Os pequenos jangadeiros

Aristides Fraga Lima
Aristides Fraga Lima

Resenhas - Os pequenos jangadeiros

kiki.marino 23/01/2024

Estava a ouvir a canção "Minha jangada vai sair pro mar" do Dorival Caymmi e me influenciou de uma forma subliminar a ler este livrinho que tinha guardado e esquecido. É uma obra dos anos 80,claramente educativa sobre crianças de férias que resolvem se aventurar num jangadeiro pelo Rio São Francisco. Bem bobinho, porém seria massacrado pela censura atualmente por conter referências a uso de armas. Um contraste de gerações

Caroline.Brunoni 05/01/2024

Tempo de escola
Essa foi uma leitura para um trabalho de escola... Lembro de ter ficado encantada com a história dos meninos que navegaram o Rio São Francisco com uma jangada construída por eles.

Marcel.Trocado 08/11/2023

VELHO CHICO E MESTRE QUIMQUIM

Uma grande viagem, por meio do Rio São Francisco, entre Juazeiro (BA) e Curuçá (AL), abordo de uma jangada de nome Pequenos Jangadeiros, três jovens, Mário (15 anso) e seus primos Otávio e Marco Antônio, estão autorizados pelos seus pais a realizar uma marcante jornada pelo Velho Chico.

Apesar do protagonista ser o garoto de 15 anos, a personagem que liga o enredo aos grandes acontecimentos é o Velho Quimquim, o condutor da jangada, cujo nome verdadeiro é Joaquim, nome esquecido há muito tempo, pois desde menino pegara o apelido de Quimquim, quando a idade madura o alcançou e seus cabelos ficaram brancos, acrescentou-se ao apelido o título de "Velho", que para ele era uma honra, pois envelhecera na vida de pescador, de quem ninguém conhecia a arte e a destreza mais do que ele.

Os três meninos e o Velho Quimquim, uma vez embarcados, irão presenciar diversos perigos naturais como tempestades, sucuris, jacarés e piranhas. Para continuar a viagem, os garotos e o leitor terão o contato com um interessante guia de sobrevivência, providenciado pelo velho pescador:

- formas de improvisar uma barraca para passar a noite;
- moquear carne de jacaré (técnica de conservação de caças e peixes por meio de defumação);
- conhecer indicadores de perigos do rio que devem ser evitados;
- como assar peixe sem utensílios domésticos;
- como escapar de um redemoinho ou evitar o ataque de jacarés:

"- Agora vamo prestá atenção nos jacaré, vamo navegá mais perto da terra, e devagá; todo cuidado é pouco." (p. 56) Todos esses ensinamentos são transmitidos em linguagem regional, simples e bem popular aos seus discípulos, uma variada arte, sendo um deleite aos olhos de Quimquim comer com eles um bom prato ou demonstrar como manejar corretamente a jangada. É uma felicidade ao Mestre passar conhecimentos que os livros não transmitem, nem mesmo a sociedade civilizada.

A viagem de ida é longa e concluída logo após a perda de um importante membro da tripulação. Em Curuça o problema da falta do integrante é resolvido de forma surpreendente. A volta para casa é passada em duas páginas, não sendo necessário mais do que isso, pois o autor Aristides Fraga Lima enaltece o conhecimento proporcionado pelo Velho Pescador que lembra muito o protagonista de "O Velho e o Mar" de Ernest Hemingway. Assim, como a personagem do clássico da literatura mundial, o Mestre Quimquim será admirado pelos mais jovens que o veem como um ser elevado, um homem que convive há tanto tempo com a natureza, resultando em um velho com conhecimentos inestimáveis que, aos mais novos, será sempre admirado pela sua grande experiência.

Clio0 18/10/2023

Feito para a extinta série Vaga-Lume, os Pequenos Jangadeiros são inspirados na coleção Três Escoteiros em Férias de Barros Júnior.

Ambas as obras trazem as aventuras de um trio de garotos, orientados por um "tio" mais velho e experiente na descida de um rio. Aqui, Mario, Marco Antonio e Otávio exploram as águas do rio São Francisco.

Como parte da "Ficção Ecológica" das décadas de 80 e 90, é um paradidático. Pode ser bem divertido para quem gosta do gênero, mas muito entediante para quem prefere a literatura atual.

Bruna Muniz 12/10/2023

Gostei do final da história, achei interessante!! Única coisa ?ruim?, é a linguagem COLOQUIAL, que as vezes não é mto bom ler se não confundimos?

Lilo Dias 09/11/2022

"Os Pequenos Jangadeiros", é mais um livro digno de pertencer a tão querida "Coleção Vaga-Lume".
De leitura leve e corrida, o livro conta a história de três primos que embarcam em uma aventura no Rio São Francisco, o Velho Chico, na companhia de um pescador conhecido como Seu Quindim.
Fazia muito tempo que não lia algum texto da coleção, fiquei extremamente feliz por escolher este para voltar as terras do Vaga-Lume!

vitoriano_marcela 19/04/2022

Li pra fazer um trabalho de escola e gostei bastante, apesar da escrita ser cansativa e da linguagem informal ter sido um ponto que dificultou bastante a leitura.

