Théo e a Maldição das Cores

Théo e a Maldição das Cores Anaté Merger

Resenhas - Théo e a Maldição das Cores

Raíssa 26/06/2023

Sobre esse livro ele é bem razoável , o caso é que a mensagem e a proposta do livro em si é boa só que a autora não soube como executar e deixou a história fraca , cheia de furos e com a escrita de uma criança de seis anos , é como se a criança contasse a história e ela colocasse no papel sem editar depois . Os capítulos são curtos o que foi bom porque eu queria muito terminar de ler esse livro e isso facilitou . Eu li a alguns meses atrás tem frases boas , mas não compensa o resto .

Mariaine.Amaral 12/04/2022

Se engana quem acha que é um livro apenas para crianças.
O livro está expecional, trás ótimos ensinamentos, tem um enredo que prende, cheio de enigmas, mistérios. Foi muito gostoso acompanhar Théo nessa saga.

Silvana Barbosa 14/12/2018

Era uma vez um príncipe chamado Théo
O livro da Anaté Merger foi uma boa surpresa.
Eu não havia lido resenhas sobre ele antes de iniciar a história — sim, muitas vezes dispenso as resenhas e vou a um livro apenas pelo título e sua sinopse, embora essa não seja uma regra para mim, já que não sigo regras para escolher uma leitura — e esperava uma história que tocasse na questão da inclusão em tom de fábula, para o público infanto-juvenil.
A autora, no entanto, vai um pouco além. Ela tece sua história de modo a agradar também o público mais velho, e fala sobre bullyng, preconceito e assédio moral de uma forma que os jovens possam entender claramente o que é o certo e o errado, lançando mão de uma narrativa que tem muito dos contos de fada originais, aqueles que foram adaptados com o passar dos anos para não assustar muito, visando preservar os sonhos infantis.
Quando o protagonista embarca em sua viagem pelos Reinos coloridos, viajamos com ele, acompanhando literalmente seu crescimento, tanto pessoal como físico, e daí até o resultado final de sua jornada.
O vilão é presença importante na narração, e sua figura espreita a cada passo e evolução de Théo, e não é exagero dizer que da ascensão do mocinho depende o futuro do malvado Agostim.
Dois príncipes, um azul e um rosa, vários Reinos, bruxas, monstros, seres mágicos, alguns trabalhos hercúleos a se fazer no caminho, e algumas demonstrações de que nem sempre as coisas são o que parecem à primeira vista, mostram que os elementos mais encantadores ainda são os dons da narrativa, e o fio mágico que une palavra por palavra e iniciam e finalizam uma aventura que vale a pena ser lida e contada.

Luciana Klanovicz 03/03/2018

A jornada de Théo
“Théo e a maldição das cores” é um livro destinado para o público infanto-juvenil com uma premissa muito importante: a intolerância que segrega sujeitos e impõe exclusões. Com uma narrativa que nos remete as tradições orais imemorais o livro cativa desde o início com a trajetória de Théo.
A dinâmica da escrita muda conforme muda também o destino de Theo. Mais lenta e descritiva no início e durante a estadia em Azurim. E dinâmica e instigante quando viaja sozinho em busca de seu destino na sua jornada de herói. Para mim a segunda parte do livro é a mais interessante; gostaria de um maior aprofundamento tanto da jornada em si quanto das mudanças interiores do personagem. Acredito ser o ponto alto do livro a viagem por reinos distintos.
Em outras palavras, diminuiria o período de humilhação da primeira parte, tornando-a menor, para dar destaque ao encontro com Margot, mais detalhados também, e enfatizar a jornada tão criativa e encantadora proposta pela autora da segunda parte.
O livro cumpre o que promete: uma aventura com uma lição importante de vida para todos os/as jovens leitores/as. Assim, indico esse livro tanto para o entretenimento quanto para a reflexão.

