Líderes se Servem por Último.

Líderes se Servem por Último. Simon Sinek

Resenhas - Líderes se Servem por Último.

Mayra 12/04/2024

Nós, seres humanos, não sobrevivemos há 50 mil anos porque somos motivados a servir a nós mesmos, mas porque somos inspirados a servir aos outros.

Eurípedes Costa 07/04/2024

Inspirador
Sinek, através de sua vasta experiência, deixa claro o que é liderança e o que, definitivamente, não é. O livro nos mostra a cada página, o real motivo da liderança existir, como liderar e, o mais importante, para quem devemos ser líderes.

Diego 03/01/2024

Muito provavelmente um dos melhores livros de liderança!
Um playbook com detalhes requintados de comportamentos e ações que conduzem grandes líderes a grandes resultados. Resultados estes baseados em comprometimento de time e legado! Aulas...

Jothamon 24/11/2023

Segurança
Um livro que mostra como certas atitudes moldam todo um cenário em qualquer empresa. No qual o líder tem grande influência sobre todos que o cercam.
Algumas coisas são mais fáceis de se aplicar que outras, mas o contexto tem muito impacto sobre o que se pretende fazer.
Muitas vezes a cultura é muito fechada, o que dificulta as intenções de inovar ou mudar algo.
Confiança. Exemplo. Sentimentos.

Marcelo 27/10/2023

Conselhos importantes
Bom no começo e chato no final.

Tem muitos conselhos bacanas para tornar as equipes seguras num círculo de confiança nas empresas. Também é mostrada como a liderança a longo prazo pode ser mais eficaz no resultado, tornando a equipe independente, do que aquela liderança que busca tudo a curto prazo a qualquer custo, inclusive com demissões.

Gostei da obra, mas das 319 páginas boa parte são de exemplos considerando o cenário americano, obviamente. Acredito que aqui no Brasil algumas coisas tenham de ser adaptadas, mas no geral é um livro mais reflexivo do que prático.A partir dessas reflexões é possível rever alguns comportamentos e decisões dentro das equipes para torná-las mais confiantes.

OBS: no final achei a leitura um pouco tediosa. Mas talvez tenha sido só impressão mesmo.

Kessidy.Kevin 29/08/2023

Você se sente seguro em seu emprego?
Boas empresas e bons líderes conseguem passar confiança e segurança para seus funcionários e assim estes se sentem parte importate da companhia e os resultados sao sempre positivos.
No livro aprendemos, como ter um ambiente em que a equipe se sinta segura em falar em agir e em trabalhar.Como a empatia diária faz a diferença e de como o tempo e esforço em ajudar alguém,muitas vezes são mais valiosos que a ajuda em dinheiro.

Joseclei 09/08/2023

Forjando Confiança e Cooperação
Em 'Líderes se Servem por Último', Simon Sinek mergulha na dinâmica das equipes bem-sucedidas e desvenda os segredos de líderes que conseguem criar ambientes de trabalho inspiradores. Sinek utiliza exemplos dos Fuzileiros Navais norte-americanos e insights de substâncias biológicas para explicar a construção de círculos de segurança, onde confiança e colaboração prosperam.

Explorando hormônios como dopamina, endorfina, serotonina e oxitocina, Sinek revela como líderes podem influenciar o ambiente emocional da equipe. Os hormônios egoístas, como dopamina e endorfina, impulsionam realizações individuais, enquanto os hormônios altruístas, como serotonina e oxitocina, promovem coesão e empatia.

Sinek enfatiza a empatia como pedra angular da liderança eficaz, incentivando líderes a se preocuparem genuinamente com seus liderados. Ele argumenta que líderes devem focar menos em si mesmos e mais na criação de um ambiente de trabalho seguro e colaborativo. Ao destacar exemplos de líderes de curto e longo prazo, Sinek instiga a reflexão sobre a importância de uma visão de futuro inspiradora.

Com insights profundos e acessíveis, 'Líderes se Servem por Último' é um guia para transformar equipes em comunidades unidas, onde cada membro prospera ao servir aos outros e alcançar um sucesso verdadeiro."

Maycon Bittencourt 21/07/2023

Hormônios e Liderança
Em 'Líderes se Servem por Último', Simon Sinek explora o segredo do sucesso de algumas empresas através de uma abordagem simples e até mesmo fisiológica. Inspirado no lema dos fuzileiros navais norte-americanos, 'os oficiais se servem por último', o autor nos presenteia com exemplos envolventes de militares e controladores de voos comerciais.

