Vinci

Vinci Jaqueline Cristina

Resenhas - Vinci

Arca Literária 24/03/2016

resenha disponivel no link http://www.arcaliteraria.com.br/vinci-j-c-jaqueline-cristina/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/vinci-j-c-jaqueline-cristina/

Paloma Viricio 17/03/2016

Vinci: O livro da esperança
Recentemente fiquei sabendo do lançamento de um livro muito interessante: Vinci. Tenho que admitir que ele superou todas as minhas linhas de imaginação. Como assim, Paloma? É que li a sinopse e inicialmente pensei que se trata-se de um livro de ilustrações. Mas não é. Depois pensei que fosse do gênero infantil, mas me enganei novamente. Isso também fez com que minha curiosidade sobre a obra aumentasse ainda mais. "A coragem é um dos impulsos mais importante para o desenvolvimento de um ser humano. Cada etapa da vida, cada passo dado, cada lição aprendida são conquistados com um pouco de coragem, p. 21"

Confira resenha completa em:

site: http://palomaviricio.blogspot.com.br/2016/03/resenha-vinci-jaqueline-cristina.html

Ileana Dafne 14/03/2016

Resenha de Vinci
Antes de falar sobre o livro preciso confessar algo... Sabe quando você está lendo e algo que o autor ou autora escreveu lhe causa certa impressão e você não consegue superar isso, e fica voltando aquele ponto para ter certeza do que leu? Essa impressão pode ser positiva ou negativa. Infelizmente no meu caso foi negativa e isso, com certeza, atrapalhou minha identificação com o livro...
Eu sou fascinada pelas matérias exatas, principalmente física e matemática, então sempre que envolve algum cálculo nos livros, chama logo minha atenção. Nesse caso, creio eu, houve um engano por parte da autora e mesmo sendo tão mínimo, me deixou incomodada. Eu sei que é algo que praticamente todos deixariam passar sem problemas ou nem notaria, mas tenho minhas neuras e não consegui deixar passar.
Em uma das crônicas, ela fala sobre uma piscina que seu pai construiu no quintal, que teria 1metro de profundidade, 3 metros de largura e 3 metros de comprimento, e em seguida ela nota como se surpreende por aquela piscina de “3 metros quadrados” conseguia caber tantas crianças dentro... Só que para se ter a área de algo é necessário que se multiplique a largura e o comprimento, nesse caso seriam os 3 m x 3m = 9m². Não é necessário dizer que é bobagem e que não atrapalharia o livro como um todo, mas para mim causo uma impressão negativa, infelizmente...
Vamos ao livro, que é o atual lançamento da Young Editorial. É uma coletânea com 10 pequenas crônicas que retratam a infância e como a autora conseguiu extrair bons ensinamentos que lhe são bastante úteis em seu crescimento.
O livro é bem pequeno e é possível lê-lo bem rapidamente, só que o livro foi feito para que o leitor possa relembrar de suas próprias experiências e escrevê-las nos espaços próprios para isso no livro. O que achei muito legal!
O livro em si é lindo, cada ilustração, feitas pela talentosíssima autora, é um espetáculo à parte e enche os olhos de quem as vê.
As 10 pequenas crônicas são: Hieróglifos, Aquática (foi nesse que tive aquela impressão que falei anteriormente), Voo, Incomum, Abençoada, Ousada, Otimista, Preguiçosa, Relembre e Significado. As crônicas são, em geral, muito bem escritas e acredito que muitas pessoas irão se identificar com os acontecimentos e descobertas.
Só que eu não fui uma criança normal, nem tive uma infância típica, por dois motivos, principalmente, o primeiro foi o fato de eu ter nascido com algumas alergias bastante graves e como minha mãe tinha medo de novidades, eu acabei com esses mesmos medos, então me tolhia e evitava entrar em contato com novas experiências (eu já tinha tido um choque anafilático com edema de glote, assim morria de medo de ter novamente) e em segundo lugar tem o fato de eu ter aprendido a ler muito cedo e isso fez com que eu preferisse me voltar aos livros e suas histórias maravilhosas, sem contar que desse modo podia viver livre do medo das reações alérgicas.
Mas tenho absoluta certeza de que meus irmãos e irmãs se identificariam muito porque tiveram muitas dessas experiências e acredito que possam também ter aprendido algo com elas.
Quotes:
“Confiar em suas habilidades é a melhor forma de fortalecer sua coragem”.
“A confiança que perfuma sua alma, desabrochou de uma sementinha de coragem”.
“A vida é difícil apenas para aqueles que a rotularam antes de conhecê-la”.
“Um coração grato é um coração de alta nobreza”.
“A máscara do medo oculta o brilho da alma”.