Drica Bitarello 10/02/2018

Uma fábula tocante!
Theo e a Maldição das Cores é o terceiro livro nacional que leio este ano. Escrito pela jornalista franco-brasileira Anaté Merger, é uma fábula graciosa e tocante, que agrada tanto crianças quanto adultos. Com uma narrativa linear e de fácil entendimento, o texto está longe de ser simplório, pecado que alguns autores do gênero acabam cometendo por subestimarem os jovens leitores. O texto da Anaté tem riqueza vocabular sem se tornar chato, descrições bem feitas sem se tornar cansativo.

O livro conta a história do príncipe Théo, herdeiro da casa de Dracoon, um dos cinco reinos de uma terra imaginária onde os povos são segregados pela cor de sua pele. Aquele que nasce com cor diferente, é banido de seu reino. O jovem príncipe percorre duas grandes etapas em sua jornada do herói. Na primeira parte do livro temos o Théo muito jovem, fraco e imaturo, sofrendo nas mãos do rancoroso príncipe do reino de Azurium. Esta primeira etapa, de construção do personagem e de apresentação de todo o contexto ao leitor, é um pouco mais lenta e descritiva. Já na segunda parte, quando Théo é impelido pela necessidade se lançar numa viagem pelos cinco reinos, a narrativa se torna mais acelerada, com o príncipe enfrentando vários perigos e aventuras. É aqui também que entram outros personagens, bastante divertidos aliás!

O livro me deu a impressão de uma mãe contando uma história a seu filho na hora de dormir. É perceptível nas entrelinhas o carinho com que a história foi tratada pela autora. Embora não seja o gênero de minha primeira escolha, eu curti muito a leitura e a oportunidade de sair da minha zona de conforto. Isso sem falar em todas as metáforas envolvidas no texto, que fala tanto da questão da intolerância, quanto das provas que todos nós passamos pela vida.

site: http://catalivrosromances2.blogspot.com.br/2018/02/nacionais-2018-3-theo-e-maldicao-das.html

mara sop 03/08/2017

Mostrando as verdadeiras cores
Era uma vez num mundo encantado, cinco reinos próximos que estavam amaldiçoados. Cada reino tinha uma cor própria, aonde todos os habitantes deviam ter as cores do reino nos cabelos, nos olhos e na pele. E havia também a Pedra da Lei, que era muito clara, aquele que nascesse com cores diferentes devia ser banido de seu reino.

A lei era respeitada sem dó nem piedade, e bebês recém nascidos eram sumariamente expulsos dos reinos, até que um dia esta não foi cumprida. O rei e a Rainha de Dracoon, o reino marrom, após muitos anos, finalmente conseguiram seu amado herdeiro, mas ele não tinha as cores do reino e deveria ser banido como mandava a lei, mas o casal real se recusou a cumprir a lei, e buscou ajuda da bruxa Blanche, que deu uma poção que faria com que todos de bom coração vissem o menino com as cores de Dracoon. O problema estava com aqueles que tinham maldade na alma, que continuariam a ver o menino totalmente cor de rosa.

Durante os sete primeiros anos de vida de Theo, o príncipe de Dracoon, ele foi amado por seu povo, mas chegara a hora de iniciar seus estudos e ele vai viver em Azurium, o reino azul, para servir como pagem do príncipe Agostim, que o detestava e o maltratou durante anos. Até que chegou o dia em que Théo completaria 10 anos, e seus pais lhe revelam que ele precisa voltar à casa da Bruxa Blanche para pegar outra poção e ter a cor marrom como definitiva, caso contrário, passaria o efeito e todos voltariam a vê-lo rosa. Então começa a verdadeira aventura de Théo. Será que ele chegará à Floresta aonde Blanche mora? E o que ele decidirá se isso acontecer? Usará ou não a poção?

