Feitiço de Amor e Outros Contos

Feitiço de Amor e Outros Contos Ludwig Tieck

Resenhas - Feitiço de Amor e Outros Contos

putyourflorest 16/02/2024

Alguns temas predominantes aqui são o segredo, a nostalgia indefinida, os pressentimentos assustadores, tudo ocorre, como disse um crítico, "como se o mundo fosse governado (como um teatro de títeres) por um ID obscuro".

É incrível, para estudantes de psicanálise, o quanto esses contos fantásticos do romantismo alemão parecem feitos "na medida".

Apenas em um segundo pensamento lembro e me dou conta que o movimento é inverso, foi Freud quem se inspirou abertamente neles.

Desde que me maravilhei com O Grotesco de Kayser tinha vontade de ler Tieck, entre outros. Hoffmann felizmente, embora devagar, vem sendo cada vez mais traduzido aqui no Brasil. Outros nomes, como Jean Paul, Achim von Arnim e o próprio Tieck, infelizmente permanecem muito distantes.

É salutar, portanto, a existência deste livrinho, que é dos mais interessantes!

Tarcísio 20/07/2010

Ludwig Tieck, escritor alemão do século XIX, foi um dos expoentes da primeira geração do movimento romântico alemão. Essa primeira edição brasileira do autor traz seis contos bem ao estilo fantasioso, com fortes traços de contos de fadas, cheios de elfos, personagens imaginários, luzes, seres fantásticos. No entanto, essas característica acabam servindo apenas de ferramenta e pano de fundo para narrar histórias deliciosamente escritas, focando em uma série de sentimentos humanos como raiva, perdão, amor e ódio, entre outros.

Menção especial deve ser dada às tradutoras Maria Aparecida Barbosa e Karin Volobuef, que conseguiram de forma mágica transpor toda essa essência na conversão do texto do Alemão para o Português.

Leitura bastante agradável, vocabulário riquíssimo e inspirador. Indico sem nenhuma sombra de dúvida.