site: http://www.livroseflores.com/2016/03/vinci-jaqueline-cristina.html
Escritora Jaq 06/07/2017minha estante
Querida, agradeço a resenha.. mas esse pequeno erro de digitação já foi corrigido há muito tempo, pois a versão que vc recebeu era o pdf... Seria bem legal da sua parte reconsiderar esse erro. Agradeço muito.
Att.
Jaqueline Cristina

Camila Lobo 14/03/2016

Resenha: Vinci (Por Livros Incríveis)
Vinci é um livro feito para ser lido e sentido, fazendo com que as doces lembranças de infância voltem à tona. Trata-se de uma coleção de crônicas com a infância da autora, onde ela nos leva por assuntos como coragem, determinação, fé e outras inúmeras situações que levam o leitor a sorrir e a refletir sobre a própria vida.

“A coragem é um dos impulsos mais importantes para o desenvolvimento de um ser humano. Cada etapa da vida, cada passo dado, cada lição aprendida são conquistadas com um pouco de coragem.”

Eu comecei a ler Vinci sem saber o que esperar. Confesso que inclusive eu achei que fosse um romance curtinho, como um conto. Fiquei muito feliz porque é mais do que eu achei que seria, e intensamente encantador.
O livro é bem curto, em suas crônicas e suas páginas. Bem escrito e narrado de forma simples, em forma de conversação com o leitor e de uma forma que eu diria até mesmo informal, narra cenas importantes da infância da autora, que a fizeram ser quem é hoje. São textos que falam do amor, todos escritos e forma leve e poética, com um toque de saudosismo.

Esse é uma das histórias que todos deveriam ler. É inspirador, poético e ao ler, tive a sensação de conforto, algo quentinho me abraçando. Suas poucas crônicas me fizeram relembrar minha infância, umas boas, outras ruins, e com isso, senti profundamente as memórias de Jaqueline.
Acredito que uma das principais mensagens do livro é espalhar amor, espalhar lembranças, e Vinci cumpre muito bem esse papel. Nos faz pensar em que situações de nossa infância podem ter contribuído em aspectos de nossa personalidade e lembrar os momentos mais marcantes de uma época tão boa e inocente. Para se ler em uma hora, é suficientemente intenso e fofinho para pensar nele por várias outras horas.

“Não deixe que a máscara do medo e da vergonha te impeça de ser uma pessoa sincera! Chore, grit, brigue... Sua personalidade depende de suas atitudes e escolhas.”

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2016/03/resenha-vinci-jaqueline-cristina.html?m=1

Giovana | Blog Dei um Jeito 12/03/2016

Apenas relembre :)
Sabe aquelas coisas que você fazia quando criança, algumas coisas faz até hoje e achava que era neura sua, porém em postagens do Facebook ou listas do Buzzfeed você confirmava que era tipo um padrão isso ocorrer com todo mundo?

Em Vinci também nos lembramos dessas coisas, no início a autora recomenda: se você for uma criança aproveite tudo que a infância dá, caso seja adulto venha relembrar as memórias de sua infância, e caso tenha sido uma criança dos anos 80 ou 90 venha se recordar da era sem leis e que criança podia fazer tudo!

Vinci tem relatos em formas de crônicas da infância da autora, como o primeiro que se chama Hieróglifos que foi o que puxou uma memória mais forte em mim, que se trata da primeira liberdade, enquanto a autora tinha paredes para desenhar na infância e a inspirou em fazer os desenhos de seu livro, eu tinha pedaços de papelão, mapas cartográficos (!) e papéis sulfite para fazer o que quisesse, e a sala de lá de casa virou um mini-escritório com isso e vários gibis/livrinhos, e a palavra escritório foi uma das palavras-chave para a minha escolha de curso na faculdade.