O livro é uma espécie de romance de cavalaria mistura com contos de fadas, que trata sobre preconceito e bullying com muito tato e sensibilidade. Os desafios enfrentados por Théo são uma metáfora aos da vida, em que precisamos lidar com situações que exijam o nosso amadurecimento e compaixão, que nos fazem exercitar o amor ao próximo e nos torna mais sábios. É uma deliciosa aventura para todas as idades!

site: https://goo.gl/CVo8EF

Karina 02/11/2016

THÉO E A MALDIÇÃO DAS CORES - Anaté Merger
Anaté Merger é uma grande amiga e parceira do Blog Casa de Livro. É sempre um grande prazer e honra, poder apreciar e comentar sobre suas obras.
Talentosíssima, a autora, novamente nos envolve e emociona em mais uma história de tirar fôlego.
Anaté nos apresenta um outro lado de sua criatividade, uma história infanto-juvenil que enche nosso coração de paz e esperança.
"Théo e a Maldição das Cores" nos transporta para um mundo encantado, onde cada reino tinha suas particularidades.
Por conta de uma terrível maldição cada reino recebeu uma cor, portanto todos os seus habitantes eram iguais.
O povo de Lux possuíam, pele, cabelos e olhos amarelos.
Os habitantes de Veridis eram de um verde espetacular. E muitos outros reinos tinham suas cores próprias.
Mas foi em Dracoon que o príncipe Théo nasceu.
Quando seus pais Eudes e Eleanor anunciaram a gravidez, o reino inteiro entrou em festa. Théo era uma criança esperada e amada por todos.
Deveria ter nascido com as cores marrons de Dracoon, mas sua pele, cabelos e olhos era impregnada em cor-de-rosa.
A lei era clara.
A pedra da lei existia e deveria ser cumprida.
Théo deveria ser banido do reino.
Seus pais, desesperados, procuraram toda ajuda possível. Rituais, simpatias. De tudo tentaram mas nada deu certo.
Decidiram então abrir o jogo com a guardiã da lei, Malvina.
Théo deveria ser levado para a floresta.
Blanche é a única que pode ajudá-los.
Após uma longa viagem, o rei e a rainha de Dracoon, encontraram a misteriosa senhora.
Ela já os aguardavam.
Seria o início da profecia.
Théo era uma criança aguardada para acabar com a maldição das cores.
Mas seu caminho seria longo e doloroso.
Em seu primeiro encontro com Blanche o garoto conseguiu a cor Draconiana. Porém após dez anos, Théo deveria encontrá-la novamente.
Seus pais ficaram felizes em poder apresentá-lo ao reino.
Porém quem tinha o coração impuro e cheio de maldade, continuou vendo Théo como ele realmente era.
Agostim, príncipe de Azurium, era um deles, e declarou guerra contra Théo.
Com o passar dos anos, Théo precisou cumprir as leis dos reinos. E foi morar no reino azul para ser escudeiro de Agostim.
Torturas.
Humilhações.
Ameaças.
Théo não tinha mais forças para viver naquele lugar.
Mas seu novo encontro com Blanche estava marcado.
O garoto entenderia o porque de todo aquele transtorno.
Ele era o único que poderia salvar os reinos.
Théo precisará enfrentar seus maiores medos.
Precisará lutar pelo seu reino.
E aceitar sua verdadeira identidade.
Théo quebrará a maldição?
Uma linda e encantadora história que todos devem ler.
Casa de Livro Recomenda.

A aventura do príncipe de Dracoon finalmente havia começado e ele se perguntava se realmente estava pronto para ela.

Titulo: Théo e a Maldição das Cores
Autora: Anaté Merger
Ano: 2016
Páginas: 258
Editora: Amazon

Boa Leitura
Casa de Livro
Karina Belo

Théo tem um longo caminho até ser coroado rei, porém, antes disso, ele vai precisar se tornar um homem e esses primeiros passos vão ser importantes nesse aprendizado. Precisamos deixá-lo ir...

Ela tinha razão... o menino é a chave da profecia, só espero que ele seja realmente forte para atravessar tudo o que precisa para chegar até aqui, pensou blanche com um olhar enigmático antes de mergulhar a colher de madeira, mais uma vez, na sopa fumegante.