Ao escrever essa obra, Sinek mergulhou em pesquisas sobre as substâncias biológicas que influenciam nossas emoções, como prazer, medo, euforia e estresse. Com base nesses elementos, ele traça a forma como os hormônios controlam nossos comportamentos e revela quatro hormônios essenciais para todo líder ou aspirante a líder: Dopamina, que impulsiona a busca por conquistas; Endorfina, que alivia as dores; Serotonina, o hormônio da liderança; e Oxitocina, o hormônio do amor.

O autor explora extensivamente o impacto do ambiente de trabalho na estabilidade da equipe, ressaltando a importância de um local onde cada indivíduo possa contribuir ao máximo para a prosperidade coletiva. Ele defende que o verdadeiro líder não busca ser servido, mas sim servir às pessoas, orientar o time, ajudá-lo a alcançar metas, superar obstáculos e crescer profissionalmente. Essa abordagem se mostra especialmente relevante em tempos de crise, reforçando a ideia de que líderes genuínos se servem por último. Priorizar as necessidades do grupo e concentrar-se nos colaboradores é o caminho para o verdadeiro reconhecimento como líder.

Embora o livro apresente uma proposta instigante, é importante mencionar que Sinek adota, em alguns momentos, uma perspectiva mais centrada na evolução humana, abordando o ser humano como resultado desse processo. Particularmente, estes pontos são discordância total, não consigo aceitar esta premissa, até por causa da Altíssima complexidade humana, muito defendida pelo autor. Logo, ao trazer esta seara, o escritor é inconlgruente com os múltiplos elementos suscitados pelo próprio livro resenhada. Esta esteira pode desagradar muitos leitores que buscam uma premissa mais realista dos fatos.

No entanto, 'Líderes se Servem por Último' continua sendo uma leitura valiosa para todos que desejam compreender as dinâmicas da liderança e aprimorar suas habilidades nesse campo. A abordagem biológica oferece uma perspectiva única sobre as complexidades do comportamento humano no contexto profissional. Um livro útil, mas esquecível.

Conrado Lourenço 13/07/2023

Sensacional
Nesta obra, Sinek apresenta uma visão inovadora sobre o que realmente faz um líder eficaz e inspirador.

O livro parte da premissa de que os melhores líderes não estão focados em seus próprios interesses ou sucesso pessoal, mas sim em servir aos outros e criar um ambiente em que as pessoas possam prosperar. Sinek argumenta que líderes verdadeiramente excepcionais são aqueles que colocam as necessidades de sua equipe em primeiro lugar, buscando cultivar um ambiente de confiança, colaboração e apoio mútuo.

Ao longo da obra, Sinek explora várias facetas da liderança e oferece insights práticos sobre como os líderes podem adotar uma abordagem de "servir primeiro". Ele destaca a importância de construir relações de confiança com os membros da equipe, enfatizando a ideia de que um líder deve se preocupar genuinamente com o bem-estar de seus colaboradores.

O autor também explora o conceito de "círculo de segurança", que consiste em criar um ambiente no qual os membros da equipe se sintam seguros e apoiados. Sinek argumenta que quando as pessoas se sentem seguras em seus ambientes de trabalho, são mais propensas a se engajar, colaborar e assumir riscos calculados para o benefício do grupo.

Uma das principais mensagens transmitidas por Sinek em "Líderes Se Servem por Último" é que a liderança verdadeira não se baseia em hierarquia, títulos ou poder, mas sim na capacidade de inspirar e motivar os outros. Ele discute exemplos de líderes históricos e contemporâneos que adotaram essa abordagem de servir primeiro e alcançaram resultados notáveis em suas organizações.

Além disso, o autor apresenta estudos de
casos e histórias reais que ilustram os princípios discutidos ao longo do livro, tornando a leitura ainda mais envolvente e tangível. Ele explora as diferentes maneiras pelas quais os líderes podem aplicar esses conceitos em suas vidas profissionais e pessoais, oferecendo conselhos práticos e exemplos concretos.

"Líderes Se Servem por Último" é uma obra inspiradora e relevante, especialmente em um mundo onde a liderança autêntica e compassiva é cada vez mais valorizada. Simon Sinek apresenta uma abordagem refrescante sobre liderança, desafiando as convenções tradicionais e destacando a importância de colocar as pessoas em primeiro lugar.

