Todos Envolvidos

Todos Envolvidos Ryan Gattis

Resenhas - Todos Envolvidos

Claudia Cordeiro 15/10/2017

Violento e verossímil
Retrata de forma verossímil o que deve ter acontecido nesses 6 dias que foram uma guerra civil, nunca imaginei que tivesse sido assim. Guerra entre gangues, principalmente. Começa com a adrenalina a mil, daí depois chega numa parte (Spoiler???)...................................................."Anônimo", que é o ápice, espero que TENHA acontecido algo assim, mesmo. Depois fica morno, parece que o autor não soube finalizar bem a história ou quis amarrar todas as pontas, não sei. Mas foi bom, devo ter lido em o que, uns 3 dias... prendeu a atenção.
Zenttibal 16/10/2017minha estante
Interessante...

Claudia Cordeiro 16/10/2017minha estante
Pois é, mais um daqueles que fico no solicito-ou-não-solicito?, e acabo me surpreendendo, gostando muito. Se todos fossem assim............

Zenttibal 16/10/2017minha estante
Foi pra lista sem fim... ^_^

Claudia Cordeiro 16/10/2017minha estante
Ah, mas os que são criticados por pessoas com gosto parecido com o meu eu tiro rapidinho da lista de desejados!

Raffafust 18/04/2016

Acostumados a vermos os Estados Unidos como a terra da liberdade e dos sonhos realizados, é fugir do lugar comum se deixar entregar por essa narrativa. O autor Ryan Gattis no insere no mundo de Los Angeles, em 1992, dessa vez não temos estrelas do mundo do cinema e da música, mas sim um conjunto de várias histórias que culminaram em uma onda de violência como protesto às diferenças raciais e culturais.
O problema racial americano que não pode e nem deve ser somente lembrado por alguns protestos como o do Oscar, mas sim e também por todas as vezes que policiais brancos agiram injustamente com cidadãos negros os recriminando apenas pelo tom de sua pele, o preconceito parece algo incrustado nessas pessoas.
Suas histórias tem como protagonista homens como Ernesto Vera que sem motivo algum se vê no meio de 3 homens que lhe tirarão a vida. A morte dele desencadeia uma série de protestos que também lembram que o taxista negro injustamente morto por policiais brancos que foram soltos também faze parte do pacote preconceituoso de razão zero e racismo dez a que somos apresentados. É isso que faz também com que a cidade viva 6 dias de caos total no ano de 1992 quando eles - os policiais citados acima - são inocentados.
São ao todo 17 histórias conectadas, que são contadas em 1ª pessoa na narrativa e para deixar ainda mais real são baseados em acontecimentos atuais. O livro me fez perceber que esses jovens vivem em um mundo totalmente atípico, composta de diferentes leis, muitas vezes próprias, sem que as autoridades de fato sejam envolvidas. Onde a lealdade fala mais alto. Triste saber que muitos desses jovens poderiam ter vivido mais e contribuído positivamente para a sociedade. Fica aquela lacuna e obviamente uma comparação com o nosso Brasil e todas os nossos problemas sociais.
Ao todo 53 pessoas foram mortas no meio desse caos. Mas o que fica de fato é e certeza de que algo precisava ser feito com essas pessoas para que problemas como os que já aconteciam fossem dizimados, um exemplo clássico é que para mim a violência que ocorreu durante esses 6 dias, nada mais foi do que os membros da gangue Los Angeles acertando as contas com com gangues rivais , disputando o controle e querendo invadir tudo que podiam.

Eu diria que é um livro tão forte quanto necessário, para entendermos que os EUA não são somente Disney, e onde há muitos lugares onde os sonhos nunca se tornam realidade.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2016/04/resenha-todos-envolvidos-intrinseca.html

San... 23/05/2016

Um retrato bastante vívido do conflito racial ocorrido em Los Angeles, EUA, em 1992. Sob a perspectiva de diversos personagens, alguns bons e outros extremamente maus, o leitor deixa de ser mero espectador dos acontecimentos, apoiando ou condenando condutas. Sangrento e assustador.

Mary 22/03/2019

História contada por diversos personagens, cada capítulo apresenta como aquele personagem viu/viveu o momento. Escrito da forma como pensam (gírias etc), como eles diriam. Leitura envolvente e realista.

Wenderson 16/05/2019

Bom, mas n aguentava mais estar lendo esse livro.
Esse livro fala sobre brigas raciais que vão além do branco X negro. Isso foi bem legal! Os personagens são bem desenvolvidos, dá pra perceber traços especificos da fala de cada personagem. Não estava esperando nd e até q é um bom livro. Porém, se parar de pensar nessa briga racial, que parece se perder no meio do livro, só existe brigas de gangues rivais e loucos ateando fogo nas coisas e pessoas. No final do livro o autor tentou retomar um pouco desse foco racial mas não me convenceu.