- Nós ouvimos falar de um estranho e corajoso rapaz cor-de-rosa que deixou boas lembranças por onde passou. Você fez as boas escolhas e veio me encontrar com as riquezas que realmente importam: caridade, força, determinação, sabedoria, paciência, amizade e amor - afirmou Blanche com um sorriso.

Théo olhou para o pai e o abraçou com força sem saber o que dizer. Ele soube se aceitar como era, com os defeitos, qualidades e cor da pele e isso não só o fez descobrir um mundo novo com inúmeras possibilidades, mas o aproximou de quem ele mais amava.

site: www.casadelivro.com.br

Fernanda Freire 05/04/2016

Status: Encantada
Há cinco reinos: Dracoon (cor marrom), Azurium (cor azul), Lux (cor amarela), Lilac (cor violeta) e Viridis (cor verde). Para cada reino existe uma Lei da Pedra com o seguinte teor: todos os habitantes precisam nascer com a cor de seu reino e os que não nascem são banidos. Théo, príncipe de Dracoon, nasce diferente e até metade do livro não sabemos o que acontece para sua permanência ser permitida no reino e você vai precisar ler para saber, é claro.

Aos sete anos, Théo vai para o reino de Azurium com o objetivo de se transformar em um cavalheiro. O menino acaba se tornando o criado de Agostim, filho do rei. Mimado, rancorozo, com más influências e sem limites, Agostim faz de tudo para tornar a vida de Théo uma verdadeira tormenta.

Com a proximidade do aniversário de dez anos, o menino recebe a visita dos pais, porém Théo nem imaginava o real motivo e o que o esperava. Prestes a descobrir sobre seu verdadeiro eu e com uma jornada iminente até uma lendária bruxa, o menino terá que lidar com seus medos e suas inseguranças.

A história é leve e ao mesmo tempo muito profunda, carregada com uma bela mensagem de amor e aceitação. Além disso, é interessante ver a evolução do personagem principal, seu amadurecimento e o desenvolvimento de sua auto-confiança.

Théo e a Maldição das Cores é escrito para o público infantojuvenil, porém, considerando a escrita envolvente de Anaté e um enredo muito bem elaborado, o livro não se limitará a encantar apenas crianças e atingirá também jovens e adultos.

A capa é apaixonante e com certeza uma das minhas favoritas. Aguardo ansiosamente por uma versão física desse livro, pois com certeza quero que meus filhos possam, não só ouvir sobre Théo, como ler e reler essa obra magnífica.

site: http://navegandomundos.com/resenha-theo-e-a-maldicao-das-cores/

Gisa 02/03/2016

Um pequeno comentário....
Este é um lançamento recente da autora Anaté Merger. O livro é voltado para um público bem jovenzinho, mas é uma fantasia super bacana com uma bela mensagem para adultos e crianças. O livro é muito bem escrito, tem muitas passagens bacanas e engraçadas e eu terminei o livro morrendo de vontade de ler outras obras da autora.
A única coisa que me incomodou durante a leitura é a passagem de tempo. Theo faz uma viagem e a cada capítulo se passa um ano. E isso, eu acabei achando que ficou bem estranho. Mas é mais uma opinião pessoal do que qualquer outra coisa.
" - Esqueça essa menina, ela não faz parte do seu presente. Por que tanta curiosidade?
- Porque gostaria que ela fizesse parte do meu futuro. "
"- O que devo fazer?
- Resolver o seu passado só assim poderá seguir no seu futuro."

