A Indomável Sofia

A Indomável Sofia Georgette Heyer

Resenhas - A Indomável Sofia

Aione 11/03/2016

Esperava de A Indomável Sofia um romance de época divertido, com uma protagonista de personalidade forte e um intenso romance na história. Ao encontrar parte dos elementos inicialmente pressupostos e, ao mesmo tempo, me surpreender com uma história ligeiramente diferente do que imaginei, tive certeza de que fui presenteada com essa leitura deliciosa de Georgette Heyer.

Quando Sir Horace precisa partir para o Brasil, deixa sua filha, Sofia, sob os cuidados de sua irmã, Lady Ombersley, que deve arranjar um casamento para a jovem. Descrita como “pequena” e “dócil”, Sophy acaba por surpreender a todos em Berkeley Square com sua personalidade alegre, impulsiva e extremamente franca – qualidades completamente destoantes do esperado para uma dama da sociedade londrina do início do século XIX. Pouco a pouco, a jovem passa a ajudar seus familiares e se envolve nas mais inusitadas situações, alterando por completo tanto a atmosfera do lugar quanto as relações ali existentes.

Foi impossível não me apaixonar pela leitura desde a primeira página. A escrita de Georgette Heyer é completamente deliciosa, mesclando, magistralmente, detalhes que dão riqueza as suas descrições com um humor irônico e sutil, capazes de proporcionar prazerosos momentos de divertimento. Foram muitas as passagens em que me peguei sorrindo e me deleitando com a leitura, além de ter adorado a maneira de como a autora compõe o cenário da trama, apresentando os costumes próprios da sociedade.

Além de uma escrita primorosa, Georgette Heyer construiu uma história complexa, que tanto prende a atenção do leitor quanto aguça sua curiosidade pelos próximos acontecimentos. Quando Sophy chega à Berkeley Square, Charles, seu primo mais velho, é visto como tirano pelos irmãos, que enfrentam, cada um a seu modo, diferentes obstáculos. E a protagonista não perde tempo: com seu jeito distinto, trata de por em prática seus planos ardilosos e ousados, dando um caráter singular à história. Ao invés de encontrarmos uma heroína envolvida com seus próprios problemas e se envolvendo em uma situação amorosa, como centro da trama, temos Sophy ocupada com as situações de seus familiares e, indiretamente, desenvolvendo sua própria história e romance. Não só esse panorama me agradou por ser diferente da maioria dos livros do gênero, como também proporcionou grande parte da satisfação oferecida pela obra, já que as atitudes de Sophy são completamente corajosas, inovadoras e, consequentemente, divertidas, por serem tão chocantes à época.

Como Georgette Heyer faleceu na década de 70 e A Indomável Sofia foi originalmente publicado em 1950, as características do livro diferem de boa parte dos romances de época escritos atualmente. Sendo assim, a obra se aproxima muito mais do estilo de Jane Austen – a quem Heyer foi bastante comparada -, o que implica no romance do enredo ser extremamente sutil e completamente distante dos tórridos envolvimentos dos usuais romances de época adultos a que estamos acostumados. Sendo assim, quem procura diálogos intensos, grandes declarações de amor ou, até mesmo, cenas eróticas, pode se frustrar ao não encontrar tais elementos em A Indomável Sofia. De minha parte, fiquei extremamente satisfeita pela obra não ser assim; como mencionei, ela adquiriu seu aspecto singular justamente por esse não ser o foco da trama, além das cenas mais picantes normalmente tornarem a leitura mais monótona para mim quando aparecem em demasia. Isso, entretanto, não significa que o livro não tenha sua pitada de romance; ao contrário, ele está sim presente, porém de forma sutil, mais evidente nas entrelinhas, e amei a maneira de como ele foi pouco a pouco construído e apresentado, por meio de olhares e sentimentos mascarados pelos próprios personagens.

Em linhas gerais, A Indomável Sofia entrou para minha lista de favoritos do gênero, me conquistando pelo divertimento proporcionado; pela história rica e bem elaborada; pelas personagens encantadoras e, por fim, por suas características que o tornam único. Leitura obrigatória aos fãs de romances de época que buscam uma leitura leve e extremamente cativante! Só consigo pensar no quanto demorei para conhecer Georgette Heyer, e no quanto desejo ler mais de suas obras.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2016/03/11/resenha-a-indomavel-sofia-georgette-heyer/
Leticia 24/03/2017minha estante
Foi minha melhor leitura desde o início do ano até o momento e pretendo ler as outras obras da autora pois certamente possuem a mesma qualidade e humor inigualáveis, próprios de quem tem talento e destreza ao compor histórias memoráveis. Amei sua resenha e por incrível que pareça, me dão água na boca, sabe? Uma vontade de comer as letrinhas, de cheirar o livro de novo e ser feliz lendo outra vez. :-)

Dani 21/11/2017minha estante
Nosso Aione que excelente resenha!
Estava em duvida se compra ele ou não.
Mas depois de ler sua resenha e também saber que não contem cenas eróticas que são o que estraga os romances de época atuas. Com certeza irei compra, ter o prazer de ler A Indomável Sofia!:)

