O Primeiro Último Beijo

O Primeiro Último Beijo Ali Harris

Resenhas - O Primeiro Último Beijo

Erika || @believe.books 27/01/2024

Queridinho sim!!
Pensa em um livro emocionante do começo ao fim, que história linda! Como não se apaixonar por Ryan e Molly? ?

Eu costumo ter uma leve dificuldade com livros que mesclam passado e presente, mas não senti dificuldade alguma ao ler, é um livro que te conquista logo de cara e não dá vontade de largar. Apesar de ser um livro com muitas páginas, a leitura te prende e você nem percebe as páginas passarem.

O livro conta a história de amor entre Ryan e Molly, durante a leitura podemos acompanhar os encontros e desencontros do casal. Eles estudavam juntos, Ryan era o típico garoto popular, enquanto Molly era aquele garota isolada que ninguém nota. A família de Molly vivia de aparências, enquanto a família do Ryan era unida e perfeita, a princípio os dois não tinham nada em comum. Na primeira vez em que eles se beijaram, Molly soube que ficariam juntos para sempre. Eles viveram muitas coisas juntos até o pedido de casamento (que foi lindo). Com o passar do tempo, as dúvidas começaram a aparecer e com isso a distância entre o casal também.

"Eu achava que tirar fotografias me faria enxergar melhor as coisas, congelar o momento, lembrá-lo para sempre. Mas percebo que a única maneira de fazer isso é viver o momento, não ficar atrás de uma lente."
Vitória Pereira 27/01/2024minha estante
Está na minha listinha de leitura

Aparecida Freire 12/02/2024minha estante
Siim, acabei de ler e como chorei haha

Aline Michele 20/10/2021

A vida não tem a ver só com destino
O primeiro último beijo é um livro recheado de emoções e que eu já digo que vale a pena ler logo de cara, porque a leitura não é muito fácil.

O livro não segue uma ordem cronológica. Faz várias visitas ao passado, ora no início da adolescência da Molly, a protagonista, ora quando ela conhece o Ryan, depois volta para o presente e de volta para o passado, mas na fase adulta e por aí vai. Então no começo eu me perdi um pouco.

Porém quando vc vai conhecendo as personagens, vai se aprofundando na história, não tem mais volta rsrs se apega.

A Molly é uma protagonista que nem sempre eu gostei, mas que me conquistou mesmo assim. Assim como o Ryan, com sua personalidade doce e sempre sorridente, que pra falar a verdade me conquistou logo de cara.

Os personagens secundários são muitos bons, principalmente a Casey que tem uma urgência em ser aceita por todos, mas que rendeu ótimos capítulos.

O livro trata do amor em vários estágios. O início onde tudo é lindo, meio quando ele se desgasta e seu fim, lindo, profundo, triste e seu recomeço, onde vc vê uma luz.

As referências a músicas, filmes, bandas, livros são ótimas e a escrita é envolvente. E o melhor, sem erros de português! Pelo menos eu não achei nenhum.
Então se vc gosta de um bom drama, e quando digo drama, drama mesmo, vai amar esse aqui.
Eliana.Oliveira 02/11/2021minha estante
Faz poucos meses que li e até hoje não consigo ouvir as músicas do ?Take That? sem chorar, por lembrar desse livro. E realmente, o começo é bem confuso (só para os fortes!)

Aline Michele 03/11/2021minha estante
Nossa, o nome do livro já me dava uma ideia de que seria triste, mas nunca pensei que fosse ser tão triste assim...

Aline Michele 15/12/2022minha estante
Oi Yasmin, tudo bem ?

Byannca.VerAssimo 07/06/2021

Um clichê bem gostoso.
Dois jovens se conhecem desde de sempre e enfrentam bastante coisa no relacionamento. Livro pra rir, chorar e se emocionar.

Dai 07/05/2021

Finalmente
Enfim, o fim.
Dei 3 estrelas somente porque o enredo é bonito e comovente. Mas que história mais arrastada.
448 páginas que poderiam ser 250. Me senti naqueles filmes café com leite da sessão da tarde, bem previsível mas que ainda assim tenha faz chorar.

Molly e Ryan dão seu primeiro beijo ainda na adolescência; mas somente depois de anos resolvem dar uma chance para o amor.
Totalmente o oposto um do outro, o casal terá que lutar pata fazer esse amor dar certo, e viverem seu felizes para sempre. Para sempre?

