Eliminando o estresse

Eliminando o estresse Brian Weiss

Resenhas - Eliminando o estresse

Kyuketsu 30/10/2023

Leitura para a vida intelectual
Linguagem simples e direta. Assim defino este (curto) livro. Seu objetivo central é apresentar ao leitor os benefícios da meditação como um degrau para a cura física, emocional e espiritual - sabotada pelo estresse diário e, na maioria das vezes, inconscientemente percebido.

Confesso que senti falta de maiores descrições sobre o conteúdo das meditações presentes no CD, bem como sugestões para prática. Mas isso em nada compromete a leitura deste livro.

O formato do livro, estruturado na forma de curtos capítulos, poderia contar com uma seção de referências (ou mesmo notas de rodapé) contendo os estudos citados - algo de interesse por profissionais da saúde.

Isto posto, é uma leitura agradável e acessível, podendo ser lido por todos (em especial por aqueles que buscam amadurecer espiritualmente).

Telma 18/04/2016

FANTÁSTICO: Simples e essencial!
Surtadinhos,

Nos dias de hoje, o estresse vem sendo levado muito à sério, uma vez que é uma das causas (grandes) de faltas no emprego, aposentadorias precoces e idas ao pronto socorro.

Tempos atrás, estresse ou "stress" era considerado frescura que apenas os "ricos" podiam se dar ao luxo de ter...rs*... infelizmente, essa doença invisível que vem atingindo índices alarmantes na atualidade e sendo a causa do início de muitos outros males, não escolhe classe social, cor, raça, etc. Ela chega e instala-se devagar mas com eficácia.

Este livro é MARAVILHOSO!

Já conheço o Dr. Brian Weiss* de outros livros. Adoro sua abordagem pedagógica. A maneira como explica e comprova cientificamente suas teses, com casos que passaram em seu consultório psiquiátrico.

Vamos falar dele um pouquinho?

Dr. Brian Weiss já vendeu mais de 1,6 milhão de exemplares de seus dez livros publicados no Brasil. Todos são baseados em sua experiência como psiquiatra e terapeuta de vidas passadas. Formado pela Universidade de Columbia e pela Faculdade de Medicina de Yale, ele foi diretor do Departamento de Psiquiatria do Mount Sinai Medical Center, em Miami.

Pois bem. O homem não para de estudar e compartilhar as descobertas e eu, que amo a área de psiquiatria e psicologia, adoro lê-lo. Sou mega chata quando o livro aborda assuntos psiquiátricos porque, uma informação errada pode causar danos imensos, então, só recomendo quando realmente é bom!

O livro começa com uma explicação do que substâncias nosso corpo secreta quando estamos numa situação estressante, o porquê disso e quais suas causas, além de informar como tratá-lo e evitá-lo.

Não exagero quando digo que o conhecimento desse livro pode salvar vidas. Falo bastante sério, por experiência própria e por experiência de clientes que usam meus serviços de psicologia terapêutica.

Os sintomas do estresse incluem:

Sintomas psicológicos:

* diminuição da concentração
* esquecimento
* medo e ansiedade
* depressão e outros transtornos de humor
* irritabilidade
* preocupação
* sentimentos de perigo iminente
* baixa auto estima
* problemas de atenção
* raiva
* culpa
* desconfiança
* baixa tolerância à frustração
* perda de motivação/medo do fracasso

Sintomas Físicos:

* dor de cabeça
* aumento da pressão arterial, dos batimentos cardíacos
* sudorese
* sensação de aperto no peito
* dificuldade de respirar
* hiperventilação
* tremores
* tiques nervosos
* secura na garganta e na boca
* letargia e fadiga
* insônia
* diarreia e dor de estômago
* diminuição da libido
* obesidade ou perda de peso
* bruxismo (ranger os dentes)
* dor nas costas ou no pescoço
* suscetibilidade a doenças
* palpitações (taquicardia ou extrassístole)
* enrijecimento ou tensão muscular
* problemas dermatológicos
* azia e acidez estomacal
* osteoporose e fraturas ósseas

Sintomas Comportamentais:

* aumento ou retomada do consumo de álcool, drogas ou tabaco
* ingestão excessiva de cafeína
* impulsividade
* agressividade
* ingestão excessiva de alimentos
* conflito de relacionamentos
* diminuição das atividades
* isolamento social; fuga de pessoas ou lugares
* reaparecimento ou agravamento de fobias
* fuga de responsabilidades

(páginas 18, 19 e 20)

Achei importante listar aqui os sintomas mais comuns para que, se você perceber em si ou em outra pessoa, possa saber do que se trata.

O livro está em nova edição e ao final, traz um CD com uma meditação que, ainda que você não acredite (independe de fé, não é religião, é ciência) pode ajudá-lo a diminuir ou, no mínimo, lidar com o estresse enquanto prepara-se para mudar comportamentos.

Vale cada centavo e alguns mais! (Custa, inicialmente R$ 29,90, mas achamos muitas promoções)

PS.: Possíveis erros gramaticais ou ortográficos serão corrigidos em minha releitura

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/2016/04/resenha-eliminando-o-estresse.html

Ana 28/02/2021

Informativo
Livro muito objetivo é de fácil leitura. Mostra como o estresse age no nosso corpo. Vale a pena a leitura.