Plena Satisfação em Deus

Plena Satisfação em Deus John Piper

Resenhas - Plena Satisfação em Deus

1 | 2 | 3 | 4

Kelly Oliveira Barbosa 05/03/2021

Como eu amo ler John Piper! Como já fui abençoada por seus livros!
Plena Satisfação em Deus – Deus Glorificado e a Alma Satisfeita, foi publicado em 2001. A obra se trata de um resumo de uma obra maior do Piper: Em busca de Deus – A Plenitude da Alegria Cristã. Sendo a premissa dessas obras o conceito da famosa frase: “Deus é mais glorificado em nós quando somos mais satisfeitos n´Ele.”

Nessa obra menor ele traz uma breve exposição do seu entendimento radical sobre o que ele chama de “hedonismo cristão” – expressão traduzida pela Editora Fiel como “prazer cristão”. Segundo Piper o grande problema da humanidade é que ela se contenta com muito pouco prazer, isso é, busca alegria em coisas fugazes e efêmeras. Em confronto, ele argumenta com os leitores que a maior motivação da vida do cristão deve ser buscar a Deus e gozá-lo para sempre.

É essa a ideia que ele trabalha em todos os capítulos, sendo os quatro últimos aplicações práticas do que seja esse dever do cristão de buscar prazer em Deus. São os títulos:

O que isso significa na adoração?
O que isso significa no casamento?
O que isso significa nas finanças?
O que isso significa nas missões?

Algo inesquecível para mim no livro é quando no segundo capítulo Piper citando o Catecismo de Westiminster, sugere uma pequena alteração na redação da resposta à primeira pergunta:

Qual é o fim supremo e principal do homem?
Resposta do Piper: O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus ao gozá-lo para sempre.

Como ele explica, “você pode dar uma reviravolta em seu mundo se mudar uma palavra do seu credo – por exemplo mudar e por ao”. Verdade! Daqui para frente adotarei essa resposta atualizada com certeza (rss).

Outro ponto que marcou bastante foi o capítulo sobre dinheiro. Não me lembro de ter ouvido ou lido antes algo tão radical sobre o assunto: “Quando a Bíblia condena o desejo de enriquecer” (p.82) – “…ninguém que busca o prazer cristão quer ficar rico.” (p.85). O que claro, citando assim pode parecer vago. Mas adianto que Piper fundamenta bem essa ideia. Isso a partir de 1º Timóteo 6:5-10. Quebrando em pedacinhos o coração, creio, de qualquer leitor, pois convenhamos, todos somos ao menos um pouco avarentos, consumistas… o que quiser chamar.

Sem me prolongar mais. Plena Satisfação em Deus é um livrinho maravilhoso! Entrou para minha lista de favoritos. Recomendo demais.

site: https://cafeebonslivros.com/2021/03/05/plena-satisfacao-em-deus-de-john-piper-88/
Lori 05/03/2021minha estante
Esse livro é maravilhosoooo

Kelly Oliveira Barbosa 05/03/2021minha estante
Muito Lori!

Carol 09/09/2021

Deus é glorificado em nós quando estamos satisfeitos n'Ele
John Piper traz uma nova perspectiva sobre o prazer na vida do cristão. Discordando da noção do serviço abnegado que não tem qualquer interesse, o Pastor fala que, no servir a Deus, devemos sim buscar satisfação e que, ao contrário do que se diz, isso não seria um pecado mas, de fato, a essência da adoração, demonstrando ao longo do texto, com inúmeraspassagens bíblicas, a ordenançado Senhor em regozijar-nos. Entretanto, ele faz questão de frizar que, quando fala em prazer, ele não se refere ao que, normalmente consideramos como satisfatório (lazer, família, amizades, sexo, hobies, dinheiro, estudos ou qualquer outra coisa com que possamos nos deleitar). Para ele, nos contentamos com muito pouco e, ao longo do livro, nos mostra como seria a plena satisfação em Deus.
Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 19/09/2021minha estante
John Piper????

Jean 05/01/2018

Piper nos mostra a beleza do prazer cristão que é o próprio DEUS !
DEUS é muito mais glorificado quando estamos satisfeitos nele !

Danni 25/06/2018

A importância da alegria
Estar alegre em Deus é algo muito importante! E isso influencia a forma como nos relacionamos, amamos, adoramos, lidamos com o dinheiro e vivemos a nossa vida. Deus não deseja que a nossa obediência seja mero dever, esvaziado de qualquer sentimento. Piper nos leva a uma análise da alegria como um mandamento e como isso molda e muda a nossa forma de buscar a Deus. Leitura mais que significativa!