Talita 03/03/2016

O primeiro último beijo
Quando eu era adolescente fiquei obcecada por comédias românticas. Agora, ainda procuro ver os lançamentos que parecem interessantes, mas tem sido muito raro conseguir achar num filme os elementos que eu quero. Na adolescência eu também lia bastante, mas não exatamente os livros equivalentes às comédias românticas que eu adorava, porque não era muito fácil encontrá-los. Eu achava os romances de banca tipo Júlia e Sabrina - e os devorava - mas demorei a encontrar esse tipo de livro que hoje eu vejo direto por aí: o que parece chick-lit, mas é mais sério do que isso, e às vezes engana que é comédia romântica, mas faz a gente chorar. Já devem ter batizado esse sub-gênero, e se alguém souber qual é o termo, pode me avisar. Eu só sei que ele é dominado por autoras do Reino Unido e da Irlanda, e que em pouco tempo virou um dos meus preferidos.

Procurando esses livros, encontrei O primeiro último beijo, da inglesa Ali Harris, lançado pela Verus, com tradução de Sandra Martha Dolinsky. Gostei, chorei, mas preciso dizer que, se você não tem intimidade com esse sub-gênero e ainda não leu Jojo Moyes ou mesmo a Marian Keyes, vale mais a pena começar por elas. Quando eu já não tinha mais o que ler dessas duas, encontrei os dois livros da Mhairi McFarlane lançados no Brasil, Desde o primeiro instante e Amor à segunda vista; Uma curva no tempo, da Dani Atkins; Sempre foi você, da Carrie Elks; e dois que ainda não foram lançados por aqui, mas são muito bons: Estarás sempre comigo, da Anna McPartlin, que eu li numa versão portuguesa da Editora Quinta Essência e You don’t have to say you love me, da Sarra Manning. Assim como acontece em O primeiro último beijo, esses livros têm uma protagonista que está pelo fim dos 20 anos ou no início dos 30. Todos têm em comum essa ideia de entreter, mas acima de tudo emocionar, por isso fogem do chick-lit típico - aquele modelo de chick-lit da Becky Bloom etc.

O primeiro último beijo é contado de forma não-linear, e começa com a protagonista, Molly, sozinha, encaixotando seus pertences para uma mudança. Parece que ela e o marido, Ryan, estão separados, e ela está se preparando para ir embora. Os capítulos mostram, alternadamente, várias épocas que eles passaram juntos: o primeiro beijo, o primeiro encontro, a primeira briga, a primeira separação, o primeiro reencontro e por aí vai. Ryan e Molly são de uma cidade pequena na Inglaterra e, a princípio, não têm muito em comum. Ela é filha única e seus pais parecem ser distantes e rigorosos, a única amiga que tem, Casey, é diferente das outras meninas, e juntas elas são inseparáveis. Molly sonha com a hora de conhecer o mundo e viver em uma grande metrópole, por isso não se imagina presa a um relacionamento sério. Já Ryan é o menino popular e bonito da escola. Ele tem uma família amorosa, quer casar, e ama a cidade e seus amigos. Mesmo com objetivos e gostos diferentes, os dois se apaixonam. Claro, o casal vai precisar lidar com todas as diferenças e isso toma grande parte do livro. Mas Ali Harris não relata só as agruras da relação amorosa. Ela elabora emocionalmente o relacionamento de Molly com Casey, com os pais, com pessoas que aparecem e deixam marcas na vida da protagonista. É como um diário muito bem escrito e bastante detalhado, que dura uns 30 anos.

Apesar disso, O primeiro último beijo não vai ser um dos meus preferidos nesse sub-gênero que me deixou meio obcecada. Começa excessivamente esquemático. Por ser contado em trechinhos, e por já começar com Molly e Ryan juntos há algum tempo, eu demorei a me interessar pelos personagens que ia conhecendo. Mas aí a mágica aconteceu, eu fiquei vendida, totalmente amarrada ao desenrolar da trama. Lá pela metade tem uma reviravolta que me fez ter certeza de que eu ia sofrer. Só que eu fiquei desconfiada e acabei descobrindo cedo o que era pra ser descoberto quase no fim, e por isso, cheguei às últimas páginas já com o entusiasmo em baixa.