Emi 08/09/2021

Muito surpreendente
Eu adorei, não se assemelha com os romances de época que já li, mas é muito divertido, temos uma protagonista forte e que se impõe, ela sabe fazer tudo correr certo e estou simplesmente apaixonada pela escrita da autora, especialmente por ser um livro escrito há mais de 70 anos
Com certeza pretendo ler mais livros dela e outros semelhantes

Nathy @peculiareslivros 08/05/2023

Amei
Perspicaz, inteligente, engraçada, mordaz, sincera... Sophy é tudo isso e mais, pois também vi arrogância e manipulação nas suas características, duas das quais não necessariamente são negativas, mas a meu ver tiveram seus momentos, e por elas que não achei um livro perfeito. Mas são pequenos detalhes.

A escrita da Georgette Heyer é diferente de outras autoras que estamos acostumadas, quase uma escrita clássica, e devo dizer que meu sonho é saber dar as respostas polidas que ela oferece, com mensagens subliminares e tudo o mais. Caso ache o livro com um início um pouco mais lento, não se preocupe, que logo vai te arrebatar!

Recomendo aos amantes de romances de época.

site: https://www.instagram.com/p/CCYuZRtjcd7/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Debora.Ciampi 29/10/2022

A *Ardilosa* Sofia
Esse livro me surpreendeu de forma positiva.
Quando eu vi o título, pensei que a Sofia seria aquela garota mimada, que dá trabalho pra todo mundo e é simplesmente chata.
Para a minha grande alegria, essa minha impressão passou bem longe da verdade (só não foi completamente longe, porque a Sofia por vezes se mostrava, de fato, um tanto mimada).
Na minha opinião, um título melhor que "A Indomável Sofia" seria "A *Ardilosa* Sofia", porque é isso que ela é.
Carismática, cheia de vida e completamente segura de si, Sofia sabe dobrar todos ao seu redor ao ponto de fazê-los seguir sempee as suas vontades.
Confesso que fiquei torcendo para ela quebrar a cara em algum momento, mas, apesar de isso nao ter acontecido, nao achei que prejudicou a história.
Os personagens foram muito bem construídos e desenvolvidos, as tramas são cativantes e algumas situações são tão inusitadas que não nos resta outra escolha senão rir.
Gostei bastante do romance, ainda que [SPOILER] ela tenha ficado com o primo dela [FIM DO SPOILER], o que ainda acho um tanto estranho, mas consegui relevar diante de todo o resto. Eles têm bastante química e é sensacional como muito é dito no que NÃO é dito.
A autora se mostrou muito perspicaz no desenvolvimento de todo o enredo e, ainda que o centro da história nao tenha sido o romance, mas as confusões que Sophy arrumava, a leitura me prendeu bastante.
Recomendo a todos que amam um bom romance de época!

Thaise 06/08/2021

ESCRITA EXTREMAMENTE VICIANTE
"- Charles, isto é uma loucura! Você veio no cabriole? E se começar a chover novamente? Ficarei encharcada
— Então será bem feito para você! - retorquiu o primo, descortês
— Charles! — exclamou Sophy, chocada - Não é possível que me ame.
O Sr. Rivenhall fechou a porta atrás deles, e de uma maneira muito rude tomou-a nos braços e beijou-a.
— Eu não a amo. Detesto-a extremamente! — replicou com selvageria"

Em incontáveis partes do livro me peguei pensando se não estava lendo um livro escrito por Jane Austen, e isso foi incrível.
Aqui temos Sofia, uma mulher criada somente pelo pai permissivo, que viajou incontáveis vezes e que tende a sempre arranjar confusão por onde passa. Mas além de confusões ela consegue com seu jeito espontâneo e criativo cativar a todos, inclusive seu primo irritantemente sem graça Charles.
A jornada dela na sociedade Londrina é mais como um primeiro encontro explosivo, ela entra certamente com o pé direito.... E com um mico, um cachorro e cavalos selvagens. Nossa mocinha aqui é brilhantemente alegre e sempre tem uma carta na manga, suas atitudes são dignas de risadas.
Gostei muito do enredo e de como o livro foi construído, principalmente a relação que ela acaba tendo aos poucos com o seu primo Charles (eu sei que é um pouco estranho, mas você se acostuma). Amei os diálogos ocultados por ironia e toques de sarcasmo, e os personagens são totalmente condizentes com a época em que o livro se passa.
Muito recomendado por mim

Edivania 06/02/2023

Fofo, diferente, bem escrito, prende o leitor e o mais importante: não houve se quer um episódio de cenas hot e o livro foi perfeito. Para ser bom, na precisa de extremos...
Amei conhecer uma personagem feminina tão encantadora, Sophy é extraordinária.
Detestei a Stra Wraston, mulherzinha chata, deprimente e controladora. Charles um paspalho mas tem seus encantos. Enfim, um livro de conteúdo leve, animado e muito gostosinho de ler. Recomendo
Núbia Cortinhas 15/02/2023minha estante
Amei a resenha!

