Quando As Bruxas Viajam

Quando As Bruxas Viajam Terry Pratchett

Resenhas - Quando As Bruxas Viajam

Tane 20/03/2024

Terry sendo Terry!
Mais um livro exatamente divertido e envolvente! Amei demais acompanhar essa nova jornada, e como Terry inverteu os famosos contos de fada de uma forma brilhante.
Não tem jeito, é o bichão mesmo?????

Bart 21/01/2024

Quando As Bruxas Viajam
Discworld - Vol. 12
*Terry Pratchett*
Editora Conrad
Ano - 2008 / 301 páginas

?????????

Não tem tempo ruim com a narrativa sarcástica, muito bem humorada, ("acidamente" falando) e uma crítica extremamente afiada a tudo aquilo que está à nossa volta!!
Se você gosta de Doglas Adams (O Guia do Mochileiro das Galáxias) você vai se apaixonar pela narrativa do sr Pratchett ?.

Eu já livarios dessa série, mas infelizmente não achei todos!
Esse é o vol - 12, mas vc não precisa ter lido nenhum dos outros, p/entender este livro...vai rir do mesmo jeito!

Não esquecendo: sempre tirando sarro com os "terraplanistas" kkkkkkkk

E la vamos nós... ?!
A trama mistura humor (claaaro), fantasia e crítica social... algumas coisas vc vai rir de nervoso.
Neste livro da série Discworld, as protagonistas, As bruxas Vovó Cera do Tempo, Tia Ogg e Margrete Alho, (todas já apareceram em histórias anteriores) elas recebem uma "missão" de terminar a tarefa da fada-madrinha Desiderata Hollow:
impedir a jovem Brasirella de casar-se com o Duc. E embarcam em uma viagem que desafia não apenas as leis da magia, mas também as convenções sociais, pois elas discutem sobre o uso e desuso da magia... isso tudo ja faz parte das críticas

-"Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!"-
e zoação da trama. kkkkkk "contar algo sem dar spoiler, as vezes é mt chato!

Mas a escrita sarcástica vai proporcionar reflexões profundas sobre a natureza humana...você já tem uma ideia do que vem!

Um dos livros que mais gosto dele, fora dessa serie... é em parceia com Neil Gaiman, Belas Maldições (1990)... ri muito, desisti de assistir à série p/não perder a imagem maravilhosa que tenho com o livro!

Quando As Bruxas Viajam é massa, diversão garantida. Tem continuação.
Uma excelente leitura!!

Cuidado com os espelhos kkkkkkk

Clio0 12/11/2023

Décimo segundo volme da saga Discworld e terceiro volume do arco Bruxas.

Na tentativa de ajudar uma fada madrinha, Vovó Cera-do-Tempo, Tia Ogg e Magret viajam pelo Discworld para convencer uma princesa a ter seu felizes-para-sempre. Isso é necessário porque o Destino não é um simples deus, mas uma força mágica no Mundo do Disco que pode levar a algumas sérias consequências se contrariado.

Diferentes interpretações de magia, bruxas, doendes, fadas, maldições, destino e vários outros temas relacionados compõe a sátira desse livro. Tia Ogg e Vovó Cera-do-Tempo agem como perfeito contra-ponto uma da outra e se consolidam como a dupla mais engraçada e estável dessa saga.

Recomendo.

Laís Gonçalves 08/03/2023

Quando as Bruxas Viajam
Não vou mentir, o livro me perdeu em alguns pontos. Mas a partir do momento em que Granny Weatherwax, Nanny Ogg e Margrete (prefiro o nome dela em português mesmo kkkkk) chegam em Genua o livro fica muito melhor.

Uma pena que o relacionamento entre Lily e Esme foi pouco explorado. Uma pena também que Genua não aparece em mais livros.

+ Granny, Sra. Gogol, Ella e Baron Saturday my beloved.

