Órfãos do Tsunami

Órfãos do Tsunami Irmãos Grand

Resenhas - Órfãos do Tsunami

day 28/04/2020

Maravilhoso
Uma história triste ! Porém que nos ensina muito sobre perseverar e transformar obstáculos em incentivo para continuar ! A jornada desses irmãos é incrível ! Amor,dedicação e emprenho os transformaram em pessoas que ajudam outras pessoas a se reerguer !
Uma linda homenagem aos seus pais.

Val 09/08/2020

Livro Emocionante
O livro relata uma emocionante e forte história contada por Rob, o livro relata suas experiências de antes e depois da grande tragédia em 2004 quando estavam de férias no Sri Lanka. Rob e seus irmãos Paul, Mattie e Rosie sobreviveram a esse terrível desastre. Um livro muito marcante, com essa linda história de vida aprendemos a ter esperança, pensa positivo e nunca desistir dos nossos sonhos.
Essas crianças que se tornaram jovens fortes e destemidos vão impressionar você.
Se eu recomendo ? Com certeza.

Gio 22/11/2021

História real e comovente. Me fez pensar em legado e como nossas atitudes podem impactar na vida dos outros. Algumas vezes achei a leitura um pouco repetitiva, mas pelas reflexões valeu!

Biblioteca Álvaro Guerra 17/12/2021

" Narrado em primeira pessoa por Rob Forkan, o irmão mais velho que estava presente durante o tsunami. Logo no prólogo temos sua visão do "Turbilhão" que foi essa devastação da natureza. Acompanhar Rob, com seus 17 anos, procurando por Paul, seu irmão de 15 anos de idade e em seguida, seus irmãos mais novos e pais é simplesmente arrebatador."

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788579309786

Giu 16/10/2023

Para quem AMA histórias reais, vai AMAR esse relato.
AMAR é uma palavra que contrasta bastante com a real história e pode chocar muita gente na questão de opinião.
o "amar" nessa resenha traz a versão da escrita; quem ama uma não-ficcção sabe que para que a sensação do momento passe do livro para a realidade tem que ter uma leveza e sensibilidade grande, e este livro demosntra isso.
A hstória dessa familia retrata o que uma catástrofe da natureza pode causar e nos mostra o quanto somos ínfimos dentre o mundo de incertezas da natureza.
Aqui temos a passagem da destruição em terra, da dor de perdas que não são reparáveis, da separação sem uma despedida, do recomeço como um outro ser humano (no sentido de crescimento/amadurecimento).
Não posso imaginar a dor dessas crianças e como crescer para eles foi difícil; além disso, o reconhecimento midiático foi de grande impacto no livro.
Uma não-ficção muito bem contruída e de forma muito paspável pelo leitor.

San... 23/05/2016

O livro, a meu ver, fala de persistência, de sacrificios e de uma história de sucesso advinda dos eventos trágicos que atingiram seus protagonistas. É interessante, uma autobiografia sem grandes pretensões. Depois tive a curiosidade de pesquisar a firma desses irmãos e vi chinelos lindíssimos e alguma bolsas bem legaizinhas também.

Marcos.Rodrigues 03/06/2021

O terrível tsunami que arrasou a ilha no Sri Lanka em 26 de Dezembro de 2004 fez com que a vida dos irmãos Rob, Paul, Mattie e Rosie ficasse sem rumo. Estes, assim como poucas vítimas da catástrofe natural, conseguiram sobreviver e relataram sua história sobre esse terrível acontecimento ???

A família de Rob estava a passar as férias ?? no Sri Lanka e nem contavam com a tragédia que arrasaria suas vidas e dizimaria as pessoas que ali estavam .
Os irmãos mais velhos que eram Rob e Paul, de dezessete e oito anos, após o acidente tiveram que tomar as rédeas da situação e procurar sobreviver após o ocorrido ? .

Eles obtiveram a graça do livramento Divino ?, pois os quatro filhos conseguiram sobreviver e buscar recomeçar suas vidas novamente .

Infelizmente, seus pais foram vítimas do tsunami e agora eles, juntos, focarão em atravessar uma jornada de duzentos quilômetros ????????????????? rumo a Inglaterra, sua terra natal ?? .

Esse livro, além de ser um relato bruto dos acontecimentos desse acidente no Sri Lanka, também é uma história de superação, onde os protagonistas são crianças que desde cedo, aprenderam a triste lição que a vida dá, que é a dor da perda ?? .

Ante a isso, o final dessa biografia é bastante inspiradora. O livro conspira e instiga o leitor a querer saber qual foi o final de cada um dos irmãos, nos levando a crer que sempre podemos recomeçar, mesmo que um tsunami ? passe em nossas vidas nos tirando tudo o que construímos e obtivemos ao longo do caminho. Minha classificação para esse livro são ???

Jéssica Dutra 10/05/2022

Honestamente eu não estava preparada para ler esse livro. Me impactou muito.

"Quando a água retroceder você estará nos escombros, mas haverá pessoas pelo mundo dispostas a ajudar."

Lina DC 28/06/2016

O livro é narrado em primeira pessoa por Rob Forkan, o irmão mais velho que estava presente durante o tsunami. Logo no prólogo temos sua visão do "Turbilhão" que foi essa devastação da natureza. Acompanhar Rob, com seus 17 anos, procurando por Paul, seu irmão de 15 anos de idade e em seguida, seus irmãos mais novos e pais é simplesmente arrebatador.
Mas Rob não conta apenas sobre o tsunami e suas consequências para a sua família, mas também sobre sua infância, sua criação e o relacionamento com seus irmãos e pais.
Os primeiros capítulos contam a história de como seu pai, Kevin Forkan, um hippie que ama viajar conheceu Sandra, sua mãe. E como desse casamento surgiram seis filhos: Marie, Jo, Rob, Paul, Mattie e Rosie. Lemos sobre a sua infância alegre, em uma casa grande e com um quintal enorme, onde eles construíram inúmeros mundos e lembranças.
Em seguida temos capítulos onde Rob nos conta sobre seus quatro anos na Índia e a adaptação da família com a nova cultura. A forma como seus pais sempre ensinaram a todos a valorizarem e respeitarem ao próximo, a estender a mão e a praticar o desapego e boas ações.
Todo esse caminho apresentado para chegarmos ao dia 26 de dezembro de 2004, dia em que a vida da família Forkan mudou para sempre. Rob explica ao leitor todos os acontecimentos que se seguiram: a procura pelos irmãos e pelos pais; a devastação encontrada e a dificuldade para voltar para casa.
Lemos também sobre a repercussão que a história gerou na mídia e o assédio sofrido pela mesma. Mas também temos noção da generosidade humana e de pessoas incríveis que auxiliaram esses irmãos a seguir em frente.
E por fim, mas não menos importante, conhecemos a ideia dos chinelos Gandy e seu impacto no orfanato da Índia.
A história é emocionante, principalmente por se tratar de algo real. É impossível imaginar o impacto de um tsunami e muito mais ainda, imaginar alguém sobreviver a ele.
O livro tem uma seção de fotos coloridas que permitem ao leitor sentir-se ainda mais próximo dessa família maravilhosa.

Miriam Cristina 06/08/2018

Tsunami
Pouco foi escrito sobre o Tsunami. O livro se concentra na vida das crianças antes e após o desastre. É uma história muito interessante. Mas não busque o livro querendo saber muito sobre a tragédia.