Edivania 16/02/2023minha estante
Núbia, uma comédia e encantador... muito bom

Núbia Cortinhas 16/02/2023minha estante
Vou procurar por esse livro. ???

Beatriz.Porto 13/09/2020

Uma surpresa!
Não foi meu primeiro contato com Georgette Heyer, mas, sem dúvidas, entre os livros lidos, ocupa o primeiro lugar no coração! A história é fantástica! Escrita maravilhosa, personagens muito bem construídos e uma riqueza de detalhes sobre a época narrada e seus costumes. Maravilhoso! A leitura termina e deixa um gostinho de "quero mais".

Deise.Ribeiro 31/01/2022

Entediante
Não foi exatamente uma surpresa não ter ficado empolgada com a leitura, pois já esperava por isso. De qualquer forma nunca havia lido nada da autora Georgette Heyer e aproveitei que este livro está disponível no Kindle Unlimited. Os diálogos são maçantes e o romance é inexistente, o livro fica mais girando em torno dos planos mirabolantes da mocinha para atingir os objetivos a que se propõe. O livro não tem cenas hot, o que já era de se esperar de um romance publicado na década de 1950. A obra deve ter feito sucesso na época, mas pra mim não envelheceu bem como clássicos da literatura muito mais antigos como os romances de Jane Austen e das irmãs Brontë.

Maria.Bobato 20/09/2022

Legal
O foco principal do livro não é o romance, mas sim a protagonista. Gostei bastante do livro, mas o mocinho é meio intragável.

Giovana Monteiro 03/06/2020

Hilário
Não tem como não se apaixonar e morrer de rir com as travessuras de Sofia, no começo o estilo de narrativa me proporcionou uma leitura mais lenta mas a medida que fui avançando na história não consegui parar de ler.

jessleti 09/06/2020

A Sofia é magnífica eu amei essa personagem e eu amei muito esse livro, eu achei que eu não ia gostar de leitura e ia ser arrastada mas foi muito divertido e já é pra mim um livro favorito e irei sentir muito saudade da sofia

oLola 26/01/2021

Indomável Sofia, eu não te amo, eu te detesto profundamente
Começando pelo que eu mais amei nesse livro: a Sophy.
Ela é a filha de um sir viúvo e poderosão que - parte que particularmente aprovo - a criou de modo a não poda-la. Não que ela seja mimada, não direi que ela é fora da realidade, mas ela realmente consegue o que quer, de forma graciosa e convincente, de qualquer forma.

Eu aprovo o feminismo, claro, mas desapego quando ele toma forma tão desumana a ponto de desrespeitar e/ou diminuir e/ou ser rude (sem razão) com qualquer um; então, naturalmente, esse descontrole (os sem razão!) seguido de mulheres que querem algo e não conseguem, não controlando os próprios sentimentos/impulsos, me são enjoativos; Sophy, no entanto, é uma criatura sem sentimentos, e usa não mais do que seus argumentos para viver sob os próprios termos.

Eu absolutamente adorei seu pai, que aos olhos de todos é acusado de não ligar para a própria filha, quando ele apenas não precisa se preocupar com quem sabe se cuidar sozinha. Ele dá esse crédito e essa confiança a ela, e isso é maravilhoso de ler, pq é claramente o gesto de amor mais puro que eu vejo. Consigo pensar em uma amiga minha que detestaria esse livro pela mesma razão que eu amei, pois o cuidado (até o excessivo) é a forma de amor ideal pra ela, e o resto é descaso e até a faz chorar. Eu discordo, mas até então entendo pq esse livro seria difícil de engolir por ela.

O final pra mim foi super tranquilo, não senti falta de nenhum epílogo. Foi rápido? Sim! Mas condizente.
A fala de amor épica foi o auge, considero perfeito.

Algumas cenas finais beiram levemente o non-sense, mas me considero neutra sobre isso. O que me desagradou, no entanto, foi - o mínimo que teve - a rivalidade feminina. Claramente que não devemos gostar do mundo inteiro, mas me considero tensa demais com qualquer ataque pessoal que era primeiramente endereçado às ideias. Maaas ngm tá aqui pra me agradar além de mim, então acabei rindo pq afinal era verdade.

Sophy consegue viver à sua maneira sem diminuir ninguém que não mereça, sem distribuir ódio gratuito e sendo uma absoluta serpente doce. Alguém ainda duvida que ele seria um favorito da minha estante?

Beatriz.Ribeiro 13/06/2020

Enfadonho
Terminei esse livro na força do ódio ,muito chato.. raríssimas partes eram legais...

Brenda silva 28/03/2016

Cansativo
tinha ouvindo coisas muito boa sobre esse livro, então minhas expectativa tava altíssima(só por esse fato comecei mal).
O livro é muito enrolado e cansativo não gostei e nem terminei, talvez fosse o final q salva-se o livro, mais não conseguir!
Barbara 23/12/2016minha estante
Pse, estou tentando terminar a leitura.
Tbm estava com expectativas lá em cima e puft....Achei bem sem sentido