Luciano Luíz 16/03/2022

QUANDO AS BRUXAS VIAJAM é mais um volume da série DISCWORLD de TERRY PRATCHETT. É aquela mescla de humor e fantasia no estilo britânico. Ora engraçada ora um tanto sem sal. É variável. O enredo é simples: uma fada madrinha morre e deixa sua varinha como herança para uma (mais ou menos) jovem chamada Margrete. Esta tem de ir a um reino distante (comumente chamado de: estrangeiro) e lá orientar uma moça que está escravizada na cozinha. Porém, ela será acompanhada de Vovó cera do Tempo e Tia Ogg. A viagem em si é muito boa. Inteligente e com momentos hilariantes. Porém, quando chegam na cidade depois de tantos dias, a história perde força, fica com diálogos monótonos e o restante realmente não é tão bacana quando antes. Sem dúvida enquanto elas viajam é um dos melhores livros do Disco, mas após a chegada a coisa não é tão intensa. As cenas de luta (ou combate com magia) não são tão convincentes e a leitura fica lerda e parece jamais chegar ao fim. No entanto vale pela viagem. O livro também é uma referência a diversos contos de fadas e obviamente no estilo da série. Enfim, é mais indicado para quem já se aventurou em outras histórias do Mundo do Disco.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Victor Vale 19/07/2016

Mais uma vez Terry Pratchett cria um mundo sobre ironias e paródias bem reais. As bruxas reféns de seu egos encontram na descrença o seu maio poder. O vilania das histórias infantis são mostradas com clareza. E o cenário misto de conto de fadas tradicionais com uma aproximação de uma região mística (no caso o Nova Orleans) é fantástico.

Horroshow 15/09/2015

Diversão e reflexão
Resenha por Renato Fonseca

Bem vindos ao Discworld, uma terra de fantasia, mistério, inversões, crítica a certos modos de vida, ação, muita comédia e um refinado senso interpretativo da cultura e sociedade vigentes... Este é o décimo segundo livro da coleção, não leu os anteriores? Nada tema! O cenário fantástico construído por Terry Pratchett não considera cronologias.

Três queridas personagens sustentam este, que considero ser um dos grandes marcos da produção fantástica contemporânea; as bruxas Vovó Cera do Tempo, Tia Ogg e Margrete Alho esbanjam uma simpatia rara de se encontrar em personagens deste estilo. As três são a clara imagem das três faces da deusa do paganismo celta: a anciã, a mãe e a donzela, e usam de seus mais ardilosos artifícios para impedir o final feliz que a fada-madrinha Desiderata Hollow quer impor a qualquer custo.

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/02/quando-as-bruxas-viajam-terry-pratchett.html

Leonardo Gomes 04/11/2013

Discworld Brasil
Nova fan page criada para todos que gostam da série Discworld e outros trabalhos do genial Terry Pratchett! Visitem, curtam, compartilhem, participem!

site: facebook.com/pages/Discworld-Brasil/654211031285752?fref=ts

CinMeireles 17/08/2013

Três Bruxas Contra um Final Feliz
Uma fada madrinha obcecada por histórias e finais felizes implanta uma ditadura de contos-de-fada em uma cidade. Com a morte da bruxa que era a segunda fada madrinha, três bruxas herdam a responsabilidade ir até lá e impedir que o final feliz aconteça.
Décimo segundo livro da fantástica série Discworld, Quando as Bruxas Viajam segue os moldes dos outros livros da série: muito humor inteligente, comentários irônicos por todos os lados, e uma quantidade de trocadilhos que deve ter tirado o sono dos tradutores. Porém, ele peca em um aspecto importante: o desenvolvimento da história.
O próprio enredo já é um pouco confuso. No início do livro, é muito difícil entender o que está acontecendo ou qual é o foco da história. E o problema é que a história tem dois focos (ou dois "momentos"): o primeiro, que vai mais ou menos até a metade do livro, é a viagem das três bruxas - Vovó Cera do Tempo, Tia Ogg e a "madrinha" Margrete - pelo "estrangeiro" até o reino de Genua; e o segundo, que é o que realmente importa, em que uma bruxa - ou fada madrinha - obcecada por contos-de-fada está fazendo histórias acontecerem e obrigando as pessoas a serem "felizes para sempre", independente da vontade delas.
O segundo foco é genial. O primeiro, nem tanto. E com isso, metade do livro acaba se tornando lenta, um pouco chata e aparentemente desprovida de objetivo. A viagem das bruxas até tem momentos engraçados, mas como eu disse, nessa parte é muito difícil entender aonde o livro quer chegar; por isso, em muitos momentos você pensa "é engraçado, mas e daí?", ou acha as personagens apenas irritantes.
Por outro lado, após a metade, as coisas começam a ficar mais claras - e aí o livro se torna muito interessante. Descobrimos mais detalhes sobre as intenções de Lily, a fada madrinha má; descobrimos quem são vários personagens que aparecem momentaneamente no início do livro; e descobrimos, afinal, a que o livro veio. E Terry Pratchett finalmente se mostra em toda a sua genialidade.
Quando as Bruxas Viajam é um livro sobre a vida real, e como ela não deve ser um conto-de-fadas. Ele questiona o que o "foram felizes para sempre" realmente significaria na vida real. E, mais profundamente, nos faz pensar no que significa ser feliz. Tudo isso de forma engraçada, irônica e genial.
Resumindo, esse não é um dos melhores livros da série Discworld, mas vale muito a pena ler. E vale a pena insistir, mesmo que o início não pareça muito empolgante, porque algumas frases ditas perto do final são do tipo que nos fazem ficar pensando a respeito durante muito tempo.