Eduardo Maldaner 19/06/2023

Liderança explicada de forma científica
O livro inicia abordando as sensações químicas que nosso corpo sente diante de conquistas e sentimentos (dopamina, serotonina, oxitocina?)
Também compara estilos de gestão citando CEOS e empresas, comparando estilo que pensam mais nos funcionários e estilos que ficam mais nos números de desempenhos, como lucros.
Livro também aborda um pouco sobre as diferenças sobre as gerações.
Mas todo ele é baseado levando em conta as sensações químicas que o corpo sente.
Um livro bom, não ótimo?. Mas bom.
Esperava um pouquinho mais?

Karen730 12/06/2023

"Empatia é um serviço prestado segundo a segundo, minuto a minuto, a todos, se quisermos nos considerar líderes."

Mariana 18/07/2022

Líderes ?
Acho a escrita do Simon fantástica e gosto muito de como ele discorre sobre organização e liderança.

Com vários exemplos de Líderes poderosos, ele nos faz pensar em como temos liderado nossas organizações e como gostaríamos de lidera-las.

Uma parte que vou guardar para sempre, quando ele descreve um soldado na guerra: se você for assumir responsabilidades, será alguém confiável para se ter ao lado na trincheira... Liderar é mais, muito mais que um cargo, é servir, servir a sua corporação, a sua equipe, e sempre por em voga o que é melhor para todos e não para você mesmo.

Falando da parte científica brilhantemente, ele discorre sobre nossos queridos hormônios: Cortisol, Dopamina, Ocitocina, Serotonina e Endorfina (não necessariamente nesta ordem)... Trazendo luz sobre como eles nos influenciam em nossas decisões e como podem ser desastrosos se não tivermos cuidado e detectarmos qual deles estamos liberando e que resultado virá.

Um livro excelente, uma escrita maravilhosa e inspiradora.
Núbia Cortinhas 22/07/2022minha estante
Vou procurar por esse livro. Amei cada trecho compartilhado!

Mariana 22/07/2022minha estante
Ele é sensacional... Eu indico muito. Toca em pontos cruciais de liderança e de indivíduo

Nathalia569 24/02/2022

sobre liderança
O livro em si é bem interessante, abre os olhos para uma assunto pouco falado (ou que poucos se importam). Senti mais interessante em informações externas, que não faz tanta parte do livro do que as em si, mas a leitura foi bem edificante.

Rafael 08/12/2021

No geral muito bom
Aborda a liderança desde o aspecto científico, desde a biologia por trás das substâncias que regem nossas vontades e nosso comportamento em sociedade, e também fora dela.
Muitas partes são bem interessantes e trazem relatos que sustentam o que o autor aborda. Porém nem tudo são flores, em diversos pontos o livro parece ser meio arrastado, alguns conceitos são explicados de forma muito extensa, e muitos deles são repetidos várias vezes durante o livro, sei que em momentos isso é bom para reforçar o que o autor já explicou, mas, por vezes, fica muito repetitivo.

Luiza 03/11/2021

Humanizando a liderança
O livro "Líderes se servem por último" do Simon Sinek é um livro que, antes de falar sobre liderança, fala sobre como funcionamos como seres humanos. Simon Sinek é um dos caras mais conhecidos no mundo quando se trata de liderança e gestão de pessoas.

Para compreender as pessoas, precisamos entender os hormônios: endorfina, a dopamina, a serotonina e a ocitocina.

Endorfina e dopamina são substâncias egoístas. Elas estão relacionadas a nós mesmos como indivíduos. Quando realizamos algo ou cumprimos uma meta, liberamos essas substâncias no nosso organismo e elas são viciantes.

Por outro lado, a serotonina e a ocitocina são altruístas. Liberamos essas substâncias quando interagimos com outras pessoas, quando nos sentimos pertencentes e quando construímos laços de amizade, amor e confiança.

Mas, nem tudo são flores. Quando nos sentimos ameaçados ou estressados, somos invadidos por doses de cortisol e toda nossa saúde fica em jogo.

Sabendo disso, as lideranças precisam criar e ser os guardiões do "Círculo de segurança". Dentro dele, as ameaças são reduzidas, as substâncias são equilibradas e as pessoas se sentem mais preparadas para prosperar, sem gastar tempo e energia se protegendo-se umas das outras.

Um líder não existe para ser servido, é ele quem deve servir às pessoas guiando o time, apoiando no caminho até as metas, superando obstáculos, nos tempos tranquilos e nos tempos de crise. É por isso que bons líderes se servem por último.