Molly e Ryan são bons personagens, mas mesmo assim, senti que faltou um pouco de profundidade para ele. Ele se parece bastante com alguns tipos masculinos que eu já vi em muitas comédias românticas. Bonito, boa pessoa, mas de certa maneira inacessível emocionalmente. Não por ser enigmático, mas porque ele não teve complexidade suficiente para parecer real. Isso me incomodou durante toda a leitura, mas mesmo assim, como uma boa fã de comédias românticas, fui levada pela apelação emocional, e chorei. Chorei muito. O que eu achei muito ruim, porque me senti usada. Chorei quando não queria chorar, por algo talvez um pouco apelativo, muito apegado a uma fórmula que eu já conheço de outras leituras. Mas acho que meu objetivo era esse mesmo. A primeira frase que eu disse ao terminar a leitura foi “Estou acabada”. Perfeito.

site: https://ninguemdeixababydelado.wordpress.com/2016/03/03/o-primeiro-ultimo-beijo/
Nusa 18/03/2016minha estante
Amei sua resenha sobre esse livro.

Talita 18/03/2016minha estante

Danda Santos 17/05/2016minha estante
Tô louca p ler!!! adorei a resenha!

Mayda Ribeiro 19/05/2016minha estante
A resenha ficou ótima!

Karen.Rodrigues 20/08/2020minha estante
Nossa, resumiu minha leitura, achei o livro perfeito, mas senti falta de ?sentir? o Ryan... chorei muuuuuuito, sério, fiquei até com vergonha kkk amei a resenha

Marcia 24/08/2021

Comovente
No início não prende muito, mas no decorrer da história as coisas vão ficando mais interessantes, bem envolvente do meio pro final. Amei os detalhes sobre como as fases da doença são descritas.
Amanda 24/09/2021minha estante
Verdade, também achei o mesmo que você!! O início/meio é arrastado, consegui me envolver com o livro mais para o final?

Leh Paiva 17/06/2021

A história é dividida entre passado e presente. Cada capítulo é um momento da vida de Molly, desde sua adolescência até o momento atual.

O livro mostra muito o desenvolvimento de uma Molly que, quando adolescente, tem milhares de planos do que quer e do que precisa fazer para ser feliz.

Mas, acompanhamos o crescimento dela, como ela engatou um relacionamento que mudou drasticamente seus planos e como ele a afetou.

Ryan é simplesmente o cara que toda mulher merece ter. Ele é dedicado, amoroso, completamente apaixonado, leal? todos os adjetivos bons que você encontrar. Claro que ele não é perfeito, tem suas manias e defeitos, mas quem não tem?

A autora nos encaminha lentamente pela linha do tempo desse casal e nos faz rir, revirar os olhos para as atitudes egoístas de Molly (que qualquer um teria também), dar sorrisos bobos apaixonados e chorar horrores.

Sério, acho que de 80% do livro pro final eu só chorei, simplesmente não conseguia parar.

Esse é o livro perfeito pra quem ama romance, ama acompanhar o desenvolvimento dos personagens, ama recomeços e ama um bom drama. Se você ama tudo o que falei, não vai ter escolha a não ser pelo menos achar o livro muito bom.
Luiz 17/06/2021minha estante
Parece a capa dos livros da Jojo moyes hahaha. Eu amei a sinopse!

Leh Paiva 17/06/2021minha estante
Parece mesmo ?

Kecia Jolie 24/02/2022

Que leitura tão linda e ao mesmo tempo tão dolorosa. Às vezes é tão difícil imaginar o quanto alguém pode suportar por amor, o quanto um amor pode suportar. Gostei do livro e super recomendo.

Cris 01/02/2021

Comecei rindo e terminei chorando
"Meu primeiro amor - e aquele que eu esperava que também fosse o último." Pág. 10

Esta é a história de Molly e Ryan. E é Molly quem conduz a narrativa desta história de amor.

O livro narra um dia na vida de Molly no presente e ela está de mudança. Enquanto empacota tudo, ela revive durante este dia toda a sua história com Ryan, seu grande amor.

E assim, a narrativa se alterna em vários fragmentos, contando presente e passado, e aos poucos vamos desvendando as delícias e as agruras da vida deste casal.