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2016/02/lidos-mas-nao-resenhados-4.html#comment-form

Gabriela 27/02/2016

Apaixonada pelo Théo
Título: Théo e a Maldição das Cores
Autora: Anaté Merger
Ano: 2016
Número de páginas: 258

Théo é o príncipe herdeiro do reino de Dracoon e com apenas sete anos foi enviado ao reino vizinho de Azurium, e ao chegar lá sentia-se mal, excluído pela forma como era tratado pelo príncipe Agostim, que era seu mestre.
Em seu reino Théo sempre foi muito bem tratado e amados por todos, não conseguia entender de jeito nenhum porque era vítima de tanta hostilidade vinda de Agostim e dos amigos desse.
Nessa lugar fantástico em cada reino existia uma Pedra da Lei que ditava que todos os cidadãos nascidos em cada local obrigatoriamente teriam que conter as cores de seus reinos nas roupas, na pele, nos olhos e nos cabelos, e nenhuma outra ser seria aceita. Essa era a lei e de acordo com ela, aqueles que não estivessem dentro desses padrões seriam banidos do reino, para viverem de acordo com a própria sorte, mesmo sendo apenas bebês indefesos.
O que Théo não sabia, era que ele não era completamente igual a todos os outros cidadãos de Dracoon e isso incitava certa raiva e inveja no príncipe Agostim, e tudo isso acabou prejudicando muito seu desenvolvimento quanto aos atributos que um príncipe deveria ter.
Quando completou 10 anos, Théo descobriu que precisaria fazer uma viagem, uma visita até uma bruxa que até então ele pensava que só existia em uma lenda, mas para chegar até ela o mocinho precisaria aprender a lidar com seu medo, o medo da rejeição, conhecer a si mesmo e saber qual o verdadeiro tesouro que um homem pode ter.
Acima de tudo nosso querido Théo necessitava aprender a conviver com as diferenças e ensinar ao príncipe Agostim e todos os outros a fazer o mesmo.

Primeiro de tudo preciso falar que o livro me surpreendeu muito, foi completamente diferente do que eu imaginava.
A queriaa autora Anaté Merger soube trabalhar perfeitamente com todos elementos envolvidos na história, tudo é de um encantamento tal que o leitor simplesmente não consegue desgrudar do livro até que tenha chegado ao fim.
A leitura é bem simples e leve, o que é muito apropriado, considerando que o livro é infanto-juvenil, logo o público alvo é um pouco mais novo que o habitual aos livros da mesma autora.
O que mais me fascinou foi a sabedoria que ele teve ao abordar o preconceito racial, afinal o livro todo é baseado no fato de que em cada reino as pessoas não aceitavam pessoas que eram diferentes. E aí todos devem pensar "Ah, mas é por causa da Pedra da Lei!", não meus amigos. Tem algo a mais na história que não coloquei na sinopse pois não quero dar spoiler, que explica exatamente o motivo que levou a criação da Pedra da Lei.
Na minha concepção Théo e a Maldição das Cores pode ajudar e muito a essa nova geração a crescer sem preconceito com o amiguinho que é diferente. E não estou falando somente da cor da pele.
Avalio o tempo que passei lendo essa história como um investimento descomunal para o meu intelecto.
Leiam!!!

Nota: 5/5

#resenha #amoler #euamolivros #book #anatémerger #perfect #Théoeamaldiçãodascores #leitores #livro
Anaté Merger 05/03/2016minha estante
Oi Gabriela, muito obrigada pela resenha! Qual é o link do blog para que possa divulga-la? Vc poderia coloca-la também no Amazon? Obrigada mais uma vez. :-)

Paty 23/02/2016

Leitura Fantástica

5 Estrelas para está obra que nos proporciona alegria,diversão, um universo fantástico bem construído ao mesmo tempo muito real.
E recomendo as mães este livro para seus filhos. É mágico, fantástico. Com uma bela lição de amor a família.
Bem escrito, bom enredo, personagens fortes e alguns personagens "idiotas" para nos torturar e deixar a leitura bem dinâmica e singular.
Resenha completa no blog.
Para mim o único defeito do livro é não ter versão física. Esse livro tem que ser apreciado pelas crianças, em mãos.
Beijos
Paty

site: http://leiturasplus.blogspot.com.br/2016/02/theo-e-maldicao-das-cores-anate-merger.html

Priscila 04/02/2016

Adorei!!
Esse livro conta a história de Théo. Mas antes que possa contar sobre sua história, vou lhes contar sobre a Lei da Pedra. Essa lei ela é predominante em cinco reinos: Draccon (os habitantes desse reino eram marron-claro), Lilac (os habitantes possuiam uma cor violeta), Azurium (os seus habitantes tinham uma cor azul, isso mesmo azul), Viridis (os habitantes tinham uma cor verde) e Lux (os habitantes tinham uma cor amarela). E cada reino possui uma Lei da Pedra: cada habitante deveria ter as cores de seu reino, caso nascesse um habitante não tendo as devidas cores, o mesmo seria banido de seu reino.