Chellot 08/02/2013

Finais felizes as avessas
O livro é sensacional. Terry Pratchett mescla contos de fadas com muito humor, resultando numa leitura prazerosa e divertida.
Aprendi que para ser feliz não precisa, necessariamente, depender de um final feliz. No caso do livro, o tão desejado final feliz passa a ser rechaçado.
Você até pode não gostar de livros que falem de bruxas, mas não há como não rir com as personagens de Tia Ogg, Vovó Cera do Tempo e Margrete Alho.
Recomendo. Já estou relendo pela 5ª vez.

Gláucia 19/11/2012

Quando as Bruxas Viajam - Terry Pratchett
Neste volume da série Discworld o autor faz uma sátira divertida e afiada dos contos de fada, trazendo à cena o trio de bruxas mais simpático e querido do Mundo do Disco: Vovó Cera do Tempo, Margrete Alho e Ghyta Ogg. Aqui elas tem a missão de impedir um final feliz não desejado, com direito a sapos, príncipes, zumbis, fadas madrinhas e muita abóbora. Um conto de fadas totalmente às avessas. Destaque para a genial Esme Cera do Tempo e sua cabeçologia.
14/02/2013minha estante
Fiquei com vontade de ler...

Paty 12/07/2012

Eu já tinha ouvido falar de Terry Pratchett, mas não tinha lido nada escrito por ele ainda. Enfim, um autor interessante para ler quando tiver a oportunidade – estava lá anotadinho na minha lista de leituras. Outro dia, em uma promoção do submarino lá estava ‘Quando as bruxas viajam’ com um precinho muito bom, então eu disse é agora. Comprei. Li. E gostei.

Quando as bruxas viajam é um conto de fadas as avessas. A princesa não quer um príncipe, não quer casar. O ‘príncipe’, bem não chega a ser um príncipe. A fada madrinha não quer realizar desejos, quer fazer a sua vontade prevalecer. As pessoas não querem a obrigatoriedade do felizes para sempre.

Há uma mistura de histórias dentro desta história. Ao ler, você certamente vai perceber semelhanças com os tradicionais contos de fadas, reconhecendo aqui e ali as mesmas situação. E não é mera coincidência. È de propósito. Pratchett faz piada destas histórias. Tem uma dose de crítica e inteligência durante todo o texto – camuflados por muito humor.

E as heroínas? São uma piada a parte. Margrete a atrapalhada. E as bruxas velhas? Uma mais engraçada do que a outra. Hilário.

È uma história diferente e divertida. Com uma forma nova de dizer as pessoas ‘_ Esqueçam o felizes para sempre. Esqueçam as histórias prontas. Façam suas escolhas e através delas escrevam suas próprias histórias. Construam o mundo que você querem viver e ai sim sejam felizes – não para sempre, mas pelo tempo suficiente!’

Engraçado. Divertido. E inteligente.

REsenha originalmente publicada em http://ummundodelivros.blogspot.com.br/2012/05/resenha-quando-as-bruxas-viajam-de.html

Clara 01/05/2012

Terry Pratchett em sua melhor forma! =)
De longe um dos livros mais engraçados que já li.
Vovó Cera do Tempo, Margret Alho e a adorável tia Ogg (com seu impagável gato-fodão Greebo) precisam resolver as coisas em uma cidade dominada por uma rainha (fada madrinha?) misteriosa e onde os contos de fadas estão meio fora do controle.
Lembrou Shrek? Pois saiba que é muito melhor.
Ah, e foi escrito bem antes do desenho do Ogro. =)