Felicidade conjugal

Felicidade conjugal Leon Tolstói

Resenhas - Felicidade Conjugal

Helena1004 21/04/2024minha estante
Sua resenha ficou muito boa!!!!!!

Nichelle0 19/04/2024

A felicidade conjugal
Tolstoi relatando o dia a dia, com simplicidade levanta questões atemporais, muito embora escrito a muito tempo, as expectativas e anseios observados nas relações permeiam a todos nós ainda hoje.

MihDuarte 16/04/2024

"Eu queria movimento, e não uma fluência tranquila da vida"
Essa leitura foi o meu primeiro encontro com a literatura russa e com certeza está abrindo caminho para os próximos .
Escolhi essa novela de Lev Tolstoi influenciada pelo Book.ster, pois foi a leitura do Desafio de Fevereiro.

Para mim, a novela se destaca por sua abordagem sincera e às vezes crítica das convenções sociais e das ilusões românticas. Precisei ficar o tempo todo me relembrando sobre a época que o texto foi escrito.

Tolstoi não se contenta em simplesmente contar uma história de amor, ela a utiliza como um meio para questionar a natureza da felicidade, a possibilidade de alcançá-la dentro das estruturas convencionais do casamento e como as mudanças nas circunstâncias da vida afetam as relações íntimas.

A leitura é uma meditação sobre o crescimento pessoal e o sacrifício, sugerindo que a verdadeira compreensão da felicidade conjugal existe de um profundo autoconhecimento e da aceitação das imperfeições do outro.

A Parte 1 foi minha preferida, pois achei lindo ver o desabrochar do amor da protagonista, ver ela crescer.

"Amar era pouco pra mim, depois que eu experimentara a felicidade de apaixonar-me por ele. Eu queria movimento, e não uma fluência tranquila da vida."

Brunny Rocha 10/04/2024

Esse livro bagunçou tanto com minha cabeça.
Ele diz tanto sobre você encontrar alguém na vida que esteja vivendo os mesmo momentos que você.
Gostei muito da leitura, me senti angustiada pelo o que a falta de diálogo pode fazer conosco.

Camis 08/04/2024

Sutilezas e Minúcias das relações
Felicidade conjugal é uma novela de Liev Tolstói, publicada em 1859. A ação da novela se concentra no cotidiano de um casal da nobreza, nos desafios de um relacionamento heteroafetivo comuns da época, que seguem bem parecidos com as adversidades atuais.

Esse foi o primeiro romance da Era de Ouro Russa que tenho o prazer de ler, mas se esperasse a problemática política característica do período ou as questões morais de Tolstói, terminaria frustrada.

Ao aceitar a narrativa simples e extremamente descritiva quanto a emoções e sentimentos da personagem principal Mária, percebemos de forma muito sútil o desejo feminino exposto na relação, bem como o delicado equilíbrio muitas vezes abalado pela grande diferença de idade do casal.

Confesso que inicialmente pensei que seria uma leitura maçante e de difícil compreensão, talvez a boa tradução de Boris Schnaiderman tenha tornado a experiência agradável, ou talvez esse livro seja uma boa introdução a outras obras da literatura russa. Qualquer que seja o motivo, foi recompensador o tempo investido nessa leitura.

DaniMassao 07/04/2024

"Love Will Tear Us a Part" -joy divison.
Nesta novela perfeita de Liev Tolstoi, a idealização amorosa, o desejo e acima de tudo a relação conjugal dos personagens é explorada de uma forma tão real quanto a idealizações feitas por nós na vida real.
As fases do amor, desde a paixão incessante de dois corpos até o morno amor rotinal e conjugal é explorada em uma perspectiva interrantissima. A progressiva mas perceptiva mudança em relação ao amor e seu amado, para mim é a maior riqueza do livro, pois, demonstra uma realidade extremamente comum no nosso cotidiano, mas que muitas vezes é ignorada em um mundo, no qual o amor é efêmero.
Em relação ao título desta resenha, a música para mim sintetiza em grande parte o sentimento que a protagonista passa em relação ao cônjuge. Fica essa dica para ouvir e ler essa letra melancólica, mas muito honesta.
Do mais, posso dizer que pessoalmente essa obra moldou muito minha visão de mundo em relação as relaçõss entre pessoas e relações amorosas. Um livro relativamente bem curto, mas que evoca grande reflexões sobre o amar-amaro na vida.