Acho que a mensagem que o livro passa é extremamente importante, sem dúvidas um livro sobre amizade, lealdade e respeito. A forma como as crianças respeitam e admiram o Velho Quinquim é linda demais! Teria gostado mais se tivesse lido quando criança, mas eu adorei.
Lunas Costa 26/06/2022minha estante
Eu gostava demais da biblioteca da minha escola, mas quando me perguntam que livro marcou a sua infância, ele vem logo em minha mente. Achava fantástico.

Izzie 16/12/2021

Fraco
No geral não acontece muita coisa interessante nem mesmo para prender a atenção da criança. Resume-se a um único cenário.

Laysa 05/01/2020

Nostalgia
Um dos meus primeiros livros na infância e o primeiro que veio do sebo da minha cidade. Tenho um carinho enorme com esse livro. É curtinho e tem muita aventura!

Claiton 27/10/2019

Os Pequenos Jangadeiros
Os Pequenos Jangadeiros é escrito pelo autor Aristides Fraga Lima, da editora ática, e tem 94 páginas e 24 capítulos. Os personagens principais são: Otávio, Marco Antônio e Mário.
Os Pequenos Jangadeiros se passa em uma cidade as beiras do Rio São Francisco onde os meninos vivem brincado e em um certo dia Mário e seus primos Otávio e Marco Antônio pediram a seu Zeca fazer uma jangada para eles navegarem no Rio São Francisco e nele passa várias aventuras.
Eu achei a obra muito boa pois, instiga muito a curiosidade do leitor e dá muita vontade de saber o final do livro pelas aventuras.
Lunas Costa 26/06/2022minha estante
Esse livro me mostrou outras realidades, outros brasis, e olha que era uma criança quando li. Recomendo.

Nathy Bunny 15/08/2019

Resenha (Os Pequenos Jangadeiros)
Eu recomendo esse livro, pois tem muita ação e aventura. O livro conta sobre um menino e seus dois primos, que foram passar as férias montando uma jangada para se aventurar num grande rio, mas convidaram seu grande amigo Velho Quimquim , pois não sabiam navegar e pelo caminho ficaram felizes e tristes .
É um livro muito legal, gostoso de ler e também demontra que pode ser muito incrível levantar do sofá e caçar alguma aventura.

Joao.Victor 22/08/2018

OS PEQUENOS JANGADEIROS
È um livro muito bom para qualquer pessoa porque ele isentiva a ler cada vez mais .
porque trata se de uma historia de aventura , suspense.
E ele fala sopre crianças e a adultos que fizeram uma expedição de jangada no rio là eles pescaram e acamparam.
EU acho que que o autor se retrata mais de pessoas que moram nas beiras dos rios assim

Mr. Jonas 26/11/2017

Os pequenos jangadeiros
Três jovens embarcam em uma viagem de jangada pelo São Francisco. O velho Quinquim, um experiente pescador, resolve acompanhá-los.
Mas o passeio se transforma em uma aventura quando o rio mostra seus perigos e sua força.

Benny Carvalho 22/10/2016

De uma lição sem tamanho..
Eu sou apaixonado pela Série Vaga-lume, são títulos que encheram e ainda enchem a minha infância com enriquecedoras histórias, enfim, são meus amorzinhos!

O que posso dizer,... é simplesmente, preparar as pessoas para uma emocionante aventura, mas não aquela aventura frenética como nos livros contemporâneos em que mostra a trajetória de um herói; até porque aqui não é uma história "fantástica" e sim a retratação de ações corriqueiras da população ribeirinha.

Aqui vamos acompanhar a viagem de Mário, Otávio e Marco Antônio juntamente com o velho Quinquim que decidem descer o Rio São Francisco; só que a beleza, a singularidade dessa narrativa se dá, porque essa viagem será feita em cima de uma jangada, olha aí!, uma ação corriqueira para os ribeirinhos, porém, inusitada para pessoas como nós que não possuímos essa mesma facilidade, esse mesmo conhecimento...

O que posso garantir é que irão acontecer inúmeras coisas durante esta viagem e acima de tudo muitos ensinamentos transmitidos principalmente e em especial pelo meu personagem favorito: o velho Quinquim.
VAMOS LÁ! ... Mãos ao livro...

Emanuel Xampy Fontinhas 20/07/2015

Velho Chico
Não esperem muitas reviravoltas ou coisas do tipo. É uma aventura singela, que flui como as águas do rio São Francisco, o personagem principal do livro. Simples e muito bom de ler.