Matemática Divertida e Curiosa

Matemática Divertida e Curiosa Malba Tahan

Resenhas - Matemática Divertida e Curiosa

Jandira.Antunes 31/01/2024

Curiosidade sobre a matemática
No começo foi difícil até eu pegar o ritmo
A parte mais curiosa são os contos e histórias sobre a matemática.
É interessante, tem muita informação traz diversas curiosidades dos longo seculos, de maneira rápida e rasa, com isso fica mais como um entretenimento do que como um livro de aprendizagem de uma forma descontraída. Mesmo com esses detalhes gostei do livro.

samiraetca 22/04/2023

Curiosidades da história da matemática
O livro apresenta, curiosidades e atividades lúdicas, para deixar aprendizagem da matemática ? mais divertida e instigar o interesse do aluno, além de auxiliar professores a desenvolverem novas formas de ensino se utilizando da criatividade e não apenas do conhecimento técnico, principalmente ao lidar com crianças. Busca mudar a forma de olhar para a matemática e os números utilizando-se da filosofia, história, literatura, artes, astronomia e muito mais.

E aí, já conhecia este livro?! ???

Vitor530 04/02/2023

Livro muito louco, diversos problemas de matemática um mais intrigante que o outro, as minhas partes favoritas foram os contos e histórias sobre os matemática, passando por Euclides, arquimedes, tales e um mais um monte e ainda contém uns 6 capítulos de o homem que calculava, livro zika.

Thirodrigues recomenda 02/06/2022

Um bom livro de curiosidades matemáticas
Apresenta diversas histórias, poesias e belíssimos problemas, claro. Na maioria investigações aritméticas e algébricas.Gostei do livro, só acho que poderia relembrar capítulos de outras obras de forma separada.

Kelinka 08/01/2022

Amei!!!
Amei o livro! As curiosidades matemáticas presentes no livro são muito interessantes e mostram um pouco da diversão que a Matemática é capaz de proporcionar! Leitura super divertida e sensacional. Recomendo! ??

SamuellVilarr 03/07/2021

Matemática divertida e curiosa, Malba Tahan.
Se trata de pequenos textos, citações e referências do próprio escritor e outros sobre questões de matemática, mais precisamente de geometria e álgebra. Ele faz referências da história da matemática e produz pequenos textos explicativos e de algumas curiosidades, isso tudo de forma descontraída e instigante, de certa forma é um conteúdo leve e de leitura rápida. Gostei.

Digs 23/04/2021

Em Matemática não existe caminho algum feito para os reis
Malba Tahan é marcante tanto pra quem ama Matemática quanto pra quem tem aqueles receios. A escrita, um pouco erudita, é diferente de um texto Matemático pesado. Intercalando histórias, citações, problemas e curiosidades, é um daqueles livros que você pode usar pra prender a atenção de um alguém que não estaria interessado em Matemática, mas sempre tem alguma coisa divertida e curiosa pra mostrar.
1650493381 20/04/2022minha estante
Como eu faço para ler?

Andressa 20/06/2020

Realmente divertida
Apesar do título, admito que esperava maior aprofundamento sobre a matemática. Porém, foi bacana as historinhas abordadas, valeu a leitura de qualquer forma, pois realmente trouxe curiosidades bem legais e interessantes.

Professor 07/06/2020

Detalhes curiosos sobre a Matemática
O livro transmite para o leitor uma sensação de curiosidade, a cada página você fica querendo saber mais e mais sobre esses detalhes que não ensinam nas escolas, além de que, a utilização de vários nomes famosos e não famosas de diversas áreas nós ajuda a se manter focado na leitura.

Flávio 27/08/2018

Interessante, mas não me cativou
O livro traz diversas curiosidades matemáticas ao longo dos seculos. É interessante, mas é muita informação passada de maneira rápida e rasa, com isso fica mais como um entretenimento do que como uma livro de aprendizagem de uma forma descontraída.
Yuri 07/01/2021minha estante
Exatamente. Ia escrever uma resenha, mas você resumiu bem o sentimento. "O homem que calculava", do mesmo autor é um livro muito mais atraente porque foca nos contos.

Paula 14/07/2017

Um convite para adultos (!)
Como uma colcha de retalhos, Matemática divertida e curiosa reúne em capítulos curtos e linguaguem acessível máximas; definições; pequenos ensaios e curiosidades de diversos estudiosos acerca da história da Matemática, de seus protagonistas da ciência e da sua relação com outras áreas do conhecimento e as artes.

Soma-se aos capítulos ligeiros de MDC (aqui, Matemática divertida e curiosa) uma coleção de problemas e desafios brevemente explicados: uma faca de dois gumes; uma vez que poupa o leitor da redação técnica, parcamente desenvolve novas habilidades lógico-matemáticas.

Mesmo limitando-se à matemática elementar, o autor aborda temas que extrapolam o currículo escolar básico, mencionando conteúdos dos primeiros anos dos cursos universitários de exatas. Embora não prive o leigo de um capítulo inteiro, também não lhe acrescenta muito evocando personagens que remetem o leitor a lugar algum.

Por não ser raso nem profundo, cumpre o papel de convidar o leitor a conhecer mais detalhadamente as grandes ideias da matemática. Uma boa pedida para quem, mesmo ruim de conta, sobreviveu ao Ensino Médio e ainda gosta de matemática. Perfeito para estudantes cansados de Engenharia.

PS: Uso obrigatório do compasso.

Ana Carolina 23/07/2013

Resenha originalmente publicada no blog Palavra Sonhada
Para quem tem aversão ao ouvir somente o nome "Matemática", não rejeite este livro! Como o próprio título informa, "Matemática divertida e curiosa" (Editora Record, 160 páginas) contém curiosidades, explicações e histórias matemáticas realmente interessantes e lúdicas. O livro é dividido em capítulos curtos e tem fácil leitura.
Malba Tahan é o pseudônimo de um professor brasileiro, Júlio César de Mello e Souza, que possui diversos livros publicados. Entre eles, o famoso "O Homem que Calculava", um clássico brasileiro já traduzido para o inglês e o espanhol.

site: http://palavrasonhada.blogspot.com.br/2012/10/matematica-divertida-e-curiosa-malba.html

Matheus Wilian 21/05/2010

Bom!
Esse livro consegue ensinar a matematica de uma forma muito divertida,tem historias e problemas que são faceis de entender(para quem intende a materia).

Inlectus 16/02/2010

Leitura recomendavel.
Para nos mostrar como a matemática pode apaixonar, e eu pude ver aqui, da forma como foi mostrada, que muitas vezes a matemática leva fama ruin, pela atuação de maus professores.