Há crônicas de como a autora aprendeu a nadar, primeira apresentação importante (calafrios eternos), tentar alcançar o céu usando balanço e por aí vai, sempre terminando com uma ilustração de um traço e cores belíssimos (como a que inicia o post) e também com o espaço de uma página para você poder registrar as memórias que teve com a leitura da crônica ou responder qualquer pergunta da mesma. A escrita da autora é bem levinha e passa a sensação de uma tarde de conversas com avós ou tios sobre a infância deles.

site: http://deiumjeito.blogspot.com.br/2016/03/livros-vinci-jaqueline-cristina.html

Dai 11/03/2016

Encantador e reflexivo
Resenha para o blog Cheiro de Livro Nacional

Encantada! É assim que eu me defino após terminar a leitura da Vinci. A obra de Jaqueline Cristina ou apenas J.C., que foi lançada recente mente pela Young Editorial, possui apenas pouquíssimas páginas, que são o suficiente para encantar o leitor. Não somente pelos textos contidos em suas páginas, mas também pelas lindíssimas ilustrações que a adornam.

O livro é dividido em pequenas crônicas, onde a autora relata suas peripécias de criança. Mas não se engane, pois o livro nada tem de infantil. É impressionante a quantidade de ensinamentos que nossa infância nos proporcionou e talvez, nunca paramos para ponderar sobre isso e acabamos perdendo essa essência. É impossível não se identificar com alguns de seus relatos.

Com uma escrita fluída e descontraída, a autora nos leva a pensar sobre vários momentos de nossa infância e consequentemente de nossa vida adulta. Vinci é um livro de reflexão e saudosismo, daqueles que te consome e você nem percebe. A cada página uma passagem diferente, que te leva a sorrir, se emocionar e a pensar, e de uma maneira bem leve e delicada, fala sobre amor, medo, confiança e descobertas. Além disso, ele é super interativo. Ao chegar ao fim de cada crônica, a autora nos convida a relatar nossas vivencias e experiências sobre o assunto abordado no texto.

A capa e a diagramação do livro estão um espetáculo e me encantou de imediato. Isso porque eu li a versão digital cedida pela pela editora, então, tenho certeza que o físico deve estar incrível. A leitura é super rápida, mas ela consegue passar uma linda mensagem, além de nos fazer enxergar pequenas coisas que deixamos passar despercebidas. Tenho certeza de que assim como eu, você vai se encantar com Vinci, independente da sua idade ou crença. Esse é um daqueles livros que devemos ter na estante, carregar na bolsa e ter sempre a mão. Para finalizar a resenha, quero ressaltar uma frase do livro, que compõe a penúltima crônica: "Relembre quem você foi e não perca quem você é!". A frase é pequena, mas o significado é gigantesco. Leia, reflita, relembre, se surpreenda e se encante com Vinci!

Confira a resenha completa no blog: http://goo.gl/536FfW

site: http://goo.gl/536FfW

Quel 10/03/2016

Saudosas lembranças...
Nessa singela obra encontramos um conjunto de 10 pequenas crônicas que relatam as experiências de um período singular da vida de Jaqueline, o momento na qual uma criança vai descobrindo o mundo que a cerca ao descobrir ela mesma, a infância.

Em meados dos anos 90, a pequena Jaqueline começou a manifestar sua personalidade através de gestos e brincadeiras, foi assim que iniciou, mesmo sem saber, um de seu mais preciosos talentos, o qual proporcionou uma das principais lições que ela levaria por toda a vida, o ato de CORAGEM.

Coragem para criar, transformar seu pensamento em arte, desejar, ousar e ir mais além. Coragem para ser coerente com seus princípios, confiar em suas capacidades e defender aquilo em que se acredita.
Através de suas crônicas, Jaqueline nos mostra como pequenos atos são capazes de transformar uma pessoa. E que a base da formação de uma criança tem a capacidade de moldar seu caráter.

"É olhando para o passado, com um sentimento de superação, que percebemos o quanto evoluímos, o quanto nos superamos e conquistamos sonhos há muito tempo desejados.
É olhando para o passado, com um sentimento de vitória, que comemoramos erros corrigidos, perdas compensadas e valorizamos o que temos hoje."

