27/03/2009

Não gostei.
Saramago é para mim um grande escritor, mas a leitura desse livro é enfadonha e exageradamente detalhista. Quem nunca leu Saramago e pegar este livro não terá boa impressão.
RY 05/06/2011minha estante
Discordo. Primeiro livro que estou lendo dele, achando uma maravilha =D

geancarlo.pires 12/08/2020minha estante
Li 8 livros do Saramago e te digo que foi o pior. Não ruim em qualidade, mas muito muito aquém do que o autor proporciona em outras obras. Ele é genial, mas nesse livro não.

HonorLu 05/11/2020

A Viagem do Elefante
É um ótimo livre, até então foi o livro cujo tom foi mais destoante dos demais romances de Saramago que já li. Este tem uma pegada mais historicista sem abandonar a poética do autor, caracterizada por uma escrita forte com a sutileza de uma ironia de humor ácido. O livro exemplifica e comprova o que Humberto Eco teoriza acerca da Realidade e da Ficção se sustentarem em complemento. Recomendo a leitura!

Blair 07/04/2021

Escrita muito bonita, mas meio confusa.
Ainda não creio no que aconteceu com o Salomão.

Hugo 19/02/2020

Saramago fenomenal
Livro maravilhoso, como sempre Saramago em sua escrita brilhante, no coloca a bordo de Salomão e sua viagem rumo á Austria. Cada detalhe do caminho é narrado de forma magistral q só Saramago sabe fazer. Recomendadíssimo.

manu 02/05/2022

chato
não gostei, muito chato. demorei MUITO pra terminar, constante me perdia durante a leitura.é meu segundo livro do saramago e nenhum deles eu gostei.
dei três estrelas pq o livro não é ruim mas eu não gostei, achei fraco
Gostosão das tapiocas 02/05/2022minha estante
Concordo plenamente ???