Neste ponto, preciso dizer que me atrapalhei bastante com a narrativa que fica "indo e voltando" na linha do tempo, mas isso também aguçou muito minha curiosidade pra descobrir em que ponto da história o casal estava na atualidade.

Não vá pensando que este é um romance convencional. A autora pega a gente pela narrativa delicada, emotiva e cheia de sentimentos. É uma história que mostra o surgimento e o crescimento de um amor e também o amadurecimento e aprendizado que estes personagens precisam passar.

Mais do que uma história de amor, esta é uma história de perdas e conquistas, alegrias e tristezas e muitos, muitos beijos.

"Lágrimas brotam em meus olhos quando penso em tudo o que tivemos de passar para chegar até aqui, e quanto tempo levou para que pudéssemos aprender a ficar à vontade em nossa pele." Pág. 230

site: http://instagram.com/li_numlivro

gabihott 27/03/2020

Entrou pra minha coleção de livros favoritos da vida!
Vou ter que confessar que quando comecei a ler esse livro estava com zero expectativas. Só o escolhi porque tenho como meta desse ano ler todo mês um livro de um autor(a) que eu ainda não conheço.
No começo estava achando a Molly muito rabugenta,deve ser porque logo no inicio eu ja havia me apaixonado pelo Ryan Cooper (me julguem). Mas depois a história foi me envolvendo bastante e eu juro que não pensei que me tocaria tanto assim e que me faria chorar MUITO até o final. Os personagens foram desenvolvidos lindamente durante a trama (principalmente a Molly, com a qual eu me identifiquei em muitos fatores) e não teve como não se apegar. Enfim, esse livro foi uma maravilhosa surpresa e com certeza entrou para a minha coleção de livros favoritos da vida.

Mari 09/07/2021

sofrimento de novo
?Fiquei confusa em alguns momentos e acho meio lento o começo, mas de resto é tudo perfeito.
?Primeiro que a história deles é impecável, a química inexplicável e o amor dos dois é simplesmente lindo.
?Criei diversas suposições ao decorrer do livro e isso me incentivou a ler cada vez mais, mas quando veio os plots reias eles não pararam de vir e me acabaram.
?Mesmo já tendo uma ideia do que ia acontecer eu me ACABEI, e não tava esperando, meu coração ficou estilhaçado, mas o livro é PERFEITO.

Anna.Lauren 29/10/2022

Razoável
A história é comovente. As lições do livro são boas, faz a gente pensar como a vida é finita. tem partes que arrancam lágrimas. Mas a Molly ( na verdade quase todos personagens) dá muita raiva, exatamente por serem humanos. A Molly passa o livro todo reclamando, querendo mais e só dá valor quando perde.
Honestamente, não gostei muito do romance dos protagonistas. Não é fofo, só é chato e angustiante. Os dois não combinam em nada, tem sonhos completamente diferentes um do outro e acabam se podando pra se encaixar num espaço que não é deles. Tudo bem que quase todo relacionamento tem essas coisas de ceder, mas o deles parece demais e dá a impressão de que eles se sufocam pra fazer um ao outro felizes a maior parte do tempo.
Como já disse, o livro poderia ter metade das páginas e a ordem cronológica toda bagunçada tornam a leitura confusa e maçante.
Dei essa nota pq realmente as lições de vida do livro são boazinhas, mas todo resto é ruim.

Ana 13/09/2020

A importância de um beijo
Todo mundo tem uma pequena coleção de beijos na memória. Momentos que você guarda e vira e mexe recorda. O primeiro beijo. O beijo apaixonado. O beijo do adeus. O beijo do erro.

Esse livro é sobre isso. A coleção de beijos de duas pessoas. E como dá pra conhecer a história delas através desses beijos.

Confesso que demorei para me envolver com o livro. Por ser em um formato diferente, fica um pouco cansativa a leitura. Mas depois dos 60% o negócio engata e vai que vai.

Mas para além da linda história, é impossível não refletir sobre a propria vida. Pensa nos momentos. Pensar nos planos. O que muda. O que permanece. Acho que essa é a beleza da vida né? Uma eterna e gigantesca mistura de mudanças e permanências.
Vick 15/09/2020minha estante
Eu quero muito ler! ta na minha TBR de outubro ??