(Link para música)
marialeitura 07/04/2024minha estante
Fiquei com vontade de ler !!!

Ludimyla Lopes 03/04/2024

Leitura densa e incomoda, Tolstoi como sempre fazendo a gente pensar e questionar a própria vida?

Bruna 02/04/2024

Tolstói apresenta um retrato profundo das alegrias, desafios e conflitos que permeiam as relações conjugais. Ao longo da narrativa, somos convidados a refletir sobre as nuances do amor, da fidelidade e do compromisso, tornando esta obra uma leitura cativante e instigante para quem se interessa pelos intricados laços humanos.

Fran 31/03/2024

Amor
É impressionante como o amor se modifica no decorrer da vida. A paixão vai embora e fica o amor. Nessa história percebemos a personificação daquilo que ninguém tem coragem de dizer: "Eu queria que o primeiro amor durasse a vida inteira". Mas ainda a compreensão de que o amor muda, amadurece e se modifica com o passar do tempo!

Vitoria 30/03/2024

A escrita é tão boa que dá raiva: consegui detestar o personagem, o que é total mérito de quem o descreve.

Achei difícil ler sem pensar nas histórias sobre o autor e o casamento no qual viveu. O livro parecia já um prenúncio do casamento de ele futuramente viveria.

JoAo366 30/03/2024

Não me cativou
O livro realmente não conseguiu me prender. Tem qualidade, por ser antigo é um pouco mais pesada a leitura, a história foi massante para mim, e os personagens não me cativara.

Wolpim 29/03/2024

Desmistificando o amor romântico em Felicidade Conjugal.
Em "Felicidade Conjugal" de Liev Tolstói, o amor romântico é tanto o motor que impulsiona os personagens quanto a pedra no caminho de sua felicidade. Tolstói desafia as noções tradicionais de amor romântico, mostrando que ele pode ser tanto uma fonte de alegria quanto de sofrimento.

Os personagens de Tolstói, como Mária e Mikháilitch, são consumidos pelas expectativas sociais e pessoais do amor romântico. Eles lutam para conciliar suas próprias aspirações com as demandas da sociedade e as expectativas dos outros. Tolstói nos lembra que o amor romântico muitas vezes é permeado por conflitos internos e externos, e que a busca pela felicidade conjugal nem sempre é simples ou direta.

Ao interligar o romance com as questões modernas do amor romântico, somos convidados a refletir sobre a natureza do amor em nossos próprios relacionamentos. Em uma era dominada por contos de ?storys com edições perfeitas no IG? e idealizações românticas nas redes sociais, "Felicidade Conjugal" nos lembra da importância de aceitar os altos e baixos do amor verdadeiro. Tolstói nos desafia a olhar além das fantasias românticas e a buscar uma conexão mais profunda e significativa com nossos parceiros.

Em última análise, "Felicidade Conjugal" nos lembra que o verdadeiro amor romântico não é perfeito; é complexo, desafiador e muitas vezes imperfeito. Tolstói nos convida a abraçar essa imperfeição e a encontrar a verdadeira felicidade não na idealização do amor, mas sim na aceitação mútua, na compreensão e no compromisso.

Joao.Almeida 29/03/2024

Fiquei surpreso quando tive a oportunidade de ler um autor russo, porque não é o tipo de leitura que costumo buscar e estava receoso de não conseguir acompanhar. No entanto, a experiência foi interessante, pois descobri que a literatura russa não é um bicho de sete cabeças como eu pensava. A história ocorre do ponto de vista de Mária, uma jovem órfã do campo que herdou os bens de sua família, e sua relação com um amigo da família que se tornou seu tutor. Temos uma jornada de amadurecimento emocional envolvendo questionamentos existenciais, questões familiares e conjugais. É interessante observar como o matrimônio envolve tantas questões e necessita de cuidado entre ambas as partes. Há momentos em que dá vontade de gritar com os personagens para que tenham uma conversa decente sobre os sentimentos de cada um. Fui surpreendido pela leitura e tenho interesse em buscar outras obras russas.