Wellyson 11/02/2019

Hedonismo cristão?
Fazer o bem sem interesse — o politicamente correto. Não é difícil encontrar esse discurso dentro da igreja, muito influenciada pela filosofia de fora. No artigo "Razões egoístas para se agir de modo altruísta: o utilitarismo teológico de William Paley" publicado nos Cadernos de Ética e Filosofia Política da USP (http://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/100363/99008), Del Cont parece sugerir que fazer a vontade de Deus como condição para a plena felicidade é, na verdade, uma expressão de egoísmo. Mas Piper aqui separa o egoísmo humano de sua busca pela felicidade. Essa busca por prazer é o que nos move — e ela deveria nos mover na direção de Deus. Sua máxima é que "Deus é mais glorificado em nós quando somos mais satisfeitos nEle", de forma que (1) glorificar a Deus e (2) ter prazer em Deus não se podem separar. O próprio Cristo "pela alegria que lhe fora proposta suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus" (Hb 12:2). Esse """hedonismo cristão""" tem maravilhosas consequências na adoração, no casamento, nas finanças, nas missões e em todas as áreas de nossa vida. O livreto lembra o "Ego Transformado" de Timothy Keller: revela algo surpreendente novo para a maioria dos cristãos, mas totalmente bíblico. Estou ansioso por ler a obra completa.

Misael Neves 07/03/2019

O cristão tem que ser triste?
Este livreto de John Piper de pouco menos de 100 páginas é um resumo do livro: Em busca de Deus, do mesmo autor. Apesar de curto, foi-me transformador. O assunto abordado por Piper é o prazer cristão, que segundo o mesmo, deve ser buscado em Deus e não nos prazeres deste vida passageira. A ideia central é: Deus não deseja que O sirvamos sem que nos sintamos alegres e motivados a tal. Ele quer que entendamos que nEle há delícias perpétuas e desfrutemos disso... Já estou correndo para adquirir o livro completo.

Leh 13/03/2019

"Essa é a essência da busca pelo prazer cristão. Na busca pela alegria através do sofrimento, nós engradecemos o valor dAquele que nos satisfaz - a fonte da nossa alegria. O próprio Jesus Cristo brilha como a luz no fim do túnel do nosso sofrimento. Portanto, o significado do nosso sofrimento, que glorifica a Deus é: Mundo, acorde e veja: Cristo é lucro."

Riva 12/04/2019

Plena Satisfação em Deus
Livro curtinho, com conteúdo excelente, Piper resume como ter contentamento em Deus, ele é a fonte de tudo.

Maria.anamariaprof 14/04/2019

Ótimo livro
É uma obra curta. É uma obra introdutória, mas é muito bom. Traz assuntos interessantes, bom boas referências.

Addison.Ribeiro 19/04/2019

Um livreto que carrega um grande e profundo conteúdo, recomendo demais! Piper trata do tema da sua vida: o prazer em Deus e como Ele é glorificado com isso

Amanda.Caroline 09/05/2019

"Nós temos prazer em aumentar o nosso prazer nEle ao oferecer esse mesmo prazer a outros"
John Pipes como sempre, consegue nos apresentar algo tão simplese tão poderoso em seu livro. A Plena Satisfação em Deus apresenta os pontos do prazer cristão.

"A finalidade principal do homem é glorificar a Deus. A frase de que Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais
satisfeitos nEle é mais verdadeira no sofrimento do que em qualquer outra situação. Minha oração, portanto, é que o Espírito Santo derrame no povo de Deus ao redor do mundo uma paixão pela supremacia do nosso Senhor e Deus, Jesus Cristo."

Mila105 03/03/2024

Mesmo sendo um livro muito curto, a leitura para mim foi difícil.
Porque gosto mais da escrita de outros autores cristãos.
Mas, tentarei ler outros livros de Piper.

Tony 31/03/2020

Pequeno em tamanho, grande em conteúdo.
John Piper cita um grande conteúdo neste pequeno livro, "a essência da busca pelo prazer cristão".

Cristiano.Pedroso 04/04/2020

Agrada-te do Senhor e ele lhe satisfará os desejos.
Parece que, ainda que tenhamos sido alcançados pela Graça e por tudo o que ela significa, com o passar dos anos, as provas, tribulações, tentações, passamos a lidar com os exercícios da piedade como se fossem mais uma obrigação, ou mesmo, algo que nos torne dignos de alguma benesse divina.
Este maravilhoso livreto nos chama a atenção para o fato de que buscar ao Senhor não se traduz em técnica, práxis meramente, antes um desejo sincero de ser inundado pela gloriosa suficiência de Cristo. Nos chama à clareza da expectativa de receber benção, sim. Mas não bençãos materiais, antes, a profundidade do amor e da experiência da alegria indizível e cheia de glória.
Retome o sentido de tua busca e convívio com esse Deus de amor.

Anny Karol 05/04/2020

Nesse livro, John Piper aborda a necessidade de um cristão em estar satisfeito em Deus. Nascemos para glorificar a Deus e devemos estar satisfeitos em serví-lo e engrandecer seu nome. Cheio de ensinamentos e passagens extremamente essenciais para o cristão.

1 | 2 | 3 | 4