***

Lendo tais textos foi realmente impossível não recordar da minha própria infância, como já advertido pela autora logo no início da obra.

"As crônicas relatadas neste livro são para que você se divirta, sinta saudades e se lembre dos momentos que vivenciou quando criança, sejam eles felizes, tristes, engraçados ou épicos!"

Isso se deve não só ao fato do saudosismo que senti ao ler as palavras de Jaqueline, pois independente da época a qual tenha sido sua infância, todos nós sentimos saudades de quando nossa maior preocupação era implorar para os pais olharem debaixo da cama para verificar se o bicho papão não estava a nossa espreita, mas também porque minha infância ocorreu exatamente no mesmo momento que a infância da autora.

A leitura me proporcionou um sentimento agradável e saudoso, embora seja feita rapidamente, devido as poucas páginas que a obra contém, esse breve momento foi algo único.

Além de uma escrita bem fluida a autora descreve suas experiências de forma simples, fazendo com que o leitor fique confortável a ponto de relaxar e acompanhar os fatos apresentados como se estivesse conversando com um amigo. Além da capacidade descritiva, Jaqueline revela seu lado artístico nos presenteando com lindas imagens de sua autoria. A obra conta também com um espaço interativo, no qual o leitor pode relembrar e redigir suas próprias experiências, como uma espécie de troca de lembranças com a autora.

"Um dia de chuva é tão produtivo quanto um dia de sol, você só precisa usar galochas".

***

Se você está procurando uma leitura leve e agradável, que despertará lindas lembranças de um período o qual você acredita estar dormente no fundo das suas lembranças...pare de procurar, você já encontrou o objeto de sua busca, não perca mais tempo, LEIA!

site: http://literaleitura2013.blogspot.com.br/2016/03/resenha-vinci.html

Rizia Castro 10/03/2016

Encantador!
Vinci é uma coletânea de pequenos contos que retratam as vivências da autora e os ensinamentos que ela extraiu desse período que a acompanham até hoje.

Jaqueline foi uma criança incomum. Teve uma infância divertida, com direito a banhos de piscina e passeios com os pais. Desde nova, sempre gostou de desenhar e seus primeiros rabiscos foram na parede do corredor da sua casa. Cresceu e começou a cantar na igreja - o que não foi fácil por conta da sua timidez - e também teve medo quando precisou entrar como dama de honra num casamento.

Você deve estar pensando que as coisas que Jaque viveu são parecidas com a da sua infância ou de alguém que conhece e que tudo isso é comum. Mas aí é que vem a surpresa, leitores!

Em dez contos, Vinci nos mostra que através de nossas vivência podemos extrair ensinamentos maravilhosos e que nos acompanharão por toda a vida.

No conto Voo, a autora nos faz lembrar que toda criança sempre quis voar! E com ela não foi diferente e nos convida a reflexão:

"Você já parou para pensar em como é possível, uma criança em um balanço, em uma velocidade incomum, ter o singelo ato de coragem e pular? Parece uma coisa totalmente inútil ou sem importância, mas não é. A quantidade de coragem contida nesse pequeno ato é o suficiente para tornar uma criança em um adulto confiante".

ão através de pequenos exemplos que Vinci transmite belas mensagens.

A escrita da autora é simples e bastante fluída e garanto que quando você começar a ler não conseguirá mais parar.

A diagramação completa a beleza de Vinci. Todos ilustrado por imagens criadas pela autora e com um espaço interativo destinado ao leitora, para que ele responda alguns questionamentos levantado no livro ou simplesmente escrever suas próprias vivências.

inci é um daqueles livros que, se eu pudesse, faria com que cada pessoa que conheço ler. Primeiro para lembrar o quanto somos destemidos e fortes na infância e que ao passar dos anos vamos perdendo isso. Segundo porque as mensagens transmitidas são uma verdadeiro convite à reflexão.

Com certeza é uma ótima leitura e recomendada para todos as idades!!!
Sabe o melhor? O livro já está em pré-venda no site da Young Editorial.

site: http://www.livroterapias.com/2016/03/resenha-vinci-de-jc.html