Sarinha 08/05/2020

Fiquei surpresa
Um livro que não tem vergonha de mostrar o que foi a realidade da cidade de Los Angeles naquela época, admito que fiquei surpresa com todos os acontecimentos, mas nenhum deles deixam de ser a mais pura verdade do que não vivenciamos.

Marcela 01/11/2020

Não vou mentir que esperava um pouquinho mais me baseando na sinopse.
Um livro bom, mostrando várias realidades. Mas para mim, particularmente, ainda faltou algo que te prenda e que dê vontade de ler mais um capítulo e saber mais.

Wesley Viana 20/11/2020

Fogo e Sangue
Uma Revolta que carrega um nome, Rodney King, mas esse foi apenas o início.
Rodney King, o assassinato que iniciou a marcha do caos e acendeu a chama por toda L.A.

No entanto a Revolta e o fogo deram a distração necessária para que gangues iniciassem um movimento de confronto e vingança para tudo que é lado.
E é nesse cenário de guerra que a comunidade entra no fogo cruzado, é hora do toque de recolher! se proteja ou saia da cidade antes que tarde demais…

site: www.instagram.com/cenasliterarias/

mac 03/02/2021

Todos envolvidos
Um livro cansativo em alguns capítulos, mas muito bom em outros. A leitura não é muito fluída, mas é bem interessante no geral.

Gi 29/09/2021

História contada por várias pessoas que de um jeito ou outro estão todas envolvidas umas com a outras, mostra o ponto de vista de cada um, e uma das maiores lições que esse livro me trouxe foi um sentimento: compaixão.

yumiverse 31/12/2021

ai sla só comentado pra contar como resenha Aí pq ainda não conta só quero postar logo que inferno aa

Deh Souza 08/02/2022

Olhaaaa
Eu nem tenho palavras pra descrever o que estou sentindo agora. Só digo uma coisa, nunca julgue um livro pela capa, no caso, nunca compre pq a capa é bonita.
E ainda terminar sem nem me dizer como todo mundo ficou depois de toda merda que rolou ? por favor né. Depois de me fazer fisicamente mal, eu não vou saber nem como algumas dessas pessoas ficaram?!
Se você tem estômago e psicológico forte, leia se quiser, mas eu não recomendo.

Veh Peter 17/03/2022

"Era um faroeste em ruas asfaltadas"
Rodney King!
Um operário negro que foi espancado violentamente pela polícia em 1991!!
O fato dos 4 pociliais terem sido absolvidos na justiça, desencadeou uma enorme revolta racial na cidade de Los Angeles durante 6 dias!!

Esse fato verídico inspirou Ryan Gattis a escrever sobre esses 6 dias de caos em Los Angeles. Apesar de toda história do livro ser fictícia, eu penso que tudo realmente pode ter acontecido.
O livro começa com uma cena beem pesada de violência explícita, o que me fez recuar um pouco na leitura. E assim como no início, durante o livro essas cenas se repetem o que me causou até um pouco de embrulho no estômago.
Durante a leitura existem vaaaarios pontos de vista, e por não ter prestado beem atenção acabei me perdendo em quem era quem!
O foco principal do livro é sobre uma gangue específica, que com as revoltas resolveu aproveitar para alguns acertos de contas. O livro vai passeando por diversos ponto de vistas de membros dessa gangue e sem querer eu acabei me apegando aos personagens e torcendo para os malvados. Porém, no quinto dia ocorre uma quebra de expectativa, e ai eu acabei me desinteressando de novo.
O final é beeem sem graça, e deixa muitas pontas soltas.

Na minha opinião, o autor deixou a desejar na conclusão de toda história, ficou muitas questões abertas. Como se fosse uma história sem fim.

Maria 21/04/2022

Quem são os mocinhos no mundo real?
Todos envolvidos vai retratar uma cidade em caos após os assassinos de Rodney King saírem ilesos de um julgamento; o livro retrata como essa injustiça desencadeou uma revolta em Los Angeles, atingindo vidas que não tinham qualquer relação com a de Rodney King.

A partir de tal revolta, outra injustiça - com menos visibilidade - inicia o desenrolar de Todos Envolvidos.

Cada capítulo um personagem envolvido em uma teia de aranha se apresenta e nos conta uma parte dessa história eletrizante, com assassinatos, vingança, as tragédias dores e vitórias que envolvem a vida de quem nasceu em partes violentas do mundo, onde correr pelo certo não é escolha, é dever. Todos são sobreviventes quando a realidade se mostra tão violenta.

Não espere ler um livro sobre finais felizes, todos envolvidos não é sobre o final, mas sobre as escolher feitas antes de chegar lá.