Mas o que essa Lei tem haver com o Théo??? Tudo. Théo é o principe de Dracoon e ele nasceu diferente e seus pais tiveram que tomar algumas providências. Muito tempo se passou depois da devida providência tomada, e Théo esatava prestes a sair de casa para se tornar um cavalheiro e assim poder assumir o reino que lhe é de direito.

Mas advinhem com que idade, ele estava saindo de casa??? Sete anos!!! E ele passaria por um treinamento intenso em outro reino para se tornar um cavalheiro por completo.

Mas para ele se tornar esse cavalheiro e também assumir o seu lugar de direito, ele tem que sair de casa e fazer o seu treinamento no reino vizinho. E nesse caso seria o reino de Azurium aos cuidados de seu padrinho Adamastor. Mas Adamastor tinha os seus próprios problemas, e deixou Théo para ser o criado de seu filho, Agostim.

Agostim não gostava de Théo e isso era um sentimento bem antigo (que é contato mais para frente). E ao saber que Théo será seu criado, o deixa um pouco nervoso e ele decide tornar a vida de Théo um inferno, enquanto estiver no reino. E é isso que Agostim faz: ele humilha o Théo na frente de todos, jogando lama em seu corpo. Théo não consegue entender o por que de tudo isso, mas ele aguenta firme e calado. Mas essa humilhação é interrompida por uma pessoa misteriosa, e Théo fica intrigado para saber quem é essa pessoa.

Mas em seu décimo aniversário, os pais de Théo lhe fazem uma visita (como de costume), mas dessa algo mudará a vida de Théo: seus pais lhe contam toda a sua história e quem realmente ele é. Théo não consegue acreditar e sai correndo para dentro de uma floresta. Nessa corrida ele entra a tal pessoa misteriosa que o ajudou.

Mas qual é a verdadeira história de Théo?? E quem é a pessoa misteriosa?? Théo conseguirá ser um cavalheiro de verdade?? E o mais importante: Théo aceitará a sua história?? Acoselho a lerem o livro para saber (hahahahahaha).

Bom tenho que dizer que gostei muito da história. Achei uma aventura e tanto. Quando a autora (que é parceira no blog), perguntou se queria receber essa nova

aventura, não pensei duas vezes e disse que queria. Apesar de ter lido a sinopse, estava curiosa para saber mais sobre a história e posso dizer que me surpreendi com o que li.

A história é muito envolvente e super tranquila de ler. Li toda a história em uns quatro dias (o que é raro para mim), e me senti tão envolvida que só queria ler mais e mais da história. E os personagens me cativaram demais e sem contar que fiquei bastante impressionada com o crescimento dos mesmos.

Uma das partes que mais gostei foi saber de toda a história e a forma como Théo lidou com tudo isso. E acredito que nesse ponto que me fez gostar ainda mais do que estava lendo.

Mas depois de ler essa história, fica impossível não notar a lição que tiramos dela, que é aceitarmos como realmente somos e também aceitarmos as pessoas que são “diferentes”. E mesmo diante de uma dificuldade, devemos enfrentá-la e seguir em frente.

No geral: a história é muito bem construida, com personagens que são bem contruidos e que podemos ver o seu crescimento durante a história, e os cenários da aventura é fantástico. Ah! E a capa do livro é muito bonita.

Recomendo muito essa leitura.

site: http://resenhandobma.blogspot.com.br